Cinco hábitos que podem salvar seu coração

Cinco hábitos que podem salvar seu coração
Dores terríveis no peito, corridas à sala de emergência, ataques cardíacos! Estes são cenários comuns que ocorrem em todo o mundo todos os dias. Afinal, um ataque cardíaco é o assassino número um em todo o mundo.

Isso deixa as pessoas se perguntando o mesmo: como isso aconteceu tão de repente? Ele estava absolutamente bem e forte, ontem.

O que aconteceu entre ontem e hoje? A bomba de tempo finalmente explodiu, mas isso não aconteceu entre ontem e hoje – foi um processo lento e, possivelmente, silenciosamente, acumulado por meses, anos e até décadas.

Suas escolhas de estilo de vida são enormes fatores para determinar o risco de doenças cardíacas e há tanto que você pode fazer para garantir que isso não aconteça com você!

Todos os anos, ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais e outros eventos cardiovasculares tiram a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Muitos morrem de morte súbita e muitas vezes prematura. Aqueles que sobrevivem a essas condições que ameaçam a vida frequentemente sofrem de deficiência e uma qualidade de vida significativamente reduzida.

Muitas pessoas conhecem os fatores de risco para ataques cardíacos, mas poucas pessoas observam as advertências. Sabemos que fumar, colesterol alto, estresse e obesidade podem levar a problemas de saúde, mas é difícil imaginar que esses fatores possam transformar uma pessoa em uma bomba de tempo.

Finalmente, há um termo médico para o conjunto de fatores que são ingredientes para esta bomba explosiva: Risco Cardiometabólico (CMR). Isso inclui alto nível de açúcar no sangue, colesterol alto, gorduras sanguíneas elevadas, pressão arterial elevada e uma circunferência da cintura aumentada - mais de 40 polegadas para homens e mais de 36 polegadas para as mulheres. Se você tem uma dessas condições, corre o risco de ter outras condições e, portanto, um maior risco de doença cardíaca.

É importante entender que a doença cardíaca não é mais do coração. Todo o sistema vascular, todas as artérias do seu corpo, são afetados simultaneamente. As paredes desses vasos se danificam pela acumulação de materiais gordurosos e alimentos tóxicos, o que é agravado pelos efeitos da fumaça do cigarro e do veneno ambiental. Isso é chamado de aterosclerose.

Eventualmente, o fluxo de sangue através desses vasos é reduzido. Isso ocorre nas artérias que levam ao seu cérebro, pelas pernas, através das artérias coronárias para o coração e até mesmo para os vasos que fornecem sua genitália.

O fluxo sanguíneo reduzido nessas áreas, conhecido como isquemia, pode resultar em angina (dor torácica severa), acidentes vasculares cerebrais graves (conhecidos como ataques isquêmicos transitórios), má circulação nas pernas (doença arterial periférica) e disfunção erétil. Na verdade, a disfunção erétil pode ser o primeiro sinal de doença cardíaca em homens.

Ao contrário das crenças populares, o risco de sofrer o destino da bomba do tempo é evitável, gerenciável e às vezes mesmo reversível! O maior valor da CMR é que nos indica que pode haver danos iminentes.

Nunca é tarde demais para começar a desarmar a bomba! O desafio é embarcar em uma séria estratégia que altera a vida que combina a mudança da sua dieta, a perda de peso, a cessação de cigarros, o exercício regular, o gerenciamento do estresse e o tratamento de cada um dos componentes do cluster CMR.

Agora é a hora de literalmente tomar o coração e dar a sua saúde um grande impulso! De acordo com os dados da American Heart Association, cinco hábitos prejudiciais pressagiam o desenvolvimento de doenças cardíacas: fumar, inatividade, carregar muito peso, má nutrição e beber álcool em excesso.

Cada hábito sozinho, e mais, juntos, precipita a aterosclerose prejudicial à artéria. Eles fazem isso perturbando o metabolismo e interrompendo as células e as funções do tecido. Eles também danificam os marcadores de saúde sobre os quais nos preocupamos tanto, incluindo pressão arterial, colesterol e açúcar no sangue. Muitas vezes, esses maus hábitos resultam em ataque cardíaco, acidente vascular cerebral ou insuficiência cardíaca. E o dano que causam não se limita ao sistema cardiovascular, mas se estende ao corpo inteiro.

O que pode fazer melhores escolhas para a nossa saúde e longevidade? De acordo com os resultados do Nurses Health Study, uma das maiores pesquisas sobre as principais doenças em mulheres já realizadas, mulheres com peso saudável, que se exercitavam regularmente, mantiveram uma dieta saudável com consumo mínimo de álcool e não fumaram; 85 por cento menos propensos a ter um ataque cardíaco ou morrer de doença cardíaca no decorrer de quinze anos.

Esta pesquisa foi realizada por uma colaboração da Harvard Medical School junto com vários hospitais afiliados a Harvard. Os resultados foram quase idênticos em um estudo similar em homens. Nestes dois estudos, mais de dois terços de todos os ataques cardíacos e eventos cardiovasculares podem ser diretamente atribuídos ao tabagismo, excesso de peso, dieta pobre e consumo excessivo de álcool.

Cinco estratégias para salvar seu coração

Você pode confiar nestas cinco estratégias para proteger seu coração, suas artérias e todo o seu corpo e cérebro. Eles vão fazer você parecer melhor, se sentir melhor e viver mais. E a boa notícia é que nunca é tarde demais para começar!

1. Vigorizar sua dieta.

Remova os alimentos processados, as bebidas açucaradas e os carboidratos elevados, incluindo pão branco, arroz branco, bolos e biscoitos, da sua dieta. Em vez disso, adicione mais frutas e vegetais, grãos inteiros, boa proteína (de feijão, nozes, peixe e carnes magras) e ervas e especiarias.

2. Evitar fumar.

Se você é um fumante, deixar é a melhor coisa que você pode fazer para a sua saúde. A fumaça de cigarros, charutos ou cachimbos é tão tóxica para o seu coração como para os seus pulmões. Esteja ciente de que a fumaça secundária também é prejudicial para sua família, especialmente crianças pequenas.

3. Abraçar a atividade.

O exercício regular é verdadeiramente a bala mágica contra doenças cardíacas e cardiovasculares. Utilize o princípio 'FIT' - frequência, intensidade e tempo. O requisito mínimo para limpar artérias e condicionar o coração é de pelo menos 30 a 40 minutos de exercício moderado pelo menos três vezes por semana. Nos últimos anos, os resultados do Treino Intervalado de Intensidade Elevada (HIIT) demonstraram benefícios significativos para a saúde do coração, imunidade e prevenção de doenças.

4. Objetivar um peso saudável.

Carregar peso extra, especialmente em torno de sua barriga, tem efeitos prejudiciais sobre sua saúde cardíaca. Não é apenas o peso extra, em si, mas dentro desse tecido adiposo particular estão células inflamatórias e substâncias nocivas que podem danificar as paredes arteriais. Perder apenas 5 a 10 por cento do seu peso corporal pode fazer uma diferença significativa para o seu metabolismo, pressão sanguínea e açúcar no sangue.

5. Manter o consumo de álcool no mínimo.

Embora seja verdade que uma pequena quantidade de álcool pode ser boa para você, uma vez que você vá além de uma bebida por dia, o álcool pode ser tremendamente prejudicial para o corpo e o cérebro.

Certifique-se de limitar a ingestão - uma a duas bebidas por dia para os homens e não mais de uma por dia para as mulheres. A melhor escolha é o vinho tinto, pois contém o potente antioxidante resveratrol. No entanto, as uvas frescas também são excelentes fontes desse fitonutriente!

Você não precisa apontar para uma transformação completa de uma só vez - apenas comece em algum lugar hoje. Pequenas mudanças na dieta, exercício ou peso podem fazer uma grande diferença na sua saúde e percorrer um longo caminho na destruição dessa bomba de tempo!

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