13 Atividades Físicas Para Evitar Durante a Gravidez

Se você está grávida, você precisa parar de fazer algumas atividades, o que poderia ser perigoso para você e para o pequeno dentro do útero. Nós ajudamos você a entender as atividades físicas a serem evitadas durante a gravidez.

Esperar um bebê é um dos momentos mais bonitos da vida de uma mulher. Mas a gravidez é um momento de cautela para garantir que tanto a mãe quanto o bebê estejam seguros e saudáveis.

Se você está grávida, você precisa parar de fazer algumas atividades, o que poderia ser perigoso para você e para o pequeno dentro do útero. Nós ajudamos você a entender as atividades físicas a serem evitadas durante a gravidez.
13 Atividades Físicas Para Evitar Durante a Gravidez

Atividades físicas a evitar durante a gravidez:

Exercícios e atividades leves preparam seu corpo para a provação do parto. No entanto, existem algumas atividades para evitar durante a gravidez, a fim de garantir a segurança do seu bebê (1). Confusa? Leia para saber.

1. Treinamento pesado:

Levantar pesos pesados ​​pode causar tensão nas costas e na pélvis. Também pode levar ao vazamento e aumenta as chances de prolapso (o útero desliza para dentro da vagina) (2).

Se você precisar levantar algo pesado, tente segurá-lo perto do corpo. Lentamente, dobre os joelhos e não envolva as costas ou torça enquanto estiver levantando. Se você teve um aborto espontâneo no passado, você deve abster-se de treinamento com pesos.

2. Alguns tipos de yoga:

A yoga é uma prática maravilhosa, mas algumas posições que exigem muito alongamento e torção devem ser evitadas. As torções fechadas, posturas de barriga para baixo, inversões completas e backbends são algumas para evitar. Se você é nova em yoga ou uma praticante experiente, você tem que consultar o seu médico antes de fazê-lo durante a gravidez. Você pode participar de uma aula de yoga pré-natal, que é especificamente projetado para mulheres grávidas.

3. Não faça exercício deitada sobre o estômago:

Deitar de barriga para baixo em uma postura desconfortável pode ferir o bebê, especialmente após o primeiro trimestre. Até mesmo uma lesão insignificante pode ter uma consequência significativa. Tente modificar seu exercício e fique à vontade.

4. Banho de sauna ou banheiras de hidromassagem:

Relaxar na banheira quente pode ser perigoso, pois pode aumentar as chances de defeitos congênitos e também doenças infecciosas se a água ou a banheira não estiver limpa. A temperatura da água utilizada para o banho deve estar próxima da temperatura do seu corpo (3).

5. Passeios de diversões:

Passeios em parque de diversões são um grande não-não durante a gravidez. Se você é propensa a náuseas, você deve evitar qualquer coisa que vá em um movimento circular ou vertical no ar. Evite montanhas-russas e outros que exigem uma decolagem e pouso forçado, o que pode prejudicar o seu bebê.

6. Correr e trotar:

Correr e trotar só é bom para você se tiver o hábito. Não inicie uma rotina de corrida ou trote. É sempre melhor andar do que correr ou trotar, pois você não pode perder o controle da velocidade e ter menos chances de se machucar.

7. Ciclismo:

Andar de bicicleta não é uma boa ideia para mães grávidas. As mais experientes podem continuar até o segundo trimestre. Mas, à medida que a gravidez progride, o centro do equilíbrio muda, dificultando andar de bicicleta. Além disso, andar em estradas lotadas e caminhos solitários pode não ser seguro. Uma alternativa mais segura é andar de bicicleta estacionária, mas apenas até o segundo trimestre.

8. Aeróbica de alto impacto:

Ela aumenta a probabilidade de cair e ferir articulações e ligamentos que equilibram seu corpo. Mesmo se você tiver uma experiência em aeróbica, você deve evitá-la no segundo e terceiro trimestres. Os ligamentos tendem a se soltar e são mais suscetíveis a lesões.

9. Exercícios rigorosos:

A gravidez é um tempo para levar as coisas mais fáceis. Se você deseja se exercitar, faça em casa ou em uma academia próxima. Delicie-se apenas com exercícios leves e com o ar condicionado ligado. Certifique-se de que sua frequência cardíaca está abaixo de 140 batimentos por minuto e a temperatura abaixo de 102 graus. Se você começar a se sentir exausta, ouça seu corpo, pare e descanse.

10. Esqui alpino e snowboard:

Você deve evitar esqui alpino e snowboard, pois você pode perder o equilíbrio do corpo e sofrer quedas e lesões graves. Se você quiser esquiar, você pode escolher encostas suaves.

11. Mergulho, surf e esqui aquático:

Quando você aflora sobre as águas, há chances de bolhas de ar se formarem na corrente sanguínea, colocando você e seu bebê em risco. Além disso, o surf e o esqui aquático podem aumentar o risco de quedas e ferimentos. A descompressão durante o mergulho pode afetar adversamente o bebê (5).

12. Tênis:

Se você é uma tenista regular, você pode jogar apenas no primeiro trimestre. A partir do segundo trimestre, o equilíbrio do seu corpo muda e você pode sofrer uma queda e se machucar.

13. Andar a cavalo:

É uma atividade altamente perigosa durante a gravidez. Existe o risco de quedas e você nunca pode prever como um cavalo selvagem pode reagir (6).

Ser fisicamente ativa é importante na gravidez, pois evita complicações e facilita o trabalho de parto. Mas isso não lhe dá liberdade para realizar qualquer atividade física. Você precisa ter cuidado em seus movimentos, especialmente após o primeiro trimestre. Consulte o seu médico antes de realizar quaisquer atividades / exercícios físicos.

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