A beterraba (Beta vulgaris) tem sido usada como tratamento para várias condições de digestão e sangue desde a Idade Média. Hoje, os estudos indicam que o suco de beterraba pode potencialmente limpar o sangue de metais pesados, combater o diabetes, apoiar a saúde cerebral e até mesmo reduzir a pressão arterial. Os benefícios do suco de beterraba para pressão alta serão apresentados neste artigo.

O suco de beterraba é susceptível de aumentar o fluxo sanguíneo e reduzir a pressão arterial devido ao seu teor de nitrato inorgânico sendo convertido em óxido nítrico no organismo. A pesquisa também mostra que o suco de beterraba pode diminuir os níveis de pressão arterial sistólica e diastólica.

O suco de beterraba também pode diminuir a pressão arterial devido ao seu rico teor em antioxidantes, bem como outros nutrientes anti-hipertensivos, como potássio e magnésio.

Além disso, o suco de beterraba pode controlar a pressão arterial, mantendo a aterosclerose sob controle, tratando doenças vasculares periféricas e melhorando a oxigenação muscular durante o exercício.

A boa notícia é que a pesquisa mostra que apenas um copo de suco de beterraba diariamente pode fazer muito para baixar a pressão arterial em pacientes hipertensos. Vamos cavar mais fundo em como o suco de beterraba é usado para a pressão arterial elevada.
Como o Suco de Beterraba pode ajudar a baixar os níveis da pressão arterial

Como o suco de beterraba reduz a pressão arterial?

Muitas pessoas consomem suco de beterraba para pressão alta. Dito isto, como a beterraba diminui a pressão sanguínea, de acordo com a ciência?

Um estudo publicado no British Journal of Nutrition em 2012 descobriu que uma baixa dose de beterraba apresentaria efeitos significativos para a redução da pressão arterial.

Os resultados do estudo sugeriram que o consumo de beterraba reduziu a pressão arterial diastólica quando o músculo cardíaco se relaxou e a pressão arterial sistólica quando os músculos cardíacos se contraíram durante um período de 24 horas.

Outro estudo publicado no Nutrition Journal em 2012 analisou 15 mulheres e 15 homens que receberam 500 gramas de suco de maçã e beterraba ou um suco de placebo.

Os resultados descobriram que o suco de maçã e beterraba reduziu a pressão arterial sistólica, após uma medição de pressão arterial seis horas do consumo de suco.

Esta seção irá orientá-lo através das muitas formas em que o suco de beterraba reduz a pressão arterial.

1. Melhora o fluxo sanguíneo

A beterraba tem altos níveis de nitrato inorgânico (NO3), uma vez que a beterraba absorve nitrato do solo de maneira semelhante a outros alimentos como alface, repolho, aipo, alho-poró, salsa, endro, espinafre e nabos.

Quando você come esses alimentos, o corpo irá converter NO3 em nitrito biologicamente ativo (NO2) e óxido nítrico (NO). O óxido nítrico, então, relaxa e dilata os vasos sanguíneos, e isso promove a redução da pressão arterial e o fluxo sanguíneo.

Um estudo interessante publicado na revista Hypertension em 2015 foi o primeiro estudo de seu tipo a mostrar uma redução duradoura da pressão arterial devido a nitratos alimentares.

Os resultados descobriram que os pacientes que tomaram o suco de beterraba de nitrato inorgânico sofreram um aumento de 20% na dilatação dos vasos sanguíneos, enquanto a rigidez da artéria também diminuiu em cerca de 10%.

2. Reduz os níveis de pressão arterial sistólica e diastólica

No estudo de 2015 anteriormente mencionado, após quatro semanas, os pacientes que bebiam o suco de beterraba de nitrato inorgânico sofreram uma redução da pressão arterial de 8/4 mmHg (milímetro de mercúrio).

O primeiro número é a pressão sistólica quando o coração se contraiu, enquanto o segundo número é a pressão diastólica quando o coração se relaxou entre os batimentos cardíacos.

O estudo incluia 64 pacientes com idade entre 18 e 85 anos.

A metade dos pacientes tinha sido diagnosticada com hipertensão, mas não estava tomando medicação, enquanto a outra metade estava tomando medicamentos hipertensivos para pressão alta, mas ainda não haviam atingido o objetivo da pressão arterial.

Um grupo tomava 250 ml (um copo) de suco de beterraba e o outro grupo tomava a mesma quantidade de suco de beterraba sem nitratos.

Para a maioria dos pacientes, a redução da pressão arterial trouxe sua pressão arterial ao alcance normal. No entanto, a pressão arterial dos pacientes retornou aos níveis altos anteriores nas duas semanas após ter parado de tomar o suco da beterraba.

Uma metanálise de 16 ensaios publicados no Journal of Nutrition em 2013 também descobriu que o nitrato inorgânico e o suco de beterraba estavam ligados a uma grande redução da pressão arterial sistólica.

3. Rica em Antioxidantes e Nutrientes

Quando comparado às beterrabas, beber suco de beterraba também proporciona um aumento maior de antioxidantes como vitamina C, vitamina E, ácidos fenólicos, fitoestrógenos e carotenos.

Como resultado, isso melhora a função imune e cardíaca, o que pode ajudar a reduzir a pressão arterial elevada.

A beterraba é particularmente rica em um grupo de compostos de cor contendo nitrogênio e antioxidantes chamados betalainas.

Betalainas pode ser dividida em duas categorias: os betacianinas vermelhas e roxas são responsáveis ​​pela beterraba vermelha, enquanto que as betaxantinas amarelas e laranja contribuem para a beterraba amarela.

Pesquisas sugerem que os benefícios podem proteger contra condições relacionadas ao estresse oxidativo, como doenças cardiovasculares e pressão arterial elevada.

O suco de beterraba também contém uma série de outros nutrientes que reduzem a pressão arterial, como potássio, cálcio e magnésio.

4. Ajuda com a aterosclerose controlando os níveis de LDL

A aterosclerose é um dos problemas de saúde mais graves associados à hipertensão arterial. A pesquisa mostra que os betalainas na beterraba também podem ajudar a tratar a aterosclerose controlando níveis de oxidação de colesterol LDL (lipoproteínas de baixa densidade).

Um estudo de 2000 descobriu que a fibra da beterraba reduziria os níveis de LDL e aumentaria os níveis de colesterol HDL (lipoproteínas de alta densidade), ao mesmo tempo que reduziu o acúmulo de placa de colesterol a 30% na aorta de animais alimentados com fibra de beterraba.

5. Ajuda com doença vascular periférica

A doença vascular periférica é uma condição de endurecimento das artérias que leva a um fornecimento inadequado de sangue e oxigênio aos tecidos de trabalho no corpo que transportam sangue para os braços, pernas, rins e estômago.

O nitrato inorgânico na beterraba é essencial para a saúde vascular e a função geral. Pesquisas publicadas no Journal of Applied Physiology em 2011 descobriram que o suco de beterraba havia beneficiado pessoas de 54 a 80 anos com doença vascular periférica.

6. Melhora a Oxigenação

As pesquisas mostram que a suplementação de suco de beterraba pode melhorar a oxigenação muscular durante o exercício, o que sugere que o aumento da ingestão de nitratos na dieta pode potencialmente aumentar a tolerância ao exercício em exercícios de resistência a longo prazo.

Em outras palavras, a qualidade de vida das pessoas com problemas cardiovasculares como a hipertensão devido à pouca oxigenação pode ser grandemente melhorada.

Dosagem de suco de beterraba para pressão sanguínea

Suco é uma ótima maneira de consumir beterraba na dieta. É uma boa ideia começar com alguns ml a cada dia, e aumentar gradualmente para mais do que um copo.

Um estudo publicado na revista Hypertension em 2008 descobriu que 500 ml de suco de beterraba diariamente poderiam reduzir significativamente a pressão arterial.

A pressão arterial foi reduzida em apenas uma hora de consumo de suco de beterraba. A redução do pico também ocorreria três a quatro horas após a ingestão do suco de beterraba, e algum grau de redução da pressão arterial continuou até 24 horas após o consumo de suco.

Para fazer suco de beterraba para pressão alta, tente combinar cerca de 100ml com partes iguais de outros vegetais ricos em nitratos, como alface, aipo, salsa e espinafre.

Melhores e piores maneiras de usar beterraba

Tem beterrabas vermelhas, douradas e brancas, e muitas vezes podem ser encontradas em mercados, feiras e mercearias. As beterrabas podem ser armazenadas na geladeira em uma sacola bem fechada por cerca de três dias.

Quais são as melhores maneiras de incorporar beterraba em sua dieta para redução da pressão arterial? Aqui estão algumas das melhores maneiras, e uma das piores, usar beterraba para hipertensão:
  • Crua: A beterraba é crocante e firme quando comidas cruas. As beterrabas cruas de sabor doce podem ser usadas para fazer suco, adicionadas a batidos ou raladas em saladas. Você também pode cortar fatias de beterraba e servir com suco de limão.
  • Cozida: Uma vez cozidas, as beterrabas tomam um sabor um pouco mais doce e suave. As beterrabas cozidas são muitas vezes emparelhadas com queijo de cabra, rúcula e vinagre balsâmico. As beterrabas cozidas também são usadas como ingrediente principal em vários pratos como borscht e sopas.
  • Assada: as beterrabas são naturalmente doces devido ao alto teor de açúcares, o que as torna ideais para assar. Uma vez que as beterrabas são um vegetal delicado, perderão valor nutritivo quando cozidas demais e superaquecidas. Tente cozinhar as beterrabas levemente, uma vez que a pesquisa mostra que seus nutrientes são delicados e, portanto, o melhor processamento é melhor. Por exemplo, a betalainas na beterraba é um fitonutriente particular reduzido a partir do calor elevado.
  • Conserva: e as beterrabas em conserva para a pressão arterial? Embora as beterrabas sejam geralmente em conserva ou enlatadas, esse processo pode mudar ligeiramente seu sabor e destruir o conteúdo de nutrientes.
As beterrabas em conserva também podem contribuir para a pressão arterial elevada devido ao seu alto teor de sódio. O excesso de consumo de sódio pode aumentar a pressão arterial em certas pessoas.

Precauções e efeitos colaterais do consumo de beterraba para pressão arterial

Embora o vegetal tenha benefícios importantes, também há efeitos colaterais e precauções em relação ao suco de beterraba para a pressão arterial.

Muitos nitritos

Se o suco de vegetais que contém nitrato, como o suco de beterraba, for armazenado incorretamente, as bactérias podem contaminar o suco. Lembre-se que os nitratos nas beterrabas se convertem em nitritos. Níveis elevados de nitrito podem ser prejudiciais quando consumidos.

Uma dieta de alto teor de nitrato pode interagir com várias drogas como "Viagra" (citrato de Sildenafila), tadalafila, vardenafila, nitroglicerina (nitrato orgânico) ou medicamentos de nitrito usados ​​para angina.

Problemas de cálcio

O teor de oxalato na beterraba impede o organismo de absorver cálcio. Isso pode levar a pedras nos rins; portanto, você pode ser aconselhado a reduzir os alimentos oxalatos em sua dieta, como beterrabas.

Problemas de Absorção de Ferro

Os oxalatos na beterraba também podem prejudicar a absorção de ferro não heme. Se você tem preocupações com os níveis de ferro sendo alto demais ou muito baixo e você está se sentindo cansado ou lento, pode ser uma boa ideia solicitar um teste de ferro de seu médico.

Urina ou fezes vermelhas

Você também pode notar que sua urina ou fezes ficam vermelhas ou cor-de-rosa após o consumo de suco de beterraba. Isso geralmente não é motivo de preocupação e é completamente normal. Aproximadamente 15% da população tem esse tipo de reação aos compostos na beterraba.

Pensamentos finais sobre o suco de beterraba para pressão arterial

A próxima vez que sua pressão arterial ficar um pouco alta, considere adicionar suco de beterraba e beterraba à sua dieta. Existem vários benefícios do suco de beterraba para a pressão arterial elevada.

As beterrabas contêm alto teor de nitrato, que se converte em nitrito biologicamente ativo e óxido nítrico. Por sua vez, o óxido nítrico é capaz de relaxar e dilatar os vasos sanguíneos, o que promove um fluxo sanguíneo e pressão arterial saudável.

O rico conteúdo antioxidante e outros nutrientes anti-hipertensivos também podem ajudar o suco de beterraba a baixar a pressão sanguínea. O suco de beterraba também pode controlar a pressão arterial, melhorando a oxigenação muscular durante o exercício, tratando doenças vasculares periféricas e mantendo a aterosclerose sob controle.

A pesquisa indica que tudo o que é necessário é apenas um copo de suco de beterraba diariamente para reduzir seus níveis de pressão arterial sistólica e diastólica.

Fontes:

Balch, J., et al., Prescription for Natural Cures: A Self-Care Guide for Treating Health Problems with Natural Remedies Including Diet, Nutrition, Supplements, and Other Holistic Methods (Hoboken: John Wiley & Sons, Inc., 2004), 110-111.
Paddock, C., “Does Beetroot Juice Lower Blood Pressure?” Medical News Today; https://www.medicalnewstoday.com/articles/288229.php, last updated July 20, 2016
Hobbs, D., et al., “Blood pressure-lowering effects of beetroot juice and novel beetroot-enriched bread products in normotensive male subjects,” British Journal of Nutrition, Dec. 2012; 108(11): 2066-2074, doi: 10.1017/S000711451200190.
Coles, L., et al., “Effect of beetroot juice on lowering blood pressure in free-living, disease-free adults: a randomized, placebo-controlled trial,” Nutrition Journal, Dec. 11, 2012; 11: 106, doi: 10.1186/1475-2891-11-106.
Siervo, M., et al., “Inorganic Nitrate and Beetroot Juice Supplementation Reduces Blood Pressure in Adults: A Systematic Review and Meta-Analysis,” The Journal of Nutrition, April 17, 2013; 143(6): 818-826, doi: 10.3945/jn.112.170233.
Kapil, V., et al., “Dietary Nitrate Provides Sustained Blood Pressure Lowering in Hypertensive Patients,” Hypertension, Feb. 2015; 65(2): 320-327, doi:10.1161/HYPERTENSIONAHA.114.04675.
“Blood pressure-lowering effects of beetroot juice and novel beetroot-enriched bread products in normotensive male subjects,” Cambridge Core;https://www.cambridge.org/core/journals/british-journal-of-nutrition/article/blood-pressurelowering-effects-of-beetroot-juice-and-novel-beetrootenriched-bread-products-in-normotensive-male-subjects/A279E4CA6D2F11670393169077797420/core-reader, last accessed Jan. 3, 2018.
Mateljan, G., The World’s Healthiest Foods: Essential Guide for the healthiest way of eating (Seattle: George Mateljan Foundation), 251.
“Betalains: Atherosclerosis,” Examine; https://examine.com/supplements/betalains/, last accessed Jan. 3, 2018.
Bobek, P., et al., “The effect of red beet (Beta vulgaris var. rubra) fiber on alimentary hypercholesterolemia and chemically induced colon carcinogenesis in rats,” Die Nahrung, June 2000; 44(33): 184-187, doi: 10.1002/1521-3803(20000501)44:3<184::AID-FOOD184>3.0.CO;2-P.
Kenjale, A., et al., “Dietary nitrate supplementation enhances exercise performance in peripheral arterial disease,” Journal of Applied Physiology, June 2011; 110(6): 1582-1591, doi: 10.1152/japplphysiol.00071.2011.
Ware, M., “What are benefits of beetroot?” Medical News Today; https://www.medicalnewstoday.com/articles/277432.php?sr, last updated Feb. 23, 2017.
Webb, A.J., et al., “Acute Blood Pressure Lowering, Vasoprotective, and Antiplatelet Properties of Dietary Nitrate via Bioconversion to Nitrite,” Hypertension, Feb. 20, 2008; 51: 784-790, doi: 10.1161/HYPERTENSIONAHA.107.103523.
Bunch, J., “Benefits of Beet Juice in Controlling High Blood Pressure,” Everyday Health; https://www.everydayhealth.com/columns/jared-bunch-rhythm-of-life/how-drinking-beetroot-juice-lowers-blood-pressure-and-relaxes-stiff-hearts/, last accessed Jan. 3, 2018.