Dor Nas Costas Durante A Gravidez - 5 Causas e 11 Tratamentos

Sentindo desconforto devido a dor nas costas durante a gravidez? A dor nas costas começa no início da sua gravidez pode persistir até o parto. Aprenda o que você pode fazer para aliviar a dor.

Parabéns! Você está grávida! Essa é uma ótima notícia - e se você é uma mãe pela primeira vez, tem um bom motivo para celebrar um dos melhores momentos da sua vida.

Há momentos em que estar grávida é tão mágico e emocionante que você nunca quer que isso acabe. Uma coisa é certa: não há outra experiência na vida comparável ao sentimento que você sente quando finalmente percebe que está grávida; esses nove meses vão mudar sua vida para sempre!

Você precisa estar preparada fisicamente e mentalmente para grandes mudanças que acontecerão nos próximos meses de sua gravidez - seu corpo começará a produzir alguns hormônios, incluindo o hormônio relaxina, que ajuda a preparar o corpo para o parto. Um dos efeitos da ‘relaxina’ é o afrouxamento dos ligamentos por todo o corpo, tornando as gestantes menos estáveis ​​e mais propensas a lesões; e à medida que a barriga cresce, os músculos se esforçam para carregar peso extra, especialmente na região das costas, o que, por sua vez, leva à dor nas costas.
Dor Nas Costas Durante A Gravidez - 5 Causas e 11 Tratamentos
Acredita-se que a gravidez é um fator predisponente que leva a outras condições que podem gerar desconforto e dor lombar durante as fases iniciais da gravidez é devido a fatores mecânicos e hormonais. Estudos indicam que em algum lugar entre metade e três quartos das mulheres grávidas sofrem de dores nas costas em algum momento durante o período de gravidez.

Causas de Dor Nas Costas em Mulheres Grávidas

A dor nas costas durante a gravidez é tipicamente observada na área onde a pélvis encontra sua espinha, na articulação sacroilíaca. As causas mais comuns de dor nas costas durante a gravidez precoce incluem:

1. Ganho de Peso

Durante um período de gravidez saudável, as mulheres tendem a ganhar muito peso e é a coluna que tem que suportar esse peso. O peso do bebê em crescimento e do útero exerce pressão sobre os vasos sanguíneos e os nervos da pélvis e nas costas, o que causa dores nas costas no início da gravidez.

2. Alterações na Postura

A gravidez muda seu centro de gravidade. Como resultado, você pode sentir dores nas costas devido a músculos abdominais esticados que o impedem de manter um alinhamento adequado.

3. Separação Muscular

À medida que o útero se expande, duas camadas paralelas de músculos que vão da caixa torácica para o osso púbico podem se separar ao longo da costura central. Essa separação pode piorar a dor nas costas.

4. Estresse

O estresse emocional pode causar tensão muscular nas costas, que pode ser sentida como dor nas costas ou espasmos nas costas.

5. Excesso de peso

É mais provável que você tenha dores nas costas durante a gravidez se estiver com sobrepeso ou se não for sua primeira gravidez. Trabalho extenuante, lombalgia anterior ou dor pélvica, ou lesão na pelve também pode causar dores nas costas durante a gravidez.

Embora a dor nas costas é sinônimo de gravidez, é curável! Entender as causas da dor nas costas e o que pode ser feito para aliviá-la pode proporcionar algum alívio.

10 Tratamentos Para Aliviar a Dor Nas Costas Durante a Gravidez

Aqui nós colocamos algumas dicas e truques para ajudá-la a lidar com a dor nas costas durante o início da gravidez.

1. Conheça seus limites

Tente não levantar objetos pesados. Caso você tenha que dobrar para pegar algo pesado, levante-o corretamente! Não se curve na cintura; flexione os joelhos ou agache e levante. Não force as costas.

2. Pratique a boa postura

  • Evite ficar sentada ou em pé por muito tempo. Use um banquinho ou uma cadeira de repouso e evite ficar de pé sobre um dos pés. Sente-se periodicamente no caso de ter que ficar de pé por um longo período.
  • Sente-se em cadeiras que tenham apoios nas costas ou use almofadas nas costas e tente sentar-se ereta.
  • Fique em pé com os ombros relaxados.
  • No trabalho e durante a condução, considere um apoio lombar para sua cadeira. Tente não cruzar as pernas e verifique se a posição da tela e da cadeira do seu computador estão corretas. Tente afastar-se da sua mesa regularmente e tomar ar fresco na hora do almoço.
  • Tenha cuidado ao terminar o trabalho doméstico. Evite trabalhos pesados ​​extenuantes.
  • Use uma toalha quente ou uma almofada de aquecimento na configuração mais baixa para lhe proporcionar conforto.
  • Se você tem uma criança e está grávida, é especialmente importante que você também siga as técnicas corretas de levantamento. Sempre ajoelhe ou agache para pegar o seu filho e se isso se tornar difícil, sente-se e deixe o seu filho subir no seu colo.

3. Durma bem

  • Durma de lado e não trave os joelhos. Considere usar um travesseiro de gravidez / apoio para tornar o sono mais confortável, ou coloque um travesseiro entre os joelhos e outro sob a barriga; isso evita que sua perna superior se torça em seu corpo para a posição de recuperação enquanto você dorme.
  • Use um colchão firme para dormir.
  • Para sair da cama, role para um lado e empurre-se para a posição sentada, em seguida, levante-se devagar.
  • Peça ao seu ginecologista para recomendar exercícios de alongamento, barriga e estabilização e exercícios de baixo impacto que sejam seguros para você - esses exercícios regulares podem ajudar a aliviar a dor nas costas e aumentar a flexibilidade do seu corpo.
  • Faça uma massagem suave na gravidez se o seu médico concordar com isso!
  • Nunca tome qualquer medicamento sem consultar o seu médico primeiro, pode causar complicações na gravidez mais tarde.

4. Vestir-se corretamente

  • Use o tamanho certo de sutiã. Certifique-se de que as alças sejam largas o suficiente e que os bojos sejam grandes o suficiente para evitar tensão extra nos ombros e nas costelas.
  • Use uma roupa de apoio abdominal ou calças de maternidade com bandas de apoio largas que se encaixam sob a barriga.
  • Evite usar roupas apertadas durante a gravidez, pois isso pode fazer com que o fluxo sanguíneo seja contido e reduzir o suprimento de oxigênio para os músculos, que é outra causa de dor nas costas durante a gravidez.
  • Evite usar sapatos de salto alto, ouça com cuidado! Você precisa descontinuá-los por um tempo; até que seu bebê seja entregue e em seus braços! Os médicos sugerem usar sapatos com salto baixo e bom apoio - embora não sejam ideais para moda, mas são melhores quando se trata de conforto e segurança de você e de seu bebê.

5. Acupuntura

A acupuntura é uma forma de medicina chinesa que usa agulhas finas para estimular certos pontos em seu corpo para trazer alívio da dor nas costas da gravidez. Estudos têm demonstrado que a acupuntura pode ser eficaz no alívio da dor lombar durante a gravidez naturalmente!

6. Aromaterapia

Relaxar em um banho quente com não mais do que duas ou três gotas de óleos essenciais de lavanda ou ylang ylang pode ajudar a aliviar a dor muscular. No entanto, o óleo de lavanda deve ser usado apenas ocasionalmente no primeiro trimestre, pois pode estimular as contrações.

7. Remédios Herbais

Remédios de ervas para dor nas costas, como a garra do diabo, devem ser usados ​​com extrema cautela durante a gravidez, já que não há evidências suficientes de que eles sejam seguros.

8. Aplique calor ou gelo

Almofadas de aquecimento ou compressas de gelo podem ajudar a reduzir temporariamente a dor nas costas. Massagens também podem ser úteis para mulheres grávidas que sofrem de dor lombar.

9. Pense bons pensamentos

Uma mente calma leva a costas mais relaxada. Você pode tentar um pouco de yoga e meditação que relaxará tanto sua mente quanto suas costas.

10. Dieta Nutritiva

Mantenha o seu ganho de peso na gravidez gerenciável (o peso extra é mais difícil em qualquer parte de trás).

Uma dieta equilibrada e nutritiva é um aspecto importante de uma gravidez saudável. Seguir uma dieta saudável, equilibrar carboidratos, gorduras e proteínas e comer uma variedade de frutas e vegetais, geralmente garante uma boa nutrição.

Cortar cafeína inteiramente de sua dieta, é uma maneira boa e natural para evitar dores nas costas.
Não há ligação entre dor nas costas e resultado da gravidez. A dor nas costas pode estar relacionada a osteoporose associada à gravidez, osteoartrite vertebral ou artrite séptica; no entanto, estes não são comuns.

Exercícios Para Dor Nas Costas Durante a Gravidez

Confira aqui 8 exercícios eficazes para a dor nas costas durante a gravidez, que você pode executar facilmente.

1. Exercícios Cardiovasculares

Exercícios cardiovasculares, como caminhar, nadar e andar de bicicleta, são seguros para mulheres grávidas. Exercícios cardiovasculares aumentam sua taxa de batimento cardíaco por um período considerável, o que ajuda a tratar a dor nas costas substancialmente. Você pode realizar os exercícios de 20 a 45 minutos por três a cinco dias por semana. Certifique-se de realizar exercícios cardiovasculares em um nível leve a moderado, sem se submeter à exaustão.

Veja também: 13 Atividades Físicas Para Evitar Durante a Gravidez

2. Inclinações pélvicas

Inclinações pélvicas proporcionam alívio da dor nas costas durante a gravidez. Tudo o que você precisa fazer é deitar de costas, dobrar os joelhos com os pés apoiados no chão e colocar as mãos sob as costas. Você vai sentir o espaço entre as costas e o chão. Agora, esvazie sua parte inferior das costas contra o chão. A inclinação pélvica ajuda a relaxar as nádegas, os músculos abdominais e minimiza a dor nas costas. (1)

3. Levantamento de braço e perna

Levantamento de braços e pernas são altamente benéficos para os músculos das costas e nádegas e reduzem a dor nas costas. Tudo o que você precisa fazer é ajoelhar-se sobre os joelhos e as mãos, mantendo a coluna reta e realizando uma inclinação pélvica. Em seguida, levante a perna esquerda e o braço direito para formar uma linha reta com a coluna. Depois de uma pausa, abaixe o braço e a perna lentamente. Repita o mesmo exercício com o braço e a perna opostos. Se você achar um pouco difícil realizar este exercício para dores nas costas durante a gravidez, levante apenas o braço ou a perna separadamente.

4. Exercícios de Kegel

Os exercícios de Kegel fortalecem os músculos do assoalho pélvico e tratam a dor nas costas. Durma de costas e imagine puxar os músculos da sua área vaginal para cima e para dentro em direção ao seu feto. Ao realizar exercícios de Kegel, você não deve sentir sensação de aperto nas coxas, no abdômen e nas nádegas. (2)

5. Agachamento na parede

Agachamentos na parede são seguros e eficazes para minimizar a dor nas costas durante a gravidez. Agachamentos na parede trabalham proeminentemente nas nádegas, abdominais e músculos da coxa. Fique em pé com as costas, os ombros e a cabeça encostada na parede e os pés a cerca de um a dois pés de distância. Pressione sua parte inferior das costas para a parede e agache-se com os joelhos em um ângulo de 90 graus. Manter as nádegas e voltar a tocar a parede e subir lentamente. (3)

6. Alongamento das costas

Voltar alongamento é extremamente benéfico para se livrar da dor nas costas. Realize o alongamento das costas com as mãos e os joelhos. Coloque as pernas bem separadas e as mãos na frente da cabeça. Para apoiar o seu abdômen ao realizar o exercício, você pode colocar um travesseiro embaixo de você. Finalmente, sente-se nos joelhos e estique o braço para a frente para sentir o alongamento da coluna.

7. Alongamento do peito

Fique em pé com as costas retas e a cabeça erguida. Agora aperte suas mãos em suas costas e gentilmente estique os braços para cima e para baixo sem inclinar o pescoço e os ombros para a frente. O exercício alongará suas costas, ombros e braços e reduzirá substancialmente a dor nas costas. (4)

8. Alongamento do Isquiotibial

O alongamento de isquiotibiais é um dos exercícios eficazes para dor nas costas durante a gravidez, mas você precisa realizá-lo lentamente. Fique de frente para uma cadeira e pise nela com um pé, mantendo ambos os pés e quadris virados para a frente. Agora endireite as costas e tente inclinar-se para frente gradualmente e esticar a parte de trás da coxa. (5)

O Que Evitar - Uma Rápida Olhada

Aqui está uma lista rápida do que evitar na prevenção de dores nas costas durante a gravidez.
  • Andar rápido
  • Andar por muito tempo
  • Cruzar as pernas
  • Sentar no sofá com os joelhos estendidos
  • Deitar de costas
  • Golpe de peito ao nadar
A gravidez, por muitos bons motivos, é considerada uma época frágil da vida de uma mulher. Os profissionais de saúde usam medidas especiais de precaução para garantir a saúde do feto em crescimento e da mãe. Por esse motivo, os sintomas associados à lombalgia não devem ser negligenciados. Se não forem abordados, esses sintomas podem persistir durante a gravidez e afetar o estilo de vida e a saúde da paciente no pós-parto. Portanto, é vital que você entenda os problemas subjacentes da dor lombar, incluindo opções apropriadas de prevenção e tratamento.

A gravidez é uma bênção e um momento feliz para os casais. É um período em que a mãe tem que ser cautelosa para proteger seu bebê e trazê-lo com segurança para o mundo.

Cada bebê se desenvolve um pouco diferente, mesmo no útero. A boa notícia é que seu bebê está crescendo. Isso é exatamente o que deveria estar acontecendo, mas ainda pode ser difícil nas suas costas! Portanto, cuide-se e livre-se das fortes dores nas costas durante a gravidez!

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Sadestar: Dor Nas Costas Durante A Gravidez - 5 Causas e 11 Tratamentos
Dor Nas Costas Durante A Gravidez - 5 Causas e 11 Tratamentos
Sentindo desconforto devido a dor nas costas durante a gravidez? A dor nas costas começa no início da sua gravidez pode persistir até o parto. Aprenda o que você pode fazer para aliviar a dor.
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