O ginseng tem sido usado na medicina tradicional chinesa há séculos.

Esta planta de crescimento lento e curto com raízes carnudas pode ser classificada de três maneiras, dependendo de quanto tempo cresce: fresco, branco ou vermelho.

O ginseng fresco é colhido antes de 4 anos, enquanto o ginseng branco é colhido entre 4-6 anos e o ginseng vermelho é colhido após 6 ou mais anos.

Existem muitos tipos dessa erva, mas os mais populares são o ginseng americano (Panax quinquefolius) e o ginseng asiático (Panax ginseng).

O ginseng americano e asiático varia em sua concentração de compostos ativos e efeitos no corpo. Acredita-se que o ginseng americano funciona como um agente relaxante, enquanto que a variedade asiática tem um efeito revigorante (1, 2).

O ginseng contém dois compostos significativos: ginsenosídeos e gintonina. Estes compostos complementam-se mutuamente para proporcionar benefícios à saúde (3).

Aqui estão 8 benefícios do ginseng para a saúde baseados em evidências.
8 Benefícios Comprovados do Ginseng Para a Saúde

1. Antioxidante potente que pode reduzir a inflamação

O ginseng possui propriedades benéficas antioxidantes e anti-inflamatórias (4).

Alguns estudos com tubo de ensaio demonstraram que os extratos de ginseng e os compostos de ginsenosídeos poderiam inibir a inflamação e aumentar a capacidade antioxidante nas células  (5, 6).

Os resultados também são promissores em humanos.

Um estudo investigou os efeitos em 18 jovens atletas do sexo masculino tomando 2 gramas de extrato de ginseng vermelho coreano três vezes por dia durante sete dias.

Os homens então tiveram níveis de certos marcadores inflamatórios testados após realizar um teste de exercício. Estes níveis foram significativamente menores do que no grupo placebo, com duração de até 72 horas após o teste (7).

Outro estudo seguiu pessoas com inflamação cutânea. Encontrou melhorias na inflamação e atividade antioxidante após o tratamento com extrato de ginseng vermelho coreano (8).

Por fim, um estudo maior acompanhou 71 mulheres pós-menopáusicas que tomaram 3 gramas de ginseng vermelho ou placebo diariamente durante 12 semanas. A atividade antioxidante e os marcadores de estresse oxidativo foram então medidos.

Os pesquisadores concluíram que o ginseng vermelho pode ajudar a reduzir o estresse oxidativo ao aumentar as atividades de enzimas antioxidantes (9).

O ginseng demonstrou ajudar a reduzir os marcadores inflamatórios e ajudar a proteger contra o estresse oxidativo.

2. Pode beneficiar a função do cérebro

O ginseng poderia ajudar a melhorar as funções do cérebro, como memória, comportamento e humor (10, 11).

Alguns estudos com tubo de ensaio e animais mostram que componentes no ginseng, como ginsenosídeos e compostos K, poderiam proteger o cérebro contra danos causados ​​por radicais livres (12, 13, 14).

Um estudo seguiu 30 pessoas saudáveis ​​que consumiram 200 mg de panax ginseng diariamente durante quatro semanas. No final do estudo, mostraram melhora na saúde mental, no funcionamento social e no humor.

No entanto, esses benefícios deixaram de ser significativos após 8 semanas, sugerindo que os efeitos do ginseng podem diminuir com o uso prolongado (15).

Outro estudo examinou como doses únicas de 200 ou 400 mg de panax ginseng afetaram o desempenho mental, fadiga mental e níveis de açúcar no sangue em 30 adultos saudáveis ​​antes e após um teste mental de 10 minutos.

A dose de 200 mg, em oposição à dose de 400 mg, foi mais eficaz para melhorar o desempenho mental e a fadiga durante o teste (16).

É possível que o ginseng tenha ajudado a absorção de açúcar no sangue por células, o que poderia ter um desempenho aprimorado e uma redução da fadiga mental. No entanto, não está claro por que a menor dose foi mais eficaz do que a mais alta.

Um terceiro estudo descobriu que tomar 400 mg de Panax ginseng por dia durante oito dias melhorou a calma e as habilidades matemáticas (17).

Além disso, outros estudos encontraram efeitos positivos na função e no comportamento cerebral em pessoas com doença de Alzheimer (18, 19, 20).

O ginseng mostrou beneficiar as funções mentais, os sentimentos de calma e humor tanto em pessoas saudáveis ​​quanto em pessoas com doença de Alzheimer.

3. Pode melhorar a disfunção erétil

A pesquisa mostrou que o ginseng pode ser uma alternativa útil para o tratamento da disfunção erétil em homens (21, 22).

Parece que os compostos nele podem proteger contra o estresse oxidativo nos vasos sanguíneos e tecidos no pênis e ajudam a restaurar a função normal (23, 24).

Além disso, estudos mostraram que o ginseng pode promover a produção de óxido nítrico, um composto que melhora o relaxamento muscular no pênis e aumenta a circulação sanguínea (24, 25).

Um estudo descobriu que os homens tratados com ginseng vermelho coreano apresentaram uma melhora de 60% nos sintomas da disfunção erétil, em comparação com a melhoria de 30% produzida por uma medicação usada para tratar disfunção erétil (26).

Além disso, outro estudo mostrou que 86 homens com disfunção erétil apresentaram melhorias significativas na função erétil e na satisfação geral depois de tomar 1.000 mg de extrato de ginseng envelhecido por 8 semanas (27).

No entanto, são necessários mais estudos para tirar conclusões definitivas sobre os efeitos do ginseng em disfunção erétil (24).

O ginseng pode melhorar os sintomas de disfunção erétil, diminuindo o estresse oxidativo nos tecidos e aumentando o fluxo sanguíneo nos músculos do pénis.

4. Pode impulsionar o sistema imunológico

O ginseng pode fortalecer o sistema imunológico.

Alguns estudos que exploraram seus efeitos sobre o sistema imunológico se concentraram em pacientes com câncer submetidos a cirurgia ou tratamento de quimioterapia.

Um estudo seguiu 39 pessoas com câncer de estômago após procedimentos cirúrgicos, tratando com 5,400 mg de ginseng diariamente durante dois anos.

Curiosamente, essas pessoas apresentaram melhorias significativas nas funções imunológicas e uma menor recorrência dos sintomas ( target="_blank"28).

Outro estudo examinou o efeito do extrato de ginseng vermelho em marcadores do sistema imunológico em pessoas com câncer de estômago avançado submetidas a quimioterapia pós-cirurgia.

Após três meses, aqueles que tomaram o extrato de ginseng vermelho tinham melhores marcadores do sistema imunológico do que aqueles no grupo controle ou placebo (29).

Além disso, um estudo sugeriu que as pessoas que tomam ginseng poderiam ter chances de viver até 35% mais sem doenças durante cinco anos após a cirurgia curativa e até uma taxa de sobrevivência 38% maior que as que não a tomam (30).

Parece que o extrato de ginseng pode aumentar o efeito das vacinas contra doenças como a gripe, também (31).

Mesmo que esses estudos mostrem melhorias nos marcadores do sistema imunológico em pessoas com câncer, é necessário mais pesquisa para demonstrar a eficácia do ginseng para aumentar a resistência a infecções em pessoas saudáveis (32).

O ginseng pode fortalecer o sistema imunológico em pessoas com câncer e até mesmo aumentar os efeitos de certas vacinas.

5. Pode ter potenciais benefícios contra o câncer

O ginseng pode ser útil na redução do risco de certos tipos de câncer (33).

Os ginsenosídeos nesta erva demonstraram ajudar a reduzir a inflamação e fornecer proteção antioxidante (34, 35).

O ciclo celular é o processo pelo qual as células normalmente crescem e se dividem. Os ginsenosídeos poderiam beneficiar esse ciclo prevenindo a produção e crescimento de células anormais (34, 35).

Uma revisão de vários estudos indicou que as pessoas que tomaram ginseng apresentaram um risco 16% menor de desenvolver câncer (35).

Além disso, um estudo observacional sugeriu que as pessoas que tomam ginseng podem ter menos probabilidades de desenvolver certos tipos de câncer, como câncer de lábio, boca, esófago, estômago, cólon, fígado e câncer de pulmão, do que aqueles que não tomam (36).

O ginseng também pode ajudar a melhorar a saúde dos pacientes submetidos a quimioterapia, reduzir os efeitos colaterais e aumentar o efeito de algumas drogas de tratamento (34).

Embora estudos sobre o papel do ginseng na prevenção do câncer mostrem alguns benefícios, eles permanecem inconclusivos (37).

Os ginsenosídeos no ginseng parecem regular a inflamação, fornecer proteção antioxidante e manter a saúde das células, o que poderia ajudar a diminuir o risco de certos tipos de câncer. No entanto, é necessária mais pesquisa.

6. Pode combater o cansaço e aumentar os níveis de energia

O ginseng demonstrou ajudar a combater a fadiga e promover a energia.

Vários estudos em animais ligaram alguns componentes no ginseng, como polissacarídeos e oligopéptidos, com menor estresse oxidativo e maior produção de energia nas células, o que poderia ajudar a combater a fadiga (38, 39, 40).

Um estudo de quatro semanas explorou os efeitos de dar 1 ou 2 gramas de panax ginseng ou placebo a 90 pessoas com fadiga crônica.

Aqueles que tomaram Panax ginseng experimentaram menos fadiga física e mental, bem como reduções no estresse oxidativo, do que aqueles que tomaram o placebo (41).

Outro estudo deu a 364 sobreviventes de câncer experimentando fadiga com 2.000 mg de ginseng americano ou um placebo. Após oito semanas, aqueles no grupo de ginseng apresentaram níveis significativamente mais baixos de fadiga do que os do grupo placebo (42).

Além disso, uma revisão de mais de 155 estudos sugeriu que os suplementos de ginseng podem não só ajudar a reduzir a fadiga, mas também aumentar a atividade física (43).

O ginseng pode ajudar a combater a fadiga e aumentar a atividade física, reduzindo o dano oxidativo e aumentando a produção de energia nas células.

7. Pode baixar o açúcar no sangue

O ginseng parece ser benéfico no controle da glicemia em pessoas com ou sem diabetes (44, 45).

O ginseng americano e asiático mostrou melhorar a função das células pancreáticas, aumentar a produção de insulina e aumentar a absorção de açúcar no sangue nos tecidos (44).

Além disso, estudos mostram que os extratos de ginseng ajudam fornecendo proteção antioxidante que reduzem os radicais livres nas células daqueles com diabetes (44).

Um estudo avaliou os efeitos de 6 gramas de ginseng vermelho coreano, juntamente com a medicação ou dieta antidiabética usual, em 19 pessoas com diabetes tipo 2.

Curiosamente, eles foram capazes de manter um bom controle de açúcar no sangue ao longo do estudo de 12 semanas. Também apresentaram uma diminuição de 11% nos níveis de açúcar no sangue, uma diminuição de 38% na insulina em jejum e um aumento de 33% na sensibilidade à insulina (46).

Outro estudo mostrou que o ginseng americano ajudou a melhorar os níveis de açúcar no sangue em 10 pessoas saudáveis ​​depois de realizarem um teste de bebida açucarada (47).

Parece que o ginseng vermelho fermentado pode ser ainda mais eficaz no controle do açúcar no sangue. O ginseng fermentado é produzido com a ajuda de bactérias vivas que transformam os ginsenosídeos em uma forma mais facilmente absorvida e potente (48).

Na verdade, um estudo demonstrou que tomar 2,7 gramas de ginseng vermelho fermentado diariamente foi eficaz na redução do açúcar no sangue e aumento dos níveis de insulina após uma refeição de teste, em comparação com um placebo (49).

O ginseng, particularmente o ginseng vermelho fermentado, pode ajudar a aumentar a produção de insulina, aumentar a absorção de açúcar no sangue nas células e fornecer proteção antioxidante.

8. Fácil de adicionar à sua dieta

A raiz de ginseng pode ser consumida de muitas maneiras. Pode ser comida crua ou pode cozinhá-la levemente para suavizar.

Também pode ser cozido em água para fazer um chá. Para fazer isso, apenas adicione água quente ao ginseng recém cortado e deixe-o íngreme por vários minutos.

O ginseng pode ser adicionado a várias receitas, como sopas e salteados, também. E o extrato pode ser encontrado em formas em pó, comprimidos, cápsulas e óleo.

Quanto você deve tomar depende da condição que você deseja melhorar. No geral, sugere-se doses diárias de 1-2 gramas de raiz crua de ginseng ou 200-400 mg de extrato. É melhor começar com doses mais baixas e aumentar ao longo do tempo.

Procure um extrato de ginseng padrão que contenha 2-3% de ginsenosídeos totais e consuma antes das refeições para aumentar a absorção e obter os benefícios completos.

O ginseng pode ser comido cru, transformado em chá ou adicionado a vários pratos. Também pode ser consumido como um pó, cápsula ou óleo.

Segurança e potenciais efeitos colaterais

De acordo com a pesquisa, o ginseng parece ser seguro e não deve produzir efeitos adversos graves.

No entanto, as pessoas que tomam medicamentos para diabetes devem monitorar seus níveis de açúcar no sangue de perto ao usar ginseng para garantir que esses níveis não sejam muito baixos.

Além disso, o ginseng pode reduzir a eficácia de medicamentos anticoagulantes.

Por estes motivos, fale com o seu médico antes de complementar com ele.

Note-se que, devido à falta de estudos de segurança, o ginseng não é recomendado para crianças ou mulheres que estão grávidas ou amamentando.

Por fim, há evidências que sugerem que o uso prolongado do ginseng pode diminuir sua eficácia no corpo.

Para maximizar seus benefícios, você deve tomar ginseng em ciclos de 2-3 semanas com intervalo de uma ou duas semanas (14).

Enquanto o ginseng parece ser seguro, as pessoas que tomam certos medicamentos devem prestar atenção às possíveis interações medicamentosas.

Benefícios comprovados do ginseng para a saúde - Concluindo

O ginseng é um suplemento herbal que tem sido usado há séculos na medicina chinesa.

É geralmente considerado por seus efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. Também pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue e ter benefícios para alguns tipos de câncer.

Além disso, o ginseng pode fortalecer o sistema imunológico, melhorar a função cerebral, combater a fadiga e melhorar os sintomas de disfunção erétil.

O ginseng pode ser consumido cru ou levemente cozido no vapor. Também pode ser adicionado facilmente à sua dieta através de sua forma de extrato, cápsula ou pó.

Se você quer melhorar uma determinada condição ou simplesmente dar a sua saúde um impulso, o ginseng definitivamente vale a pena tentar.