Todo mundo já ouviu falar de carboidratos. A maioria das pessoas também sabe que eles fornecem ao nosso corpo o combustível (energia) que ele precisa para funcionar. Em algum lugar ao longo da linha, a dieta de Atkins veio e nos disse que os carboidratos são o inimigo.

Uma dieta típica reduz as calorias, mas ainda é rica em carboidratos (e, portanto, açúcar). Como resultado, muitas pessoas constantemente alternam entre “altos” de açúcar (onde o excesso de açúcar é realmente armazenado como gordura no corpo) e “baixos” de açúcar (onde você se sente fatigado e vorazmente faminto - por mais carboidratos e açúcar). Para muitos, é muito difícil perder peso dessa forma.

O que as pessoas perderam na dieta de Atkins, no entanto, foi que o Dr. Atkins se referiu especificamente a carboidratos de açúcar, não todos os carboidratos. Mas o estrago já havia sido feito, e as pessoas começaram a equiparar os carboidratos com as gorduras, acreditando que apenas os atletas deviam comê-las, pois nada menos significaria que a energia não utilizada criada com os carboidratos seria transformada pelo nosso corpo em gordura. No entanto, isso não é exatamente verdade também. É hora de definir o que é correto quando se trata de carboidratos e determinar o que a verdade é uma vez por todas.

O Que São Carboidratos?

Carboidratos – É Bom Para Você ou Não?
A primeira coisa que você precisa fazer é entender o que são carboidratos.

Carboidratos, são moléculas que possuem átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Na nutrição, "carboidratos" refere-se a um dos três macronutrientes. Os outros dois são proteína e gordura. Os carboidratos da dieta podem ser divididos em três categorias principais.

Isso já mostra um pouco da complexidade dos carboidratos e por que é impossível fazer declarações abrangentes como “todos os carboidratos são ruins”. O que mostra isso ainda mais, e o que realmente o torna marginalmente mais claro, no entanto, é obter uma compreensão dessas três categorias. Eles são açúcares, amidos e fibras.

1. Açúcares

Açúcares é outra palavra que aprendemos a associar ao “mal”, da mesma forma que os carboidratos e, claro, as gorduras. No entanto, as três coisas nem sempre são ruins, só depende de onde você as obtém e como as usa. O açúcar, na verdade, é um elemento essencial da nossa saúde geral.
Todos os nossos corpos precisam de açúcar (ou glicose) para funcionar, o que, na minha opinião, é o motivo pelo qual todos devemos comer açúcar, ou pelo menos alimentos que se convertem em açúcar. A linha inferior é que você precisa de glicose. Carboidratos são os alimentos que lhe dão glicose imediata e você idealmente precisa deles regularmente durante o dia para manter seus níveis de açúcar no sangue constantes. E isso significa adicionar pequenas quantidades de carboidratos de fibra mais alta e de baixo Índice Glicêmico a cada refeição.

Então o que isso quer dizer? Muito simplesmente, significa que comer uma fruta doce como uma banana é absolutamente bom. Comer uma colherada de açúcar branco refinado, por outro lado, não é bom. Sim, ambos vão te dar a glicose que você precisa, mas somente a banana irá realmente fornecer a liberação lenta, energia sustentável que você precisa.

2. Amidos

Amidos são encontrados em coisas como batatas, e eles também receberam um nome ruim. Muitas vezes ouvimos que devemos evitar vegetais ricos em amido, porque eles são baixos em nutrientes. As batatas, para muitos, são uma área proibida. Novamente, no entanto, isso não é inteiramente verdade, e tudo depende da fonte. O amido tem um papel muito importante a desempenhar na nossa dieta saudável em geral.

Definindo um “amido seguro” como “alimento amiláceo que, após a cozedura normal, não contém toxinas, principalmente toxinas proteicas”, o Dr. Paul Jaminet estimula os não diabéticos saudáveis ​​a consumirem aproximadamente 400 calorias por dia (ou 20% da ingestão calórica diária) de amidos seguros, priorizando a glicose sobre a frutose. Embora reconheçam que uma dieta rica em carboidratos leva a todos os tipos de distúrbios metabólicos, o Dr. Paul Jaminet também argumenta que uma dieta muito baixa em glicose pode levar a problemas como deficiências nutricionais, pedras nos rins e menor produção de muco, o que prejudica o sistema imunológico.

Os amidos seguros são um tópico de grande debate. Como sempre, no entanto, trata-se de usar sua própria mente e bom senso, e não ver o mundo em preto e branco. Parece óbvio para a grande maioria das pessoas que comer nada além de amido (como uma dieta com 100% de batata) seria ruim para a saúde. Então, por que é tão difícil aceitar que comer uma dieta 100% livre de amido é ruim para nós? Tudo em saúde e nutrição é sobre encontrar um equilíbrio saudável, afinal.

3. Fibras

Por último, mas não menos importante, existem fibras. Precisamos de fibras para fazer movimentos intestinais regulares, mas elas tendem a ser ricas em calorias. Você sabia, por exemplo, que uma fatia de pão branco, que é considerada insalubre, é muito mais baixa em calorias do que uma fatia de pão saudável integral? Aqueles de nós que sabem disso tendem a escolher o pão branco - é mais baixo em calorias, afinal. No entanto, também é muito menos nutritivo, não ajuda na digestão e basicamente não o mantém saudável. A fibra dietética é, de fato, uma parte essencial de uma dieta saudável.

A fibra dietética é, na verdade, uma forma de carboidrato que não é digerida pelas enzimas do nosso intestino delgado e, portanto, suas unidades de açúcar não são absorvidas pela corrente sanguínea. A fibra dietética é, portanto, conhecida como "não-glicêmica". No entanto, a fibra tem efeitos importantes sobre outros nutrientes dentro do intestino delgado e através de efeitos no intestino grosso, onde poucos outros nutrientes chegam intactos. Tem uma gama de efeitos valiosos para a saúde.

Alguns desses benefícios para a saúde incluem ajudar a digestão e a absorção de glicose natural, dando as boas bactérias em nosso corpo para ajudar nosso corpo a se manter saudável, permitir que nosso corpo se livre de toxinas e reduza as chances de contrair câncer melhorando a regularidade.
Então, os carboidratos são bons para nós ou não? Eles são absolutamente bons para nós. No entanto, isso não significa que a brigada anti-carboidratos nada mais é do que um teórico da conspiração. O que eles dizem é absolutamente verdade, mas apenas se as pessoas esquecerem de equilibrar a dieta e absorverem mais carboidratos do que podem suportar.

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