10 Benefícios do Extrato de Chá Verde

O chá verde é um dos chás mais consumidos no mundo.

O extrato de chá verde é a sua forma concentrada, com apenas uma cápsula contendo a mesma quantidade de ingredientes ativos como em uma xícara média de chá verde.

Como o chá verde, o extrato de chá verde é uma ótima fonte de antioxidantes. Estes foram creditados com uma série de benefícios para a saúde, desde a promoção da saúde do coração, fígado e cérebro para melhorar sua pele e até mesmo reduzir o risco de câncer (1).

Além disso, muitos estudos analisaram a capacidade do extrato de chá verde para ajudar a perda de peso. Na verdade, muitos produtos de perda de peso o inclui como um ingrediente chave.

10 Benefícios do Extrato de Chá Verde
Este artigo explora 10 benefícios do extrato de chá verde baseados na ciência.

1. Rico em antioxidantes

Os benefícios do extrato de chá verde para a saúde são principalmente devido ao seu alto teor de antioxidantes.

Os antioxidantes podem ajudar a reduzir o estresse oxidativo ao combater o dano celular causado pelos radicais livres. Este dano celular está associado ao envelhecimento e a várias doenças (2).

Os antioxidantes de polifenóis chamados de catequinas compreendem a maioria do conteúdo antioxidante do extrato de chá verde. Entre as catequinas no chá verde, o galato de epigalocatequina (EGCG) é o mais pesquisado e pensado para fornecer os maiores benefícios para a saúde.

Estudos mostraram que o extrato de chá verde aumenta a capacidade antioxidante do corpo e protege contra o estresse oxidativo (3, 4, 5).

Por exemplo, um estudo com 35 pessoas obesas, tomando 870 mg de extrato de chá verde por oito semanas. A capacidade antioxidante no sangue delas aumentou de 1,2 para 2,5 μmol / L, em média (5).

O extrato de chá verde aumenta a capacidade antioxidante, o que pode ajudar a prevenir vários problemas de saúde causados ​​pelo estresse oxidativo.

Resumindo: O extrato de chá verde é rico em antioxidantes chamados de catequinas, que demonstraram aumentar a capacidade antioxidante e proteger contra o estresse oxidativo.

2. Pode promover a Saúde do Coração

O estresse oxidativo aumenta o acúmulo de gordura no sangue, o que promove a inflamação nas artérias e leva à hipertensão arterial (6, 7).

Felizmente, os antioxidantes no extrato de chá verde podem diminuir a inflamação e ajudar a reduzir a pressão arterial. Eles também podem inibir a absorção de gordura nas células, ajudando a reduzir os níveis de gordura no sangue (7, 8, 9, 10).

Um estudo tinha 56 pessoas obesas com hipertensão arterial, tomando 379 mg de extrato de chá verde diariamente durante três meses. Eles mostraram uma diminuição significativa na pressão arterial, em comparação com o grupo placebo (9).

Além disso, eles experimentaram reduções significativas nos níveis de gordura no sangue, incluindo triglicerídeos mais baixos e colesterol total e LDL (9).

Outro estudo em 33 pessoas saudáveis ​​descobriu que tomar 250 mg de extrato de chá verde diariamente durante oito semanas reduziu o colesterol total em 3,9% e o colesterol LDL em 4,5% (10).

Dado que a pressão arterial elevada e altos níveis de gordura no sangue são fatores de risco para doenças cardíacas, regulá-los pode promover a saúde do coração.

Resumindo: As catequinas no chá verde podem ajudar a reduzir a pressão arterial e melhorar os níveis de gordura no sangue, o que promove a saúde do coração.

3. Bom para o cérebro

Os antioxidantes no extrato de chá verde, especialmente o EGCG, demonstraram proteger as células cerebrais contra o estresse oxidativo (11).

Essa proteção pode ajudar a reduzir o dano cerebral que pode levar ao declínio mental e doenças cerebrais como Parkinson, Alzheimer e demência (12, 13, 14).

Além disso, o extrato de chá verde pode diminuir a ação de metais pesados ​​como ferro e cobre, que podem danificar células cerebrais (15, 16).

Também foi mostrado para ajudar a memória, aumentando a conexão entre diferentes partes do cérebro.

Um estudo tinha 12 pessoas bebendo uma bebida contendo 27,5 gramas de extrato de chá verde ou um placebo. Então, enquanto os participantes trabalhavam em testes de memória, as imagens cerebrais eram obtidas para avaliar a função cerebral.

O grupo de extrato de chá verde mostrou um aumento na função cerebral e melhor desempenho da tarefa, em comparação com o grupo placebo (17).

Resumindo: O extrato de chá verde mostrou ter um efeito positivo na saúde e memória do cérebro e pode ajudar a proteger contra doenças cerebrais.

4. Pode ajudar com a perda de peso

O extrato de chá verde é rico em catequinas, e contém uma quantidade decente de cafeína.

Curiosamente, parece que essa combinação de ingredientes é responsável por suas propriedades de perda de peso (18, 19, 20, 21).

Ambas as catequinas e a cafeína demonstraram que ajudam na perda de peso regulando os hormônios que podem aumentar a termogênese (20, 21, 22).

Termogêneses é o processo pelo qual seu corpo queima calorias para digerir alimentos e produzir calor. O chá verde mostrou aumentar esse processo, tornando seu corpo mais eficaz na queima de calorias, o que pode levar à perda de peso (21).

Um estudo tinha 14 pessoas tomando uma cápsula contendo uma mistura de cafeína, EGCG de chá verde e extrato de guaraná antes de cada refeição. Em seguida, examinou o efeito sobre a queima de calorias.

Descobriu que os participantes queimaram 179 calorias, em média, nas 24 horas seguintes (20).

Outro estudo mostrou que 10 homens saudáveis ​​queimaram 4% mais calorias durante as 24 horas após consumir uma cápsula de extrato de chá verde contendo 50 mg de cafeína e 90 mg de EGCG (22).

Além disso, um estudo de 12 semanas que teve 115 mulheres com excesso de peso tomando 856 mg de extrato de chá verde diariamente observou uma perda de peso de 2,4 lb (1,1 kg) entre os participantes (23).

Resumindo: O extrato de chá verde pode ajudar a perda de peso aumentando o número de calorias que seu corpo queima através da termogênese.

5. Pode beneficiar a função hepática

As catequinas no extrato de chá verde também podem ajudar a reduzir a inflamação causada por algumas doenças do fígado como a doença hepática gordurosa não alcoólica (NAFLD) (24, 25).

Um estudo deu a 80 participantes com NAFLD 500 mg de extrato de chá verde ou placebo diariamente durante 90 dias (24).

O grupo de extrato de chá verde mostrou reduções significativas nos níveis de enzimas hepáticas, o que é uma indicação de melhora na saúde do fígado (24).

Da mesma forma, 17 pacientes com NAFLD tomaram 700 ml de chá verde, que continham pelo menos 1 grama de catequinas, diariamente por 12 semanas. Eles apresentaram diminuições significativas no teor de gordura hepática, inflamação e estresse oxidativo (25).

Curiosamente, é importante manter a dose recomendada para o extrato de chá verde, já que o excesso demonstrou ser nocivo para o fígado (26).

Resumindo: O extrato de chá verde parece ajudar a melhorar a função hepática, diminuindo a inflamação e o estresse oxidativo.

6. Pode reduzir o risco de câncer

O ciclo de vida normal das células é caracterizado por morte e rebrota, à medida que as células são produzidas para substituir as que morrem. O processo mantém as células ativas e saudáveis.

No entanto, quando este equilíbrio é interrompido, o câncer pode ocorrer. Isto é, quando seu corpo começa a produzir células, e as células não morrem quando deveriam.

Os antioxidantes no extrato de chá verde, especialmente o EGCG, parecem ter efeitos favoráveis ​​no equilíbrio da produção e morte celular (27, 28, 29).

Um estudo explorou os efeitos de tomar 600 mg de catequinas de chá verde por dia por um ano em pacientes com risco de desenvolver câncer de próstata.

Descobriu que a probabilidade de desenvolver câncer foi de 3% para o grupo do chá verde, em comparação com 30% para o grupo controle (30).

Além disso, as mulheres pós-menopáusicas em risco de câncer de mama sofreram uma diminuição nos biomarcadores de câncer de mama após consumir 1.315 mg de extrato de chá verde por dia por um ano (31).

Resumindo: O extrato de chá verde foi mostrado para ajudar a manter a saúde celular. Pode até ajudar a prevenir alguns tipos de câncer, embora seja necessária mais pesquisa.

7. Seus componentes podem ser bons para a pele

Seja tomado como suplemento ou aplicado à pele, o extrato de chá verde mostrou melhorar a saúde da pele (32).

Uma grande revisão demonstrou que quando aplicado à pele, o extrato de chá verde pode ajudar a tratar uma variedade de problemas de pele, como dermatite, rosácea e verrugas. Além disso, como suplemento, mostrou-se que ajuda no envelhecimento da pele e na acne (32, 33, 34).

Por exemplo, um estudo mostrou que o consumo de 1.500 mg de extrato de chá verde por dia durante quatro semanas resultou em reduções significativas nos choques da pele vermelha causados ​​pela acne (34).

Além disso, ambos os suplementos e a aplicação tópica de extrato de chá verde parecem ajudar a prevenir condições de pele como perda de elasticidade da pele, inflamação, envelhecimento prematuro e câncer causados ​​pela exposição a raios UV (35, 36).

Um estudo em 10 pessoas revelou que aplicar um creme contendo extrato de chá verde na pele por 60 dias resultou em elasticidade melhorada da pele (37).

Além disso, um estudo mostrou que a aplicação de extrato de chá verde na pele reduziu os danos causados ​​pela exposição ao sol (33).

Curiosamente, adicionar extrato de chá verde a produtos cosméticos mostrou beneficiar a pele fornecendo um efeito hidratante (38).

Resumindo: O extrato de chá verde foi mostrado para ajudar a prevenir e tratar várias condições de pele.

8. Pode beneficiar o desempenho e a recuperação do exercício

O extrato de chá verde parece ser útil no exercício, seja por melhorar o desempenho do exercício ou melhorar a recuperação.

Embora o exercício tenha muitos benefícios para a saúde, é conhecido por produzir estresse oxidativo e danificar células no corpo.

Felizmente, antioxidantes como catequinas de chá verde podem reduzir o dano celular e retardar a fadiga muscular (39, 40, 41).

De fato, um estudo em 35 homens mostrou que o extrato de chá verde combinado com treinamento de força por quatro semanas melhorou a proteção antioxidante do corpo (42).

Além disso, 16 velocistas que tomaram extrato de chá verde por quatro semanas demonstraram uma maior proteção contra o estresse oxidativo produzido por repetidos episódios de sprint (43).

Além disso, o extrato de chá verde parece beneficiar o desempenho do exercício.

Um estudo descobriu que 14 homens que consumiram extrato de chá verde por quatro semanas aumentaram sua distância de corrida em 10,9% (44).

Resumindo: O extrato de chá verde aumenta a proteção antioxidante contra danos oxidativos causados ​​pelo exercício. Isso se traduz em melhor desempenho e recuperação de exercícios.

9. Pode ajudar a baixar o açúcar no sangue

As catequinas no chá verde, especialmente o EGCG, demonstraram aumentar a sensibilidade à insulina e regular a produção de açúcar no sangue, que podem diminuir os níveis de açúcar no sangue (45, 46).

Um estudo deu a 14 pessoas saudáveis uma substância açucarada e 1,5 gramas de chá verde ou um placebo. O grupo de chá verde experimentou melhor tolerância ao açúcar no sangue após 30 minutos, e continuou a mostrar melhores resultados, em comparação com o grupo placebo (47).

Outro estudo mostrou que o extrato de chá verde ajudou a melhorar a sensibilidade à insulina em homens jovens saudáveis em 13% (48).

Além disso, uma análise de 17 estudos concluiu que o extrato de chá verde é útil na diminuição dos níveis de açúcar no sangue em jejum. Também pode ajudar a níveis mais baixos de hemoglobina A1C, que é um indicador de níveis de açúcar no sangue nos últimos 2-3 meses (49).

Resumindo: O extrato de chá verde mostrou aumentar a sensibilidade à insulina e tolerância ao açúcar no sangue, ao mesmo tempo em que diminui a hemoglobina A1C e níveis de açúcar no sangue.

10. Fácil de adicionar à sua dieta

O extrato de chá verde pode ser encontrado em formas líquidas, em pó e cápsulas.

O extrato líquido pode ser diluído em água, enquanto o pó pode ser misturado em batidos. No entanto, tem um sabor forte.

A dose recomendada de extrato de chá verde é entre 250-500 mg por dia. Esta quantidade pode ser obtida a partir de 3-5 xícaras de chá verde, ou cerca de 1,2 litros.

Mas é importante saber que nem todos os suplementos de extrato de chá verde são criados de forma igual. Alguns suplementos contêm apenas folhas de chá verde seco, enquanto outros contêm formas isoladas de uma ou mais catequinas.

A catequina mais intimamente ligada aos benefícios para a saúde do extrato de chá verde é a EGCG, então você deve certificar-se de que o suplemento que você está consumindo contém.

Finalmente, é melhor tomar extrato de chá verde com alimentos, pois tomá-lo com o estômago vazio pode causar danos ao fígado (26, 50).

Resumindo: O extrato de chá verde pode ser consumido em forma de cápsula, líquido ou em pó. A dose recomendada é de 250-500 mg com alimentos.

Concluindo

Graças ao seu alto teor de antioxidantes, o extrato de chá verde foi mostrado para ajudar a melhorar a saúde e a composição corporal.

Muitos estudos mostraram que o extrato de chá verde pode promover perda de peso, regular o açúcar no sangue, prevenção de doenças e recuperação de exercícios.

Também pode ajudar a manter a pele e o fígado saudáveis, reduzir os níveis de gordura no sangue, regular a pressão arterial e melhorar a saúde do cérebro.

Pode ser consumido em forma de cápsula, líquido ou pó. A dose recomendada é de 250-500 mg por dia, e é melhor tomar com alimentos.

Se você quer melhorar sua saúde geral ou diminuir seu risco de doença, o extrato de chá verde é uma maneira fácil de adicionar antioxidantes que estimulam a saúde para sua dieta.

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