A dor da bursite ocorre quando as bursas, ou sacos cheios de líquido que fornecem uma almofada entre os ossos, músculos e tendões, ficam inflamados e irritados. É especialmente comum após uma lesão ou movimentos repetitivos. Felizmente, existem tratamentos naturais para a bursite que podem ajudar a aliviar a dor e outros sintomas.

Os sintomas mais comuns da bursite incluem desconforto em certos ossos e músculos; sentindo-se muito rígido ou dolorido; dificuldade em dormir; e problemas para realizar atividades diárias, como caminhar, vestir-se ou tomar banho.

Dor nas articulações e sensibilidade geralmente se desenvolvem em diferentes partes do corpo, incluindo joelhos, cotovelos, quadris, calcanhares, pulsos e ombros.

As pessoas que sofrem de bursite com mais frequência incluem jardineiros, carpinteiros, músicos e atletas. Outros fatores de risco para o desenvolvimento de bursite incluem sofrer um acidente; ter má postura; excesso de treino; cura de cirurgia; ter esporões ósseos ou depósitos de cálcio; e ter outras condições inflamatórias, como gota, distúrbios da tireoide, artrite, psoríase, infecções ou um distúrbio autoimune.

Existem várias curas ou tratamentos naturais para a bursite, incluindo repouso, terapia com calor e frio, alongamento, entre outros. Neste artigo, examinaremos vários em detalhes.

Tratamentos Naturais Para Bursite

15 Tratamentos Naturais Para Bursite

A bursite geralmente dura de algumas semanas a vários meses; no entanto, a bursite não tratada pode durar ainda mais. Os sintomas da bursite podem ser semelhantes a gota, tendinite, neuropatia diabética, artrite e muito mais.

Um médico precisará confirmar a causa da sua bursite com um exame físico, o que pode incluir a pressão em pontos inchados ao redor das articulações afetadas. Você também informará seu médico sobre seu histórico médico, trabalho, hobbies e quaisquer quedas ou lesões recentes.

Depois de confirmar que você tem bursite, seu médico pode prescrever antibióticos, analgésicos, AINEs (anti-inflamatórios não esteróides) ou injeções de corticosteróides. No entanto, na maioria dos casos, remédios caseiros para bursite podem ajudá-lo a tratar naturalmente sintomas dolorosos e causas subjacentes.

Quais são os melhores tratamentos naturais para bursite crônica? Em geral, a bursite melhora por conta própria, especialmente quando o repouso, compressas quentes ou frias e outros remédios naturais são usados ​​para aliviar a dor. Como um guia, a seguir estão os remédios caseiros para alívio da bursite que podem ajudar.

1. Descanse a área afetada

Um método natural básico no tratamento da bursite é descansar a área articular ou afetada. Isso dará à área tempo para curar. Fazer uma pausa no movimento ou exercício repetitivo pode ajudar a reduzir a inflamação.

Quanto tempo leva para curar é diferente para todos, mas na maioria dos casos, várias semanas de descanso geralmente são eficazes. Você pode esticar a área dolorosa quando as coisas voltarem a ficar normais. Dito isto, você provavelmente sentirá uma leve tensão, mas não dor intensa.

Você será capaz de realizar atividades diárias que não causam dor, incluindo caminhadas. Fora isso, você vai querer ir com calma. De uma perspectiva de longo prazo, você também deve evitar treinamento excessivo e descanso entre os exercícios.

Para ajudar a aliviar a pressão, seu médico pode sugerir um dispositivo auxiliar temporário, como uma cinta, tala, muleta ou bengala.

2. Compressas quentes

Uma compressa quente é muito útil em casos de bursite crônica e 48 horas após um caso de bursite aguda. Uma compressa quente é capaz de combater a inflamação, reduzir a rigidez e melhorar o fluxo sanguíneo para a articulação afetada.

Para criar uma compressa quente, umedeça uma toalha fina com água morna e aplique-a na área afetada por 15 a 20 minutos. Repita esse método algumas vezes ao dia.

Outros tipos de compressas quentes incluem uma almofada de aquecimento, garrafa de água quente e simplesmente lavar a área afetada com água morna.

3. Compressas frias

É uma boa ideia alternar entre uma compressa quente e fria. Uma compressa fria é capaz de reduzir o inchaço e a dor devido à bursite. É a temperatura fria que ajuda a entorpecer a área afetada, reduzir a inflamação e a sensibilidade e reduzir a dor e o inchaço inicial.

Compressas frias geralmente são mais eficazes quando usadas dentro de 24 a 48 horas após o desenvolvimento da bursite. Você pode embrulhar alguns cubos de gelo em uma toalha fina e colocar o gelo na articulação afetada por cerca de 15 a 20 minutos a cada quatro ou seis horas.

Depois de remover a compressa fria, eleve a articulação acima do coração e continue descansando. Repita isso três a cinco vezes por dia para obter os melhores resultados.

Você provavelmente não encontrará muito alívio nas compressas frias quando sua bursite crônica for um problema a longo prazo.

4. Alongamento e exercício

Você deve deixar a dor da bursite diminuir um pouco antes de fazer qualquer tipo de atividade física. Ainda assim, é necessário movimento para ajudar a manter as articulações flexíveis e reduzir a dor, a inflamação e a rigidez.

Alongar suavemente e exercitar sua área dolorida pode ajudar a acelerar o tempo necessário para curar. O alongamento e o exercício frequente de articulações e músculos suscetíveis também podem ajudar a prevenir a recorrência da bursite. Além disso, é importante alongar e aquecer antes de qualquer rotina de exercícios.

O seu médico também pode sugerir um fisioterapeuta ou personal trainer para um programa de alongamento e exercício adequado, projetado para evitar dores recorrentes e fortalecer lentamente os músculos ao redor da área afetada, como os quadris.

Os exercícios de bursite do quadril incluem levantamento de peso e trabalho com faixas de resistência, que ajudam a fortalecer os músculos ao redor das articulações. Você também deve fazer pausas frequentes durante a rotina de exercícios e alongar durante esse período.

Em geral, evite ficar sentado por longos períodos de tempo. Se você trabalha em uma mesa, faça intervalos regulares para se levantar e se movimentar.

5. Massagem

A massagem terapêutica também pode ajudar a reduzir a dor da bursite; melhorar a circulação, mobilidade e flexibilidade; fortalecer os músculos; e diminua a rigidez e o inchaço ao redor da área afetada.

Você também pode realizar massagem em si mesmo. Aqueça delicadamente o óleo de gergelim, o azeite ou o óleo de coco e aplique o óleo quente na área afetada. Massageie a área com pressão suave e firme por cerca de 10 minutos. Você também deve colocar uma toalha quente sobre a área afetada.

Repita esta técnica de automassagem três vezes ao dia e até que haja melhora na sua bursite.

6. Postura adequada

Entre os tratamentos naturais para a bursite está a manutenção de uma postura adequada. A má postura quando em pé, sentado, dormindo ou se exercitando pode causar desgaste extra nas bursas e articulações e causar dor. A boa postura, por outro lado, pode ajudar a aliviar a pressão dos quadris, coluna, pescoço e outras partes do corpo suscetíveis.

Apoie sua coluna sentando-se e em pé, evitando a titulação para frente ou para trás; mantendo os músculos abdominais retesados ​​durante o dia; praticar alinhamento adequado durante alongamentos e exercícios; e fortalecendo seu núcleo com exercícios abdominais.

Se você se sentar em uma mesa por muitas horas no trabalho, concentre-se em praticar uma boa postura enquanto está sentado e em pé. Considere também usar uma cadeira ergonômica ou trabalhar com um quiroprático que possa ajudar nos ajustes específicos.

7. Uma dieta anti-inflamatória

Uma dieta anti-inflamatória também é uma ótima maneira de reduzir a dor, prevenir a inflamação e tratar condições inflamatórias, como a bursite.

Essa dieta saudável incluirá em grande parte uma variedade de frutas e vegetais frescos e orgânicos; peixes capturados na natureza, ovos e carne alimentada com capim; gorduras saudáveis ​​como abacate, azeite, coco, nozes e sementes; e alimentos probióticos como chucrute, kimchi, kombucha, kefir e iogurte.

Você também deve evitar alimentos que contribuam para a inflamação, como alimentos geneticamente modificados, grãos refinados, laticínios convencionais, bebidas açucaradas e outros alimentos processados.

8. Açafrão

Outro dos melhores remédios caseiros para a dor da bursite é o açafrão (Curcuma longa). A substância ativa do açafrão é chamada curcumina e é usada para reduzir a inflamação, o inchaço e as dores articulares agudas e crônicas associadas à bursite.

Pesquisas mostram que a curcumina está entre os compostos anti-inflamatórios mais eficazes do mundo. O açafrão também é considerado um analgésico natural. Você pode tomar suplementos de curcumina ou beber chá de açafrão diariamente.

Consulte um médico antes de usar açafrão, pois pode interferir com certos medicamentos, incluindo AINEs e anticoagulantes como varfarina, clopidogrel e aspirina.

9. Gengibre

O gengibre (Zingiber officinale) é outro analgésico natural, com antioxidantes; propriedades anti-inflamatórias e analgésicas; e compostos terapêuticos como paradol, shogaol, gingerol e zingerona.
O gengibre também melhora a circulação e promove a cura. Como resultado, a adição de gengibre à sua dieta pode ajudar a tratar dores musculares e articulares relacionadas à bursite.

Em um estudo, o consumo diário de gengibre levou a reduções moderadas a grandes na dor muscular devido a lesão muscular induzida pelo exercício.

Para o chá de gengibre, ferva uma colher de sopa de gengibre fatiado em dois copos de água e deixe ferver por 10 minutos. Coe e adicione o mel cru. Você também pode massagear o óleo de gengibre na área afetada algumas vezes por dia.

Você também pode embrulhar algumas colheres de sopa de gengibre fresco ralado em uma gaze e amarrá-lo firmemente. Coloque-o em água quente por 30 segundos, deixe esfriar e coloque-o na área afetada por 10 minutos. Faça esse método até três vezes ao dia.

10. Casca de Salgueiro Branco

Casca de salgueiro branco (Salix alba) é frequentemente usada como uma alternativa à aspirina. O ingrediente ativo da casca de salgueiro é chamado salicina. A salicina na casca de salgueiro funciona de maneira semelhante à aspirina, pois pode reduzir a dor, o inchaço e a inflamação.

A casca de salgueiro branco está disponível em cápsulas, na forma líquida, na forma de chá e como uma solução tópica. Para o chá de casca de salgueiro branco, adicione meia colher de chá de casca de salgueiro branca seca a uma xícara de água fervente, deixe em infusão por 15 minutos e depois coe. Beba chá de casca de salgueiro branco duas vezes por dia.

11. Óleo de Mamona

Os curandeiros populares usam óleo de mamona para tratar problemas de saúde há milhares de anos. O óleo de mamona é um óleo graxo não volátil, produzido a partir das sementes de mamona (Ricinus communis).

É um tipo de ácido graxo triglicerídeo, e quase 90% de seu conteúdo de ácido graxo é um composto raro conhecido como ácido ricinoleico. Estudos observacionais descobriram que o ácido ricinoleico tópico produz efeitos anti-inflamatórios e analgésicos notáveis.

O óleo de mamona também contém propriedades antioxidantes e, portanto, pode aumentar a circulação e reduzir a dor, a inflamação e o inchaço das bursites.

Mergulhe um pedaço de flanela de lã em óleo de mamona, coloque-o na articulação afetada e cubra a área com filme plástico. Coloque uma almofada de aquecimento por cima, cubra com uma toalha e deixe tudo no lugar por 30 a 40 minutos. Lave o óleo da pele com água morna.

Use o tratamento até quatro vezes por semana.

12. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é feito de sidra de maçã que passou por fermentação. O vinagre de maçã é outro remédio para a bursite que se pensa equilibrar os níveis de pH, reduzir a inflamação e melhorar a circulação.

Para usar o vinagre de maçã para bursite, molhe uma toalha fina na solução e envolva-a na área afetada, deixando-a por várias horas diariamente.

Para um tônico, você também pode combinar uma colher de sopa de vinagre de maçã e uma colher de chá de mel cru em um copo de água. Consuma este tônico duas vezes ao dia por três dias.

13. Vitaminas e suplementos

Existem vários nutrientes que ajudam a aliviar a dor e a inflamação. Vitaminas B e injeções de vitamina B12, por exemplo, podem ajudar a aliviar a dor da bursite. A vitamina C também é usada para prevenir e curar lesões nas articulações.

Condroitina e glucosamina são antioxidantes que são eficazes na construção de tecido conjuntivo forte e na redução da inflamação das articulações. Além disso, o óleo de vitamina E pode ser aplicado nas áreas afetadas para aumentar a flexibilidade e o movimento das articulações.

O MSM (metilsulfonilmetano) é a forma oxidada de DMSO (dimetilsulfóxido), e ambos podem reduzir a inflamação e promover a cicatrização.

14. Remédios homeopáticos

Inúmeros remédios homeopáticos são usados ​​para bursite. A arnica montana é útil quando a bursite está relacionada a uma tensão ou lesão traumática. Beladona é usada para bursite com palpitações, desconforto intenso e uma sensação de calor. O enxofre é um remédio homeopático usado para bursite com dor em queimação e inflamação do lado esquerdo.

Outros remédios homeopáticos usados ​​para bursite incluem sanguinaria, Ruta graveolens (Arruda), Rhus toxicodendron, Kalmia latifolia, Ferrum phosphoricum e bryonia.

15. Óleos Essenciais

Os óleos essenciais também podem reduzir a dor do inchaço e da bursite. O óleo de incenso e o óleo de hortelã-pimenta podem ser aplicados na área afetada para reduzir a dor e a inflamação.

Outros óleos essenciais populares para bursite incluem óleo de gengibre, óleo de manjericão, óleo de coentro, óleo de zimbro, óleo de alecrim, óleo de camomila, óleo de inverno, óleo de helichrysum, óleo de bergamota, óleo de capim-limão, óleo de gerânio e óleo de lavanda.

Você também pode usar esses óleos essenciais durante a massagem terapêutica, adicioná-los ao banho ou aplicá-los antes ou depois do alongamento.

Considerações Finais Sobre Tratamentos Naturais Para Bursite

A bursite é uma condição que ocorre quando as bursas ficam irritadas e inflamadas. É uma condição comum em pessoas que se machucam ou se movem repetidamente, como atletas, músicos, jardineiros e carpinteiros. A condição pode causar dor desconfortável nos ossos, articulações e músculos e, mais frequentemente, nos quadris, cotovelos, ombros e joelhos.

Neste artigo, detalhamos vários tratamentos naturais para bursite. Por exemplo, alongamento, massagem ou prática de postura adequada podem ajudar. Descansar a área afetada ou usar uma compressa quente ou fria também pode ajudar bastante.

Outras curas naturais ou tratamentos para bursite incluem dieta anti-inflamatória, açafrão, gengibre, óleo de mamona, casca de salgueiro branco, vinagre de maçã, vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E, MSM, DMSO, remédios homeopáticos e óleos essenciais.
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