Efeitos colaterais da melatonina: Quais são os riscos?

A popularidade da melatonina como ajuda para dormir levantou algumas preocupações. Este artigo analisa os possíveis efeitos colaterais.

A melatonina é um suplemento hormonal e dietético comumente usado como ajuda para dormir.

Embora tenha um excelente perfil de segurança, a crescente popularidade da melatonina levantou algumas preocupações.

Essas preocupações são principalmente decorrentes da falta de pesquisa sobre seus efeitos a longo prazo, bem como seus amplos efeitos como hormônio.

Este artigo analisa os efeitos colaterais potenciais dos suplementos de melatonina.

O que é a melatonina?

Efeitos colaterais da melatonina: Quais são os riscos?
A melatonina é uma neurohormona produzida pela glândula pineal no cérebro, principalmente à noite.

Ele prepara o corpo para dormir e às vezes é chamado de "hormônio do sono" ou "hormônio da escuridão".

Os suplementos de melatonina são frequentemente utilizados como auxiliares do sono. Eles o ajudam a adormecer, melhorar a qualidade do sono e aumentar a duração do sono. No entanto, eles não parecem ser tão eficazes como muitos outros medicamentos para o sono (1).

O sono não é a única função corporal afetada pela melatonina. Este hormônio também desempenha um papel nas defesas antioxidantes do corpo e ajuda a regular a pressão arterial, a temperatura corporal e os níveis de cortisol, bem como a função sexual e imune (2).

Nos EUA, a melatonina está disponível sem receita medica. Em contraste, é um medicamento de prescrição na Austrália e na maioria dos países europeus e apenas aprovado para uso em adultos mais velhos com distúrbios do sono (3, 4).

Seu uso está crescendo, suscitando preocupações sobre seus possíveis efeitos colaterais.

A melatonina é um hormônio produzido pelo cérebro em resposta à luz desvanecida. Ele prepara o corpo para dormir e é frequentemente usado como ajuda para o sono.

A melatonina tem algum efeito colateral?

Alguns estudos investigaram a segurança da melatonina, mas nenhum deles revelou quaisquer efeitos colaterais sérios. Também não parece causar sintomas de dependência ou abstinência (5, 6).

No entanto, alguns médicos estão preocupados com a possibilidade de reduzir a produção natural de melatonina no corpo, mas estudos de curto prazo sugerem que não existem tais efeitos (7, 8, 9).

Vários estudos relataram sintomas gerais, incluindo tonturas, dor de cabeça, náuseas ou agitação. No entanto, estes eram igualmente comuns nos grupos de tratamento e placebo e não podiam ser atribuídos à melatonina (5).

Os suplementos de melatonina geralmente são considerados seguros a curto prazo, mesmo quando tomados em doses muito altas. No entanto, são necessárias mais pesquisas sobre sua segurança a longo prazo, especialmente em crianças (10).

Alguns dos efeitos colaterais leves e as interações medicamentosas são discutidos nos capítulos abaixo.

Os suplementos de melatonina são considerados seguros e nenhum estudo revelou quaisquer efeitos colaterais graves até o momento. No entanto, é necessária mais pesquisa para avaliar seus efeitos a longo prazo.

Uso da melatonina em crianças

Os pais às vezes dão suplementos de melatonina a crianças com dificuldade em adormecer (11).

No entanto, a FDA não aprovou seu uso nem avaliou sua segurança em crianças.

Na Europa, os suplementos de melatonina são um remédio destinado exclusivamente para adultos. No entanto, um estudo norueguês descobriu que seu uso não aprovado em crianças estava em ascensão (4).

Embora não exista uma causa específica de preocupação, muitos especialistas estão relutantes em recomendar este suplemento para crianças.

Esta relutância decorre, em parte, de seus amplos efeitos, que não são completamente compreendidos. As crianças também são consideradas um grupo sensível, pois ainda estão crescendo e se desenvolvendo.

Estudos de longo prazo são necessários antes que a melatonina possa ser usada com segurança absoluta em crianças (12).

Enquanto os pais ocasionalmente dão suplementos de melatonina aos seus filhos, a maioria dos profissionais de saúde não recomenda seu uso nessa faixa etária.

Sonolência diurna

Como um auxiliar de sono, os suplementos de melatonina devem ser tomados à noite.

Quando tomados em outros momentos do dia, eles podem causar sonolência indesejável. Tenha em mente que a sonolência não é tecnicamente um efeito colateral, mas sim a função pretendida (13, 14).

No entanto, a sonolência é um problema possível nas pessoas que reduziram as taxas de depuração da melatonina, que é a taxa na qual um medicamento é removido do corpo. Uma taxa de depuração reduzida aumenta o tempo em que os níveis de melatonina permanecem elevados após a adoção de suplementos.

Embora isso não seja um problema na maioria dos adultos saudáveis, a depuração da melatonina reduzida foi relatada em adultos e bebês mais velhos. Desconhece-se se isso tem algum efeito sobre os níveis de melatonina na manhã seguinte ao tomar suplementos  (15, 16).

No entanto, mesmo quando suplementos de melatonina ou injeções são administrados durante o dia, eles não parecem afetar a capacidade de manter o foco.

Estudos em pessoas saudáveis ​​injetadas com 10 ou 100 mg de melatonina ou com 5 mg por via oral não encontraram efeitos nos tempos de reação, atenção, concentração ou desempenho de condução, em comparação com um placebo (14, 17).

Mais estudos são necessários antes que cientistas possam entender completamente os efeitos dos suplementos de melatonina na sonolência diurna.

Os suplementos de melatonina podem causar sonolência diurna quando tomadas durante o dia. Você só deve usar melatonina à noite.

Outras preocupações

Várias outras preocupações foram levantadas, mas a maioria não foi minuciosamente pesquisada.
  • Interação com pílulas para dormir: um estudo descobriu que tomar o medicamento para dormir com zolpidem juntamente com a melatonina exacerbou os efeitos adversos do zolpidem na memória e no desempenho muscular (18).
  • Diminuição da temperatura corporal: a melatonina provoca uma ligeira queda na temperatura corporal. Embora isso geralmente não seja um problema, isso pode fazer diferença nas pessoas que têm dificuldade em manter o calor (19).
  • Diluição do sangue: a melatonina também pode reduzir a coagulação do sangue. Como resultado, você deve falar com seu médico antes de tomar doses elevadas com warfarina ou outros diluentes de sangue (20).
A melatonina pode interagir com medicamentos, como pílulas para dormir, e pode atuar como um diluente de sangue quando tomado em altas doses.

Como tomar suplementos de melatonina

Para ajudar a dormir, a dose padrão varia de 1 a 10 miligramas por dia. No entanto, a dose ideal não foi formalmente estabelecida (21).

Como nem todos os suplementos de melatonina são os mesmos, certifique-se de seguir as instruções no rótulo.

Além disso, tenha em mente que a qualidade dos suplementos sem receita médica não é monitorada pelas autoridades de saúde. Tente escolher marcas respeitadas e certificadas.

Muitos especialistas não recomendam seu uso em crianças e adolescentes até que mais evidências confirmem sua segurança nesses grupos (5).

Uma vez que a melatonina é transferida para o leite materno, as mães que amamentam devem ter em mente que isso pode causar sonolência diurna excessiva em lactentes (22).

A dose comum de melatonina varia de 1-10 mg por dia, mas certifique-se de seguir as instruções na etiqueta. Os pais não devem dar a seus filhos sem antes consultar seu médico.

Como aumentar os níveis de melatonina naturalmente

Felizmente, você pode aumentar seus níveis de melatonina sem tomar suplementos.

Algumas horas antes da hora de dormir, simplesmente apague todas as luzes em casa e evitem assistir TV e usar seu computador ou Smartphone.

Muita luz artificial pode reduzir a produção de melatonina no cérebro, tornando mais difícil adormecer (23).

Você também pode fortalecer seu ciclo de sono-vigília, expondo-se a muita luz natural durante o dia, especialmente pela manhã (24).

Outros fatores que foram associados com níveis mais baixos de melatonina natural incluem estresse e trabalho por turnos.

Felizmente, você pode aumentar sua produção natural de melatonina, naturalmente, ao seguir um horário regular do sono e evitando luz artificial no final da noite.

Concluindo...

Os suplementos de melatonina não foram associados a quaisquer efeitos colaterais sérios, mesmo em doses muito elevadas.

No entanto, a maioria dos especialistas concorda que é necessário mais pesquisas sobre sua segurança a longo prazo.

Assim, indivíduos sensíveis, como crianças e mulheres grávidas ou amamentando, devem consultar o médico antes de tomá-la.

Mesmo assim, a melatonina tem um excelente perfil de segurança e parece ser um auxiliar do sono eficaz. Se você costuma ter um sono fraco, pode valer a pena tentar.

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