10 Benefícios do suco de cereja ácida para a saúde

10 Benefícios do suco de cereja ácida para a saúde
As cerejas ácidas, também conhecidas como Ginja, Amarena, tornaram-se cada vez mais populares nos últimos dois anos.

Comparado com as cerejas doces, que tendem a ser apreciadas frescas, as cerejas ácidas são muitas vezes consumidas secas, congeladas ou em forma de suco.

O suco de cereja é feito a partir do fruto da árvore de Prunus Cerasus, nativo do sudoeste da Ásia e da Europa, e está ligado a uma série de benefícios para a saúde.

Dito isto, algumas variedades de suco de cereja ácidas podem conter quantidades substanciais de açúcares adicionados. Assim, é razoável esperar a maior parte das vantagens das variedades não açucaradas.

Aqui estão 10 benefícios do suco de cereja para a saúde baseados na ciência.

1. Rico em Nutrientes

O suco de cereja é rico em vários nutrientes. Uma dose de 8 onças (240 ml) contém 119 calorias e o seguinte (1):
  • Carboidratos: 28 gramas
  • Fibra: 5 gramas
  • Proteína: 2 gramas
  • Gordura: 1 grama
  • Vitamina A: 62% do RDI
  • Vitamina C: 40% do RDI
  • Manganês: 14% do RDI
  • Potássio: 12% do RDI
  • Cobre: ​​12% do RDI
  • Vitamina K: 7% do RDI
O suco de cereja ácida também contém quantidades menores de vitaminas B, cálcio, ferro, magnésio, ômega-3 e gorduras omega-6, além de antioxidantes e outros compostos benéficos da planta (1, 2).

Em comparação com as variedades de cereja doces, as cerejas ácidas contêm 20 vezes mais vitamina A, e seus níveis antioxidantes são até cinco vezes maiores (1, 3, 4, 5).

Uma maneira fácil de diferenciar as cerejas ácidas da variedade doce é por sua cor. As cerejas doces tendem a ter uma cor mais escura, enquanto as cerejas ácidas mantêm a cor vermelha brilhante depois de serem colhidas.

Tenha em mente que algumas variedades de suco de cereja ácidas contêm quantidades substanciais de açúcares adicionados, por isso opte por uma variedade não-açucarada.

Resumindo: O suco de cereja ácida contém muitos nutrientes e compostos de plantas benéficas. Comparado ao suco de cereja doce, ele também pode conter níveis mais altos de certos nutrientes.

2. Pode aumentar a força e reduzir a dor muscular

Os indivíduos fisicamente ativos podem estar particularmente interessados ​​no efeito do suco de cereja ácida na força e dor muscular.

A maioria dos estudos relatou efeitos benéficos.

Em um estudo, os corredores de longa distância beberam 24 onças (710 ml) de suco de cereja ácida ou um placebo nos sete dias que antecederam o dia de uma corrida.

Os corredores que receberam suco de cereja ácida sofreram três vezes menos dor durante e após a corrida em comparação com aqueles que receberam o placebo (6).

Em outro estudo, os corredores que receberam 16 onças (480 ml) de suco de cereja ácida nos dias que antecederam e imediatamente após uma maratona sofreram menos dano muscular, dor e inflamação. Eles também se recuperaram mais rápido (7).

Resultados semelhantes foram observados após suplementação diária com 480 mg de pó de cereja ácida (8, 9, 10).

Além disso, o suco de cereja ácida e os suplementos podem aumentar a força muscular.

Um grupo de homens recebeu suplementos de cereja ou um placebo nos dias que antecederam e imediatamente após uma intensa sessão de treinamento de resistência.

O grupo de cerejas ácidas perdeu até 4% menos de força muscular como resultado do treinamento quando comparado com os homens com o placebo (10).

Os suplementos de cereja também podem reduzir a quebra muscular, dor muscular e acelerar a recuperação em indivíduos treinados em resistência (9, 10, 11).

Embora a maioria dos estudos relate efeitos benéficos, é importante notar que alguns não encontraram benefícios. Assim, é necessária mais pesquisa neste tópico (12, 13, 14).

Resumindo: A ingestão de suco de cereja ácida no tempo que antecede e imediatamente após o exercício físico intenso pode reduzir a perda e a dor da força muscular. Também pode acelerar a recuperação.

3. Pode ajudá-lo a dormir melhor

O suco de cereja ácida pode ser uma maneira segura e eficaz de tratar a insônia e aumentar a quantidade de sono que você recebe todas as noites.

Isso porque as cerejas ácidas são naturalmente ricas em melatonina, um hormônio responsável pela sonolência.

Além disso, as cerejas ácidas contêm uma boa quantidade de triptofano e antocianinas, dois compostos que podem ajudar o corpo a criar melatonina e alongar seus efeitos.

Pesquisas mostram que o complemento com suco de cereja ácida aumenta os níveis de melatonina e ajuda a melhorar a qualidade e a duração do sono (15).

Em um estudo, os participantes que sofrem de insônia bebiam 16 gramas (480 ml) de suco de cereja ácida ou a mesma quantidade de um soro de placebo por dia durante duas semanas. O suco de cereja ácida aumentou o tempo de sono em uma média de 85 minutos (16).

Curiosamente, o suco de cereja ácida acentuado parece ser exatamente como, se não mais, eficaz na redução da insônia do que a valeriana e a melatonina - os dois produtos naturais mais estudados para a insônia (17).

Resumindo: O suco de cereja ácida pode ajudar a aumentar os níveis de melatonina do corpo. Isso ajuda a reduzir os sintomas da insônia e pode resultar em um sono de melhor qualidade.

4. Pode reduzir os sintomas de artrite e gota

O suco de cereja ácida é muitas vezes reivindicado para reduzir os sintomas da artrite, como dor nas articulações e inflamação.

Em um estudo, o suco de cereja ácido reduziu certos marcadores de sangue da inflamação em mulheres com osteoartrite, o tipo mais comum de artrite (18).

Em outro estudo, os pacientes que consumiram duas garrafas de suco de cereja ácida de 240 onças (240 ml) diariamente experimentaram menos dor e rigidez após seis semanas (19).

No entanto, as diferenças observadas entre os pacientes com o suco de cereja ácida e aqueles que receberam um placebo foram muito pequenas (19).

Estudos também analisaram o efeito do suco de cereja ácida na gota, um tipo de artrite acompanhada de ataques repetidos de inchaço e dor intensa.

Beber suco de cereja ácida parece reduzir os níveis sanguíneos de ácido úrico - um produto químico que pode desencadear a gota quando presente em concentrações muito altas (20).

Além disso, vários estudos relatam que indivíduos com gota que consomem cerejas frescas ou concentrado de suco de cereja diariamente são até 50% menos propensos a sofrer um ataque (21, 22).

No entanto, o número total de estudos sobre este tema é limitado e a maioria é observacional.

Assim, é difícil determinar se o suco de cereja ácida é a causa dos sintomas reduzidos ou se as pessoas com menos sintomas de gota são mais propensas a usar tratamentos alternativos como o suco de cereja ácida.

Resumindo: Os efeitos anti-inflamatórios do suco de cereja ácida podem ajudar a reduzir os sintomas de artrite e gota. No entanto, o efeito parece pequeno e é necessária mais pesquisa.

5. Pode promover a saúde cerebral

Distúrbios cerebrais degenerativos como Parkinson e Alzheimer acredita-se serem causados, em parte, pelo estresse oxidativo.

As cerejas ácidas e seu suco contêm grandes quantidades de antioxidantes e outros compostos benéficos de plantas que podem ter efeitos protetores nas células cerebrais (23).

Em um estudo, o consumo de 16 onças (480 ml) de suco de cereja ácida melhorou as defesas antioxidantes em homens e mulheres mais saudáveis ​​(24).

Em outro estudo, adultos mais velhos com demência leve a moderada, consumiram 6,5 onças (200 ml) de suco de cereja ácida ou um placebo durante 12 semanas.

Adultos no grupo de suco de cereja ácida tiveram melhorias na fluência verbal e memória de curto e longo prazo, enquanto que aqueles no grupo placebo não apresentaram melhorias (25).

Para mais informações, leia este artigo sobre 12 alimentos e bebidas que podem aumentar a função cerebral e a memória.

Resumindo: Os altos níveis de antioxidantes no suco de cereja ácida podem ajudar a melhorar a função cerebral e reduzir os sintomas de demência leve a moderada.

6. Pode fortalecer o sistema imunológico

O suco de cereja ácida é rico em muitas vitaminas, minerais e compostos vegetais benéficos provados para oferecer um impulso ao seu sistema imunológico.

Em particular, os pesquisadores acreditam que o alto teor de antioxidantes das cerejas ácidas pode ajudar a prevenir infecções.

Por exemplo, um estudo investigou o efeito desse suco nos sintomas do trato respiratório superior (URTS) comumente experimentado por corredores de maratona após uma corrida.

Um grupo de corredores tomou suco de cereja em pó nos dias que antecederam e imediatamente seguindo uma corrida de maratona enquanto outro consumia um placebo.

50% dos corredores, que receberam o placebo, desenvolveram URTS após a corrida, enquanto que nenhum no grupo de suco de cereja ácida desenvolveu (26).

Resumindo: O suco de cereja ácida é rico em uma variedade de nutrientes que podem fortalecer o sistema imunológico. No entanto, são necessários mais estudos.

7-10. Outros benefícios potenciais

O suco de cereja ácida pode oferecer uma variedade de outros benefícios para a saúde.

7. Pode proteger contra o câncer: certos antioxidantes encontrados no suco de cereja ácida podem ajudar a desligar os genes envolvidos no crescimento do câncer. No entanto, isso ainda não foi testado diretamente em humanos (27).

8. Pode reduzir a dor: o suco de cereja ácida pode ajudar a reduzir a neuropatia periférica, um tipo de dor causada por danos nos nervos (28).

9. Pode reduzir a pressão arterial: estudos mostram que o consumo de suco de cereja ácida pode levar a reduções modestas nos níveis de pressão arterial (29, 30).

10. Pode ajudá-lo a perder peso: o suco de cereja ácida foi observado para reduzir o peso, a gordura da barriga e os níveis de colesterol no sangue em camundongos. No entanto, estudos humanos são necessários (31).

Resumido: O suco de cereja ácida também pode fornecer os benefícios listados acima. No entanto, são necessários mais estudos antes que conclusões fortes possam ser feitas.

Instruções de segurança, dosagem e tempo

Se você estiver interessado nos benefícios do suco de cereja ácida, você pode querer seguir instruções de dosagem semelhantes às usadas nos estudos acima.

Especificamente, a maioria dos estudos que observaram benefícios deu aos participantes duas doses diárias de 8 onças (240 ml) do suco.

Acredita-se que esse seja o equivalente a consumir cerca de 200 cerejas ácidas diariamente (26).
No que diz respeito ao pó de suco de cereja, os estudos que utilizam suplementos em pó normalmente usam cerca de 480 mg por dia.

Os benefícios foram observados principalmente após 7-10 dias de suplementação.

Além disso, este suco é seguro para a maioria das pessoas, embora contenha quantidades elevadas de sorbitol - um tipo de álcool de açúcar que pode causar dor de estômago e diarreia para alguns.

O suco de cereja ácida também contém quercetina, um composto vegetal que pode interagir com certos medicamentos, particularmente com diluentes no sangue. Indivíduos tomando medicamentos devem consultar um médico antes de adicionar grandes quantidades de suco de cereja a sua dieta.

Resumindo: O suco de cereja ácida é considerado seguro para a maioria das pessoas. As instruções de dosagem acima podem ajudá-lo a maximizar os benefícios para a saúde.

Concluindo

O suco de cereja ácida é rico em nutrientes, pode oferecer vários benefícios à saúde impressionantes e é uma adição simples a qualquer dieta.

Parece especialmente eficaz na redução da dor muscular e na melhoria do sono.

Portanto, indivíduos fisicamente ativos e aqueles que sofrem de insônia devem considerar dar a esse suco uma prova.

Para a maioria dos benefícios, opte por uma versão não suavizada ou misture dois punhados de cerejas ácidas com alguma água para fazer o seu próprio suco.

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