O rambutão ou rambutan (nome botânico Nephelium lappaceum) é uma fruta exótica nativa do sudeste da Ásia. A fruta vermelha brilhante tem uma pele fina e peluda, e a polpa branca tem um sabor doce.

A fruta é uma rica fonte de nutrientes. Neste artigo falaremos sobre o consumo do rambutão ou rambutan durante a gravidez.

Rambutão (Rambutan) Durante a Gravidez: Segurança, Benefícios e Efeitos Colaterais

É Seguro Comer Rambutão Durante a Gravidez?

Você pode comer rambutão em pequenas quantidades. A fruta é rica em gorduras e calorias e pode ajudá-la a atender aos requisitos calóricos diários.

Em algumas comunidades asiáticas, as mulheres grávidas são desencorajadas a comer rambutão, pois acredita-se que a fruta cause aborto espontâneo nas primeiras semanas devido ao calor gerado por ela.

Acredita-se também que bloqueie o canal do parto e complique o trabalho de parto. Estes são tabus culturais de longa data que não se baseiam em ciências ou estudos da vida real.

Perfil Nutricional do Rambutão

O rambutão ou rambutan contém 68kcal e pequenas quantidades de potássio (140mg), cálcio (15mg), magnésio (10mg), sódio (2mg) e ferro (0,1-2,5mg). A polpa comestível contém cerca de 2,8 g de fibra alimentar por 100 g de fruta. Possui cerca de 70mg de vitamina C que ajuda na absorção de ferro na dieta.

Porque Você Pode Comer Rambutão Durante a Gravidez

O rambutão pode ajudá-la a atingir os valores diários recomendados de vários nutrientes durante a gravidez.
  • A vitamina C atua como um antioxidante natural e melhora a imunidade e combate doenças e enfermidades comuns.
  • O sabor agridoce da fruta pode ajudar a aliviar náuseas, vômitos e tonturas.
  • A fibra alimentar pode apoiar a digestão.
  • O ferro ajuda a melhorar os níveis de hemoglobina e combate a tontura e fadiga.
  • O cálcio apoia a saúde óssea e muscular, importante para sustentar o crescente peso fetal.

Possíveis Efeitos Colaterais do Rambutão Durante a Gravidez

Comer demais o rambutão pode levar aos seguintes problemas.
  • O rambutão maduro demais tem alto teor de açúcar e pode aumentar os níveis de açúcar no sangue se consumido em excesso.
  • Frutas maduras também podem ter traços de álcool. Qualquer tipo de fruta madura pode ter traços de álcool e alto teor de açúcar.

Como Selecionar e Armazenar o Rambutão?

Siga as dicas abaixo enquanto seleciona a fruta:
  • Frutas frescas estão disponíveis de junho a dezembro.
  • Escolha variedades vermelhas brilhantes. Passe os dedos sobre a fruta para verificar se as protuberâncias são macias e flexíveis.
  • Escolha frutas que sejam firmes, pois tem boa polpa e sejam suculentas.
  • Evite frutas opacas ou amarronzadas e protuberâncias secas ou quebradiças, pois são frutas velhas.
  • Guarde a fruta em local fresco e seco. Eles provavelmente permanecerão frescos por até cinco dias.

Maneiras de Incluir o Rambutão da Dieta da Gravidez

O rambutão é carnudo e suculento. Pode satisfazer seus desejos por doces durante a gravidez.
  • Frutas frescas podem ser consumidas como estão, sem temperos ou adições.
  • A polpa pode ser adicionada a saladas de frutas, pudins, sorvetes e outras sobremesas.
  • O suco pode ser uma bebida refrescante no verão.
  • Pode ser usado em geleias, compotas, molhos, xaropes e sorvetes.
Se você nunca comeu rambutão antes e deseja come-lo durante a gravidez, pergunte à opinião do seu médico. Coma uma fruta pequena e veja se você está tendo efeitos adversos. Se você estiver tendo algum efeito, pare de comer a fruta.

Você já comeu rambutão durante a gravidez? Conte-nos sobre sua experiencia na seção de comentários abaixo.

Referencias:

1. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2958163/
2. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2352618118301446
3. https://hort.purdue.edu/newcrop/CropFactSheets/Rambutan.html
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