20 benefícios da manga para a pele, cabelo e saúde

20 benefícios da manga para a pele, cabelo e saúde
Quando você saboreia uma deliciosas e suculentas manga, você provavelmente não imagina os imensos benefícios a saúde que vêm com cada mordida. Um apelido comum para as mangas é realmente "a rainha das frutas". Além do sabor doce, gostoso da manga, ela também contém uma abundância de vitaminas, minerais e antioxidantes que garantem uma sua saúde ótima.

Durante décadas, a mangas tem sido usada para acalmar o estômago. Semelhante ao mamão, a manga contém certas enzimas com propriedades de conforto para o estômago. Como a popularidade da manga se espalhou, muitos fabricantes de alimentos introduziram geleias, compotas, abóbora, picles, marinadas e especiarias que incluem sabor de manga pura.

A manga é rica em fibras, por isso, se você consome pelo menos uma manga todos os dias em sua dieta, está quase garantido que vai evitar a constipação, hemorroidas e sintomas de colite espástica. Pesquisas e estudos publicados demonstraram que a fibra dietética tem um efeito positivo na eliminação de doenças degenerativas, incluindo certos tipos de câncer e doenças cardíacas. Agora você tem ainda mais razões para incluir esta fruta deliciosa em sua dieta diária. Quanto mais você participar de atividades extenuantes, mais potássio corporal você perde, que é mais um dos efeitos úteis da manga - alto conteúdo de potássio!

A manga é boa para você?

Essa é uma pergunta irrelevante, não é? Desde a infância, ouvimos histórias de nossas avós e mães sobre os muitos grandes benefícios das mangas. Se houvesse outra razão para devorar as mangas (além de seu sabor delicioso), é por causa do que nos foi dito - que os frutos nos fornecem um montão de energia.

Então sim, as mangas são boas para você. Nenhuma dúvida sobre isso. Iremos mais longe e verificaremos os benefícios específicos. Mas antes disso, vamos considerar alguns estudos de pesquisa que ligam as mangas à saúde geral.

Um estudo australiano ligou a manga a grande saúde porque ela contém certos compostos bioativos. Um relatório publicado pelo departamento de saúde pública de Iowa afirma que as mangas contêm a maior quantidade de betacaroteno, que é conhecido por proteger o corpo de numerosas doenças. A manga contém cerca de 20 diferentes minerais e vitaminas, tornando-se uma das frutas mais densa em nutrientes disponíveis.

Valores nutricionais da manga

As mangas pertencem à mesma família dos pistácios, gandaria, cajá e caju. Originou-se no sul da Ásia, mais especificamente na Birmânia e no leste da Índia, há quase 4.000 anos. Muitas histórias na mitologia indiana incluem a menção da planta da manga, e é dito que Buda meditava frequentemente em uma plantação de manga. O cultivo de mangas se espalhou pela primeira vez para a Malásia, Ásia Oriental e África Oriental e finalmente foi introduzido na Califórnia por volta de 1880. A manga foi introduzida na África e no Brasil por exploradores portugueses, enquanto o cultivo de manga começou no Havaí e na Flórida em torno do século XIX.

De acordo com as crenças indianas, as mangas simbolizam a vida (é o fruto nacional da Índia) e são usadas em quase todos os rituais sagrados. As folhas da manga são usadas quase sempre para festivais e decorações de casamento. O chutney feito de mangas indianas é o chutney original e tornou-se universalmente popular. Hoje, a Índia continua a ser o maior produtor mundial de manga, mas a Tailândia, China, Brasil e México também cultivam este fruto altamente benéfico.

Vimos que elas contêm nutrientes. Mas qual deles? E em que quantidades? Quantas calorias em uma manga?

Uma manga tem cerca de 107 calorias. Ele também contém os seguintes nutrientes:

Vitaminas

A vitamina A (1262 UI) é o nutriente mais proeminente nas mangas. Outras vitaminas incluem vitamina C (45,7 mg), vitamina E (1,8 mg), vitamina K (6,9 mcg), tiamina (0,1 mg), riboflavina (0,1 g), niacina (1 mg), vitamina B6 (0,2 g), folato (23,1 mcg), ácido pantoténico (0,3 mg) e colina (12,5 mg).

Minerais

Uma única manga contém ferro (0,2 mg), potássio (257 mg), cálcio (16,5 mg), fósforo (18,2 mg), sódio (3,3 mg), zinco (0,1 mg), cobre (0,2 mg) e selénio (1 Mcg).
Outros Nutrientes

A fruta também contém proteína (0,8 g), fibra (3 g) e carboidratos (28 g).
Estas vitaminas e minerais rendem a manga seus muitos benefícios - que são o que vamos olhar agora!

Benefícios da manga para a saúde

A manga é muito baixa em gordura saturada, colesterol e sódio. Ela também é uma excelente fonte de fibra dietética e vitamina B6, bem como uma boa fonte de vitamina A e vitamina C. Ela é rica em minerais como potássio, magnésio e cobre, e ela é uma das melhores fontes de quercetina, betacaroteno e astragalina. Estes poderosos antioxidantes têm o poder de neutralizar os radicais livres em todo o corpo. Doenças como doenças cardíacas, envelhecimento prematuro, câncer e doenças degenerativas são devidos a estes radicais livres que danificam as células.

Na China, as mangas são doces e azedas e oferecem uma sensação refrescante. O tónico feito a partir de mangas na medicina herbal chinesa é conhecido como tónico yin, e é usado para tratar sangramento nas gengivas, anemia, tosse, constipação, náuseas, febre, doença do mar e como uma cura para a digestão fraca.

1. Previne o Câncer

A polpa do fruto da manga contém carotenóides, ácido ascórbico, terpenoides e polifenóis - todos os quais são responsáveis ​​pelas propriedades preventivas do câncer. As mangas também contêm antioxidantes únicos que estão ausentes em outras frutas e legumes. Um estudo do Texas realizado em 2010 também apoiou os efeitos anti-carcinogênicos das mangas.

As propriedades anticâncer da manga também são atribuídas à mangiferina, um composto encontrado principalmente no fruto. Outro estudo realizado em 2015 descobriu que os polifenóis da manga eliminam o câncer de mama. A mangiferina também inibe o crescimento de cólon e células de câncer de fígado e outras células tumorais.

De acordo com um relatório publicado pela Texas A & M University, os compostos polifenólicos na manga têm propriedades antioxidantes que ajudam a diminuir o estresse oxidativo (estresse oxidativo pode levar a doenças crônicas como câncer). Além disso, estes compostos também foram considerados anti-inflamatórios.

2. Previne doenças do coração

A manga pode ajudar a reduzir a gordura corporal e controlar o açúcar no sangue. De acordo com um relatório publicado pela Universidade Estadual de Oklahoma, a manga contém numerosos minerais e fitoquímicos que tem efeitos positivos sobre a gordura corporal e glicose.

A manga é uma rica fonte de betacaroteno, um antioxidante que ajuda a combater os radicais livres que causam doenças cardíacas.

3. Ajudar a reduzir o colesterol

A manga contém pectina que diminui os níveis séricos de colesterol.

Em outro estudo realizado pela Universidade de Madras, a mangiferina (um dos compostos primários na manga) reduziu os níveis de colesterol em ratos de laboratório. Verificou-se também aumentar os níveis de HDL (lipoproteína de alta densidade), o colesterol bom.

4. Pode ajudar a tratar o diabetes

Qual é a relação entre a manga e o diabetes? Um estudo de 20 adultos obesos mostrou que o consumo de metade de uma manga fresca por 12 semanas resultou em baixos níveis de glicose no sangue. Esse efeito, segundo os pesquisadores, foi atribuído à presença de fibra e mangiferina, um fitoquímico.

Outro estudo realizado em Mysore provou que o extrato de uma casca de manga tem propriedades antidiabéticas.

Um estudo japonês mostrou que a mangiferina pode ter efeitos benéficos sobre pacientes com diabetes tipo 2.

5. Promover o Sexo Saudável

A manga também pode ser um bom afrodisíaco!

A fruta é rica em vitamina E, que é conhecida por impulsionar o desejo sexual. Em um estudo australiano, a combinação de vitamina E e betacaroteno comprovou melhorar a saúde do esperma nos homens. Esta combinação também comprovou como a melhor defesa contra o dano dos espermatozoides. Em outro relatório publicado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA, a vitamina E foi comprovou proteger a membrana do esperma dos danos de oxidação.

O zinco é outro mineral importante para a fertilidade masculina e feminina, e a manga é rica em zinco.

6. Melhora a digestão

Uma razão principal porque a manga é ótima para a digestão é a presença de fibra que previne a constipação. A fibra também nos mantém cheios por muito mais tempo. Ela mantém nosso cólon limpo e permite que ele funcione de forma ideal. Além disso, a manga contém certas enzimas digestivas que quebram as proteínas e ajudam a digestão.

As fibras também mantem a saúde do aparelho digestivo, que invariavelmente aumenta a digestão.

7. Manga durante a gravidez

A manga é rica em ferro e vitaminas A, C e B6 - todas as quais são benéficas para as mulheres grávidas.

A vitamina A ajuda a combater infecções e previne problemas de visão em recém-nascidos.

8. Ajuda perder peso

Manga para perda de peso? Sim, você ouviu direito. Certos estudos têm-se centrado na importância de não apenas a fruta da manga, mas sua casaca também. O segredo reside nos fitoquímicos que atuam como queimadores naturais de gordura, que são encontrados apenas no lado exterior do fruto.

Outro estudo conduzido pela Universidade de Queensland enfatizou a importância da casca da manga (que a maioria de nós geralmente joga fora) para a perda de peso.

A manga contém fibra, que pode ser um grande contribuinte para a perda de peso. Em um estudo da Universidade de Minnesota, foi provado que a fibra dietética, especialmente obtida a partir do consumo de frutas e vegetais, pode ajudar a perda de peso. Isto está relacionado com a capacidade da fibra para diminuir a ingestão de alimentos em geral, promovendo assim a perda de peso.

9. Ajuda a prevenir a asma

A asma, embora comum, pode ter graves repercussões. Mas com uma tigela de mangas no seu balcão da cozinha, você provavelmente não precisa se preocupar muito.

As mangas são uma excelente fonte de vitamina C. Embora a maioria dos estudos justifique uma pesquisa mais aprofundada sobre a ligação entre a vitamina C e o tratamento da asma, eles afirmam que a vitamina C pode ter efeitos benéficos em certos casos.

10. Melhora a saúde ocular

O mais delicado, mas um dos mais importantes órgãos do seu corpo - o olho. E se tratando dá sua saúde ocular, a manga é mais do que boa. Ela é incrível.

A vitamina A e o betacaroteno na manga ajuda a melhorar a saúde ocular. Os casos mais severos de deficiência de vitamina A podem até levar à cegueira. Um relatório publicado pela Oregon State University segundos o fato. A vitamina A melhora a saúde e visão dos olhos. Especificamente, a vitamina é essencial para o funcionamento óptimo da retina.

O olho humano tem dois carotenóides principais - luteína e zeaxantina. A manga é uma rica fonte de zeaxantina e invariavelmente ajudam a melhorar a saúde ocular.

De acordo com um estudo de Boston, a manga contém um carotenóide chamado criptoxantina que foi comprovado reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade em idosos japoneses. E de acordo com a Universidade de Saúde de Utah, a zeaxantina presente na manga também ajuda a prevenir a degeneração macular.

11. Promove a saúde do cérebro

A manga, sendo uma grande fonte de ferro e vitamina B6, é um daqueles alimentos ideais para a saúde do cérebro. O ferro auxilia o funcionamento normal do seu cérebro e a vitamina B6 suporta o seu desenvolvimento cognitivo.

Um estudo realizado em Greater Noida, na Índia, mostrou que os extratos de manga contêm certos princípios que aumentam a memória. Outro estudo da Tailândia atribuiu as propriedades neuroprotectoras das mangas a seus extratos.

12. Regula a Pressão Arterial

As mangas são ricas em potássio, um mineral chave que ajuda a baixar a pressão arterial. De acordo com um relatório publicado pelo Stanford Hospital and Clinics, as mangas são uma rica fonte de potássio e podem ajudar a prevenir a hipertensão.

13. Melhora a saúde da pele

A pele é o maior órgão do corpo, e raramente cuidamos dela. Com mangas ao virar da esquina, isso não deveria ser mais um problema. Em um estudo coreano realizado em 2013, os extratos de manga comprovaram atuar contra o envelhecimento da pele induzida por UVB em camundongos.

Como já discutido, as mangas são ricas em betacaroteno e vitamina A, e, de acordo com um estudo alemão, esses carotenóides podem ajudar a enriquecer a saúde da pele. O betacaroteno é também um agente fotoprotetor e atenua as reações fotoquímicas na epiderme, protegendo assim a pele dos raios ultravioletas.

De acordo com um estudo chinês, os polifenóis nas mangas apresentam atividade anticancerígena e, portanto, podem prevenir o câncer de pele.

A vitamina A também reduz a produção de óleo na pele. Assim, se a acne está incomodando você, incluir mangas em sua dieta pode ser uma ideia sábia. A vitamina também pode ajudar o crescimento da pele e reparar, e reduzir as linhas finas também.

14. Melhora a imunidade

Sendo rica em vitamina C, a manga desempenha um papel importante no fortalecimento da imunidade. Além da vitamina C, a manga também é uma boa fonte de zinco, o que é importante para manter a saúde geral do sistema imunológico.

De acordo com um estudo realizado no Rajastão, na Índia, a vitamina C é conhecida por reduzir a gravidade das alergias e ajuda a combater infecções. E de acordo com um artigo publicado pela Oregon State University, a vitamina C protege principalmente as células do corpo de espécies reativas de oxigênio (que são geradas pelo sistema imunológico para matar os patógenos).

15. Pode ajudar a tratar pedras nos rins

A manga é rica em vitamina B6 e, de acordo com um estudo americano, esta vitamina pode reduzir o oxalato urinário (as pedras de oxalato). O potássio nas mangas também diminui o risco de cálculos renais.

16. Reforça a saúde óssea

A presença de vitamina A é o que torna a manga um dos bons alimentos para a saúde óssea. Um artigo publicado pelo Pomona College também apoia o papel da vitamina A no crescimento ósseo.

A vitamina C na manga ajuda a formação de colágeno, que desempenha um papel na fabricação de ossos e tecidos conjuntivos.

As mangas também contêm lupeol, um composto que exibe atividade benéfica contra inflamação e artrite.

17. Pode tratar a anemia

Dado o seu teor de ferro, a manga é benéfica para os indivíduos e mulheres grávidas que sofrem de anemia.

A manga, devido ao seu teor de vitamina C, ajuda mesmo na absorção adequada de ferro no corpo. Isso finalmente ajuda a combater a anemia.

18. Ajuda a combater a insolação

A manga madura é considerada refrescante. O suco pode ser usado como um tônico restaurador para combater a insolação.

A manga também é energizante, permitindo esfriar o calor. A manga também mante o corpo bem hidratado, que é mais uma razão porque elas são preferidas em verões.

Além disso, uma vez que a manga é uma rica fonte de potássio, ajuda a manter os níveis de sódio no corpo. Isso regula o nível de fluido no corpo e previne a insolação ou golpe de calor.

19. Melhora a saúde do cabelo

A mangas é rica fontes de vitamina C e, portanto, promove a produção de colágeno para cabelos saudáveis. Se você tem cabelos opacos e está se perguntando como torná-los brilhantes, inclua vitamina A em sua dieta - tem propriedades de condicionamento do couro cabeludo.

Frutas alaranjadas, como a manga, também são conhecidos por fornecer nutrição para o cabelo e tratar a caspa. Isto pode ser atribuído à presença de betacaroteno.

20. Pode ajudar a tratar a diarreia

Não a fruta, mas suas folhas. As folhas de manga são ricas em taninos e podem ser secas e consumidas para o tratamento da diarreia. Em algumas partes das ilhas do Caribe, a decocção da folha de manga é usada para tratar a diarreia.

Outros benefícios da manga

  • A manga também apresenta atividade anti-úlcera, dada a presença de taninos, flavonóides e saponinas.
  • A casca da manga também pode ajudar a curar a ressaca.
  • A manga também podem melhorar a saúde do fígado.
  • A fruta também mantém sua glândula tireóide funcionando de forma ideal.
Não apenas os benefícios, há também certos fatos sobre a manga que você provavelmente gostaria de saber!

Fatos e curiosidades sobre a manga

  • A manga é conhecida como a rainha das frutas em todo o mundo.
  • Tendo originado na Índia Oriental, nas Ilhas Andaman e na Birmânia, as mangas são populares em todo o mundo hoje. Acredita-se que caminho de volta no século 5 aC, monges budistas introduziu a fruta para a Malásia e Ásia Oriental.
  • A Índia é o principal produtor de manga. Mas tem muito pouca exportação, uma vez que a maioria dos produtos são consumidos dentro do país.
  • Você pode dizer se uma manga está madura ou não apertando-a. As mangas maduras são ligeiramente macias.
  • Um pé de manga pode crescer muito, alguns até 100 metros. E mais interessante, as árvores da manga podem dar frutos por até 300 anos.
  • Existem cerca de 400 variedades de manga no mundo hoje.

Efeitos colaterais da manga

1. Alergias

Determinados indivíduos são alérgicos a mangas. Essas alergias incluem dermatite de contato, hipersensibilidade alimentar, etc. Um estudo realizado pela Universidade de Delhi afirmou que isso poderia ser devido à sensibilidade à manga em embalagens ou formas enlatadas (como geleias, sucos, etc.).

2. Coceira, que pode levar a outros efeitos secundários graves

Também chamado de alergia ao látex da manga, isso provoca irritação extrema nos ângulos da boca, lábios e da ponta da língua. Os casos graves podem incluir vômitos, dificuldades respiratórias e até mesmo diarreia.

Embora os frutos vêm com certos efeitos colaterais, eles são em grande parte compensados pelos benefícios. E o que é melhor - eles são saborosos e suculentos, e não haveria uma alma que não os ama!

Mas se você é alguém com uma condição médica, sempre é melhor consultar o seu médico antes de consumir a fruta.

Vejamos agora algumas perguntas frequentes.

Perguntas frequentes sobre a manga

Quais são os diferentes tipos de manga?

Existem cerca de 400 variedades de manga em todo o mundo. Aqui estão alguns dos mais populares na Índia, o maior produtor da fruta.

Kent: Uma das mais caras mangas encontradas no Brasil, ela possui um fruto grande, muito polpa e sabor adocicado. Pode ser consumida em sua forma natural acrescidas em saladas de folhas ou frutas ou em sucos.

Palmer: Também é uma ótima opção, muito encontrada nos hortifrútis e supermercados. "O caroço é menor e a polpa representa aproximadamente 72% do fruto", ressalta a Dra. Mariane. A palmer possui a casca com coloração avermelhada e sua polpa amarela, além de ser extremamente doce e não apresentar fibras.

Tommy Atkins: É a mais encontrada no Brasil, porém tem teor médio de fibras e menos doce. "É mais resistente e apresenta maior vida de prateleira", explica a nutricionista. Esse tipo de manga é muito utilizado para a produção de sucos e sorvetes da fruta, além de ser a mais disponibilizada nos supermercados.

Rosa: Muito encontrada no nordeste do país, a manga rosa é mais indicada para fazer suco por ser bastante fibrosa. Ela possui uma forma mais arredondada, se comparada às outras e um sabor delicioso.

Espada: Assim como a manga Tommy, a espada é uma das mais conhecidas e encontradas no Brasil, apesar de ter a sua produção apenas duas vezes no ano. Também possui uma polpa fibrosa, seu formado é um pouco mais alongado, se comparado às outras e a cor predominante da casca é verde.

As mangas são boas para fazer dieta?

Uma meia xícara de manga cortada contém apenas cerca de 50 calorias. Você pode substituir qualquer de seus lanches de alta caloria por uma manga. Enche seu estômago e limita sua fome.

Mais importante, a manga é rica fonte de fibra que é conhecida para ajudar a digestão e fazê-lo sentir-se cheio por períodos mais longos. Assim, se você está fazendo dieta, a manga pode ser uma adição muito boa para a sua dieta.

Como amadurecer mangas?

Existem alguns truques que podem ajudar.

Você pode colocar a manga dentro de um saco de papel e deixá-la em um local fresco. O fruto libera etileno, um gás inodoro que acelera o processo de amadurecimento. Mas certifique-se de não fechar o saco completamente - deve haver alguma maneira para o ar e o gás escapar de modo que você possa evitar a formação de mofo.

Você também pode mergulhar a manga em uma tigela de arroz não cozido. A razão é a mesma de antes - o arroz ajuda a capturar o gás etileno e acelera o amadurecimento.

Bebês podem consumir mangas?

Sim, as mangas são seguras para os bebês. Elas ajudam a digestão e até mesmo construir a imunidade do bebê. Elas também promovem o desenvolvimento do cérebro, algo vital para os bebês.

No entanto, existem certas preocupações de alergia com relação à casaca do fruto. Tocar a casaca da manga pode causar uma reação alérgica em torno da boca do seu bebê. Esta alergia, de acordo com alguns especialistas, pode ser encontrada na forma de erupção cutânea.

A melhor maneira de lidar com isso é descascar a manga completamente antes de dar ao seu bebê. Você pode amassar a fruta e até mesmo adicioná-la à comida.

As mangas têm muito açúcar?

Uma meia xícara de manga cortada contém cerca de 70 calorias, a maioria das quais vem do açúcar. Então sim, as mangas são ricas em açúcar (cerca de 31 gramas por manga). Mas a boa notícia é que as manga não afetam seus níveis de açúcar no sangue tanto quanto outras frutas com um alto teor de açúcar.

A fruta também é baixa em calorias (110 calorias por fruta), e sua doçura pode dissuadi-lo de comer outros snacks açucarados (e insalubres).

Que frutos vão bem com uma manga?

A fruta vai bem com bananas. Especialmente se você estiver preparando um smoothie, esta combinação funciona maravilhas. A manga também vai bem com coco, laranja e abacaxi.

Você pode comer casca de manga?

Como já discutimos, a casca contém nutrientes essenciais. Pode ter um gosto amargo, mas contém compostos saudáveis ​​como mangiferina. Então sim, você pode comer a casca da manga.

No entanto, se acontecer de você desenvolver uma reação à casca de manga, é melhor você não comê-la. Certos indivíduos desenvolvem alergias em torno de sua boca quando consomem a casca.

Como descascar uma manga?

Você pode simplesmente descascar a manga com uma faca. Faça um corte raso sob a casca e corte uma tira fina. Repita o processo em todo o corpo da manga.

Você também pode usar um descascador de legumes. Coloque a manga em uma tábua de corte e descascar.

Você pode mesmo usar suas mãos para descascar a fruta. Basta encontrar o caule da fruta madura, e lentamente remover uma seção da casca em torno da área. Repita o processo até ter descascado toda a fruta.

Sem dúvida, esses benefícios da manga são incríveis - e inclui-los em sua dieta certamente irá torná-lo mais saudável e mais forte.

Por que esperar, comece a colher os melhores benefícios da manga hoje! Você vai certamente agradecer a si mesmo!

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