10 Benefícios do potássio para o seu cérebro e coração

Os benefícios do potássio para a saúde incluem alívio do acidente vascular cerebral, pressão arterial, distúrbios cardíacos e renais, ansiedade e estresse, bem como força muscular melhorada, metabolismo, balanço hídrico, funções eletrolíticas e sistema nervoso.

É o terceiro mineral mais abundante no corpo humano e é um elemento poderoso na melhoria da saúde. Ele contém os componentes para manter um alto nível de bem-estar e um estilo de vida melhorado. Você não deve subestimar a importância do potássio em seu plano alimentar.

10 Benefícios do potássio para o seu cérebro e coração
Além de agir como um eletrólito, este mineral é necessário para manter o coração, cérebro, rim, tecido muscular e outros sistemas de órgãos importantes do corpo humano em boas condições. O cloreto de potássio é a principal variedade deste mineral, e funciona em associação com o sódio para realizar uma série de tarefas corporais críticas.

Sintomas de deficiência de potássio

A deficiência de qualquer nutriente no organismo é indesejável e o potássio não é uma exceção. Uma dieta deficiente pode levar a sintomas como fadiga e fraqueza muscular. Outras indicações para sua deficiência incluem reflexos inativos, batimentos cardíacos anormais, palpitações cardíacas, anemia e dores de cabeça severas. As pessoas com deficiência de potássio também podem sofrer pressão arterial elevada, dor em seus intestinos, inchaço nas glândulas e diabetes como efeitos colaterais graves dessa deficiência.

Fontes importantes de potássio

Uma dieta equilibrada deve conter uma quantidade justa de potássio, de acordo com as recomendações de especialistas em saúde. As fontes dietéticas mais importantes são frutas cítricas, vegetais e grãos. Além disso, você pode obter uma ampla quantidade de potássio a partir do salmão, frango, leite integral, sucos de frutas frescas e amêndoas. Além disso, as nozes, feijões, batatas e aves são outros produtos a serem incluídos na lista de aumento de potássio. No entanto, as fontes mais importantes de potássio são abacates, bananas e água de coco.

Benefícios do potássio para a saúde

Muitas vezes é considerado um nutriente essencial para a saúde, devido aos seus inúmeros benefícios para a saúde.

1. Melhora a função cerebral

Seu cérebro faz melhor o trabalho quando seu nível de potássio é mantido. Se você ficar um longo tempo sem potássio suficiente, seu cérebro pode acabar pagando o preço. É melhor evitar a situação, assegurando que você está consumindo suficiente potássio.

Para obter os melhores e mais visíveis resultados, tente consumir a quantidade recomendada de potássio a cada dia, que é de 3,5 gramas. Pode envolver cortar alimentos processados ​​e aumentar frutas e vegetais frescos, mas vale a pena o esforço e você colherá os resultados sob a forma de melhor saúde cerebral.

O potássio ajuda a enviar mais oxigênio para o seu cérebro, o que faz o cérebro funcionar melhor. Quando você não obtém o suficiente, você está limitando a quantidade de oxigênio que chega ao seu cérebro e você experimentará os efeitos colaterais, o que pode ser sutil no início, mas irá piorar até que o problema seja corrigido.

2. Melhora a função muscular

Seus músculos trabalham muito para ajudá-lo no seu dia a dia, e se eles não estão funcionando bem, será difícil superar suas atividades diárias sem se sentir cansado. Se você está tentando construir massa muscular magra ou apenas tentando manter seus músculos saudáveis, o potássio desempenha um papel fundamental.

Um sintoma de baixo metabolismo é a fraqueza e dano muscular, de modo a manter o seu músculo tão saudável quanto possível, procurar alimentos com alto teor de potássio. Estes alimentos incluem bananas, é claro, bem como abacates, passas e damascos secos.

O potássio ajuda a manter seus músculos saudáveis ​​ao trabalhar no nível celular para repolarizar as células dos músculos, ajudando a repará-los de forma mais rápida e eficiente.

3. Diminui o risco de problemas cardíacos

Tomar uma quantidade suficiente de potássio irá colocá-lo em um risco menor de desenvolver problemas cardíacos como AVC e doenças cardíacas. Se você já foi diagnosticado com um problema cardíaco, provavelmente o médico disse para você observar seu nível de potássio.

O que é interessante é que muitos dos alimentos que são ricos em potássio também contêm antioxidantes e outros minerais que irão ajudar seu coração e levar a uma maior saúde geral. Para completar a saúde do seu coração, certifique-se de que você está fazendo uma quantidade adequada de exercícios a cada dia, como uma caminhada, treinamento de força ou yoga.

Seu sistema cardiovascular se beneficia da pressão arterial reduzida, o que coloca menos pressão sobre as artérias e o coração. Em seu estado mais relaxado, seu coração e artérias podem funcionar melhor, resultando em mais energia no presente e uma vida mais longa no futuro.

4. Mantém o equilíbrio do fluido

Consumir o suficiente de potássio a cada dia ajuda a manter os fluidos internos equilibrados corretamente. O potássio é apenas uma parte da equação, e você deve se certificar de que está obtendo todos os seus minerais importantes para manter um equilíbrio de eletrólitos em sua corrente sanguínea.

Você deve observar a quantidade de sódio que você está consumindo, uma vez que muitos dos alimentos encontrados em restaurantes, fast foods e alimentos embalados contêm muito sal de baixo teor. Fazer sua própria comida dá controle sobre a quantidade de sódio que contém. O cálcio é outro mineral a observar para manter um equilíbrio de fluidos saudável no seu corpo.

O potássio, bem como o cálcio e o sódio ajudam a compensar o equilíbrio de eletrólitos no corpo. Beber bastante água é essencial para o equilíbrio líquido adequado, e você deve determinar a quantidade certa de água para o seu tamanho corporal e peso e não se esqueça de beber diariamente.

5. Ossos mais fortes

O potássio é uma das chaves do quebra-cabeça de ossos saudáveis que você não pode esquecer. O cálcio geralmente recebe mais atenção quando se trata de minerais essenciais para a saúde óssea, mas você precisa observar mais do que apenas um, incluindo o potássio.

O corpo é um sistema de subsistemas complexos que trabalham juntos para mantê-lo em movimento. Os ossos não contam com apenas um mineral, mas uma variedade de vitaminas e minerais para se manterem fortes. Você provavelmente não presta muita atenção aos seus ossos até que eles começam a dar problemas, então é melhor ser proativo e ajudá-los a permanecer saudáveis muito antes de surgirem problemas.

Juntamente com o cálcio, fósforo, manganês e outros minerais-chave, o potássio trabalha para manter seus ossos fortes e saudáveis. Os ossos precisam dos minerais certos para continuarem duros e prevenir doenças como a osteoporose, tornando o potássio realmente um item muito benéfico.

6. Níveis reduzidos de estresse

Podemos ter um pouco menos estresse neste nosso mundo moderno, e um nível adequado de potássio é fundamental para lidar com os desencadeantes da vida cotidiana. Você pode nem notar quando tem pouca quantidade de potássio e está causando excesso de estresse, porque pode parecer normal para você agora, ou você pode ter se identificado como uma pessoa estressada.

Como o potássio é usado por cada célula em seu corpo para continuar com sua função, é óbvio que, quando você não estiver obtendo o suficiente, você não poderá lidar com o estresse.

O potássio beneficia você, mantendo seu estresse diminuído e ajudando a regular sua pressão sanguínea. Você ficaria surpreso com o quanto menos estressado você sentirá quando sua pressão sanguínea estiver em um nível saudável. Também ajuda a relaxar os músculos, o que o impede de acentuar e exacerbar a situação.

7. Números de pressão arterial melhorados

A pressão arterial elevada é definitivamente algo para se preocupar, e há uma razão pela qual seu médico verifica cada vez que você entra para um check-up. Obter a quantidade certa de potássio a cada dia ajudará a diminuir a pressão arterial e ele deve ser usado em conjunto com uma dieta e estilo de vida conscientes da pressão arterial.

Existem várias condições graves em que a hipertensão arterial é um precursor, incluindo ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais e diabetes. Não se deixe suscetível a essas condições potencialmente inativas. Concentre-se em sua ingestão de potássio até se tornar um hábito.

O potássio relaxa os vasos sanguíneos, permitindo que o sangue flua mais livremente e reduz a pressão arterial. Claro que não é o único fator para manter a pressão arterial onde precisa estar, então consulte seu profissional de saúde para discutir as mudanças de dieta e estilo de vida que você pode fazer para mantê-lo em uma faixa saudável.

8. Aumento do metabolismo

O potássio ajuda a eliminar um metabolismo lento e o recupera nos níveis naturais de eficácia. Se você já teve problemas para perder peso durante a dieta, poderia ter sido devido a um metabolismo lento provocado por níveis de potássio baixos ou piorados.

O consumo de potássio suficiente prepara o cenário para que outros minerais façam seu trabalho. Pense nas vitaminas e minerais que você toma a cada dia como uma equipe projetada para ajudá-lo a realizar o melhor. Para que a equipe funcione corretamente, cada membro da equipe deve se apresentar e fazer seu trabalho. Perder um componente e tudo funciona de forma ineficiente e tende a quebrar.

O potássio ajuda o corpo a quebrar e metabolizar os alimentos, ajudando os outros minerais que você consome a fazerem seu trabalho. É um jogador de equipe que é um componente vital para o metabolismo do seu corpo.

9. Sistema Nervoso Melhorado

Seu sistema nervoso se beneficia muito com o consumo regular de alimentos ricos em potássio. Talvez você não consiga detectar esse benefício quando começar a obter mais potássio, mas a falta de potássio produzirá sintomas que são identificáveis.

Este é um sistema complexo que é responsável por enviar sinais em todo o seu corpo e ajudá-lo a interagir com o mundo ao seu redor. Não é algo em que geralmente damos muita atenção, e se você tratá-lo bem com o potássio adequado dos alimentos que você come, em troca, ele irá tratá-lo melhor.

O potássio faz com que seu sistema nervoso funcione da maneira que deveria, ajudando os tecidos em seu corpo em um nível celular. Quando seu sistema nervoso está bem, você descobrirá que sua saúde e bem-estar melhoram ao longo do tempo.

10. Previne cãibras musculares

Um sinal de que você pode ter pouca quantidade de potássio é que seus músculos dão câimbras sem motivo aparente. Se você abusou de um músculo e lhe deu câimbras, isso é subjacente e pode não ser o resultado de muito pouco potássio. Mas se você sentir cãibras musculares em músculos que não foram exigidos ao máximo, você deve colocar alguma atenção em sua ingestão de potássio.

As cãibras musculares podem não ser um grande problema, mas prevenir o seu potássio é bastante fácil. Cãibras musculares e contrações também podem ser usadas como um sinal inicial de que seus níveis de potássio estão baixos. Faça uma ação para corrigir esse desequilíbrio e você deve ver uma melhora nos sintomas.

O potássio mantém os músculos contra as câimbras ajudando os tecidos a relaxar. Quando você tem uma câimbra inexplicável e frequente, certifique-se de aumentar a sua ingestão de potássio e veja se isso faz com que ela desapareça.

Referencias
  1. http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJM198701293160502
  2. http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.0954-6820.1988.tb19611.x/abstract
  3. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1359755/
  4. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1150229/
  5. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0079612308612480
  6. http://journals.lww.com/jhypertension/Abstract/1991/05000/Does_potassium_supplementation_lower_blood.11.aspx
  7. http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1748-1716.1965.tb04089.x/abstract
  8. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2819012
  9. http://informahealthcare.com/doi/abs/10.1185/03007997409111880
  10. http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJM195608022550501
  11. http://link.springer.com/article/10.1007/BF02425493#page-1
  12. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/5317181

Nenhum comentário:

Postar um comentário