Por milhares de anos, a pimenta preta tem sido um ingrediente básico em todo o mundo.

Muitas vezes referido como "rei das especiarias", vem do fruto seco e imaturo da planta indígena Piper nigrum. Tanto a pimenta preta em grãos como a pimenta preta moída são comumente usadas na culinária.

Além de adicionar sabor aos alimentos, a pimenta preta pode atuar como um antioxidante e oferecer uma variedade de benefícios para a saúde.

Este artigo analisa a pimenta preta, (também conhecida como pimenta do reino pimenta-redonda) incluindo seus benefícios, efeitos colaterais e usos culinários.

A Pimenta Preta é Boa ou Ruim Para Você? Nutrição, Usos e Muito Mais

Pode Fornecer Benefícios a Saúde

Os compostos da pimenta preta - especialmente seu ingrediente ativo piperina - podem proteger contra danos celulares, melhorar a absorção de nutrientes e ajudar na digestão.

Um Poderoso Antioxidante

Vários estudos mostram que a pimenta preta age como um antioxidante em seu corpo.

Antioxidantes são compostos que combatem o dano celular causado por moléculas instáveis ​​chamadas radicais livres.

Os radicais livres formam-se como resultado de má alimentação, exposição ao sol, fumo, poluentes e muito mais.

Um estudo em tubo de ensaio descobriu que os extratos de pimenta preta foram capazes de resistir a mais de 93% dos danos dos radicais livres que os cientistas estimularam em uma preparação de gordura.

Outro estudo em ratos em uma dieta rica em gordura observou que o tratamento com pimenta preta e piperina diminuiu os níveis de radicais livres para quantidades semelhantes às dos ratos alimentados com uma dieta normal.

Finalmente, um estudo em tubo de ensaio em células de câncer humano observou que os extratos de pimenta preta foram capazes de impedir até 85% dos danos celulares associados ao desenvolvimento do câncer.

Juntamente com a piperina, a pimenta preta contém outros compostos anti-inflamatórios - incluindo os óleos essenciais limoneno e beta-cariofileno - que podem proteger contra inflamação, danos celulares e doenças.

Embora os efeitos antioxidantes da pimenta-do-reino sejam promissores, atualmente a pesquisa é limitada a estudos em animais e em tubos de ensaio.

Aumenta a Absorção de Nutrientes

A pimenta preta pode aumentar a absorção e função de certos nutrientes e compostos benéficos.

Em particular, pode melhorar a absorção da curcumina - o ingrediente ativo do popular açafrão anti-inflamatório.

Um estudo descobriu que tomar 20 mg de piperina com 2 gramas de curcumina melhorou a disponibilidade de curcumina no sangue humano em 2.000%.

A pesquisa também mostra que a pimenta preta pode melhorar a absorção de betacaroteno - um composto encontrado em vegetais e frutas que seu corpo converte em vitamina A.

O betacaroteno funciona como um poderoso antioxidante que pode combater os danos celulares, prevenindo condições como doenças cardíacas.

Um estudo de 14 dias em adultos saudáveis descobriu que a ingestão de 15 mg de betacaroteno com 5 mg de piperina aumentava substancialmente os níveis sanguíneos de betacaroteno em comparação com o uso apenas de betacaroteno.

Pode Promover a Digestão e Prevenir a Diarreia

A pimenta preta pode promover o bom funcionamento do estômago.

Especificamente, consumir pimenta preta pode estimular a liberação de enzimas no pâncreas e intestinos que ajudam a digerir gordura e carboidratos.

Estudos em animais mostram que a pimenta preta também pode prevenir a diarreia, inibindo espasmos musculares no trato digestivo e retardando a digestão dos alimentos.

De fato, estudos em células intestinais de animais descobriram que a piperina em doses de 4,5 mg por libra (10 mg por kg) de peso corporal era comparável à medicação antidiarreica comum loperamida na prevenção de contrações intestinais espontâneas.

Devido aos seus efeitos positivos sobre a função do estômago, a pimenta preta pode ser útil para aqueles com má digestão e diarreia. No entanto, mais pesquisas em humanos são necessárias.

A pimenta preta e seu composto ativo piperina podem ter uma poderosa atividade antioxidante, aumentar a absorção de certos nutrientes e compostos benéficos e melhorar a saúde digestiva. Ainda assim, mais pesquisas são necessárias.

Possíveis Perigos e Efeitos Colaterais

A pimenta preta é considerada segura para consumo humano nas quantidades típicas utilizadas na alimentação e na cocção.

Suplementos contendo 5-20 mg de piperina por dose também parecem ser seguros, mas pesquisas nessa área são limitadas.

No entanto, comer grandes quantidades de pimenta preta ou tomar suplementos de alta dose pode levar a efeitos colaterais adversos, como sensação de queimação na garganta ou no estômago.

Além disso, a pimenta-do-reino pode promover a absorção e a disponibilidade de alguns medicamentos, incluindo anti-histamínicos usados ​​para aliviar os sintomas de alergia.

Embora isso possa ser útil para medicamentos que são mal absorvidos, também pode levar a uma absorção perigosamente alta de outros.

Se você estiver interessado em aumentar sua ingestão de pimenta preta ou tomar suplementos de piperina, consulte seu médico sobre possíveis interações medicamentosas.

Quantidades típicas de pimenta preta usadas na culinária e suplementos com até 20 mg de piperina parecem ser seguras. Ainda assim, a pimenta preta pode aumentar a absorção de drogas e deve ser usada com cautela em combinação com certos medicamentos.

Usos Culinários

Você pode adicionar pimenta preta à sua dieta de várias maneiras.

A pimenta preta moída ou pimenta preta inteira em um vidro com um moedor são comuns em supermercados, mercados e online.

Use a pimenta preta como ingrediente em receitas para adicionar sabor e tempero a carnes, peixes, vegetais, saladas, sopas, frituras, massas e muito mais.

Você também pode adicionar uma pitada de pimenta preta a ovos mexidos, frutas e molhos para um chute picante.

Para preparar uma marinada usando o tempero, misture 1/4 xícara (60 ml) de azeite com 1/2 colher de chá de pimenta preta, 1/2 colher de chá de sal e um pouco de seus outros temperos favoritos. Espalhe esta marinada sobre peixe, carne ou legumes antes de cozinhar para um prato saboroso.

Quando armazenada em local fresco e seco, o prazo de validade da pimenta preta é de dois a três anos.

A pimenta preta é um ingrediente versátil que pode ser adicionado a uma variedade de receitas, incluindo carnes, peixes, ovos, saladas e sopas. Está disponível na maioria das mercearias e supermercados.

Resumindo

A pimenta preta é uma das especiarias mais populares do mundo e pode oferecer benefícios de saúde impressionantes.

A piperina, o ingrediente ativo da pimenta preta, pode combater os radicais livres e melhorar a digestão e a absorção de compostos benéficos.

A pimenta preta é geralmente considerada segura na culinária e como suplemento, mas pode aumentar significativamente a absorção de alguns medicamentos e deve ser usada com cautela nesses casos.

No entanto, para a maioria das pessoas, apimentar a sua dieta com pimenta preta é uma maneira fácil de dar sabor às suas refeições e colher alguns benefícios para a saúde.

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