Os benefícios do arroz integral para a saúde incluem controlar o nível de açúcar, melhorar a qualidade do sono, otimizar a produção de energia, reduzir o risco de câncer de cólon, aumentar o potencial antioxidante do corpo e reduzir o risco de doença cardíaca. Outros benefícios incluem melhorar a saúde do sistema nervoso, reduzir o risco de se tornar obeso, prevenir doenças neurodegenerativas, aliviar a depressão e a ansiedade, reduzir os sintomas de asma em crianças, prevenir a constipação e reduzir o risco de parada cardíaca em mulheres na pós-menopausa.

13 Benefícios do Arroz Integral à Saúde

O Que é Arroz Integral?

O arroz é um alimento básico em muitas partes do mundo, sendo um alimento barato que faz o trabalho de aumentar as refeições. Mas nem todo arroz é o mesmo; de fato, existem inúmeras variedades cultivadas em diferentes partes do mundo e que podem possuir perfis nutricionais que não se parecem. É o que a maioria das pessoas pensam quando escolhe arroz branco em vez de arroz integral, pois todos são intercambiáveis, certo? De maneira alguma, uma vez que o arroz branco é coletivamente o menos nutritivo de todo o arroz, uma vez que passa por muito mais processamento. Durante esse processo, várias camadas do grão são removidas, todas contendo nutrientes vitais. Tudo o que resta é um núcleo de arroz branco polido que não serve a nenhum propósito dietético, exceto para fornecer amido. Comece amanhã - dispense o arroz branco que você tem em sua casa e substitua-o por arroz integral “integral”.

Informações nutricionais de arroz integral (por 1 xícara, por porção, cozido)

  • Calorias-216
  • Carboidratos totais-44g
  • Fibra alimentar-3.5g
  • Gordura Total-1.7g
  • Ácidos graxos ômega-3 totais-27,5mg
  • Proteína-5g
  • Ácido Pantotênico-0.6mg
  • Tiamina-0.2mg
  • Niacina-3mg
  • Vitamina B6-0.3mg
  • Magnésio-84mg
  • Fósforo-165mg
  • Potássio-84mg
  • Zinco-1.3mg
  • Manganês-1,9mg
  • Selênio-19mcg

13 Benefícios Impressionantes do Arroz Integral Para a Saúde

1. O arroz integral ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue

Um dos benefícios mais significativos do consumo de arroz integral em relação ao arroz branco é o controle que ele pode oferecer sobre o controle da glicose no sangue. O arroz branco possui um índice glicêmico mais alto que o arroz integral, o que significa que ele se converte em glicose mais rapidamente e entra na corrente sanguínea, causando um aumento no açúcar no sangue. O arroz integral, por outro lado, faz isso muito mais lentamente, ajudando a exercer um maior grau de controle sobre as leituras de açúcar no sangue. Os compostos de fibras e polifenólicos encontrados no arroz integral também ajudam a reduzir ainda mais o índice glicêmico do arroz integral.

2. Pode melhorar a qualidade do sono

Existem muitos fatores em jogo que podem resultar em insônia, mas um fator contribuinte comum e pouco conhecido é o hormônio melatonina. O arroz integral contém naturalmente melatonina, que promove um sono profundo e reparador. Também é importante dormir no escuro, pois a melatonina é inibida sob a influência da luz. O arroz integral também contém vitaminas do complexo B, que ajudam no metabolismo e no ciclo do sono.

3. O arroz integral otimiza a produção de energia

Sabemos que comer carboidratos de alta qualidade é o pré-requisito número um para fornecer energia, mas você também precisa garantir que os carboidratos consumidos possam ser convertidos. Um mineral que está intimamente envolvido em nosso processo de produção de energia é o manganês, que ajuda a garantir que mais energia seja extraída das proteínas e carboidratos que ingerimos. O manganês também está envolvido na produção de ácidos graxos, que regulamenta a produção de colesterol e os níveis de nossos hormônios. Assim, comer arroz integral pode aumentar seus níveis de testosterona!

4. Reduz significativamente o risco de câncer de cólon

Dietas ricas em fibras estão associadas a um menor risco de câncer de cólon, mas o arroz integral ainda mais eficaz é o seu conteúdo generoso de selênio. O selênio é um mineral envolvido em vários processos metabólicos, incluindo a quebra de hormônios e toxinas. Mas isso não é tudo o que faz, pois os picos de selênio iniciam o reparo do DNA danificado, inibem o crescimento das células cancerígenas e as programam para se matar.

5. Aumenta o potencial antioxidante do corpo

Embora o arroz contenha muitos antioxidantes, como outras frutas e legumes, o arroz integral adiciona uma camada adicional ao potencial do seu corpo. Graças à presença de dois minerais; selênio e manganês, a produção dos dois antioxidantes naturais mais poderosos do seu corpo, a superóxido dismutase e a glutationa peroxidase aumenta significativamente, melhorando o manuseio de oxidação e inflamação prejudiciais do seu corpo. Essas moléculas também são capazes de remover toxinas com mais eficiência e podem impedir que o DNA seja danificado.

6. O arroz integral reduz o risco de doença cardíaca

O arroz integral contém quantidades abundantes de compostos conhecidos como lignanas, que são convertidos em compostos biológicos uma vez ingeridos por bactérias probióticas em nossos intestinos. Um desses compostos produzidos é denominado enterolactona, que tem a capacidade de proteger contra doenças cardíacas. O arroz integral também ajuda a reduzir os níveis de colesterol que afetam negativamente a saúde do seu coração.

7. O arroz integral melhora a saúde do sistema nervoso

O arroz integral tem um efeito de preservação no sistema nervoso, incluindo o cérebro, impedindo o excesso de estimulação dos nervos. Isso se deve à presença de inúmeras vitaminas do complexo B e manganês, que podem atuar como uma porta de tensão para os íons cálcio. O excesso de disparo sob a influência do cálcio pode levar a espasmos involuntários e alterações mais adversas nos nervos.

8. Reduz o risco de se tornar obeso

Sabemos que comer alimentos mais baixos na escala gastrointestinal e ricos em fibras são ótimas maneiras de causar perda de peso e controlar o apetite, mas adicionar manganês à mistura ajuda no metabolismo dos ácidos graxos. Isso melhora o metabolismo das gorduras, resultando em mais queimaduras como combustível, em vez de serem armazenadas.

9. Pode prevenir doenças neurodegenerativas

O cérebro sofre colapso na idade avançada, o que é aceito até certo ponto. No entanto, algumas pessoas experimentaram um colapso acelerado, levando a condições como a de Alzheimer e a de Parkinson. o arroz integral contém GABA, um composto associado ao risco reduzido dessas condições neurodegenerativas e também aumenta os níveis das moléculas antioxidantes naturais do corpo, compensando possíveis essas possíveis condições inflamatórias.

10. O arroz integral pode ajudar com depressão e ansiedade

Na mesma linha de prevenção de distúrbios neurodegenerativos, está a capacidade do arroz integral de ajudar a gerenciar a depressão e a ansiedade. Graças à presença de aminoácidos glicerina, glutamina e o composto GABA, as influências inibitórias são capazes de predominar e melhorar o bem-estar do cérebro. A ansiedade é comumente causada por excesso de excitação, enquanto a depressão é causada por baixos níveis de serotonina.

11. Pode reduzir os sintomas da asma em crianças

Observou-se que as crianças que consomem arroz integral em oposição ao arroz branco experimentam menos sintomas associados à asma ou chiado no peito, quando comparadas às crianças que não consumiram. A resposta aos alérgenos também foi reduzida, de modo que os músculos brônquicos nos pulmões não se tornaram hiper-responsivos e se contraíram com a mesma facilidade.

12. Ajuda a prevenir a constipação

O arroz integral é rico em uma excelente fonte de fibra, sendo predominantemente insolúvel. A fibra insolúvel está principalmente associada à melhora da motilidade intestinal e à agregação de resíduos aos resíduos que podem se tornar muito compactos para excreção. O arroz integral deve ser consumido no lugar do arroz branco, uma vez que o arroz branco teve a maior parte de suas camadas externas removidas e o teor de fibras praticamente eliminado. Assim, o arroz branco não ajudará a reduzir a constipação nos indivíduos propensos ou se sofrer de uma condição que dificulta a regularidade.

13. Reduz significativamente o risco cardíaco em mulheres na pós-menopausa

Você já deve ter ouvido falar que o estrogênio tem um forte efeito protetor no coração das mulheres na pré-menopausa, mas, infelizmente, grande parte dessa proteção é perdida após a menopausa. Nesse momento, o risco de uma doença cardíaca na mulher é igual e até excede o homem, especialmente se ela tem colesterol alto. O consumo de arroz integral está associado ao desenvolvimento reduzido de placas ateroscleróticas nos vasos sanguíneos, ajudando a reduzir a probabilidade de um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. É interessante notar que, embora as frutas e os legumes também reduzam esses riscos cardiovasculares, nem sempre parece seguir essa regra nas mulheres na pós-menopausa.

Postagem Anterior Próxima Postagem