5 dicas para ajudá-lo a restaurar e manter sua saúde intestinal

As bactérias em seu intestino podem parecer uma coisa ruim, mas seu intestino realmente usa bactérias para processar alimentos em energia.

Chamamos essas bactérias úteis de probióticos. A maioria das pessoas já ouviu o termo em anúncios de iogurte, mas isso é tudo? O que são probióticos e o que eles significam para o seu corpo?

Tudo começa em seu intestino, o sistema do seu organismo responsável pela digestão. A digestão adequada é essencial para a sua saúde e os probióticos são essenciais para o seu intestino.

5 dicas para ajudá-lo a restaurar e manter sua saúde intestinal

Quando as bactérias estão fora de equilíbrio, isso pode causar problemas como:
  • Gás
  • Inchaço
  • Diarreia
  • Prisão de ventre
  • Dor abdominal e cólicas
  • Doenças autoimunes como fibromialgia, síndrome da fadiga crônica e diabetes
  • Doenças neuromusculares
  • Deficiência de B12
Se algum desses sintomas lhe parece familiar, é hora de você colocar a sua saúde intestinal no caminho certo. Aqui estão cinco dicas incríveis para promover a saúde e o bem-estar do intestino.

1. Tome um Probiótico de Qualidade

Em 1907, o Prêmio Nobel, Elie Metchnikoff introduziu o conceito de probióticos. Ele publicou um estudo inovador que relacionava a longevidade com o leite fermentado que continha Lactobacilli, uma cepa bacteriana que produz ácido láctico e ajuda a manter a microflora intestinal saudável.

Hoje, os suplementos de probióticos estão disponíveis em alimentos saudáveis, mercearias e lojas online. Ao escolher um probiótico, procure essas qualidades:
  • Os suplementos probióticos devem conter 5 a 10 bilhões de CFUs (unidades formadoras de colônias).
  • As pílulas encapsuladas são melhores do que os líquidos porque ajudam a bactéria a sobreviver ao ambiente ácida do estômago.
  • Várias cepas de bactérias (diferentes cepas oferecem benefícios diferentes - algumas ajudam com a digestão de fibra, algumas ajudam com a absorção de vitaminas, algumas ajudam a promover a regularidade intestinal).

2. Evite o uso excessivo de antibióticos

Os antibióticos matam bactérias. Embora isso inclua as bactérias ruins que podem te deixar doente, ela também inclui as boas bactérias que seu corpo precisa.

Essa interrupção da harmonia intestinal pode causar uma falta de diversidade entre as bactérias que certamente afetarão sua saúde.

3. Incorpore alimentos fermentados em sua dieta

Os alimentos fermentados podem introduzir boas bactérias no intestino, mas saiba que é melhor fazer o seu. As opções compradas no mercado geralmente são pasteurizadas, o que mata boas bactérias.

Alguns dos melhores alimentos fermentados para promover a saúde intestinal incluem:
  • Chucrute
  • Iogurte
  • Kefir
  • Kimchi
  • Molho de soja
  • Tempeh
  • Tofu fermentado
  • Kombucha

4. Coma menos açúcar refinado

Entre os muitos problemas causados pelo açúcar refinado (inflamação, ganho de peso, desequilíbrio hormonal ...), também promove o crescimento de bactérias ruins e altera o equilíbrio da flora intestinal.

5. Diminua seus níveis de estresse

Assim como a medula espinhal, os neurônios cobrem a parede intestinal onde enviam informações em todo o corpo.

A existência da conexão cérebro / intestino deixa claro que o estresse pode ser associado à saúde intestinal.

Quando estressado, seu cérebro envia mensagens para o intestino na forma de produtos químicos. Esses produtos químicos afetam o quão bem o seu intestino funciona.

5 táticas para reduzir o estresse e apoiar a saúde intestinal

1. Meditação

É incrível o quanto melhor você pode sentir sobre as coisas, se você apenas parar por algum tempo para parar, respirar e se concentrar. Se você precisa usar um mantra, faça-o!

2. Aromaterapia

A aromaterapia aproveita o poder dos óleos essenciais de origem vegetal. Muitas pessoas atestam que essa antiga prática tradicional ajuda a gerenciar o estresse.

3. Exercício

A atividade física afeta o estresse e o humor. Se você está se sentindo estressado, estar ativo pode ajudá-lo a superá-lo!

4. Dieta

O que você come pode ter um impacto significativo na sua saúde intestinal. Os alimentos que aliviam o estresse podem ajudar.

5. Rir

O riso pode aliviar o estresse, produzindo endorfinas e diminuindo o hormônio do estresse cortisol.
Encontre um amigo engraçado ou assista uma comédia para produzir uma risada de alívio. Seu intestino irá agradecer-lhe!

Os suplementos são uma excelente opção para manter um intestino saudável. Você pode encontrar suplementos individuais com base em suas necessidades específicas, mas optar por um pacote completo de suplementos de saúde intestinal pode economizar dinheiro.

O que você faz para manter um intestino saudável? Tem dicas de alívio do estresse? Deixe-nos saber nos comentários.

Referencias
  1. Exploring the Role of Gut Bacteria in Digestion
  2. Gas in the Digestive Tract
  3. Diet-Induced Dysbiosis of the Intestinal Microbiota and the Effects on Immunity and Disease
  4. Impacts of Gut Bacteria on Human Health and Diseases
  5. Gastrointestinal Flora and Gastrointestinal Status in Children with Autism -- Comparisons to Typical Children and Correlation with Autism Severity
  6. Gut Inflammation in Chronic Fatigue Syndrome
  7. The Gut Microbiome Shapes Intestinal Immune Responses during Health and Disease
  8. Gut Bacteria in Health and Disease
  9. Megaloblastic anaemia due to vitamin B12 deficiency caused by small intestinal bacterial overgrowth: possible role of vitamin B12 analogues
  10. Recycling Metchnikoff: Probiotics, the Intestinal Microbiome and the Quest for Long Life
  11. Genes and Molecules of Lactobacilli Supporting Probiotic Action
  12. Antimicrobial Resistance: Risk Associated with Antibiotic Overuse and Initiatives to Reduce the Problem
  13. Stress and the Gut: Pathophysiology, Clinical Consequences, Diagnostic Approach and Treatment Options
  14. Gut Feelings: The Emerging Biology of Gut–brain Communication
  15. Physical Activity, Stress Reduction, and Mood: Insight into Immunological Mechanisms
5 dicas para ajudá-lo a restaurar e manter sua saúde intestinal 5 dicas para ajudá-lo a restaurar e manter sua saúde intestinal Reviewed by Aldenir Araujo on agosto 18, 2017 Rating: 5

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