A vitamina B3 (Niacina) traz benefícios impressionantes para a saúde. Esses benefícios incluem a redução do risco de doenças cardíacas, melhoria da saúde mental, tratamento da diabetes, alívio dos sintomas da artrite, redução dos níveis de triglicerídeos, melhora da função da pele e tratamento da impotência. Outros benefícios incluem a redução do colesterol ruim e a regulação da digestão.

Nossos corpos precisam funcionar de maneira ideal se quisermos levar um estilo de vida saudável e feliz. A vitamina B3 também é conhecida como niacina, que é um nutriente essencial que oferece suporte a várias funções corporais e garante uma saúde ideal.

11 Benefícios Impressionantes da Vitamina B3 (Niacina)

O Que é Vitamina B3?

A vitamina B3 é uma vitamina solúvel em água que não permanece em nossos corpos por muito tempo, pois é eliminada pela urina. Isso também significa que seu corpo pode secretar quantidades excedentes de niacina se não for necessário. A principal fonte de niacina do nosso corpo é através dos alimentos, mas também obtém a vitamina do triptofano, um aminoácido. Como todas as vitaminas B, a vitamina B3 ajuda a converter os alimentos em combustível, ajudando as enzimas a fazerem seu trabalho adequadamente. Particularmente, a vitamina B3 é um componente chave do NADP e do NAD, duas coenzimas que estão envolvidas no metabolismo celular.

Além disso, essa vitamina desempenha um papel fundamental na formação, sinalização e restauração do DNA, além de atuar como um poderoso antioxidante.

O que é uma deficiência de niacina?

Uma boa maneira de saber se o seu corpo está deficiente no nível de niacina é observar os seguintes sintomas:

  • Fadiga
  • Confusão mental e perda de memória
  • Depressão
  • Problemas de pele
  • Diarreia

Principais fontes alimentares de vitamina B3

Há uma grande variedade de alimentos disponíveis quando se trata de obter sua dose diária de vitamina B3. Esses incluem:

  • Carne
  • Ovos
  • Atum
  • Peru
  • Aveia
  • Arroz integral
  • Queijo
  • Cereal de trigo
  • Leite
  • Leguminosas
  • Amendoim
  • Levedura de cerveja
  • Cereais
  • Pão
  • Iogurte
  • Peixe
  • Fígado
  • Carne vermelha magra
  • Grãos secos
  • Grãos inteiros
  • Nozes
  • Feijão
  • Grãos refinados enriquecidos

11 Benefícios Impressionantes da Vitamina B3 (Niacina) Para a Saúde

A vitamina B3 tem uma série de benefícios à saúde, que a raça humana descobriu lentamente ao longo de muito tempo. Aqui, veremos 11 maneiras de incorporar a niacina em sua rotina diária para ajudá-lo a melhorar sua saúde.

1. Trata Pelagra

Pessoas com problemas digestivos, músculos fracos, irritabilidade da pele ou pelagra podem ter uma deficiência grave de niacina. Essas pessoas precisam incorporar uma alta dose de suplementos de niacina em sua dieta para aliviar os sintomas da doença.

2. Reduz o risco de doenças cardíacas

A niacina ajuda a controlar o colesterol no corpo, o que minimiza o risco de contrair doenças cardíacas. Além disso, ela reduz a inflamação e o estresse oxidativo, que podem ser perigosos para a saúde cardiovascular, pois trabalham para endurecer as artérias e bloquear o fluxo sanguíneo. A vitamina B3 é conhecida por expandir os vasos sanguíneos, melhorando assim a circulação sanguínea e melhorando a funcionalidade geral do sistema cardiovascular.

3. Melhora a saúde mental

Os suplementos de vitamina B3 são normalmente usados ​​para tratar transtornos de humor, depressão e ansiedade. Quem sofre de depressão normalmente apresenta carência de niacina. Além disso, os baixos níveis do neurotransmissor serotonina geralmente levam à depressão, e a serotonina precisa do aminoácido triptofano, que na verdade é produzido com a ajuda da niacina.

4. Trata a diabetes

A vitamina B3 é bem conhecida por sua capacidade de tratar níveis elevados de açúcar no sangue e sintomas de diabetes. A maioria dos diabéticos consegue regular eficazmente os níveis de HBA1C com a ajuda de vitamina B3.

5. Pode aliviar os sintomas da artrite

Um estudo inicial concluiu que a vitamina B3 ajudou a minimizar alguns sintomas de osteoartrite, melhorando assim a mobilidade das articulações e também reduzindo a necessidade de AINEs. Outro estudo realizado em ratos de laboratório descobriu que uma injeção de vitamina B3 minimizou a inflamação associada à artrite. Mais pesquisas são necessárias para se chegar a qualquer conclusão sólida, mas até o momento, há evidências substanciais presentes.

6. Reduz os níveis de triglicerídeos

A vitamina B3 é muito benéfica para as gorduras do sangue, pois tem a capacidade de reduzir os triglicerídeos em cerca de 20% a 50%. Ela faz isso interrompendo a ação de uma enzima que está envolvida no processo de síntese de triglicerídeos. Em última análise, isso diminui a produção de LDL (lipoproteína de baixa densidade) e VLDL (lipoproteína de densidade muito baixa). Doses terapêuticas são necessárias para atingir estes níveis de triglicerídeos e colesterol.

7. Fornece energia

A niacina realiza a tarefa crucial de converter carboidratos, proteínas e gorduras em energia.

8. Melhora a função da pele

A vitamina B3 ajuda a proteger as células da pele contra os danos do sol, seja por via oral ou aplicada topicamente na pele na forma de loções. De acordo com as pesquisas mais recentes, a niacina também pode ajudar a prevenir certos tipos de câncer de pele.

9. Ajuda a tratar impotência

A vitamina B3 ajuda a criar hormônios sexuais para pessoas com distúrbios sexuais, como disfunção erétil e impotência.

10. Reduz o LDL e aumenta o colesterol HDL

Desde 1950, a niacina tem sido usada para tratar um alto nível de colesterol. Na verdade, a vitamina pode diminuir o colesterol LDL “ruim” em 5% a 20%. No entanto, não é o tratamento primário para níveis elevados de colesterol devido aos seus potenciais efeitos colaterais. Em vez disso, é usada principalmente para regular o colesterol.

Além de reduzir o colesterol ruim, a vitamina B3 também funciona para aumentar o colesterol HDL “bom”. Ele faz isso interrompendo a quebra da apolipoproteína A1, uma proteína que auxilia na produção de HDL. Vários estudos mostraram que a vitamina B3 aumenta os níveis de colesterol HDL em 15% a 35%.

11. Regula a digestão

A niacina ajuda no funcionamento regular do sistema digestivo, o que leva a um apetite saudável e a uma melhor digestão.

Conclusão

Cada um de nós precisa de niacina, mas muitas pessoas não conseguem obter o suficiente apenas com a dieta. Se você estiver passando por uma condição ou tiver uma deficiência, seu médico poderá recomendar um suplemento. Em particular, os suplementos de vitamina B3 podem ser recomendados para pessoas com alto risco de colesterol e doenças cardíacas, mas que não podem tomar estatinas.

Os suplementos são prescritos em quantidades muito maiores do que as encontradas nas fontes de alimentos. Normalmente, as doses de medicamentos são medidas em gramas, em vez de miligramas. Lembre-se de que grandes quantidades de vitamina podem causar efeitos colaterais, portanto, consulte primeiro seu médico.

Recomendação

Idealmente, as mulheres devem ter como meta um mínimo de 15 a 18 miligramas por dia, especialmente aquelas mulheres que estão tomando diferentes tipos de medicamentos. Mesmo aquelas que de vez em quando dependem de pílulas para dormir podem desenvolver deficiência de niacina.

Para os homens, é recomendado pelo menos 15 a 19 miligramas todos os dias, enquanto as crianças devem ser pelo menos 9 a 13 miligramas de niacina por dia.

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