O senso comum não deve ser tomado como garantido quando as pessoas estão discutindo nutrição.

Muitos mitos e equívocos estão sendo disseminados - até mesmo pelos chamados especialistas.

Aqui estão 20 fatos nutricionais que deveriam ser de senso comum - mas não são.

20 Fatos Nutricionais Que Deveriam Ser de Senso Comum, Mas Não São

1. Gorduras Trans Artificiais São Inadequadas Para o Consumo Humano


As gorduras trans não são saudáveis.

Sua produção envolve alta pressão, calor e gás hidrogênio na presença de um catalisador de metal.
Este processo torna os óleos vegetais líquidos sólidos à temperatura ambiente.

É claro que as gorduras trans são mais do que apenas apetitosas. Estudos mostram que elas são insalubres e ligados a um aumento drástico no risco de doenças cardíacas.

Felizmente, a Food and Drug Administration (FDA) baniu as gorduras trans em 18 de junho de 2018, embora os produtos fabricados antes desta data ainda possam ser distribuídos até 2020 e, em alguns casos, 2021.

Além disso, alimentos com menos de 0,5 gramas de gorduras trans por porção podem ser rotulados como tendo 0 gramas.

2. Você Não Precisa Comer a Cada 2-3 Horas

Algumas pessoas acreditam que refeições menores e mais frequentes podem ajudá-las a perder peso.

No entanto, alguns estudos sugerem que o tamanho e a frequência das refeições não têm efeito sobre a queima de gordura nem sobre o peso corporal.

Comer a cada 2 ou 3 horas é inconveniente e completamente desnecessário para a maioria das pessoas. Simplesmente coma quando estiver com fome e certifique-se de escolher alimentos saudáveis ​​e nutritivos.

3. Tome os Títulos Das Notícias Com um Grão de Sal

A grande mídia é uma das razões por trás de muitos mitos e confusões nutricionais circulantes.

Parece que um novo estudo faz manchetes toda semana - muitas vezes contradizendo pesquisas que surgiram apenas alguns meses antes.

Essas histórias muitas vezes recebem muita atenção, mas quando você analisa as manchetes e lê os estudos envolvidos, descobre que muitas vezes eles ficam fora do contexto.

Em muitos casos, outros estudos de alta qualidade contradizem diretamente o frenesi da mídia - mas eles raramente são mencionados.

4. A Carne Não Apodrece no Seu Cólon

É totalmente falso que a carne apodreça no seu cólon.

Seu corpo está bem equipado para digerir e absorver todos os nutrientes importantes encontrados na carne.

A proteína é quebrada no estômago pelos ácidos estomacais. Então, poderosas enzimas digestivas quebram o resto em seu intestino delgado.

A maioria das gorduras, proteínas e nutrientes são absorvidos pelo seu corpo. Enquanto pequenas quantidades de proteína e gordura podem escapar da digestão em pessoas saudáveis, não há muito a apodrecer no cólon.

5. Os Ovos São um Dos Alimentos Mais Saudáveis ​​Que Você Pode Comer

Os ovos foram injustamente demonizados porque suas gemas são ricas em colesterol.

No entanto, estudos mostram que o colesterol dos ovos não aumenta o colesterol sanguíneo na maioria das pessoas.

Novos estudos que incluem centenas de milhares de pessoas mostram que os ovos não têm efeito sobre doenças cardíacas em indivíduos saudáveis.

A verdade é que os ovos são um dos alimentos mais saudáveis ​​e nutritivos que você pode comer.

6. Bebidas Açucaradas São os Produto Que Mais Engorda na Dieta Moderna

Açúcar adicionado em excesso pode ser prejudicial à saúde - e obtê-la em forma líquida é ainda pior.

O problema com o açúcar líquido é que seu cérebro não compensa as calorias comendo menos alimentos.

Em outras palavras, seu cérebro não registra essas calorias, fazendo com que você coma mais calorias no geral.

De todas as comidas lixo, as bebidas adoçadas com açúcar são provavelmente as que mais engordam.

7. Baixo Teor de Gordura Não Significa Saudável

A dieta com baixo teor de gordura promovida pelas diretrizes gerais de nutrição parece ter sido um fracasso.

Numerosos estudos de longo prazo sugerem que não funciona nem para perda de peso nem para prevenção de doenças.

Além disso, a tendência levou a uma infinidade de alimentos novos, processados ​​e com baixo teor de gordura. No entanto, como os alimentos tendem a ter um sabor pior sem a gordura, os fabricantes adicionaram açúcar e outros aditivos.

Alimentos que são naturalmente de baixo teor de gordura - como frutas e legumes - são ótimos, mas alimentos processados ​​rotulados como "baixo teor de gordura" geralmente são carregados com ingredientes não saudáveis.

8. Suco de Frutas Não São Diferente de Refrigerantes Açucarados

Muitas pessoas acreditam que os sucos de frutas são saudáveis, pois eles vêm da fruta.

Embora o suco de frutas frescas possa fornecer alguns dos antioxidantes encontrados na fruta, ele contém tanto açúcar quanto refrigerantes açucarados como a Coca-Cola.

Como o suco não oferece resistência à mastigação e quantidades insignificantes de fibras, é muito fácil consumir muito açúcar.

Um único copo (240 ml) de suco de laranja contém tanto açúcar quanto 2 laranjas inteiras.

Se você está tentando evitar açúcar por razões de saúde, você deve evitar o suco de frutas também. Enquanto o suco de frutas é mais saudável do que os refrigerantes, seu conteúdo antioxidante não compensa as grandes quantidades de açúcar.

9. Alimentar as Suas Bactérias Intestinais é Essencial

As pessoas são na verdade apenas cerca de 10% humanas - as bactérias no intestino, conhecidas como flora intestinal, superam as células humanas em 10 a 1.

Nos últimos anos, a pesquisa mostrou que os tipos e o número dessas bactérias podem ter profundas implicações para a saúde humana - afetando desde o peso corporal até a função cerebral.

Assim como as células do seu corpo, as bactérias precisam comer - e a fibra solúvel é sua fonte de combustível preferida.

Esta pode ser a razão mais importante para incluir muita fibra em sua dieta - para alimentar as bactérias benéficas em seu intestino.

10. O Colesterol Não é o Inimigo

O que as pessoas geralmente chamam de "colesterol" não é realmente colesterol.

Quando as pessoas falam sobre o chamado LDL "ruim" e o "bom" colesterol HDL, elas estão realmente se referindo às proteínas que carregam o colesterol no sangue.

LDL significa lipoproteína de baixa densidade, enquanto HDL refere-se a lipoproteína de alta densidade.

A verdade é que o colesterol não é o inimigo. O principal determinante para o risco de doença cardíaca é o tipo de lipoproteínas que transportam o colesterol - e não o próprio colesterol.

Para a maioria das pessoas, o colesterol na dieta tem pouco ou nenhum efeito nos níveis de lipoproteínas.

11. Suplementos Para Perda de Peso Raramente Funcionam

Existem muitos suplementos para perda de peso diferentes no mercado - e eles quase nunca funcionam.

Eles dizem que levam a resultados mágicos, mas fracassam quando colocados em teste nos estudos.

Mesmo para os poucos que funcionam - como o glucomanano - o efeito é muito pequeno para realmente fazer uma diferença notável.

A verdade é que a melhor maneira de perder peso e mantê-lo é adotar uma mudança de estilo de vida saudável.

12. Saúde é Mais do Que o Seu Peso

A maioria das pessoas se concentra muito no ganho ou perda de peso. A verdade é que a saúde vai muito além disso.

Muitas pessoas obesas são metabolicamente saudáveis, enquanto muitas pessoas com peso normal têm os mesmos problemas metabólicos associados à obesidade.

Concentrar-se apenas no peso corporal é contraproducente. É possível melhorar a saúde sem perder peso - e vice-versa.

Parece que a área onde a gordura se acumula é importante. A gordura em sua cavidade abdominal (gordura da barriga) está associada a problemas metabólicos, enquanto a gordura sob a pele é principalmente um problema cosmético.

Portanto, reduzir a gordura da barriga deve ser uma prioridade para a melhoria da saúde. A gordura sob sua pele ou o número na escala não importa tanto.

13. Contagem de Calorias - Mas Você Não Precisa Necessariamente Contá-las

As calorias são importantes.

A obesidade é uma questão de excesso de energia armazenada, ou calorias, acumulando-se na forma de gordura corporal.

No entanto, isso não significa que você precisa monitorar tudo o que entra no seu corpo e rastrear ou contar calorias.

Embora a contagem de calorias funcione para muitas pessoas, você pode fazer muitas coisas para perder peso - sem nunca ter que contar uma única caloria.

Por exemplo, comer mais proteína tem mostrado levar à restrição calórica automática e perda de peso significativa - sem restringir deliberadamente as calorias.

14. Pessoas Com Diabetes Tipo 2 Não Devem Seguir Uma Dieta Rica em Carboidratos

Durante décadas, as pessoas foram aconselhadas a ingerir uma dieta com baixo teor de gordura, com carboidratos representando 50 a 60% das calorias.

Surpreendentemente, este conselho foi estendido para incluir pessoas com diabetes tipo 2 - que não podem tolerar muitos carboidratos de fácil digestão, como açúcar e amido refinado.

Pessoas com diabetes tipo 2 são resistentes à insulina e qualquer carboidrato que ingerir causará um grande aumento nos níveis de açúcar no sangue.

Por esta razão, eles precisam tomar medicamentos para diminuir o nível de açúcar no sangue para reduzir seus níveis.

Se alguém se beneficia de uma dieta baixa em carboidratos, são as pessoas com diabetes. Em um estudo, seguir uma dieta baixa em carboidratos por apenas 6 meses permitiu que 95,2% dos participantes reduzissem ou eliminassem sua medicação para açúcar no sangue.

15. Nem Gordura Nem Carboidratos Fazem Você Engordar

A gordura tem sido frequentemente responsabilizada pela obesidade, pois tem mais calorias por grama do que proteínas e carboidratos.

No entanto, as pessoas que comem uma dieta rica em gordura - mas com baixo teor de carboidratos - acabam comendo menos calorias do que as pessoas com dietas ricas em carboidratos e com alto teor de carboidratos.

Por outro lado, isso levou muitas pessoas a culpar os carboidratos pela obesidade - o que também é incorreto. Muitas populações ao longo da história já consumiram dietas ricas em carboidratos, mas permaneceram saudáveis.

Como quase tudo na ciência da nutrição, a questão depende do contexto.

Tanto a gordura como os carboidratos podem engordar - tudo depende do resto da sua dieta e do seu estilo de vida em geral.

16. Junk Food (Comida não saudável) Pode Ser Viciante

Nos últimos 100 anos, a comida mudou.

As pessoas estão comendo mais alimentos processados ​​do que nunca, e as tecnologias usadas para projetar alimentos se tornaram mais elaboradas.

Atualmente, os engenheiros de alimentos descobriram maneiras de tornar os alimentos tão recompensadores que seu cérebro é inundado de dopamina.

Por esse motivo, algumas pessoas podem perder completamente o controle sobre seu consumo.

17. Nunca Confie Nas Afirmações Nos Rótulos Das Embalagens

As pessoas estão mais preocupadas com a saúde do que nunca.

Os fabricantes de alimentos estão bem cientes disso e encontraram maneiras de comercializar junk food para pessoas preocupadas com a saúde também.

Eles fazem isso adicionando rótulos enganosos como "grãos integrais" ou "baixo teor de gordura".
Você pode encontrar muitos alimentos insalubres com estas alegações de saúde.

Esses rótulos são usados ​​para induzir as pessoas a pensarem que estão fazendo a escolha certa para si e para seus filhos.

Se a embalagem de um alimento diz que é saudável, provavelmente não é.

18. Certos Óleos Vegetais Devem Ser Evitados

Certos óleos vegetais - como girassol, soja e óleo de milho - contêm grandes quantidades de ácidos graxos ômega-6.

Estudos sugerem que uma alta ingestão de ácidos graxos ômega-6 - em relação ao ômega-3 - aumenta a inflamação de baixo grau em seu corpo.

Óleos ricos em ômega-6 podem contribuir para o estresse oxidativo em algumas pessoas, potencialmente contribuindo para doenças cardíacas.

Por essa razão, pode ser uma boa estratégia de saúde escolher óleos vegetais que são relativamente baixos em ácidos graxos ômega-6. Estes incluem azeite, óleo de canola e óleo de cártamo com alto teor oleico.

Isso permite otimizar sua relação ômega-6 para ômega-3.

19. "Orgânico" ou "Sem Glúten" Não Significa Saudável

Existem muitas tendências de saúde no mundo hoje.

Alimentos orgânicos e sem glúten estão se tornando cada vez mais populares.

No entanto, só porque algo é orgânico ou sem glúten não significa que é saudável. Você pode fazer comidas com ingredientes orgânicos e não orgânicos.

Alimentos que são naturalmente sem glúten são bons, mas alimentos processados ​​sem glúten são muitas vezes feitos com ingredientes saudáveis ​​que podem até ser piores do que os seus homólogos contendo glúten.

A verdade é que, açúcar orgânico ainda é açúcar e junk food sem glúten ainda é junk food.

20. Não Coloque a Culpa Dos Novos Problemas de Saúde Nos Alimentos Antigos

A epidemia de obesidade começou por volta de 1980 e a epidemia de diabetes tipo 2 ocorreu logo em seguida.

Estes são dois dos maiores problemas de saúde do mundo - e a dieta tem muito a ver com eles.

Alguns cientistas começaram a culpar essas epidemias por alimentos como carne vermelha, ovos e manteiga, mas esses alimentos fazem parte da dieta humana há milhares de anos - enquanto esses problemas de saúde são relativamente novos.

Parece mais sensato suspeitar que novos alimentos sejam os culpados, como alimentos processados, gordura trans, açúcar adicionado, grãos refinados e óleos vegetais.

Culpar os alimentos antigos pelos novos problemas de saúde simplesmente não faz sentido.

Considerações Finais

Muitos mitos e equívocos nutricionais são facilmente desmascarados com um pouco de bom senso e evidências científicas.

A lista acima dá a você algumas ideias erradas comuns, ajudando você a ser mais informado sobre o caminho para uma dieta equilibrada e saudável.

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