6 Chás Poderosos Que Combatem a Inflamação

Plantas, ervas e especiarias são usadas medicinalmente há séculos.

Elas contêm compostos vegetais poderosos ou fitoquímicos que podem impedir danos oxidativos às células e reduzir a inflamação.

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, certas plantas podem aliviar a dor causada pela inflamação. Elas também podem ajudar a gerenciar certas doenças que são desencadeadas.

Beber chá feito dessas plantas, ervas e especiarias é uma maneira fácil de aproveitar seus benefícios.

Aqui estão 6 chás poderosos que podem combater a inflamação.

6 Chás Poderosos Que Combatem a Inflamação

1. Chá verde (Camellia sinensis L.)

O chá verde vem do mesmo arbusto que o chá preto, mas as folhas são processadas de maneira diferente, permitindo que elas mantenham sua cor verde.

Os compostos promotores de saúde do chá verde são chamados polifenóis, dos quais a epigalocatequina-3-galato (EGCG) é a mais potente.

O EGCG tem propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a aliviar alguns dos surtos associados a doenças inflamatórias intestinais (DII), como a doença de Crohn e a colite ulcerativa.

Em um estudo de 56 dias em pessoas com colite ulcerosa que não responderam ao medicamento convencional, o tratamento com um medicamento baseado em EGCG melhorou os sintomas em 58,3%, em comparação com nenhuma melhora no grupo placebo.

O chá verde também parece reduzir condições causadas pela inflamação, como doenças cardíacas, Alzheimer e até certos tipos de câncer.

Para preparar chá verde, embeba um saquinho de chá ou deixe folhas de chá soltas em um infusor de chá por cinco minutos. O pó da Matcha é folhas de chá verde finamente moídas e você pode simplesmente mexer uma colher em água quente ou leite.

Embora o chá verde seja seguro para a maioria das pessoas, ele contém cafeína, que pode afetar negativamente o sono em algumas pessoas. Além disso, beber grandes quantidades desta bebida pode inibir a absorção de ferro.

Além disso, os compostos do chá verde podem interagir com certos medicamentos, incluindo acetaminofeno, codeína, verapamil, nadolol, tamoxifeno e bortezomibe, portanto verifique com seu médico - especialmente se você bebe muito.

Chás verdes e matcha são fontes do polifenol anti-inflamatório EGCG, que pode reduzir a inflamação e os sintomas associados aos DII e outras condições crônicas causadas pela inflamação.

2. Manjericão (Ocimum sanctum)

Também conhecido por seu nome hindi Tulsi, o manjericão sagrado é uma planta perene nativa da Índia e do sudeste da Ásia. Na medicina ayurvédica, é conhecida como "a incomparável" e "rainha das ervas" devido à sua ampla variedade de propriedades promotoras de saúde.

Referido como uma erva adaptogênica na medicina alternativa, acredita-se que o manjericão sagrado ajude seu corpo a combater o estresse emocional, ambiental e metabólico. Essas são frequentemente as causas principais da inflamação que levam à doença crônica.

Estudos em animais e humanos descobriram que o manjericão tem propriedades anti-inflamatórias que podem reduzir os níveis de açúcar no sangue, colesterol e pressão arterial.

Os compostos nas folhas e sementes da planta de manjericão sagrado também podem reduzir os níveis de ácido úrico, aliviando a dor resultante de condições inflamatórias como gota e artrite reumatóide.

Alguns dos compostos do manjericão combatem a inflamação inibindo as enzimas cox-1 e cox-2, que produzem compostos inflamatórios e desencadeiam dor, inchaço e inflamação.

O chá de manjericão ou Tulsi está disponível em muitas lojas de alimentos naturais e online. Para prepará-lo, use folhas soltas ou um saquinho de chá e deixe em infusão por cinco minutos.

O chá Tulsi deve ser seguro para a maioria das pessoas beber todos os dias.

O chá de manjericão, ou Tulsi, pode combater a inflamação e reduzir a dor da gota, artrite ou outras condições inflamatórias. Também pode diminuir os níveis de colesterol, açúcar no sangue e pressão arterial.

3. Açafrão (Curcuma longa)

A cúrcuma é uma planta com raiz ou rizoma comestível que geralmente é seca e transformada em tempero. A raiz também pode ser descascada e picada.

O ingrediente ativo do açafrão é a curcumina, um composto amarelo conhecido por seus muitos benefícios à saúde. Reduz a inflamação e a dor, interrompendo algumas das vias que levam a essa condição.

Açafrão e curcumina foram estudados por seus efeitos em doenças inflamatórias crônicas como artrite reumatóide, DII e doenças cardíacas. Eles também podem aliviar a dor nas articulações artríticas e a dor muscular após o exercício - ambos causados ​​pela inflamação.

Em um estudo de 6 dias em pessoas com dor e inflamação por osteoartrite, tomar 1.500 mg de curcumina em doses divididas 3 vezes ao dia reduziu significativamente a dor e melhorou a função física, em comparação com um placebo.

Outro estudo em 20 homens ativos mostrou que tomar 400 mg de curcumina reduziu a dor muscular e os danos musculares após o exercício, em comparação com um placebo.

No entanto, esses estudos usaram grandes doses de curcumina concentrada, portanto, não está claro se o consumo de chá de açafrão teria o mesmo efeito.

Se você quiser experimentar o chá de açafrão, cozinhe 1 colher de chá de açafrão em pó ou raiz de açafrão descascada e ralada em uma panela com 2 xícaras (475 ml) de água por cerca de 10 minutos. Em seguida, coe e adicione limão ou mel a gosto.

A curcumina é melhor absorvida com um pouco de pimenta do reino, então adicione uma pitada ao chá.

A curcumina, o ingrediente ativo do açafrão, pode aliviar a inflamação e a dor quando ingerida em grandes doses. No entanto, não está claro se a quantidade de chá de açafrão teria o mesmo efeito.

4. Gengibre (Zingiber officinale)

Mais de 50 compostos antioxidantes diferentes foram identificados no gengibre. Muitos deles minimizam a produção de citocinas, que são substâncias pró-inflamatórias em seu corpo.

Em um estudo de 12 semanas em pessoas com diabetes, tomar 1.600 mg de gengibre por dia reduziu o açúcar no sangue em jejum, o colesterol total, os triglicerídeos e os marcadores inflamatórios do sangue, incluindo a proteína C reativa (PCR), em comparação com um placebo.

Da mesma forma, tomar 1.000 mg de gengibre diariamente por 3 meses reduziu significativamente os marcadores inflamatórios em pessoas com osteoartrite.

Ainda assim, esses estudos usaram altas doses de gengibre - não chá de gengibre. Portanto, não está claro se beber chá de gengibre teria os mesmos efeitos.

Devido ao seu sabor levemente doce e picante, o gengibre faz um chá delicioso. Cozinhe 1 colher de sopa de gengibre fresco e descascado ou 1 colher de chá de gengibre em pó com 2 xícaras (475 ml) de água. Coe depois de 10 minutos e divirta-se com limão ou mel.

O gengibre contém compostos que limitam a produção de substâncias pró-inflamatórias em seu corpo. Tem benefícios para os níveis de açúcar no sangue e colesterol e pode reduzir a dor e a inflamação relacionadas à artrite.

5. Rosa Mosqueta (Rosa canina)

Os cinórrodo são os pseudofrutos, redondos e comestíveis que são deixados depois que um arbusto perde suas flores.

Eles são usados ​​como fitoterápicos há mais de 2.000 anos, pois são embalados com antioxidantes, incluindo betacaroteno e vitaminas C e E.

Os cinórrodo de rosa contêm compostos fenólicos, que são poderosos antioxidantes anti-inflamatórios que protegem suas células de danos.

Estudos mostram que o pó de rosa mosqueta reduz a dor e outros sintomas relacionados à artrite reumatóide, limitando a produção de produtos químicos citocinas pró-inflamatórios.

Os cinórrodo de rosa também contêm compostos gordurosos saudáveis, como ácidos triterpenoicos, ácido ursólico, ácido oleanólico e ácido betulínico. Eles inibem as enzimas cox-1 e cox-2, que desencadeiam inflamação e dor.

Para fazer chá de rosa mosqueta, use cerca de 10 roseiras inteiras, frescas ou secas, e amasse-as ou esfarele-as. Misture-os com cerca de 1 1/2 xícaras (355 ml) de água muito quente (sem ferver) e deixe em infusão por 6-8 minutos. Coe a bebida para remover os sólidos e adicione mel, se desejar.

O chá de rosa mosqueta tem uma cor vermelho-coral profunda e notas florais.

Estudos mostram que a rosa mosqueta reduz substâncias químicas pró-inflamatórias e inibe as enzimas cox-1 e 2, que desencadeiam inflamação e dor.

6. Erva-doce (Foeniculum vulgare Mill)

O sabor das sementes e bulbos da planta mediterrânea de erva-doce é frequentemente comparado ao de alcaçuz ou anis. Então, se você é fã dela, a erva-doce faz um chá delicioso que também combate a inflamação.

Como a rosa msoqueta, a erva-doce está cheia de compostos fenólicos anti-inflamatórios. Alguns dos mais ativos são o ácido cafeoilquinóico, ácido rosmarínico, quercetina e kaempferol.

Algumas pesquisas indicam que o funcho pode reduzir a dor, especialmente a dor relacionada à menstruação, que pode ser devido a seus poderosos compostos anti-inflamatórios.

Um estudo de três dias em 60 mulheres jovens demonstrou que o tratamento com 120 gramas de extrato de erva-doce por dia reduziu significativamente a dor menstrual, em comparação com um placebo.

O chá de erva-doce é fácil de fazer com as sementes de erva-doce da prateleira de especiarias. Despeje 1 xícara (240 ml) de água fervente sobre 2 colheres de chá de sementes de erva-doce esmagadas e deixe em infusão por cerca de 10 minutos. Adicione mel ou adoçante, se quiser.

O chá de erva-doce, feito a partir do tempero com sabor de alcaçuz, pode aliviar a dor devido às suas propriedades anti-inflamatórias.

Dicas e Precauções Para Quem Bebe Chá

Aqui estão algumas dicas a serem lembradas.

Prepare um chá melhor

Ao preparar uma xícara de chá fresca, use folhas soltas com um infusor de chá em vez de um saquinho de chá, se possível. Um estudo sobre antioxidantes no chá descobriu que os chás de folhas soltas tendem a conter mais antioxidantes anti-inflamatórios do que os saquinhos de chá.

O mesmo estudo observou que, ao preparar o chá, 5 minutos é tempo suficiente para extrair 80-90% de seu conteúdo antioxidante. Um tempo de maceração mais longo não extrai muito mais.

Seja criativo e combine diferentes chás e outras ervas anti-inflamatórias, especiarias como canela e cardamomo ou até frutas como fatias de limão ou laranja. Muitos desses ingredientes trabalham juntos para fornecer ainda mais benefícios à saúde.

Não se esqueça que os chás são feitos de plantas, que podem estragar ou perder a potência ao longo do tempo. Sempre use ingredientes frescos ao preparar seu chá.

Tenha cuidado com a qualidade e quantidade do seu chá

Embora os chás possam ajudar a combater a inflamação e fornecer vários outros benefícios à saúde, há algumas preocupações a serem consideradas.

Algumas plantas de chá são tratadas com pesticidas e herbicidas, portanto, tente escolher variedades de alta qualidade, orgânicas ou sem pesticidas.

Um estudo sobre pesticidas em chá importado da China encontrou resíduos em 198 de 223 amostras. De fato, 39 tinham resíduos que estavam acima dos limites máximos da União Europeia.

Além disso, os chás devem ser armazenados em um recipiente hermético, em local escuro e seco. Se não forem armazenadas adequadamente, elas podem abrigar micotoxinas, um subproduto prejudicial de um fungo que pode crescer em alguns alimentos e foi encontrado no chá.

Finalmente, alguns chás podem interagir com medicamentos, suplementos ou ervas se você beber muito. Consulte o seu médico se tiver dúvidas sobre possíveis interações.

Para preparar a melhor xícara de chá, use ingredientes frescos e tenha cuidado com a qualidade para evitar pesticidas, herbicidas ou mofo. Além disso, esteja ciente de que os compostos de alguns chás podem interagir com seus medicamentos.

Conclusão

Beber chá é uma maneira fácil e deliciosa de aproveitar os benefícios anti-inflamatórios e outros benefícios para a saúde de plantas, ervas e especiarias.

Tente tomar alguns dos chás listados acima, incluindo chá verde, rosa mosqueta, gengibre e açafrão, para colher seus benefícios de combate à inflamação e promoção da saúde.

Com tantas variedades e sabores para escolher, não é de admirar que o chá seja uma das bebidas mais populares do mundo.

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