Os benefícios do alho-poró para a saúde incluem a melhoria da saúde ocular, prevenção de cataratas, manutenção da pele limpa e saudável, apoio à saúde cardiovascular, redução da pressão arterial, prevenção da anemia e alívio da inflamação. Outros benefícios incluem melhorar a saúde óssea, apoiar a função renal, gerenciar o diabetes tipo 2, prevenir o câncer, ajudar na perda de peso e melhorar a digestão.

O Que é Alho-Poró?

Alho-poró parecem flores ou arbustos, mas na verdade são vegetais. Eles pertencem ao gênero Allium. O alho-poró está relacionado a cebolinha, chalota e cebola. Ao contrário da cebola, o alho-poró tem caules em vez de bulbos. O alho-poró é bastante fácil de cultivar e resiliente. Esses vegetais podem suportar condições climáticas adversas. O alho-poró é nativo do Mediterrâneo e do Oriente Médio, mas agora é cultivado em muitas partes do mundo devido às suas muitas vantagens em alimentação e nutrição.

O alho-poró é duro e crocante. A única parte comestível deste vegetal é o seu caule, logo acima das raízes e da base do caule. O alho-poró é usado principalmente em aplicações culinárias. Eles têm um sabor agradável de cebola. Seu caule é usado principalmente para melhorar o sabor dos caldos.

13 Benefícios do Alho-Poró à Saúde

Valor nutricional do alho-poró

  • Valor nutritivo por 100 g:
  • Energia 61 Kcal 2%
  • Carboidratos 14,15 g 11%
  • Proteínas 1,50 g 3%
  • Gordura Total 0.30 g 1%
  • Colesterol 0 mg 0%
  • Fibra alimentar 1,8 g 5%
  • Folatos 64 µg 16%
  • Niacina 0,400 mg 2,5%
  • Ácido pantotênico 0,140 mg 3%
  • Piridoxina 0,233 mg 18%
  • Riboflavina 0,030 mg 2%
  • Tiamina 0,060 mg 5%
  • Vitamina A 1667 UI 55%
  • Vitamina C 12 mg 20%
  • Vitamina E 0,92 mg 6%
  • Vitamina K 47 µg 39%
  • Sódio 20 mg 1%
  • Potássio 180 mg 4%
  • Cálcio 59 mg 6%
  • Cobre 0,120 mg 13%
  • Ferro 2,10 mg 26%
  • Magnésio 28 mg 7%
  • Manganês 0,481 mg 2%
  • Fósforo 35 mg 5%
  • Selênio 1 µg 2%
  • Zinco 1,2 mg 11%
  • Caroteno-ß 1000 µg
  • Cripto-xantina-ß 0 µg
  • Luteína-zeaxantina 1900 µg

13 Benefícios do Alho-Poró Para a Saúde Que Você Deve Conhecer

1. Melhorar a visão

O alho-poró é rico em vitamina A, uma vitamina necessária para o bom funcionamento dos olhos e para a saúde geral dos olhos. O alho-poró também é abundante em antioxidantes que combatem os radicais livres que entram no corpo e impedem que ele cause danos aos olhos. Se não for impedido, os radicais livres podem causar degeneração macular e outros problemas oculares causados ​​pelo envelhecimento. A vitamina A ajuda seus olhos a alcançar melhor uma melhor visão em condições de pouca luz, pois é conhecido por promover a visão noturna.

2. Ajuda a prevenir a catarata

O vegetal de alho-poró é uma boa fonte de zeaxantina e luteína. Esses dois compostos podem beneficiar muito seus olhos. A zeaxantina e a luteína protegem os tecidos oculares sensíveis da luz UV prejudicial. Mais importante ainda, eles protegem seus olhos do desenvolvimento de catarata. A American Optometric Association recomenda 12 miligramas desses dois compostos para receber esses benefícios.

3. Mantém a pele limpa e saudável

Um grande número de problemas de pele são causados ​​por danos causados ​​pelos radicais livres. Problemas de pele, como manchas escuras, rugas, etc. são resultado de danos oxidativos causados ​​por esses radicais livres. Os antioxidantes contidos no alho-poró podem combater os radicais livres e retardar o processo de envelhecimento. O alho-poró contém alicina. Um composto que possui propriedades antibacterianas e mantém os germes e outros invasores estranhos fora da pele. Também é antiviral e antifúngico. Uma vez digerida no estômago, a alicina produz ácido sulfênico que neutraliza bactérias e muitos outros micróbios que podem causar infecção podem entrar no intestino.

4. Fornece suporte cardiovascular

O alho-poró tem grandes quantidades de kaempferol, um flavonoide que ajuda a proteger os vasos sanguíneos dos danos causados ​​pelas moléculas de oxigênio hiperativas. Este método de proteção dos vasos sanguíneos também produz um gás natural chamado óxido nítrico ou NO. O óxido nítrico ajuda a dilatar e relaxar os vasos sanguíneos.

Outra vantagem do alho-poró é sua concentração de folato, que está em sua forma bioativa e está de fato presente em todas as partes da planta. O folato promove a saúde do coração e garante que os níveis de homocisteína estejam em equilíbrio. Mesmo quantidades moderadas de homocisteína podem trazer danos ao sistema cardiovascular. O folato decompõe a homocisteína em aminoácidos benéficos.

O alho-poró também contém grandes quantidades de polifenóis. Os polifenóis são antioxidantes que desempenham um papel crucial na proteção dos vasos sanguíneos e das células sanguíneas dos danos oxidativos.

Por fim, contém uma quantidade substancial de fibra alimentar. A fibra alimentar é importante para melhorar a saúde cardiovascular e evita ataques cardíacos, derrames e outros distúrbios cardiovasculares. A fibra ajuda na eliminação do colesterol ruim e evita a formação de placas nas artérias.

5. Pode baixar a pressão sanguínea

O potássio serve como um vasodilatador que minimiza a tensão dos vasos sanguíneos para fornecer um fluxo suave de sangue através das artérias. O alho-poró é abundante neste nutriente. O potássio também ajuda a manter o equilíbrio homeostático entre o sódio e desempenha um papel importante na contratilidade geral dos músculos cardíacos.

6. Prevenir a anemia

A anemia ocorre quando seu corpo é deficiente em ferro. Consumir alho-poró regularmente é uma maneira certa de fornecer ao corpo o ferro necessário para combater e prevenir a anemia. O alho-poró é abundante em ferro, além de vitaminas do complexo B, que são precursores necessários para a síntese de células sanguíneas. A correção da anemia pode se traduzir em aumento do fluxo sanguíneo e maior perfusão de oxigênio nas células que precisam deles.

7. Alivia a inflamação

Ele contém propriedades anti-inflamatórias devido à sua alta quantidade de vitaminas antioxidantes, que efetivamente; reduz a inflamação da pele e ossos. O alho-poró também pode ajudar no tratamento de doenças reumáticas, como a artrite.

8. Melhora a saúde óssea

A vitamina K fornece benefícios para todas as partes do corpo. Obter vitamina K adequada todos os dias ativa uma proteína chamada osteocalcina. A osteocalcina desempenha um papel vital na promoção da saúde óssea e diminui a reabsorção óssea. Garantir que você atenda à sua cota diária de vitamina K só garantirá a saúde do tecido ósseo nos próximos anos.

9. O alho-poró é diurético

O alho-poró é diurético natural. Ele ajuda a aumentar a quantidade de sódio e água expelida do seu corpo como urina. Os diuréticos naturais são benéficos para os indivíduos com hipertensão, ajudando a preservar a função renal, reduzindo o acúmulo de toxinas ou sais solúveis em água. Os diuréticos funcionam ajudando os rins a liberar mais sódio na urina. O sódio retira a água do sangue e reduz a pressão nas paredes dos vasos - mais conhecida como pressão arterial.

10. Ajuda a gerenciar o diabetes tipo 2

O alho-poró é pobre em calorias e é um alimento com baixo índice glicêmico. Esses vegetais inibem a atividade da amilase, que suporta uma série de funções antidiabéticas. Amilase é o que decompõe carboidratos complexos em açúcares, o que causa picos de açúcar no sangue e trava. A inibição dessa enzima diminui a velocidade pela qual a glicose entra na circulação sanguínea. O alho-poró também contém alicina, o que ajuda a reduzir a probabilidade de síndrome metabólica e neuropatia diabética. Os flavonóides e antioxidantes encontrados no alho-poró combatem os danos dos radicais livres e fortalecem a função cardíaca de um indivíduo diabético.

11. Auxílio na prevenção do câncer

A vitamina C é abundante e é extremamente benéfica para promover a saúde geral. A vitamina C é um potente antioxidante de combate ao câncer. Ela combate os radicais livres e os neutraliza antes que eles possam causar danos oxidativos às células. O dano oxidativo é frequentemente implicado como uma das principais causas de câncer.

12. Útil para perda de peso

O alho-poró é benéfico para perda de peso devido à sua presença de fibra alimentar. A fibra o preenche e mantém o estômago cheio por um longo período de tempo. O alho-poró inibe os desejos e evita que você sinta fome frequentemente, o que pode atrapalhar até o paciente mais dedicado.

13. Melhora a digestão

É abundante em carboidratos prebióticos, que alimentam as boas bactérias do estômago e ajudam a produzir enzimas digestivas. O alho-poró também promove a circulação intestinal adequada e permite uma passagem suave dos alimentos pelo trato digestivo devido à sua alta quantidade de fibras.

Conclusão

O alho-poró é um dos vegetais mais antigos conhecidos do mundo, embora muitas pessoas ainda não estejam familiarizadas com ele. Estes vegetais foram apreciados pelos antigos gregos e romanos por seus atributos especiais. O alho-poró é muitas vezes ofuscado por seus parentes próximos com alho e cebola, embora quase compartilhem os mesmos compostos benéficos. O alho-poró é pobre em calorias e proteínas, mas abundante em vitaminas e minerais. Esses vegetais possuem uma combinação única de nutrientes e flavonóides que contêm enxofre. O alho-poró tem propriedades antissépticas, diuréticas e laxantes para citar alguns, justificando a inclusão deles em sua dieta.

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