As estatísticas mostram que mais de 20% de todos os brasileiros comem mais de 700 calorias de açúcar por dia. O açúcar tem um efeito prejudicial na saúde geral e está contido em quase todos os alimentos que você come.

Há açúcar no iogurte, barras de granola e molhos para massas. É chamado de "açúcar oculto", como explicado por Elyse Powell, pesquisadora de doutorado na UNC. Isso não se aplica ao açúcar natural que você obtém de frutas, grãos integrais e legumes.

Quando as pessoas decidem desistir do açúcar, elas experimentam sintomas e condições de abstinência, como ansiedade, depressão, irritabilidade e alterações de humor.

Um adulto médio ingere 22 colheres de chá de açúcar todos os dias e uma criança média consome 32 colheres de chá. A informação foi obtida da American Heart Association.

Nós apresentamos a você sete mudanças positivas que você provavelmente experimentará quando parar de comer açúcar:

Ciência Explica 7 Coisas Que Acontecem ao Seu Corpo Quando Você Para de Comer Açúcar

1. Coração Saudável

James J. DiNicolantonio, PharmD, um cientista de pesquisa cardiovascular do St. Luke's Mid-Atlantic Heart Institute em Kansas City, MO, explica que reduzir o açúcar reduz o risco de morrer de doença cardíaca em três vezes. O açúcar adicionado aumenta os níveis de insulina, ativando o sistema nervoso simpático e aumentando o açúcar no sangue. Deixar o açúcar, e seu colesterol LDL será reduzido em 10%, e seus triglicerídeos vão diminuir em 20-30%.

O corpo humano precisa se esforçar muito para processar o açúcar adicionado. Dieta rica em açúcar adiciona pressão adicional ao fígado.

2. Pele Clara

A acne pode ocorrer como resultado do consumo excessivo de açúcar. Um estudo divulgado no American Journal of Clinical Nutrition confirmou que aqueles que bebem refrigerantes têm um risco 97% maior de inflamação.

O corpo reconhece o açúcar como toxina e o fígado é incapaz de processá-lo. Açúcares não podem ser eliminados através da transpiração, e a inflamação se manifesta através de acne e manchas.
Açúcar provoca a glucatação em que o açúcar se liga com colágeno e elastina na pele. Estas duas proteínas mantêm a sua pele jovem e fresca. Corte o açúcar para proteger essas proteínas.

3. Baixo Risco de Diabetes

O açúcar adicionado leva a depósitos de gordura ao redor do fígado, causando resistência à insulina. Seu pâncreas funciona com sobrecarga. O Dr. Robert Lustic, Professor de Pediatria na Divisão de Endocrinologia da Universidade de Carolina, São Francisco, confirmou que obter 150 calorias de açúcar adicionado aumenta o risco de diabetes tipo 2 em 11 vezes.

4. Você Será Mais Feliz

Se você acha que o açúcar faz você feliz, é hora de pensar novamente. O açúcar lhe dá energia instantânea, mas as coisas ficam muito ruins quando a energia cai. Isso desencadeia um ciclo interminável. Desejos de açúcar são uma coisa perigosa. Você se sente feliz e depois quer um pouco mais.

Um estudo realizado em uma universidade da Colômbia descobriu que as mulheres que consomem muito açúcar adicionado têm maior risco de alterações de humor, ansiedade, depressão e irritabilidade.

5. Melhora do Sono

O açúcar adicionado estimula a produção de cortisol e interrompe sua boa noite de sono. O acidente também fará você ficar com sono. O açúcar afeta o sistema nervoso central, provocando flutuações nos níveis de energia e ciclos de sono. Evite açúcar e você vai dormir muito melhor.

6. Memória Melhorada

O açúcar causa comprometimento cognitivo e fadiga cerebral. Um estudo realizado em animais na UCLA descobriu que a dieta rica em açúcar afeta a memória e a aprendizagem. De acordo com este estudo, o consumo excessivo de açúcar interrompe a comunicação entre as células do cérebro.

7. Perda de Peso

O açúcar adicionado dá-lhe calorias vazias. Você está sempre com fome depois de comer um doce, certo? Sua sobremesa favorita tem muitas calorias, mas não tem nutrientes. Seu corpo anseia por açúcar porque falta energia limpa de alimentos saudáveis.

Cortar o Açúcar

Você pode considerar isso como um desafio no início, mas seu corpo vai se acostumar com isso. Primeiro, remova alguns produtos doces do menu e evite produtos em caixa e enlatados. Faça seus próprios molhos para salada e lanches. Beba muita água e preste atenção aos smoothies e sucos que você consome.

Os Resultados

Você vai se sentir muito melhor em uma semana. Segundo o Dr. Robert Lustig e sua equipe da Universidade da Califórnia, San Francisco, confirma que a redução do açúcar reduz o colesterol ruim em 5 pontos. Os mesmos resultados foram observados na pressão arterial diastólica. Em 10 dias, as crianças apresentaram menor risco de diabetes tipo 2.

Palavras Finais

O açúcar é adicionado a quase todos os produtos, mas você pode eliminá-lo alterando alguns hábitos de estilo de vida. Faça escolhas alimentares inteligentes e coma mais frutas e verduras frescas.

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