8 Benefícios surpreendentes da Tilápia

8 Benefícios surpreendentes da Tilápia
A tilápia é um delicioso peixe que possui uma grande variedade de benefícios para a saúde, incluindo a capacidade de ajudar a reduzir o peso, aumentar o metabolismo geral, acelerar o reparo e o crescimento em todo o corpo, construir ossos fortes, reduzir o risco de várias doenças crônicas, reduzir os níveis de triglicerídeos, prevenir a artrite, proteger contra o declínio cognitivo, prevenir vários tipos de câncer, reduzir os sinais de envelhecimento, aumentar a saúde de seu cabelo e fortalecer seu sistema imunológico.

O nome tilápia se aplica a uma gama muito ampla de peixes, mais de uma centena de espécies, na verdade, mas eles são realmente uma forma de peixes cíclideos, uma das mais diversas variedades de peixes do mundo. A tilápia aumentou muito em importância nos últimos anos, e agora representam o quinto peixe mais popular e consumido na América. É um peixe branco suave que é fácil de cultivar, acessível para comprar, e não tem o gosto às vezes "pouco atraente" de peixe que muitas pessoas não gostam em frutos do mar. Especialistas preveem que a tilápia continuará a aumentar em importância e provavelmente se tornará o produto de marisco mais significativo do século em termos de consumo humano. Uma vez que eles são um peixe magro e de curta duração, eles têm níveis mais baixos de toxinas como o mercúrio do que muitos outros peixes, que é um dos argumentos mais fortes em apoio sobre comer tilápia.

O conhecimento do gosto atrativo da tilápia e os benefícios a saúde, estende-se todo o caminho de volta aos antigos egípcios, que na verdade tinham um hieróglifo representando este importante peixe. Eles são nativos do Nilo e África do Norte, mas têm sido extensivamente cultivados em toda a Ásia, bem como, e são agora uma espécie "global". Alguns países consideram-nos espécies invasoras, pois são muito adaptáveis ​​e podem desestabilizar os ecossistemas frágeis se forem introduzidos acidentalmente. Houve mais de 1,5 milhão de toneladas de tilápia cultivadas e colhidas somente nos EUA em 2005, e esse número deverá pelo menos dobrar até 2015.

Como alimento, eles são altamente valorizados, mas um pouco controversos, devido ao fato de que eles são catadores naturais de detritos e materiais tóxicos na água em que vivem. Ambientalmente, isso é benéfico, pois eles purificam a água e reduzem o desperdício de oxigênio, mas como um atributo culinário, isso nem sempre é uma coisa boa. Você só deve comprar tilápia de fontes estabelecidas e respeitáveis que cultivam esses peixes em ambientes limpos e saudáveis. Eles podem ser comidos em uma variedade de pratos e sopas, e uma vez que são bem conhecidos em todo o mundo, tornaram-se um aspecto essencial culinário de muitas cozinhas culturais. Vamos olhar um pouco mais perto em alguns dos componentes nutricionais da tilápia que torna-a um elemento tão importante em nossa dieta.

Valor nutricional da tilápia

A Tilápia é altamente valorizada como uma fonte de frutos do mar devido a suas muitas qualidades benéficas, que são atribuídas à sua riqueza de nutrientes, vitaminas e minerais, incluindo quantidades significativas de proteína, ácidos graxos ômega-3, selênio, fósforo, potássio, vitamina B12, Niacina, vitamina B6 e ácido pantotênico. Abaixo você encontrará uma explicação mais detalhada dos benefícios da tilápia para a saúde.

Benefícios da tilápia para a saúde

Crescimento e Desenvolvimento: Um dos aspectos mais importantes da tilápia é o seu impressionante teor de proteínas, que representa mais de 15% da nossa necessidade diária em uma única dose. A proteína é uma parte essencial de nossa dieta, particularmente as proteínas animais, porque elas podem ser divididas enzimaticamente em aminoácidos compostos e reunidas em proteínas utilizáveis ​​no corpo humano. A proteína está diretamente ligada ao crescimento adequado e desenvolvimento de órgãos, membranas, células e músculos. É particularmente importante que as crianças consumam quantidades adequadas de proteína para garantir que elas se desenvolvam adequadamente. Eles também são necessários para o crescimento muscular, reparação celular e atividade metabólica adequada de numerosos sistemas de órgãos.

Perda de peso: Ao contrário de muitos outros produtos animais, peixes como tilápia são ricos em proteínas, mas baixo em calorias e gorduras. Esta pode ser uma boa maneira de reduzir a sua ingestão calórica, ao mesmo tempo, dando seu corpo todos os nutrientes necessários que precisa para funcionar corretamente. O peixe é muitas vezes transformado em uma opção dietética para as pessoas que tentam perder peso, sem passar fome com dietas loucas.

Saúde dos Ossos: Um dos minerais mais proeminentes encontrados na tilápia é o fósforo, que é um mineral essencial para a saúde humana, pois é uma parte vital do desenvolvimento e crescimento da matéria óssea. É também um elemento necessário na manutenção dos dentes e unhas, mantendo-os fortes e duráveis ​​em sua idade avançada. O fósforo pode ajudar a prevenir a osteoporose, que é a degradação da densidade mineral óssea frequentemente sofrida pelas pessoas à medida que envelhecem.

Previne o Câncer de Próstata: Como muitos tipos de peixes, a tilápia tem um conteúdo muito alto de selênio. Os benefícios para a saúde do selênio são impressionantes, e são antioxidantes. Estudos têm diretamente ligado a ingestão de selênio a uma redução no risco de câncer de próstata, bem como várias condições cardíacas. Pesquisas adicionais estão sendo feitas sobre o impacto do selênio da tilápia em outros tipos de câncer. Antioxidantes como o selênio são famosos por sua capacidade de reduzir a atividade de radicais livres no corpo, diminuindo assim as chances de estresse oxidativo em todos os sistemas de órgãos e a mutação de células saudáveis ​​em cancerosas.

Saúde do Coração: A Tilápia é uma fonte rica de ácidos graxos ômega-3, que estão diretamente ligados à redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos no sistema cardiovascular humano. Os ácidos graxos ômega-3 neutralizam o impacto dos ácidos graxos ômega-6. Existe alguma controvérsia sobre peixes em geral, tendo níveis elevados de colesterol LDL perigoso, mas estudos têm demonstrado que os efeitos benéficos dos ácidos graxos ômega-3 superam os riscos de ácidos graxos ômega-6 também encontrados na tilápia. Os ácidos graxos ômega-3 ajudam a prevenir a aterosclerose, ataques cardíacos e derrames. O potássio encontrado na tilápia também é um vasodilatador, e reduz a pressão arterial, que é um impulso adicional para a saúde do coração.

Saúde do cérebro: Tanto o potássio como os ácidos graxos ômega-3 encontrados na tilápia têm sido conectados ao aumento do poder cerebral e ao aumento da função neurológica. O potássio aumenta a oxigenação para o cérebro e é essencial para o equilíbrio adequado dos fluidos em todo o corpo, o que facilita a resposta nervosa e a deposição de nutrientes em partes apropriadas do corpo, incluindo o cérebro.

Envelhecimento Prematuro: O selênio é conhecido como um antioxidante, e pode realmente rejuvenescer ou estimular a vitamina E e C, que melhoram a qualidade e a saúde de sua pele. Portanto, mais de 20% do selênio diário que a tilápia fornece tornam-na uma fonte de alimento muito boa para melhorar a saúde e a aparência de sua pele, parando os danos dos radicais livres. Isso significa uma redução de rugas, flacidez, manchas de idade e outros sinais de envelhecimento.

Sistema imunológico e função da tireóide: Uma aplicação benéfica final do selênio é para o sistema imunológico. Ele pode ajudar a aumentar a atividade dos glóbulos brancos, que defendem o corpo contra toxinas e corpos estranhos. Além disso, o selênio desempenha um papel vital na regulação da glândula tireóide, que controla muitas das nossas funções hormonais. O funcionamento adequado da glândula tireóide garante um metabolismo bem equilibrado e função orgânica adequada e reações químicas em todo o corpo.

Algumas palavras de cautela: Como mencionado anteriormente, uma vez que a tilápia têm uma inclinação natural para a limpeza de toxinas em seus habitats, algumas dessas toxinas podem ser absorvidas em seus corpos. Portanto, é importante comprar tilápias cultivadas em locais adequados, limpos e saudáveis ou em áreas do mundo onde uma rigorosa regulação da qualidade da pesca é seguida. Além disso, uma vez que há uma quantidade significativa de ácidos graxos ômega-6, as pessoas com condições cardíacas preexistentes devem ter cuidado ao comer tilápia demais. Fora isso, aproveite esse delicioso pequeno peixe!

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