A vitamina B12, também conhecida como cobalamina, é uma importante vitamina solúvel em água.

Desempenha um papel essencial na produção de glóbulos vermelhos e DNA, bem como no bom funcionamento do sistema nervoso.

A vitamina B12 é encontrada naturalmente em alimentos de origem animal, incluindo carnes, peixes, aves, ovos e laticínios. No entanto, também pode ser encontrado em produtos enriquecidos com B12, como algumas variedades de pão e leite à base de plantas.

Infelizmente, a deficiência de vitamina B12 é comum, especialmente em idosos. Você corre risco de deficiência se não receber o suficiente da sua dieta ou não conseguir absorver o suficiente dos alimentos que ingere.

Apesar de comer uma dieta rica em carne e laticínios, os especialistas acreditam que um em cada quatro adultos no Brasil sofre de uma deficiência de vitamina B12.

A vitamina B12 é a única vitamina solúvel em água que pode ser armazenada no fígado por muitos anos. Isso porque é um nutriente tão importante que o corpo sempre se certifica de ter alguma reserva em estoque.

Não Ignore Estes Sinais de Alerta de Deficiência de Vitamina B12!

Benefícios da Vitamina B12

A vitamina B12 é importante para o funcionamento dos sistemas nervoso, digestivo, vascular e reprodutivo.

Regula a produção de hormônios, apoia um sistema imunológico saudável e constrói glóbulos vermelhos e DNA.

Também é importante para o metabolismo de proteínas e a conversão de carboidratos em glicose.

Causa da Deficiência de Vitamina B12

A vitamina B12 não pode ser produzida pelo organismo, tem que ser ingerida. A maioria das pessoas que sofrem de deficiência de B12 simplesmente não está recebendo o suficiente de nutrientes em sua dieta.

Fontes naturais da vitamina incluem carnes de órgãos, moluscos, carne, aves, ovos e laticínios.

Vegetarianos e veganos podem consumir essa vitamina comendo algas, leveduras e algas, mas essas fontes muitas vezes não são suficientes. Se você é vegetariano, talvez também precise confiar em alimentos enriquecidos com B12 ou tomar suplementos.

A deficiência de vitamina B12 também é comum em pessoas com mais de 50 anos. Conforme a sua idade, torna-se cada vez mais difícil para o seu corpo absorver a vitamina B12 dos alimentos porque você produz menos ácido estomacal, o que é vital para a absorção de nutrientes.

Além disso, você pode não conseguir processar as vitaminas adequadamente se sofrer de problemas digestivos, como a doença de Crohn ou doença celíaca.

A medicação prescrita também pode interferir na capacidade do organismo de absorver essa vitamina.

Sintomas de Deficiência de Vitamina B12

A vitamina B12 é essencial para a saúde do cérebro. Um estudo do Centro Médico da Universidade de Rush descobriu que:

“O baixo nível de vitamina B12 é um fator de risco potencial para a atrofia cerebral e pode contribuir para o comprometimento cognitivo”.

Isso não é tudo, porque a vitamina desempenha um papel tão importante em funções corporais essenciais, a deficiência de vitamina B12 pode se manifestar das seguintes formas:
  • Anemia, anemia megaloblástica e anemia perniciosa
  • Perda de equilíbrio e confusão
  • Dormência ou formigamento nos braços e pernas
  • Fraqueza
  • Obstipação, diarreia, perda de apetite ou gases
  • Problemas nos nervos, como dormência ou formigamento, fraqueza muscular e problemas para andar
  • Perda de visão
  • Problemas de saúde mental (incluindo psicose e depressão)
  • Demência
  • Alzheimer
  • Doença cardíaca
Felizmente, a maioria desses sintomas pode ser revertida se for prontamente tratada com uma ingestão adequada de vitamina B12.

A deficiência de vitamina B12 é comum e pode se apresentar de várias maneiras, dificultando sua identificação.

Se você estiver em risco e tiver algum dos sintomas acima, fale com seu médico.

Para a maioria das pessoas, uma deficiência de vitamina B12 deve ser fácil de prevenir, simplesmente garantindo que você está obtendo B12 suficiente em sua dieta.

Converse com seu nutricionista para descobrir como incorporar com segurança mais desta vitamina essencial à sua dieta.

Postar Comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem