De alimentos assados ​​a sopas e saladas, o sabor de vários pratos pode ser aprimorado com a adição de alguns pistache ou pistácios. Essas sementes deliciosas e crocantes, carregadas com excelentes nutrientes, também são consideradas uma das nozes mais saudáveis ​​a consumir durante a gravidez.
Mas você deve estar atenta a quando, por que e como comê-las. Nesse artigo, Sadestar discute a ingestão de pistache durante a gravidez e como você e seu bebê podem se beneficiar deles.

Benefícios Dos Pistaches (pistácios) Durante a Gravidez

É Seguro Comer Pistache Durante a Gravidez?

Sim, é seguro incluir pistache ou pistácios durante a gravidez. Eles são ricos em proteínas, fibras, potássio, folato, cálcio e ferro, importantes para o crescimento e desenvolvimento do feto.

Quais São os Benefícios Dos Pistaches Durante a Gravidez?

Os nutrientes presentes nos pistaches são benéficos durante a gravidez e ajudam no desenvolvimento saudável do bebê. Os benefícios nutricionais incluem:

1. Ajuda ao desenvolvimento fetal

Os pistache ou pistácios contêm uma boa quantidade de proteína, essencial para o desenvolvimento dos tecidos e músculos do feto. Também mantém seu peso sob controle, regulando os níveis de açúcar no sangue.

2. Equilibra os níveis lipídicos

A alta concentração de ácidos graxos monoinsaturados nos pistache reduz o colesterol ruim e aumenta os bons níveis de colesterol, equilibrando os lipídios.

3. Aumenta os níveis de imunidade

Os pistache ou pistácios são ricos em antioxidantes, incluindo caroteno, substâncias polifenólicas e vitamina A e E que ajudam a aumentar a imunidade.

4. Previne anemia

Rico em ferro e outros minerais essenciais, que ajudam na formação de glóbulos vermelhos. A inclusão suficiente dessas nozes na dieta ajudará a prevenir a anemia, especialmente durante a gravidez, quando seu corpo precisa de mais do que a quantidade usual de células sanguíneas.

5. Trata a constipação

Por serem ricos em fibras, os pistaches facilitam a digestão e regulam os movimentos intestinais. Eles também podem proporcionar alívio da constipação, que pode se desenvolver devido a alterações hormonais no início da gravidez.

6. Natureza anti-inflamatória

Os pistaches ou pistácios são de natureza anti-inflamatória e ajudam a combater dores nas articulações e inchaços comuns durante a gravidez.

7. Bom para o desenvolvimento do cérebro fetal

Os pistaches ou pistácios contêm boas quantidades de ácidos graxos ômega-3, como os ácidos oleico e linoléico, essenciais para o desenvolvimento cerebral do bebê.
Continue lendo para obter o perfil nutricional completo dos pistaches ou pistácios.

Valor Nutricional Dos Pistaches

Os nutrientes presentes em 100 gramas de pistache cru são os seguintes:

Nutriente:
  • Calorias: 560kcal
  • Água: 4,37g
  • Carboidratos: 27.17g
  • Açúcares: 7.66g
  • Proteínas: 20.16g
  • Fibra: 10.6g
  • Gorduras: 45.32g
Vitaminas:
  • Tiamina (vitamina B1): 0,870 mg
  • Riboflavina (vitamina B2): 0,160mg
  • Niacina (vitamina B3): 1.300mg
  • Piridoxina (vitamina B6): 1.700mg
  • Ácido fólico (vitamina B9): 51mcg
  • Ácido ascórbico (vitamina C): 5,6 mg
  • Retinol (vitamina A): 516IU
  • Alfa-tocoferol (vitamina E): 2,86 mg
Eletrólitos:
  • Potássio: 1025mg
  • Sódio: 1mg
Minerais:
  • Cálcio: 105mg
  • Ferro: 3,92mg
  • Fósforo: 490mg
  • Magnésio: 121mg
  • Zinco: 2.20mg
Lípidos:
  • Ácidos graxos saturados totais: 5.907g
  • Ácidos graxos monoinsaturados totais: 23.257g
  • Ácidos graxos poli-insaturados totais: 14.380g
g = gramas; mg = miligramas; UI = Unidades Internacionais

Embora os pistaches ou pistácios sejam nutritivos, seus benefícios são maiores apenas quando você os consome na quantidade certa e se atém a pistache simples e sem sal em suas cascas.

Quantos Pistaches Você Pode Comer Por Dia?

Você pode consumir até 24 pistaches por dia. Você não deve comer mais do que a quantidade sugerida, pois isso pode levar ao excesso de óleos essenciais no organismo que podem ser prejudiciais ao cérebro.

Quais São os Possíveis Efeitos Colaterais de Comer Pistache Durante a Gravidez?

Algumas coisas que você deve ter em mente ao consumir os pistaches são:
  • Eles têm frutanos que causam problemas digestivos, como constipação, diarreia, inchaço, dor abdominal e flatulência.
  • As sementes torradas revestidas com sal podem ter um alto teor de sódio que pode elevar a pressão sanguínea. Portanto, é melhor escolher a variedade simples e sem sal.
Algumas precauções ao incluir pistaches ou pistácios em sua dieta podem ser uma boa ideia.

Como Incluir Pistaches em Sua Dieta?

Aqui estão algumas maneiras interessantes pelas quais você pode incorporar pistache em sua dieta:
  • Coloque alguns pistache na tigela de frutas e consuma-os frescos.
  • Faça um pó e use-o como molho no frango antes de fritar ou grelhar.
  • Polvilhe pistache cortados em cubos finos com aveia, iogurte ou cereais para um café da manhã nutritivo.
  • Misture-o a um milk-shake com amêndoas, cardamomo e açafrão para uma bebida super saudável.
Não se preocupe em comer pistaches ou pistácios, a menos que tenha sido especificamente aconselhada a não comê-los pelo seu médico. Inclua sua porção diária dessas nozes na variedade que preferir. Lembre-se de manter o limite permitido.

Referencias:
  1. Healthy Eating During Pregnancy
  2. Eating Healthy During Pregnancy
  3. Pistachios 
  4. Antioxidant Capacity of Food
  5. Iron Deficiency Anemia
  6. Fiber
  7. Nutrients, Infectious and Inflammatory Diseases
  8. Nutrition and Health Info Sheet: Omega-3 Fatty Acids
  9. Pistachio nuts, raw
  10. Your Brain On Food: Nutrition For The Mind
  11. Dietary fructose intolerance, fructan intolerance and FODMAPs
  12. Understanding the DASH Diet – 9.374)
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