Café e enxaqueca não poderiam estar em outros extremos do espectro em termos de diversão. O primeiro é amado em todo o mundo por sua riqueza característica e capacidade de aumentar a energia para ajudar a inaugurar um novo dia. O último pode ser tão severo e debilitante que efetivamente arruína o dia de uma pessoa. Portanto, é improvável que muitos se perguntem: meu café está causando enxaqueca?

Café, cafeína e dores de cabeça - tensão e enxaqueca - têm um relacionamento interessante. Algumas pesquisas indicam que, se você bebe muitas bebidas cheias de cafeína, como o café, seu risco de enxaqueca aumenta. Dores de cabeça poderosas também podem ser um sintoma da abstinência de cafeína.

Por outro lado, a cafeína é um ingrediente de vários remédios para dor, indicando que o café também pode funcionar para conter a dor de cabeça.

Se você sofre de enxaqueca, provavelmente fará qualquer coisa para evitá-las. As batidas constantes e outros sintomas como náusea, problemas de visão e sensibilidade à luz tornam quase impossível fazer qualquer coisa. Vamos ver se o café pode ajudar ou dificultar a sua condição.

O Café Causa ou Trata Enxaquecas?

Muito Café Pode Causar Enxaqueca?

Um estudo novinho em folha publicado no início de agosto examinou o potencial gatilho da enxaqueca. Os pesquisadores estudaram pacientes que sofreram de enxaqueca episódica e fizeram com que controlassem o consumo de bebidas com cafeína. Após cerca de seis semanas de estudo, eles concluíram que pode haver uma relação dose-dependente entre enxaquecas e cafeína.

Eles observaram que nos dias em que os indivíduos consumiam três ou mais bebidas com cafeína, eles apresentavam maior risco de enxaqueca no final do dia. A mesma associação não foi observada em pessoas que tomaram uma ou duas bebidas com cafeína, exceto por uma ressalva: se a pessoa não consumir normalmente cafeína, uma ou duas bebidas podem causar dor de cabeça.

Como existe uma grande variação na dosagem entre bebidas com cafeína, eles definiram os tamanhos da porção como:
  • 1 xícara de café com cafeína
  • 177ml de chá
  • 350ml de refrigerante
  • 60ml de bebida energética
O desafio está na identificação de quanta cafeína pode induzir dores de cabeça futuras após o café.

As opções listadas acima, por exemplo, podem variar de 25 a 150 miligramas (mg) de cafeína por porção. O limite superior diário de cafeína "seguro para a maioria das pessoas" é de cerca de 400 mg por dia, e o número de bebidas para atingir essa quantidade varia de acordo com o que você está bebendo e, potencialmente, quanto você normalmente bebe.

Embora o estudo, publicado no The American Journal of Medicine, estabeleceu uma ligação entre mais de três bebidas com cafeína e um risco maior de enxaqueca no final do dia, não é possível afirmar definitivamente que essas bebidas - ou cafeína - são as mesmas culpadas.

As dores de cabeça da enxaqueca são multifatoriais; no entanto, a cafeína pode amplificar outros fatores em algumas pessoas. Por exemplo, uma alta ingestão de cafeína pode aumentar os fatores de risco para enxaqueca, como ansiedade e sono ruim. Então você sentirá dor de cabeça depois de tomar café? Provavelmente não, mas realmente depende de quanto você bebe e quando.

Enxaqueca Versus Abstinência de Cafeína

Outra maneira pela qual a cafeína pode indiretamente levar a uma intensa dor de cabeça - ou o que parece uma enxaqueca - é através da abstinência. Por exemplo, se você bebe duas xícaras de café (ou mais) por dia durante o último número de meses ou anos e interrompe repentinamente, provavelmente sentirá isso de uma maneira ou de outra. Um efeito pode ser uma forte dor de cabeça, já que seu corpo se acostuma a ficar sem algo que está acostumado a ter.

Quando a cafeína é consumida, ela ativa os receptores de adenosina, que evita a sonolência e mantém você alerta. À medida que você consome cafeína com mais frequência, pode exigir mais para obter o mesmo efeito que a tolerância aumenta. Cortar esse suprimento - que pode ter se transformado em dependência - pode levar à abstinência.

Se você parou recentemente de tomar café e experimentou dores de cabeça extremamente dolorosas (ou outros sintomas de abstinência), existem algumas opções. A primeira é suportar - você deve superar isso dentro de alguns dias. A segunda é retirar lentamente o café diminuindo o consumo diariamente.

Pode o Café - Cafeína - Também Aliviar Sua Enxaqueca?

Curiosamente, também há evidências de que a cafeína ajuda a aliviar dores de cabeça. Obviamente, as enxaquecas não são a sua dor de cabeça típica; portanto, as formas tradicionais de alívio nem sempre funcionam.

Como mencionado anteriormente, existe cafeína na maioria dos analgésicos vendidos sem receita. Isso se baseia em pesquisas que indicam que a cafeína pode aliviar dores de cabeça. Há várias revisões e estudos mostrando que a ingestão moderada de cafeína pode aumentar a eficácia dos analgésicos, além de oferecer alívio às dores de cabeça causadas por tensão e enxaqueca.

Uma revisão de 2017 publicada no The Journal of Headache and Pain descobriu que, dependendo da dose e de fatores individuais, a cafeína pode ajudar a prevenir ou tratar dores de cabeça da enxaqueca.
A cafeína pode oferecer alívio da dor, agindo como um vasoconstritor - diminuindo os vasos sanguíneos. Antes e durante as dores de cabeça, os vasos sanguíneos aumentam para permitir mais fluxo sanguíneo para a região e isso pode resultar em dor e inflamação.

Limitar o fluxo sanguíneo para a região pode ser apenas uma das maneiras pelas quais a cafeína ajuda a prevenir e aliviar dores de cabeça. Mais uma vez, isso depende da dose e do tempo. Tomar um café para tratar uma dor de cabeça noturna, por exemplo, provavelmente não é uma boa ideia: manterá você acordado e provavelmente causará desconforto no dia seguinte (por falta de sono).

5 Remédios Naturais Para Enxaqueca

Existe uma relação muito complexa entre enxaqueca e café. Curas de enxaqueca, neste momento, não existem realmente. Segundo os Institutos Nacionais de Saúde, exatamente por que eles ocorrem, e exatamente o que pode ser feito para preveni-los e tratá-los, é mal compreendida. Dito isto, alguns tratamentos foram observados para trabalhar em certos indivíduos. Esses tratamentos incluem opções naturais e farmacêuticas.

As seguintes opções naturais podem ajudá-lo a lidar com as dores de cabeça da enxaqueca, seja prevenindo-as ou reduzindo a duração ou a força dos sintomas.

1. Acupressão

A pesquisa indicou que a acupressão pode ser uma forma útil de terapia alteradora para pessoas que sofrem de dores de cabeça crônicas, incluindo enxaquecas. A acupressão é a prática de aplicar pressão a vários pontos do corpo com o objetivo de aliviar a tensão e a dor.

Para a enxaqueca, a pesquisa mostrou que a pressão no ponto de acerto do PC6, localizado a três dedos da base do pulso dentro do braço, pode ajudar a aliviar os sintomas da enxaqueca.

2. Hábitos Alimentares

Os alimentos podem desempenhar um grande papel no risco de enxaqueca e vários itens são identificados como possíveis gatilhos. Examinamos como a cafeína - ou muita cafeína - pode promover enxaquecas, por isso é recomendável monitorar a ingestão.

Outros itens a prestar atenção incluem:
  • Alimentos com nitratos (carnes processadas)
  • Chocolate
  • Queijo com tiramina (azul, queijo feta, queijo cheddar, parmesão, suíço)
  • Álcool (particularmente vinho tinto)
  • Alimentos processados
  • Alimentos em conserva
  • Feijões
  • Lacticínios

3. Óleos Essenciais

Existem evidências de que o perfume do óleo essencial de lavanda pode melhorar os sintomas da enxaqueca. A aplicação de óleo de lavanda diluído nas têmporas ou a inalação através de um difusor podem trazer algum benefício durante uma dor de cabeça da enxaqueca.

O óleo de hortelã-pimenta também é usado no tratamento de enxaquecas. Pode ser misturado com um óleo transportador para uma massagem relaxante ou adicionado a um bom banho quente para ajudar a aliviar a tensão em todo o corpo.

4. Gengibre

Algumas pesquisas indicam que o gengibre pode oferecer algum alívio das dores de cabeça da enxaqueca. Um estudo mostrou que o gengibre em pó foi capaz de reduzir o poder e a duração dos sintomas da enxaqueca com poucos efeitos colaterais.

5. Gerenciamento de Estresse

O estresse e a ansiedade podem desencadear dores de cabeça da enxaqueca; portanto, encontrar técnicas eficazes de controle do estresse pode ser eficaz para limitar a frequência. Exercício, meditação, ioga, tai chi, diário e massagem podem ajudar a diminuir o estresse.

Café e Dores de Cabeça: Um Relacionamento Interessante e Dependente da Dose

Não há dúvida de que o café e a enxaqueca têm um relacionamento interessante e multifacetado. Parece que quem você é e o quanto bebe pode ser a diferença entre saber se a cafeína está ajudando ou combatendo a probabilidade de enxaqueca.

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