O Que é Comprometimento Cognitivo Leve?

De vez em quando, podemos esquecer as coisas. Talvez seja onde colocamos nossas chaves, ou o nome da filha de um vizinho. Essas coisas acontecem e geralmente não são motivo de preocupação. Mas se você notar que esses lapsos de memória estão ocorrendo com mais frequência e estão se tornando um pouco mais do que um pequeno inconveniente, isso pode significar comprometimento cognitivo leve ou CCL.

O comprometimento cognitivo leve é ​​uma forma de perda de memória notável e não debilitante ao grau de demência. É geralmente definido como leve perda de memória ou dificuldade de pensar; no entanto, não prejudica a função independente ou a vida diária.

Se você está preocupado com isso, continue a ler. Existem etapas que você pode seguir para ajudar.
A CCL está essencialmente entre os problemas normais de memória relacionados à idade e a demência. Embora possa ser um precursor da doença de Alzheimer ou outras demências, nem sempre progride para outros problemas cognitivos.

Existem dois tipos de CCL. O CCL amnésico está associado à perda de memória e é o tipo mais comum de CCL. É marcado pelo esquecimento de certos detalhes, como uma consulta médica ou o nome de um amigo.

O segundo tipo de CCL é um CCL não amnésico e é usado para descrever problemas com o processamento de pensamentos. Os problemas para manter um talão de cheques equilibrado, exercitar o bom senso e planejar se enquadram nessa categoria.

Amnésico e não-amnésico não são mutuamente exclusivos, e a mesma pessoa pode ter os dois tipos.

Comprometimento Cognitivo Leve (CCL): Causas, Sintomas e Tratamento

Causas De Comprometimento Cognitivo Leve e Fatores de Risco

As causas do CCL não são bem entendidas, mas há evidências que sugerem que alguns dos mesmos fatores que levam à demência podem desempenhar um papel, embora em menor grau.

Alguns dos fatores que podem levar a danos cerebrais associados ao CCL incluem:
  • Placa beta-amilóide e desordem de proteínas
  • Fluxo sanguíneo reduzido para o cérebro
  • Encolhimento em áreas do cérebro associadas à memória
  • Diminuição do uso de glicose em áreas do cérebro associadas ao pensamento
  • Ampliação dos ventrículos
Há também alguns fatores de risco para a CCL. Segundo a Psychology Today, os fatores de risco potenciais incluem:
  • Idade
  • Genética
  • Falta de engajamento intelectual
  • Má saúde metabólica - hipertensão, diabetes, obesidade, tabagismo e colesterol alto
  • Depressão
Os padrões de marcha ao caminhar e mobilidade também podem indicar risco leve de comprometimento cognitivo.

Sintomas de Comprometimento Cognitivo Leve

Pode ser difícil perceber um comprometimento cognitivo leve, porque é fácil atribuir um período ocasional de perda de memória ou confusão à idade. E isso é justo. Descobrir se você possui CCL pode ser um processo bastante único e geralmente depende de uma forma de comparação.

Se os entes queridos, ou aqueles com quem você passa mais do que tempo suficiente, manifestam crescente preocupação com o esquecimento ou a tomada de decisões, vale a pena ouvi-los. Além disso, se você notar problemas com o olfato ou dificuldade em lembrar palavras, estes também podem ser sinais. Por exemplo, se o seu vocabulário diminuiu em comparação com os colegas da sua idade, pode ser um sinal de CCL.

Outros sintomas podem incluir:
  • Repetidamente extraviando ou perdendo itens que você usa regularmente
  • Esquecendo de ir a compromissos / eventos
Uma maneira de distinguir o comprometimento cognitivo leve da demência é observar a personalidade. Uma pessoa com CCL não exibirá nenhuma mudança na personalidade, enquanto as pessoas com demência podem sofrer mudanças visíveis na maneira como se comportam.

O CCL não é considerado uma forma de demência por médicos ou profissionais médicos, porque não causa o mesmo tipo de perturbação da personalidade, estilo de vida ou independência que a demência.

Diagnosticando o Comprometimento Cognitivo Leve

Se você, sua família e / ou amigos estão percebendo um aumento na falta de memória, pode querer procurar a opinião de um médico. A Associação de Alzheimer relata que 10% a 20% das pessoas com mais de 65 anos podem ter CCL.

Um médico realizará uma série de testes para determinar se há uma chance de um paciente ter comprometimento cognitivo leve. Eles geralmente perguntam sobre a história da família e quaisquer doenças atuais. O teste também envolverá níveis de função cognitiva e capacidade de funcionar independentemente, além de avaliar o humor e o comportamento geral.

Também são prováveis ​​exames de imagem do cérebro e outros testes para descartar outras infecções em potencial que possam estar influenciando a cognição.

De acordo com o Instituto Nacional do Envelhecimento, cerca de oito em cada 10 pessoas diagnosticadas com CCL amnésico passam a desenvolver a doença de Alzheimer dentro de sete anos. Em comparação, um a três por cento das pessoas com mais de 65 anos com cognição normal desenvolverão a doença de Alzheimer em um determinado ano.

Tratamento de Comprometimento Cognitivo Leve

Neste ponto, não há medicação aprovada para o tratamento de CCL. Dito isto, existem vários tratamentos naturais e relacionados ao estilo de vida que podem reduzir sua influência e retardar ou impedir o desenvolvimento de mais declínio cognitivo.

Exercício

Um dos métodos de tratamento mais bem estudados e influentes na luta contra o CCL é o exercício. A pesquisa mostrou que fazer caminhadas pode retardar a progressão do declínio cognitivo em pessoas com comprometimento cognitivo leve e doença de Alzheimer, além de adultos saudáveis.

Tentar sair para uma caminhada de 30 a 60 minutos a um ritmo moderado pelo menos três vezes por semana pode produzir resultados benéficos.

Comer Bem

Seu cérebro confia no seu coração para fornecer sangue oxigenado, rico em nutrientes, para funcionar corretamente. Portanto, uma dieta que é boa para o seu coração geralmente é boa para o seu cérebro.

Comer alimentos que promovam menor inflamação, pressão arterial reduzida e colesterol mais baixo pode ajudar a incentivar a boa saúde do cérebro e limitar o comprometimento cognitivo.

Vale a pena incluir mais vegetais verdes folhosos, frutas e vegetais coloridos, peixe, nozes, legumes e grãos integrais em sua dieta, enquanto reduz a ingestão de alimentos processados.

Aumentar o Envolvimento

Tornar-se mais engajado com sua comunidade como voluntário, participando de uma aula ou ingressando em um clube pode ajudar a manter sua acuidade mental.

O contato social, o fluxo de informações e os requisitos para aprender e lembrar de coisas novas podem ajudar a sobrecarregar seu cérebro para impedir o declínio cognitivo. Manter uma mente ativa é uma das melhores maneiras de incentivar uma mente saudável.

Passar Algum Tempo Com a Família e os Amigos

A conexão social também desempenha um grande papel na saúde cognitiva. Ser socialmente ativo e formar relacionamentos de qualidade evita o isolamento, o que pode ser uma má notícia para a saúde do cérebro.

Torne-se Uma Criatura do Hábito

Se você notar que sua memória está diminuindo, a rotina e o hábito assumem uma importância adicional. Deixar suas chaves, carteira, óculos etc. em um local designado e de fácil acesso pode reduzir as chances de perdê-los. Quando chegar em casa, guarde esses itens antes de remover o casaco, os sapatos ou caminhar mais para dentro.

Usar Ferramentas de Agendamento

Usar calendários grandes, o aplicativo de calendário do seu smartphone (lembre-se de definir lembretes), listas de tarefas e notas para si mesmo podem ajudar você a lidar com os sintomas do CCL. Anotar compromissos imediatamente em um local em que você os veja com facilidade garantirá menos chances de perdê-los.

Mantenha a Esperança Com o CCL

Não ter a memória do passado pode ser frustrante, mas isso não significa que você está destinado à doença de Alzheimer ou a outra forma de demência. Se você vive com um comprometimento cognitivo leve ou percebe que pequenos lapsos de memória estão ocorrendo com maior frequência, é possível cortá-lo pela raiz.

Converse com seu médico, além de adotar algumas das medidas de estilo de vida mencionadas acima para manter seu cérebro o mais saudável possível, enquanto atrasa ou impede potencialmente um declínio cognitivo mais grave.
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