Sintomas da menopausa: Distúrbios do sono

Estudos mostram que a falta de sono leva a uma diminuição da função durante o dia, incluindo falta de concentração, irritabilidade e um sistema imune mais fraco. Para as mulheres que estão passando pela menopausa, isso pode ser ainda mais devastador, pois elas estão lidando com os níveis hormonais em mudança - que são muitas vezes a raiz de seus problemas de sono -, bem como os estresses diários da vida.

Felizmente, os transtornos do sono podem ser gerenciados e até tratados. Continue lendo para aprender tudo sobre distúrbios do sono: o que são, o que os causa, quem está em risco e como tratá-los.

Sobre Distúrbios do Sono

Sintomas da menopausa: Distúrbios do sono
Em média, um adulto saudável precisa aproximadamente de sete a oito horas de sono sem perturbações por noite. No entanto, muitas mulheres não recebem a quantidade adequada. Aquelas com distúrbios do sono experimentam o persistente problema de ficar sem a quantidade recomendada de sono ininterrupto, levando a um sistema imunológico enfraquecido, aumento da ansiedade e piora das condições médicas pré-existentes.

Isso também pode afetar as relações profissionais ou pessoais e causar distúrbios emocionais. As mulheres acordam mais frequentemente durante a noite e, como resultado, ficam cansadas e não podem se concentrar durante o dia. O ciclo do sono é altamente importante para o bem-estar geral e a privação do sono pode impactar negativamente a saúde de várias maneiras.

Sintomas dos distúrbios do sono

Os distúrbios do sono podem abranger uma variedade de sintomas e condições. No entanto, existem certos sinais de alerta que são bastante comuns. Se tiver uma das seguintes situações, é provável a existência de um ou mais distúrbios do sono.

Sintomas comuns do distúrbio do sono

  • Precisar de mais de 30 minutos para adormecer
  • Despertar várias vezes
  • Ronco alto, sufocante, ofegante
  • Sonambulismo ou conversa durante o sono
  • Sensação de paralisia ao acordar
  • Dificuldade em concentrar ou problemas de memória
Aproximadamente 16% das mulheres pós-menopáusicas relatam ter problemas para adormecer e 41% relatam acordar com frequência durante a noite.

Tipos de distúrbios do sono

Existe uma grande variedade de distúrbios do sono. Uma pesquisa recente da Gallup estima que existem 65 milhões de pacientes com 70 a 80 tipos de distúrbios do sono que existem. À medida que as pessoas envelhecem, há uma tendência para diminuir o sono em geral, bem como menos tempo gasto nos períodos mais profundos e benéficos do ciclo do sono.

Para as mulheres na menopausa, os transtornos do sono mais comumente relatados são insônia, apneia do sono, ronco, narcolepsia e síndrome das pernas inquietas.

Tipos de distúrbios do sono

Entre os 70 distúrbios do sono reconhecidos, os mais comuns incluem:
  • Insônia
  • Ronco
  • Narcolepsia
  • Síndrome da perna inquieta

O que é insônia crônica

Um padrão prolongado de dificuldade em dormir, que pode estar relacionado a distúrbios respiratórios ou problemas musculares.

Sintomas de menopausa relacionados aos distúrbios do sono

Os resultados dos sintomas causados ​​por esses distúrbios do sono são muitas vezes estreitamente correlacionados com outros sintomas da menopausa.

Por exemplo, suores noturnos, a versão noturna de ondas de calor, podem interromper padrões de sono, fazendo com que a mulher desperte várias vezes durante a noite. Os distúrbios do sono também podem levar a uma maior depressão e ansiedade, o que dificulta o sono. Isso pode causar um círculo vicioso de falta de sono, fadiga e outros sintomas da menopausa.

Efeitos dos distúrbios do sono

Embora seja possível sofrer de distúrbios do sono, como a apneia do sono, e desconheça-o completamente durante a noite, essas interrupções nos padrões de sono de uma mulher podem ter um efeito notável em sua vida diária. Abaixo está uma lista de efeitos comuns dos distúrbios do sono:
  • Capacidade reduzida de aprendizagem, fala e memória
  • Incapacidade de se concentrar nas tarefas diárias
  • Maior chance de acidentes de carro
  • Tendência ao aumento de peso
  • Sistema imunológico enfraquecido
  • Danos a relacionamentos profissionais e pessoais
  • Irritabilidade aumentada
  • Depressão e fadiga

Dados impressionantes

A taxa de insônia entre as mulheres aumenta em 40% durante o período de transição da perimenopausa para pós-menopausa.

Causas dos distúrbios do sono

A principal razão pela qual uma mulher pode desenvolver distúrbios do sono durante a menopausa relaciona-se com as flutuações hormonais que estão ocorrendo dentro de seu corpo. Os níveis decrescentes de hormônios, especificamente de estrogênio e progesterona, afetam a mulher de várias maneiras, sendo uma delas, a regulação do ciclo do sono.

Efeitos de estrogênio e progesterona no sono

Conforme mencionado acima, o estrogênio e a progesterona afetam o sono. Uma diminuição nos níveis de qualquer hormônio pode causar distúrbios do sono, embora cada um influencie o sono de maneira diferente. A informação abaixo especifica como o estrogênio e a progesterona afetam o sono.

Como um declínio no estrogênio afeta o sono

  • Desacelera a ingestão e a produção secundária de magnésio, um mineral que ajuda os músculos a relaxar.
  • Ligado a ondas de calor e suores noturnos, que interrompem o ciclo do sono. Ligado a apneia do sono, que perturba a respiração durante a noite.

Como um declínio na progesterona afeta o sono

  • A progesterona tem um efeito indutor do sono. Quando os níveis diminuem, a capacidade de adormecer também acontece.
  • Ligado a insônia e incapacidade de adormecer prontamente.
Embora o desequilíbrio hormonal seja geralmente a principal causa de distúrbios do sono durante a menopausa, a psicologia de uma mulher também pode desempenhar um papel nos distúrbios do sono.

Causas psicológicas dos distúrbios do sono

Durante os anos anteriores à menopausa, uma mulher sofre muitas mudanças envolvendo seu corpo, o que pode levar a sentimentos de ansiedade, depressão e estresse.

A ansiedade está ligada a uma incapacidade de adormecer, enquanto a depressão é conhecida por causar despertar no início da manhã.

Problemas no trabalho ou problemas nas relações interpessoais podem aumentar os níveis de estresse e dificultar a relaxação suficiente para obter uma noite completa de descanso. Isso pode causar insônia ou outros distúrbios do sono. Muitas mulheres muitas vezes têm horários extremamente agitados, equilibrando múltiplas responsabilidades, o que pode levar a pouco tempo para dormir.

Perturbações psicológicas

  • Depressão
  • Ansiedade
  • Situações de trabalho estressantes
  • Problemas de relacionamento
  • Problemas financeiros

Outros fatores de risco para distúrbios do sono

Algumas mulheres são mais propensas a distúrbios do sono do que outras. Abaixo está uma lista de fatores de risco que podem tornar a mulher mais suscetível a distúrbios do sono:
  • Obesidade
  • Pressão alta
  • Idade
  • Uso de cafeína ou nicotina
  • Uso de drogas ou álcool
  • Inatividade ou falta de exercício
  • Turnos de noite de trabalho
Continue lendo para descobrir a amplitude das opções de tratamento disponíveis para distúrbios do sono.

Tratamentos dos distúrbios do sono

Não há como negar a importância de uma boa noite de sono, mas, infelizmente, para muitas mulheres na menopausa, isso não é uma realidade. Como os distúrbios do sono durante a menopausa são comumente causados ​​por flutuações hormonais, três abordagens podem ser consideradas para o tratamento de transtornos do sono:

(1) Mudanças de estilo de vida,
(2) Medicina alternativa e
(3) Medicamentos.

Continue lendo para saber mais sobre essas três abordagens possíveis.

Mudanças de estilo de vida para promover o sono

Este nível primário de tratamento envolve a menor quantidade de risco, embora, inversamente, ele requer a maior quantidade de autodisciplina. Muitas vezes, algumas mudanças simples no estilo de vida podem levar a grandes benefícios na luta contra os distúrbios do sono.

Os distúrbios do sono podem ser resultado de outros sintomas comuns de menopausa, como suores noturnos ou ansiedade. Isso pode levar à fadiga durante o dia e à dificuldade com tarefas diárias normais. Neste caso, a importância de uma boa noite de sono não pode ser suficientemente enfatizada. Mudanças simples, como exercitar, praticar técnicas de alívio do estresse, cortar cafeína e álcool, e usar o quarto apenas para dormir e sexo podem ser úteis.

No entanto, se essas mudanças de estilo de vida simples não são suficientes e a mulher ainda sofre de distúrbios do sono, ela pode precisar avançar para o próximo nível de tratamento, medicina alternativa. Muitas vezes, uma combinação de ambos os níveis é a abordagem mais eficaz.

Medicina alternativa

Se os sintomas de distúrbios do sono persistirem, as mulheres podem recorrer à medicina natural para aliviar seus sintomas. Terapias como massagem e aromaterapia foram encontradas para trazer alívio de algumas mulheres, pois ajudam a induzir um estado de espírito calmo, tornando mais fácil adormecer. Além disso, os suplementos de ervas podem ser uma boa opção para tratar distúrbios do sono.

Se ainda sofrem de distúrbios do sono, as mulheres podem recorrer à terceira opção mais drástica: alívio farmacêutico.

Medicamentos

Existem vários auxiliares para dormir prescritos, incluindo zolpidem, difenhidramina e doxilamina, bem como outros. Embora estes possam ser efetivos a curto prazo para dormir, a longo prazo, eles podem levar à dependência e não promovem o sono REM saudável que é necessário para a saúde geral.

Antes de iniciar os medicamentos prescritos, é recomendável consultar um profissional médico confiável para entender completamente os potenciais benefícios e riscos envolvidos com esta opção de tratamento.

Dicas para uma boa noite de sono

  • Vá para a cama apenas quando com sono
  • Dormir apenas no quarto
  • Levante-se no mesmo horário todas as manhãs
  • Descontinuar a cafeína e a nicotina
  • Exercício diário
  • Evite álcool
  • Limite a ingestão de líquidos à noite
  • Pratique técnicas de relaxamento
Fontes

Kravitz, H.M. & Joffe, H. (2011). Sleep During the Perimenopause: A SWAN Story. Obstetrics and Gynecology Clinics of North America, 38(3), 567-586. doi: 10.1016/j.ogc.2011.06.002
Love, S. (2003). Menopause and Hormone Book. New York: Three Rivers Press.
National Heart, Lung, and Blood Institute. (2011). Your Guide to Healthy Sleep. Retrieved April 19, 2016, from http://www.nhlbi.nih.gov/files/docs/public/sleep/healthy_sleep.pdf
Sintomas da menopausa: Distúrbios do sono Sintomas da menopausa: Distúrbios do sono Reviewed by Sadestar Saúde on fevereiro 04, 2018 Rating: 5

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