Os figos são nutritivos e têm maior teor de fibras e minerais do que muitas outras frutas, legumes e nozes. Mas, quando estiver grávida, verifique se um item alimentar é bom para você e para o bebê. O mesmo se aplica à ingestão de figos durante a gravidez.

Este artigo do Sadestar se concentra em saber se você pode ou não comer figos durante a gravidez, a ingestão recomendada para se manter segura e os possíveis riscos de consumi-los em excesso.

Figos Durante a Gravidez: Benefícios e Efeitos Colaterais

Você Pode Comer Figos Durante a Gravidez?

Figos frescos e secos são seguros para consumir durante a gravidez, embora em quantidades moderadas. Os figos estão entre as frutas mais saudáveis ​​e contêm minerais, açúcares, gorduras, ferro e cálcio essenciais que a futura mãe e o bebê precisam. O consumo excessivo de figos está associado à diarreia e cáries, devido ao alto teor de açúcar na fruta.

Perfil Nutricional Dos Figos

Os figos têm um sabor distinto semelhante ao mel e diferem de outras frutas em seu sabor e nos benefícios medicinais que oferecem. Os figos são ricos em minerais como ferro, cálcio, potássio, fósforo, magnésio e cobre. Eles também contêm vitaminas A, D, E, K e B, açúcares naturais, fibras solúveis, ácidos orgânicos e gorduras.

O fato interessante é que é uma fruta de baixa caloria e uma boa opção para quem procura controlar o ganho de peso na gravidez.

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), uma fruta de tamanho médio (cerca de 50g) fornece 37 calorias, 10g de carboidratos, 8g de açúcar, 1,5g de fibra alimentar, 0,15g de gordura, 18mg de cálcio, 18mg de cálcio, 8mg de magnésio, 7mg de fósforo e 116mg. potássio, 3mcg de folato, 4mcg de vitamina A e 3mcg de vitamina K.

Benefícios Para a Saúde de Consumir Figos Durante a Gravidez

Quando consumidos em quantidades razoáveis, os figos podem oferecer os seguintes benefícios à saúde durante a gravidez.
  • O potássio nos figos ajuda a gerenciar os níveis de pressão arterial e pode reduzir o risco de pré-eclâmpsia.
  • Os figos têm alta fibra alimentar e eram tradicionalmente usados ​​como laxantes. Eles podem ser tomados com moderação para lidar com constipação e outros problemas digestivos.
  • Os figos são alcalinos e podem equilibrar os níveis de ácido no corpo.
  • Psoraleno, um produto químico encontrado em figos, pode ajudar a limpar problemas de pigmentação da pele, como o melasma.
Embora esses benefícios possam encorajá-la a incluir figos em sua dieta diária, você deve sempre consultar seu médico antes de fazê-lo para reduzir o risco de efeitos colaterais.

Possíveis Efeitos Colaterais de Comer Figos Durante a Gravidez

O consumo excessivo de figos pode levar a efeitos colaterais, como:
  • Fezes soltas
  • Uma queda na pressão sanguínea e nos níveis de glicose no sangue
  • Alergias, se você já é alérgica a pólen ou frutos da família das amoreiras
  • Fotodermatite devido ao excesso de psoralenos que entram no corpo
Pare de comer figos se tiver algum desses efeitos colaterais. A escolha da variedade e qualidade corretas dos figos também é essencial para se beneficiar da fruta.

Como Selecionar e Armazenar Figos?

Nunca comprou figos antes? Não se preocupe. Dizemos-lhe como escolher e armazenar os figos para consumo durante a gravidez.
  • Figos frescos estão disponíveis entre meados de junho e meados de outubro.
  • Ao optar por figos frescos, escolha aqueles com pele suave e lisa.
  • Os frescos serão limpos, secos e macios ao toque.
  • Evite consumir figos com cheiro levemente azedo, pois podem começar a fermentar e podem não ser adequados para o consumo.
  • Quando armazenados na área mais fria dentro da geladeira, eles podem permanecer frescos por até dois dias
  • Figos enlatados serão bons para comer por pelo menos um ano. Mantenha-os refrigerados para uma vida útil mais longa.

Maneiras de Incluir Figos em Sua Dieta Durante a Gravidez

Você pode comer as frutas frescas, tal como estão, com a casca. Outras formas de consumo são:
  • Você pode comer figos secos como lanches e também para saciar seus desejos por doces.
  • Adicione figos ao leite para fazer batidos, sorvetes ou outras sobremesas.
  • Adicione figos frescos ou secos às saladas.
  • Suco de figo também é uma boa opção.
  • Cozinhe cerca de 500g de figos picados com uma xícara de açúcar em fogo baixo até a mistura ficar espessa, para preservar o figo.
  • Adicione ao pão, bolos e itens à base de farinha para dar um sabor extra.
Os figos são um lanche nutritivo durante a gravidez. Não importa o quanto você goste da fruta, coma pequenas porções para evitar efeitos colaterais. Converse com seu nutricionista ou médico para saber a quantidade ideal de fruta que você pode consumir.

Você conhece alguma receita deliciosa usando figos frescos ou secos? Conte-nos sobre elas na seção de comentários abaixo😄

Postar Comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem