8 Benefícios Impressionantes do Abacaxi Para a Saúde

O abacaxi (Ananas comosus) é uma fruta tropical incrivelmente deliciosa e saudável.

Acredita-se que tenha se originado na América do Sul, onde os primeiros exploradores europeus a nomearam após sua semelhança com uma pinha  (1).

Esta fruta popular é embalada com nutrientes, antioxidantes e outros compostos úteis, como enzimas que podem combater a inflamação e doenças.

O abacaxi e seus compostos têm sido associados a muitos benefícios para a saúde, incluindo a digestão, aumentando a imunidade e acelerando a recuperação da cirurgia, entre outros.

Aqui estão 8 benefícios impressionantes do abacaxi para a saúde.

8 Benefícios Impressionantes do Abacaxi Para a Saúde

1. Carregado Com Nutrientes

Abacaxis são baixos em calorias, mas têm um perfil de nutrientes incrivelmente impressionante.

Uma xícara (165 gramas) de pedaços de abacaxi contém o seguinte (2):
  • Calorias: 82,5
  • Gordura: 1,7 gramas
  • Proteína: 1 grama
  • Carboidratos: 21,6 gramas
  • Fibra: 2,3 gramas
  • Vitamina C: 131% da IDR
  • Manganês: 76% da IDR
  • Vitamina B6: 9% da IDR
  • Cobre: ​​9% da IDR
  • Tiamina: 9% da IDR
  • Folato: 7% da IDR
  • Potássio: 5% da IDR
  • Magnésio: 5% da IDR
  • Niacina: 4% da IDR
  • Ácido pantotênico: 4% da IDR
  • Riboflavina: 3% da IDR
  • Ferro: 3% da IDR
Os abacaxis também contêm traços de vitaminas A e K, fósforo, zinco e cálcio.

Eles são especialmente ricos em vitamina C e manganês, fornecendo 131% e 76% das recomendações diárias, respectivamente.

A vitamina C é essencial para o crescimento e desenvolvimento, para um sistema imunológico saudável e auxilia na absorção de ferro da dieta. Enquanto isso, o manganês é um mineral natural que ajuda no crescimento, mantém um metabolismo saudável e possui propriedades antioxidantes (3, 4).

Os abacaxis são embalados com uma variedade de vitaminas e minerais. Eles são especialmente ricos em vitamina C e manganês.

2. Contém antioxidantes que combatem doenças

Os abacaxis não são apenas ricos em nutrientes, eles também são carregados com antioxidantes saudáveis.

Antioxidantes são moléculas que ajudam seu corpo a combater o estresse oxidativo.

O estresse oxidativo é um estado no qual há muitos radicais livres no corpo. Esses radicais livres interagem com as células do corpo e causam danos que estão ligados à inflamação crônica, ao sistema imunológico enfraquecido e a muitas doenças prejudiciais (5, 6).

Os abacaxis são especialmente ricos em antioxidantes conhecidos como flavonóides e ácidos fenólicos (7).

Além disso, muitos dos antioxidantes no abacaxi estão ligados. Isso permite que os antioxidantes sobrevivam a condições mais severas no corpo e produzam efeitos mais duradouros (8, 9).

Os abacaxis são uma boa fonte de antioxidantes, o que pode reduzir o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes e certos tipos de câncer. Muitos dos antioxidantes no abacaxi são ligados, então eles podem ter efeitos mais duradouros.

3. Suas enzimas podem facilitar a digestão

Os abacaxis contêm um grupo de enzimas digestivas conhecidas como bromelaína (10).

Elas funcionam como proteases, que quebram moléculas de proteína em seus blocos de construção, como aminoácidos e pequenos peptídeos (11).

Depois que as moléculas de proteína são quebradas, elas são mais facilmente absorvidas pelo intestino delgado. Isso pode ser especialmente útil para pessoas com insuficiência pancreática, uma condição na qual o pâncreas não produz enzimas digestivas suficientes (12, 13).

Por exemplo, um estudo mostrou que os participantes com insuficiência pancreática experimentaram melhor digestão depois de tomar um suplemento de enzima digestiva contendo bromelaína, em comparação com o mesmo suplemento de enzima digestiva sem bromelaína (14).

A bromelina é também amplamente utilizada como amaciadora de carne devido à sua capacidade de decompor proteínas de carne duras (13).

Os abacaxis contêm bromelina, um grupo de enzimas digestivas que decompõe as proteínas. Isso pode ajudar na digestão, especialmente naqueles com insuficiência pancreática.

4. Pode ajudar a reduzir o risco de câncer

O câncer é uma doença crônica caracterizada pelo crescimento celular descontrolado.

Sua progressão é comumente relacionada ao estresse oxidativo e à inflamação crônica.

Vários estudos mostraram que o abacaxi e seus compostos podem reduzir o risco de câncer. Isso ocorre porque eles podem minimizar o estresse oxidativo e reduzir a inflamação.

Um desses compostos é o grupo de enzimas digestivas chamado bromelaína. Estudos em tubos de ensaio mostraram que a bromelaína também pode ajudar a combater o câncer (15, 16).

Por exemplo, dois estudos em tubos de ensaio mostraram que a bromelina suprimiu o crescimento de células de câncer de mama e estimulou a morte celular (17, 18).

Além do câncer de mama, a bromelina demonstrou reduzir o risco de câncer na pele, no ducto biliar, no sistema gástrico e no cólon, entre outras áreas (19, 20, 21, 22).

Estudos realizados em animais e em tubos de ensaio revelaram que a bromelaína pode estimular o sistema imunológico a produzir moléculas que tornam as células brancas do sangue mais eficazes na supressão do crescimento das células cancerígenas e na eliminação das células cancerígenas (16).

Dito isto, o abacaxi contém muito menos bromelaína do que os suplementos. Mais pesquisas baseadas em humanos são necessárias antes que qualquer conclusão possa ser feita.

O abacaxi contém compostos que reduzem o estresse oxidativo e inflamação, os quais estão ligados ao câncer. Um desses compostos é a enzima bromelaína, que pode estimular a morte celular em certas células cancerígenas e auxiliar a função das células brancas do sangue.

5. Pode aumentar a imunidade e suprimir a inflamação

O abacaxi faz parte da medicina tradicional há séculos (13).

Eles contêm uma ampla variedade de vitaminas, minerais e enzimas, como a bromelaína, que podem aumentar coletivamente a imunidade e suprimir a inflamação (23).

Um estudo de nove semanas alimentou 98 crianças saudáveis, sem abacaxi, com abacaxi (140g) ou muito abacaxi (280g) diariamente, para ver se aumentava sua imunidade.

As crianças que comeram abacaxis tiveram um risco significativamente menor de infecções virais e bacterianas. Além disso, as crianças que ingeriram mais abacaxi tinham cerca de quatro vezes mais glóbulos brancos (granulócitos) que combatem as doenças do que os outros dois grupos (24).

Outro estudo descobriu que crianças com uma infecção sinusal se recuperaram significativamente mais rápido enquanto tomavam um suplemento de bromelaína, em comparação com um tratamento padrão ou combinação dos dois (25).

Além disso, estudos mostraram que a bromelina pode reduzir os marcadores de inflamação (26, 27, 28).

Acredita-se que essas propriedades anti-inflamatórias ajudem o sistema imunológico.

Os abacaxis têm propriedades anti-inflamatórias que podem impulsionar o sistema imunológico.

6. Pode aliviar os sintomas da artrite

A artrite afeta mais de 54 milhões de adultos apenas nos EUA (29).

Existem muitos tipos de artrite, mas a maioria deles envolve inflamação nas articulações.

Como o abacaxi contém bromelina, que possui propriedades anti-inflamatórias, geralmente acredita-se que ele possa proporcionar alívio da dor para aqueles com artrite inflamatória (30).

De fato, pesquisas realizadas na década de 1960 mostram que a bromelina era usada para aliviar os sintomas da artrite reumatoide, um tipo de artrite que envolve inflamação das articulações (31).

Vários estudos recentes analisaram a eficácia da bromelina no tratamento da artrite.

Um estudo em pacientes com osteoartrite descobriu que tomar um suplemento de enzima digestiva contendo bromelaína ajudou a aliviar a dor tão eficazmente quanto os medicamentos comuns para a artrite, como o diclofenaco (32).

Além disso, uma revisão analisou a capacidade da bromelina de tratar a osteoartrite. Concluiu que a bromelaína tem o potencial de aliviar os sintomas da artrite, especialmente a curto prazo (30).

No entanto, não está claro se a bromelina pode ser um tratamento de longo prazo para os sintomas da artrite. Mais estudos são necessários antes de recomendar a bromelaína para aliviar os sintomas da artrite.

As propriedades anti-inflamatórias do abacaxi podem fornecer alívio dos sintomas a curto prazo para pessoas com tipos comuns de artrite.

7. Pode acelerar a recuperação após cirurgia ou exercício extenuante

Comer abacaxis pode reduzir o tempo necessário para se recuperar de uma cirurgia ou exercício.

Isto é em grande parte devido às propriedades anti-inflamatórias da bromelaína.

Vários estudos demonstraram que a bromelina pode reduzir a inflamação, o inchaço, os hematomas e a dor que geralmente ocorrem após a cirurgia. Também parece reduzir marcadores de inflamação (33).

Por exemplo, um estudo mostrou que aqueles que consumiram bromelaína antes de uma cirurgia dentária reduziram significativamente a dor e se sentiram mais felizes do que as pessoas que não o fizeram. De fato, pareceu fornecer uma quantidade similar de alívio aos medicamentos anti-inflamatórios comuns (34).

Exercícios extenuantes também podem danificar o tecido muscular e causar inflamação ao redor. Os músculos afetados não podem produzir tanta força e ficam doloridos por até três dias.

Acredita-se que proteases como a bromelina aceleram a recuperação dos danos causados ​​pelo exercício extenuante, reduzindo a inflamação ao redor do tecido muscular lesado (35).

Um estudo testou esta teoria, fornecendo aos participantes um suplemento de enzima digestiva que continha bromelaína após 45 minutos de exercício extenuante na esteira. Aqueles que tomaram o suplemento tiveram menos inflamação e mantiveram mais força depois (35).

Vários outros estudos mostraram que a bromelina pode acelerar a recuperação dos danos causados ​​pelo exercício (36, 37).

A bromelaína no abacaxi pode reduzir a inflamação, inchaço, hematomas e dor que ocorre após a cirurgia. As propriedades anti-inflamatórias da bromelaína também podem ajudar na recuperação após exercícios extenuantes, reduzindo a inflamação do tecido.

8. Delicioso e fácil de adicionar à dieta

Os abacaxis são doces, convenientes e fáceis de incorporar em sua dieta.

Eles são muito acessíveis e disponíveis durante todo o ano em muitos mercados, como eles podem ser comprados frescos, enlatados ou congelados.

Você pode apreciá-los in natura ou em sucos, smoothies, saladas ou em pizzas caseiras.

Aqui estão algumas ideias fáceis de receita que usam abacaxi fresco:
  • Café da manhã: Abacaxi, mirtilo e smoothie de iogurte grego
  • Salada: frango assado tropical, amêndoa, mirtilo e salada de abacaxi
  • Almoço: hambúrgueres havaianos caseiros (hambúrgueres de carne com um anel de abacaxi)
  • Jantar: Presunto assado com abacaxi e cerejas
  • Sobremesa: Salada de frutas com abacaxi
Os abacaxis são deliciosos, acessíveis e fáceis de adicionar à dieta.

Resumindo sobre os benefícios impressionantes do abacaxi para a saúde

Os abacaxis são deliciosos, baixos em calorias e carregados com nutrientes e antioxidantes.

Seus nutrientes e compostos têm sido associados a benefícios de saúde impressionantes, incluindo melhor digestão, menor risco de câncer, melhor imunidade, alívio dos sintomas da artrite e melhor recuperação após a cirurgia e exercícios extenuantes.

Os abacaxis também são incrivelmente versáteis e podem ser consumidos de várias maneiras.

Para experimentar seus benefícios para a saúde, tente incorporar abacaxis em sua dieta.

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