Se você já fez uma dieta para perda de peso, provavelmente está familiarizado com o conceito de restrição calórica. Para pessoas com sobrepeso, o corte de calorias pode levar a uma aparência mais magra e a um risco reduzido de diabetes e doenças cardíacas, mas pesquisas sugerem que a restrição calórica pode ter outras vantagens.

Uma dieta que fornece de 10 a 40% menos calorias do que o normal demonstrou proporcionar benefícios para o cérebro, músculos e longevidade em estudos com animais. Ainda assim, mais pesquisas são necessárias para confirmar os potenciais benefícios antienvelhecimento da restrição calórica.
Quais São os Benefícios da Restrição Calórica?

Perda de Peso

A restrição de calorias modesta combinada com o exercício regular é a base da perda de peso bem sucedida, observa a MayoClinic.com.

Para uma perda de peso segura e gradual, procure perder de 1 a 2 libras por semana queimando de 500 a 1.000 calorias por semana através de uma dieta saudável e com poucas calorias combinada com alguma atividade física.

Se você é severamente obeso, considere um programa medicamente supervisionado de restrição calórica e atividade física moderada. Para ajudar a garantir a perda de peso segura, o National Institutes of Health's Weight-Control Information Network recomenda a escolha de um programa que inclua supervisão e acompanhamento de um médico ou outra profissão qualificada de saúde.

Preservação Muscular

A perda de massa e função muscular relacionada à idade é conhecida como sarcopenia, e a resistência à sarcopenia é um dos potenciais benefícios relacionados à idade da restrição calórica.

Em um estudopublicado na edição de janeiro de 2011 da "Experimental Gerontology", a análise de raios X de macacos-rhesus revelou que a restrição calórica preservou a massa muscular na parte superior da perna durante a fase inicial da sarcopenia.

As fibras musculares que normalmente diminuem de tamanho durante o envelhecimento também foram preservadas. É importante ressaltar que a dieta com restrição calórica forneceu os macacos com nutrientes adequados para prevenir a desnutrição. Como estudos semelhantes não foram conduzidos em pessoas, não se sabe se esses benefícios se aplicam aos seres humanos.

Proteção Cerebral

De acordo com pesquisadores da Universidade Estadual da Flórida, a restrição calórica reduz o risco de lesão cerebral e doença após isquemia, uma condição na qual a liberação de oxigênio é retardada em um ou mais vasos sanguíneos no cérebro, possivelmente levando a um derrame.

Pelo menos um estudo mostra que a restrição calórica também pode melhorar a recuperação após uma lesão cerebral traumática. Em um estudo publicado na edição de outubro de 2010 do "Journal of Neuroscience Research", uma dieta com restrição calórica ajudou a curar lesões cerebrais traumáticas em ratos e também melhorou sua memória.

Além disso, o National Institute on Aging relata que a restrição calórica tem sido demonstrada em estudos com animais proteger as células cerebrais da degeneração associada às doenças de Alzheimer e Parkinson.

Vida Longa

Uma dieta nutritiva que fornece até 40 por cento menos calorias do que o normal pode retardar ou prevenir a diminuição da imunidade e coordenação muscular relacionada à idade, bem como muitas doenças crônicas, mas também aumenta de forma independente a expectativa de vida, de acordo com um relatório da Edição de setembro de 2012 da "Nature".

Em estudos, ratos e outras espécies em tal dieta sobreviveram a seus pares alimentados com dietas normais em até 40 anos. Acredita-se que esses benefícios de longevidade se devam ao efeito da restrição calórica em um gene chamado sir-2, e os humanos têm genes semelhantes ao sir-2, relata o Science Daily.

Como essa drástica redução de calorias seria difícil para os humanos continuarem por muito tempo, os cientistas estão tentando desenvolver uma droga que imite os efeitos da restrição calórica severa, de acordo com o New York Times.

Considerações

Antes de tentar a restrição calórica severa para seus potenciais benefícios antienvelhecimento, é importante consultar seu médico.

Aderir a tal dieta a longo prazo pode levar a problemas de saúde, incluindo anemia, baixa densidade óssea e depressão, informa a CNN.

Também é aconselhável trabalhar com um nutricionista para ter certeza de que você está recebendo quantidades suficientes de vitaminas essenciais. Também tenha em mente que os benefícios encontrados em estudos com animais podem não se aplicar aos seres humanos.

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