Seu corpo precisa de gorduras como parte de sua dieta para se manter saudável, mas alguns tipos de gorduras não são boas para você.

As gorduras saturadas são encontradas principalmente em produtos de origem animal, como carnes vermelhas, aves e laticínios integrais.

Elas também são encontradas em gorduras vegetais à base de plantas sólidas, como óleo de palma e óleo de coco. Essas gorduras podem levar a problemas de saúde e ganho de peso se ingeridas em grandes quantidades, então você precisa limitar o consumo delas em sua dieta.
Qual é a Consequência Nutricional do Consumo Excessivo de Gordura Saturada?

Ganho de Peso

Ingerir muita gordura saturada pode levar ao ganho de peso. Os alimentos que contêm gorduras saturadas geralmente contêm mais calorias do que aqueles que não contêm e essas calorias em excesso podem rapidamente fazer com que você ganhe peso.

Um estudopublicado na edição de fevereiro de 2018 do "Molecular Metabolism" mostrou que uma dieta rica em gordura saturada pode causar obesidade em camundongos. Após 12 semanas, os camundongos alimentados com uma dieta de 50% de gordura tornaram-se obesos e tinham sinais de desenvolvimento de pré-diabetes.

Níveis Mais elevados de Colesterol

Comer uma dieta rica em gorduras saturadas pode aumentar seus níveis de colesterol no sangue. Essas gorduras também podem aumentar especificamente os níveis de colesterol de lipoproteína de baixa densidade, o que pode aumentar o risco de doença cardíaca.

O colesterol LDL é uma substância cerosa que pode se acumular na corrente sanguínea e começar a revestir os vasos sanguíneos com placa. Com o tempo, esse acúmulo evita que o sangue flua adequadamente através desses vasos, levando a um ataque cardíaco ou derrame. Mas, combater isso pode ser tão fácil quanto eliminar gorduras saturadas em sua dieta.

De fato, um estudopublicado na edição de outubro de 2015 do "Journal of American College of Cardiology" mostrou que os participantes tinham um risco 15% menor de desenvolver doenças cardíacas quando substituíam apenas 5% da ingestão de gordura saturada por dia.

Maior Risco de Diabetes

Se sua dieta inclui muita gordura saturada, você pode estar aumentando o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Um estudo publicado na edição de fevereiro de 2014 da "Diabetes" descobriu que os participantes que comiam quatro muffins por dia que eram feitos com gordura saturada tinham uma quantidade maior de armazenamento de gordura na área do fígado e abdominal.

Isso contrastava com aqueles que comiam uma quantidade igual de bolinhos feitos com gordura poli-insaturada e não experimentavam o mesmo acúmulo de gordura na região abdominal ou no fígado.

Este tipo de armazenamento de gordura, conhecido como armazenamento de gordura ectópica, pode causar resistência à insulina e pode levar ao desenvolvimento de diabetes tipo 2 ao longo do tempo.

Recomendações Dietéticas Para Gordura Saturada

Gorduras saturadas são encontradas em carnes como boi e cordeiro, pele de aves, produtos lácteos como leite integral e queijo e óleos de palma ou coco. É por isso que limitar as quantidades desses alimentos é uma boa ideia.

Limite sua ingestão de gorduras saturadas a não mais que 6% de suas calorias diárias, recomenda a American Heart Association.

Ao montar seu plano de dieta, não evite adicionar gorduras à sua dieta porque seu corpo precisa delas para funcionar adequadamente.

Inclua gorduras monoinsaturadas, como azeite de oliva e gorduras poli-insaturadas, como óleo de canola em sua dieta, juntamente com peixes gordurosos como salmão, atum, cavala e truta que contêm ácidos graxos ômega-3 saudáveis ​​para o coração.

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