Hipervitaminose B é uma condição em que há muita ingestão de vitamina B, especialmente em forma de suplemento. Como resultado, muitos sintomas de vitamina B podem incluir toxicidade do nervo, icterícia e toxicidade hepática, náuseas e problemas digestivos.

Os suplementos de complexo de vitamina B compreendem uma combinação de todas as vitaminas B, que incluem:
  • Vitamina B1 (tiamina)
  • Vitamina B2 (riboflavina)
  • Vitamina B3 (niacina)
  • Vitamina B5 (ácido pantotênico)
  • Vitamina B6 (piridoxina)
  • Vitamina B9 (ácido fólico)
  • Vitamina B12 (cobalamina)
Como as vitaminas B são solúveis em água, quantidades excessivas não serão acumuladas no corpo. Em vez disso, elas serão excretadas através da urina.

Dito isto, tomar doses excepcionalmente elevadas destas vitaminas do complexo B pode levar a uma variedade de riscos para a saúde e efeitos colaterais.
Hipervitaminose B: Efeitos colaterais de muita vitamina B
Este artigo detalhará os principais efeitos colaterais de muita vitamina B, incluindo câncer de pulmão nos homens e o efeito de muita vitamina B6 durante a gravidez, bem como os riscos específicos para a saúde associados a muita vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B9 (ácido fólico) e vitamina B12.

Sobredosagem de vitamina B ligada ao risco de câncer de pulmão em homens

Quais são os efeitos secundários associados com muita vitamina B? Entre os riscos para a saúde de uma sobredosagem de vitamina B, existe um aumento do risco de câncer de pulmão em homens.

Um estudo publicado no Journal of Clinical Oncology em 2017 descobriu que o consumo de muita vitamina B6 e vitamina B12 poderia aumentar consideravelmente a chance de desenvolver câncer de pulmão em homens.

Para o estudo, os pesquisadores da Universidade Estadual do Estado de Ohio Comprehensive Cancer Center examinaram 77 mil pacientes entre 50 e 76 anos durante um período de 10 anos. Verificou-se que os homens que tomavam doses elevadas de vitamina B6 e vitamina B12 duplicaram seu risco de câncer de pulmão.

Nos homens fumantes, o risco de câncer de pulmão aumentou quatro vezes. Ao mesmo tempo, as mulheres que tomaram a mesma quantidade de vitamina B não viram nenhum risco aumentado de câncer de pulmão. Nenhuma ligação para câncer de pulmão foi encontrado em pessoas que tomaram doses regulares de multivitaminas.

Outros estudos no Centro Compreensivo de Câncer da Universidade Estadual de Ohio estão em andamento para examinar ainda mais as suplementações de alta dose, a longo prazo em vitamina B6 e B12 e o risco de câncer de pulmão.

Um dos estudos tentará determinar se o risco aumentado de câncer de pulmão pode ser replicado. O segundo estudo examinará a ligação nas mulheres pós-menopausa para confirmar o achado atual de nenhum risco elevado de câncer de pulmão em mulheres.

Efeito de muita vitamina B6 na gravidez

Existem outros efeitos colaterais de vitamina B6 demais. Estes podem incluir muitos problemas relacionados à gravidez com vitamina B6. Por exemplo, a sobredosagem de suplementos de vitamina B6 pode potencialmente causar danos nos nervos e defeitos congênitos em crianças nascituras, bem como riscos para a saúde da mãe.

No primeiro trimestre, tomar mais de 100 miligramas (mg) de vitamina B6 pode causar defeitos físicos nas pernas e braços do feto e também danos nos nervos. O uso excessivo de vitamina B6 também pode causar um vício no feto para a vitamina B6, que pode causar sintomas de abstinência após o nascimento.

Dito isto, um estudo publicado no Journal of Obstetrics and Gynecology em 2006 concluiu que doses mais elevadas do que as doses padrão de vitamina B6 não estão ligadas a um risco aumentado de grandes malformações durante a gravidez, com base em um pequeno tamanho de amostra de 192 gravidezes e uma dosagem média de vitamina B6 de 132,3 mg por dia.

Além disso, a vitamina B6 é importante durante a gravidez, uma vez que esta vitamina pode aliviar as náuseas matutinas. Uma deficiência de vitamina B6 também pode levar a defeitos congênitos e prevenir o desenvolvimento adequado do cérebro fetal, o que pode levar a convulsões após o nascimento.

A ingestão geral recomendada de vitamina B6 durante a gravidez é de cerca de 1,9 mg por dia e 2 mg durante a amamentação. Consulte o seu médico antes de iniciar a suplementação de vitamina B6 durante a gravidez.

Demais efeitos colaterais de vitamina B

Tomar demasiada vitamina B não é sem efeitos colaterais e riscos de problemas de saúde. Por exemplo, alguns sintomas de tomar muito complexo de vitamina B podem incluir alto nível de açúcar no sangue, visão embaçada, dormência, náuseas e vômitos, lesões cutâneas e problemas no fígado.

Ao mesmo tempo, algumas pessoas experimentam gases, náusea e diarreia de tomar doses normais de vitamina B. Outros experimentam uma reação alérgica de tomar muita vitamina B, incluindo sintomas como inchaço, urticária, formigamento, dificuldade de respirar e prurido excessivo.

Tenha em mente, no entanto, que a urina amarela fluorescente é um efeito colateral inofensivo e normal de tomar suplementos de vitamina B.

As vitaminas B também podem interagir com certos medicamentos. É por isso que é importante consultar um médico antes de iniciar a suplementação de complexos de vitamina B.

Esta seção examinará os efeitos colaterais de muita vitamina do complexo B.

1. Efeitos colaterais da sobredosagem de vitamina B1 (tiamina)

Embora raro, uma sobredosagem de vitamina B1 pode causar sintomas graves, como batimentos cardíacos rápidos e irregulares, baixa pressão arterial, convulsões e problemas cardíacos. Outros sintomas podem incluir falta de ar e a cor do lábio mudando de roxo.

Efeitos secundários leves de muita vitamina B1 também incluirão dores de cabeça, dor de estômago e fraqueza geral.

Certos medicamentos também podem interagir com vitamina B1, incluindo diuréticos de alça, contraceptivos orais, estavudina e antidepressivos tricíclicos.

Quanto de vitamina B1 você deve tomar? Vitaminas e minerais em geral são melhor absorvidos quando tomados com uma refeição.

De acordo com o Instituto de Medicina da Academia Nacional de Ciências, o seguinte é o subsídio alimentar recomendado (DDR) para vitamina B1 diariamente:
  • Masculino 14 anos: 1,2 mg
  • Mulheres maiores de 14 anos: 1,1 mg
  • Mulheres grávidas: 1,4 mg
  • Mulheres amamentando: 1,5 mg
Você também pode obter vitamina B1 dos alimentos. Alimentos completos com alto teor de vitamina B1 incluem:
  • Alface romana
  • Espargos
  • Cogumelos
  • Espinafre
  • Atum
  • Ervilhas verdes
  • Tomates
  • Couves de Bruxelas
  • Berinjela
  • Sementes de girassol

2. Efeitos colaterais da sobredosagem de vitamina B2 (Riboflavina)

Tomar demasiada vitamina B2 também é raro, mas há efeitos colaterais a considerar uma sobredosagem de riboflavina.

Muitos efeitos colaterais de vitamina B2 incluem aumento da frequência de urina, diarreia, reações alérgicas como urticária, dificuldade em respirar e inchaço da língua ou do rosto. A vitamina B2 também causará o efeito colateral inofensivo de transformar sua urina em uma cor amarelo-laranja.

As interações de medicação associadas à vitamina B2 incluem zidovudina (AZT), didanosina, doxorrubicina, contraceptivos orais, tetraciclina e antidepressivos tricíclicos.

Quanto de vitamina B2 você deve tomar? De acordo com o Instituto de Medicina da Academia Nacional de Ciências, o seguinte é o subsídio alimentar recomendado (DDR) para vitamina B2 diariamente:
  • Masculino 14 anos: 1,3 mg
  • Feminino 14 a 18 anos: 1,0 mg
  • Feminino 19 anos: 1,1 mg
  • Mulheres grávidas: 1,4 mg
  • Mulheres amamentando: 1,6 mg
Você também pode obter vitamina B2 a partir de alimentos. Alimentos completos com alto teor de vitamina B2 incluem:
  • Couve-galega
  • Espinafre
  • Acelga
  • Alface romana
  • Espargos
  • Ovos orgânicos
  • Carne de veado
  • Fígado de vitela
  • Cogumelos

3. Efeitos colaterais da sobredosagem de vitamina B3 (Niacina)

Quando você recebe vitamina B3 de alimentos, é improvável que uma overdose ocorra. Mas, a suplementação de vitamina B3 é uma história diferente. Isso pode levar a possíveis efeitos colaterais de muita vitamina B3, como visão embaçada, desorientação, náuseas, vômitos, dor abdominal, inchaço, nervosismo e dores de cabeça.

Também é possível experimentar um efeito colateral de vitamina B3 chamado "flush de niacina", que produz sintomas como queimação, coceira, sensação de formigamento no tórax e face e rubor intenso da pele com tonturas.

O dano no fígado, a icterícia e as úlceras de estômago também podem ocorrer a partir de doses muito elevadas de vitamina B3.

Além disso, evite tomar muita vitamina B3 se você tiver gota, úlceras, doença da vesícula biliar, doença hepática, diabetes, teve um ataque cardíaco recente ou está grávida. Se você tomar vitamina B3 para diminuir o colesterol, certifique-se de fazê-lo sob a supervisão de um médico.

As interações de medicamentos associadas à vitamina B3 incluem atorvastatina, benztropina, carbidopa, levodopa, cerivastatina, fluvastatina, gemfibrozil, glimepirida, isoniazida, lovastatina, minociclina, contraceptivos orais, pravastatina, repaglinida, rosuvastatina, simvastatina, tetraciclina, tioridazina e antidepressivos tricíclicos.

Quanto de vitamina B3 você deve tomar? De acordo com o Instituto de Medicina da Academia Nacional de Ciências, o seguinte é o subsídio alimentar recomendado (DDR) para vitamina B3 diariamente:
  • Homens de mais de 14 anos: 16 mg
  • Feminino 14 anos: 14 mg
  • Mulheres grávidas: 18 mg
  • Mulheres amamentando: 17 mg
Considere também obter vitamina B3 da sua dieta. Alguns dos alimentos mais comuns em vitamina B3 incluem:
  • Salmão
  • Frango
  • Atum
  • Peru
  • Cordeiro
  • Sardinhas
  • Camarão
  • Cogumelos
  • Espargos
  • Abobrinha
  • Ervilhas verdes
  • Tomates
  • Couve-galega

4. Efeitos colaterais da sobredosagem de vitamina B5 (ácido pantotênico)

A vitamina B5 e a biotina (vitamina B7) são ambas necessárias para o metabolismo e degradação de carboidratos e proteínas. No entanto, grandes quantidades de vitamina B5 podem levar a diarreia grave.

Quanto de vitamina B5 você deve tomar? De acordo com o Instituto de Medicina da Academia Nacional de Ciências, o seguinte é o subsídio alimentar recomendado (DDR) para vitamina B5 diariamente:
  • Adultos maiores de 14 anos: 5 mg
  • Mulheres grávidas: 6 mg
  • Mulheres amamentando: 7 mg
Existem também alimentos-chave que contêm vitamina B5, especialmente:
  • Cogumelos
  • Couve-flor
  • Brócolis
  • Sementes de girassol
  • Morangos
  • Ovos orgânicos
  • Tomates
  • Couve-galega
  • Acelga
  • Abóbora

5. Efeitos colaterais da sobredosagem de vitamina B6 (piridoxina)

Os níveis tóxicos de vitamina B6 são conhecidos por causar vários problemas nervosos ou musculares. Isso inclui muitos sintomas de vitamina B6, como falta de torção, dores de ardor, perda de coordenação muscular, paralisia, dispneia, dor e dormência nas extremidades e respiração rápida.

Também pode haver inchaço nos lábios, garganta e face, além de sensações reduzidas de vibração, toque e temperatura.

Outros sintomas de muita vitamina B6 incluem superatividade à luz solar, erupções cutâneas, perda de apetite, náuseas, vômitos, dor abdominal e função hepática anormal.

Os medicamentos que interagem com a vitamina B6 incluem anticonvulsivantes, carbidopa, levodopa, cicloserina, docetaxel, eritromicina, estrogênios, fenofibrato, fluorouracilo, gabapentina, gentamicina, hidralazina, hidroxicloroquina, isoniazida, anfetaminas misturadas, neomicina, contraceptivos orais, corticosteróides orais, penicilamina, fenelzina, fenobarbital, risperidona, sulfametoxazol, tetraciclina, teofilina e aminofilina, antidepressivos tricíclicos, trimetoprim e ácido valproico.

A vitamina B6 também irá interagir com ácido fólico (vitamina B9).

Quanto de vitamina B6 você deve tomar? De acordo com o Instituto de Medicina da Academia Nacional de Ciências, o seguinte é o subsídio alimentar recomendado (DDR) para vitamina B6 diariamente:
  • Homens 14 a 50 anos: 1,3 mg
  • Mulheres 14 a 50 anos: 1,2 mg
  • Homens de 51 anos ou mais: 1,7 mg
  • Mulheres de 51 anos ou mais: 1,5 mg
  • Mulheres grávidas: 1,9 mg
  • Mulheres amamentando: 2 mg
Uma dieta rica em vitamina B6 incluirá:
  • Espinafre
  • Pimentões
  • Alho
  • Atum
  • Bacalhau
  • Couve-flor
  • Brócolis
  • Aipo
  • Espargos
  • Repolho
  • Couve-galega couve
  • Acelga
  • Couves de Bruxelas

6. Efeitos colaterais da sobredosagem de vitamina B9 (ácido fólico)

É sabido que o ácido fólico é muito perigoso quando tomado em altas doses.

Em circunstâncias normais, o ácido fólico garante uma gravidez saudável, apoia a saúde nervosa e protege contra depressão, câncer e demência. No entanto, em doses elevadas, o ácido fólico pode causar grandes danos ao seu sistema nervoso central.

Como resultado, muitos sintomas de vitamina B9 incluirão irritabilidade, insônia, mal-estar, disfunção intestinal, distúrbios do movimento, dor ou dormência, convulsões, reações cutâneas e paralisia.

Os suplementos de ácido fólico podem interagir com certos medicamentos como metotrexato e medicamentos que tratam câncer e doenças auto-imunes. Tomar ácido fólico com fármaco antiepiléptico usado para doenças psiquiátricas ou epilepsia pode reduzir os níveis séricos desses medicamentos.

O ácido fólico também pode reduzir a eficácia do tratamento com colite ulcerativa com sulfasalazina e interagir com zinco e vitamina B6.

Quanto de folato você deve tomar? De acordo com o Instituto de Medicina da Academia Nacional de Ciências, o seguinte é o subsídio alimentar recomendado (DDR) para folato diariamente:
  • Homens e mulheres de 14 e mais: 400 microgramas (mcg)
  • Mulheres grávidas: 600 mcg
  • Mulheres amamentando: 500 mcg
Os alimentos ricos em folato incluem:
  • Fígado de vitela
  • Grão de bico
  • Espinafre
  • Feijões da Marinha
  • Bife de fígado
  • Lentilhas
  • Couve-galega
  • Espargos
  • Couves de Bruxelas
  • Feijão carioca
  • Brócolis
  • Mostarda verde
  • Feijão roxo
  • Beterraba
  • Alface romana
  • Abacate
  • Couve-flor
  • Abobrinha
  • Aipo
  • Laranjas
  • Tomates
  • Repolho
  • Pimentões

7. Efeitos colaterais da sobredosagem de vitamina B12 (Cobalamina)

A vitamina B12 é uma vitamina importante para a função nervosa, produção de DNA, metabolismo celular e formação de glóbulos vermelhos.

Dito isto, muitos efeitos colaterais de vitamina B12 podem incluir diarreia, coceira, coágulos de sangue, dormência nas extremidades e reações alérgicas graves. A vitamina B12 excessiva também pode aumentar o risco de câncer de próstata.

Alguns medicamentos que podem interagir com a vitamina B12 incluem anticonvulsivantes, aspirina, zidovudina (AZT), cimetidina, clofibrato, colchicina, cicloserina, eritromicina, famotidina, fenofibrato, gabapentina, gentamicina, isoniazida, lansoprazole, metformina, metildopa, neomicina, óxido nitroso, nizatidina , omeprazole, contraceptivos orais, fenobarbital, ranitidina, sulfametoxazol, tetraciclina, antidepressivos tricíclicos, trimetoprim e ácido valproico.

Quanto de vitamina B12 você deve tomar? De acordo com o Instituto de Medicina da Academia Nacional de Ciências, o seguinte é o subsídio alimentar recomendado (DDR) para vitamina B12 diariamente:
  • Homens e mulheres de 14 anos e mais: 2,4 mcg
  • Mulheres grávidas: 2,6 mcg
  • Mulheres amamentando: 2,8 mcg
Os alimentos ricos em vitamina B12 são principalmente de origem animal, incluindo:
  • Fígado de vitela
  • Carne de veado
  • Sardinhas
  • Vieiras
  • Camarão
  • Bacalhau
  • Cordeiro
  • Ovos orgânicos
  • Carne alimentada com capim (pastagem)

Pensamentos finais sobre excesso de vitamina B

Vitaminas e minerais são muito importantes para a saúde do corpo. Dito isto, como explicado ao longo deste artigo, muita vitamina B não está sem a sua quota de problemas.

Em geral, não é provável que a sua dose recomendada de complexo de vitamina B cause toxicidade. No entanto, certifique-se de seguir as diretrizes sobre o frasco de suplemento e não exceda a dosagem recomendada.

Também é aconselhável ter cuidado ao combinar outros suplementos com vitaminas B.

Para evitar uma sobredosagem de vitaminas B, consulte sempre o seu médico ou profissional de saúde antes de tomar uma dose mais elevada do que o rotulado na embalagem.

Seu médico de saúde também irá ajudá-lo a escolher os suplementos de vitamina B que atendam às suas preocupações ou necessidades de saúde.

Fontes:

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