7 Alimentos Que Podem Causar Acne

A acne é uma condição comum da pele que afeta quase 10% da população mundial.

Muitos fatores contribuem para o desenvolvimento da acne, incluindo a produção de sebo e queratina, bactérias causadoras de acne, hormônios, poros bloqueados e inflamação.

A relação entre dieta e acne tem sido controversa, mas pesquisas recentes mostram que a dieta pode desempenhar um papel significativo no desenvolvimento da acne.

Este artigo irá rever 7 alimentos que podem causar acne e discutir por que a qualidade da sua dieta é importante.
7 Alimentos Que Podem Causar Acne

1. Grãos e açucares refinados

Pessoas com acne tendem a consumir carboidratos mais refinados do que pessoas com pouca ou nenhuma acne.

Alimentos ricos em carboidratos refinados incluem:
  • Pão, bolachas, cereais ou sobremesas feitas com farinha branca
  • Massa feita com farinha branca
  • Arroz branco e Noodles de arroz
  • Refrigerantes e outras bebidas açucaradas
  • Adoçantes como açúcar de cana, xarope de bordo, mel ou agave
Um estudo descobriu que as pessoas que consumiam frequentemente açúcares adicionados tinham um risco 30% maior de desenvolver acne, enquanto aqueles que regularmente comiam bolos e biscoitos tinham um risco 20% maior.

Esse risco aumentado pode ser explicado pelos efeitos que os carboidratos refinados têm nos níveis de açúcar no sangue e insulina.

Os carboidratos refinados são absorvidos rapidamente na corrente sanguínea, o que aumenta rapidamente os níveis de açúcar no sangue. Quando o açúcar no sangue aumenta, os níveis de insulina também aumentam para ajudar a transferir os açúcares do sangue para fora da corrente sanguínea e para dentro das células.

No entanto, níveis elevados de insulina não são bons para pessoas com acne.

A insulina torna os hormônios androgênicos mais ativos e aumenta o fator 1 de crescimento semelhante à insulina (IGF-1). Isso contribui para o desenvolvimento da acne, tornando as células da pele crescidas mais rapidamente e aumentando a produção de sebo.

Por outro lado, dietas com baixo índice de glicemia, que não aumentam drasticamente os níveis de açúcar no sangue ou insulina, estão associadas à redução da gravidade da acne.

Embora a pesquisa sobre este tema seja promissora, é necessário mais para entender melhor como os carboidratos refinados contribuem para a acne.

Comer muitos carboidratos refinados pode aumentar o nível de açúcar no sangue e insulina e contribuir para o desenvolvimento da acne. No entanto, são necessárias mais pesquisas.

2. Produtos lácteos

Muitos estudos encontraram uma ligação entre os produtos lácteos e a severidade da acne em adolescentes.

Dois estudos também descobriram que os adultos jovens que consumiam regularmente leite ou sorvete eram quatro vezes mais propensos a sofrer de acne.

No entanto, os estudos realizados até agora não foram de alta qualidade.

A pesquisa até o presente momento se concentrou principalmente em adolescentes e adultos jovens e mostrou apenas uma correlação entre leite e acne, e não uma relação de causa e efeito.

Ainda não está claro como o leite pode contribuir para a formação da acne, mas existem várias teorias propostas.

É sabido que o leite aumenta os níveis de insulina, independentemente dos seus efeitos sobre o açúcar no sangue, o que pode piorar a gravidade da acne.

O leite de vaca também contém aminoácidos que estimulam o fígado para produzir mais IGF-1, que foi associado ao desenvolvimento da acne.

Embora haja especulações sobre por que o consumo de leite pode piorar a acne, não está claro se os produtos lácteos desempenham um papel direto. Mais pesquisas são necessárias para determinar se existe uma quantidade específica ou tipo de lácteo que pode agravar a acne.

O consumo excessivo de produtos lácteos está ligado ao aumento da severidade da acne, mas é incerto se existe uma relação de causa e efeito.

3. Fast Food

A acne é fortemente associada a comer uma dieta estilo ocidental rica em calorias, gorduras e carboidratos refinados.

Produtos de fast food, como hambúrgueres, nuggets, cachorros-quentes, batatas fritas, refrigerantes e milk-shakes, são pilares de uma dieta típica ocidental e podem aumentar o risco de acne.

Um estudo de mais de 5.000 adolescentes chineses e jovens adultos descobriram que dietas com alto teor de gordura estavam associadas a um risco 43% maior de desenvolver acne. Regularmente comer fast food aumentou o risco em 17%.

Um estudo separado de 2.300 homens turcos descobriu que frequentemente comer hambúrgueres ou salsichas estava ligado a um risco 24% maior de desenvolver acne.

Não está claro por que comer fast food pode aumentar o risco de desenvolver acne, mas alguns pesquisadores propõem que ela possa afetar a expressão gênica e alterar os níveis hormonais de uma forma que promova o desenvolvimento da acne.

No entanto, é importante notar que a maior parte da pesquisa sobre fast food e acne usou dados auto relatados. Este tipo de pesquisa apenas mostra padrões de hábitos alimentares e risco de acne e não prova que o fast food cause acne. Assim, é necessária mais pesquisa.

Regularmente, comer fast food foi correlacionado com um risco aumentado de desenvolver acne, mas não está claro se causa acne.

4. Alimentos ricos em gorduras ômega-6

As dietas contendo grandes quantidades de ácidos graxos ômega-6, como a dieta ocidental típica, foram associadas a níveis aumentados de inflamação e acne.

Isso pode ser porque as dietas ocidentais contêm grandes quantidades de milho e óleos de soja, que são ricos em gorduras ômega-6 e poucos alimentos que contêm gorduras ômega-3, como peixes e nozes.

Esse desequilíbrio de ácidos graxos ômega-6 e omega-3 empurra o corpo para um estado inflamatório, o que pode piorar a gravidade da acne.

Por outro lado, o complemento com ácidos graxos ômega-3 pode reduzir os níveis de inflamação e verificou-se que reduz a gravidade da acne.

Embora os vínculos entre os ácidos graxos ômega-6 e a acne sejam promissores, não houve estudos controlados randomizados sobre esse assunto, e é necessária mais pesquisa.

As dietas ricas em ácidos graxos ômega-6 e baixas em ômega-3 são pró-inflamatórias e podem piorar a acne, embora seja necessária mais pesquisa.

5. Chocolate

O chocolate tem sido um suspeito desencadeante da acne desde a década de 1920, mas até agora, nenhum consenso foi alcançado.

Várias pesquisas informais ligaram o consumo de chocolate com um risco aumentado de desenvolver acne, mas isso não é suficiente para provar que o chocolate causa acne.

Um estudo mais recente descobriu que os homens propensos a acne que consumiram 25 gramas de chocolate escuro 99% diariamente apresentaram um aumento do número de lesões de acne após apenas duas semanas.

Outro estudo descobriu que os homens que receberam cápsulas de 100% de cacau em pó diariamente apresentaram significativamente mais lesões de acne após uma semana em comparação com aqueles que receberam placebo.

Exatamente por que o chocolate pode aumentar a acne não é claro, embora um estudo tenha descoberto que comer chocolate aumentou a reatividade do sistema imune às bactérias causadoras de acne, o que pode ajudar a explicar esses achados.

Embora pesquisas recentes apoiem um vínculo entre o consumo de chocolate e a acne, ainda não está claro se o chocolate realmente causa acne.

Pesquisa emergente apoia uma ligação entre comer chocolate e desenvolver acne, mas as razões pelas quais e a força do relacionamento ainda não são claras.

6. Whey Protein em pó

A proteína do soro (Whey Protein) é um suplemento dietético popular.

É uma fonte rica de aminoácidos leucina e glutamina. Estes aminoácidos tornam as células da pele crescidas e divididas mais rapidamente, o que pode contribuir para a formação da acne.

Os aminoácidos no Whey Protein (proteína de soro de leite) também podem estimular o organismo a produzir níveis mais elevados de insulina, que tem sido associada ao desenvolvimento da acne.

Vários estudos de caso relataram uma ligação entre o consumo de Whey Protein e a acne em atletas masculinos.

Outro estudo encontrou uma correlação direta entre a gravidade da acne e o número de dias em suplementos de proteína de soro de leite (Whey Protein).

Estes estudos suportam uma ligação entre o Whey Protein e a acne, mas é necessário investigar muito mais para determinar se a proteína do soro de leite causa acne.

Uma pequena quantidade de dados sugere uma ligação entre tomar Whey Protein em pó e desenvolver acne, mas é necessária uma pesquisa de maior qualidade.

7. Alimentos que você é sensível

Foi proposto que a acne seja, na sua raiz, uma doença inflamatória.

Isto é apoiado pelo fato de que os fármacos anti-inflamatórios, como os corticosteróides, são tratamentos eficazes para a acne grave e que as pessoas com acne têm níveis elevados de moléculas inflamatórias em seu sangue.

Uma maneira pela qual os alimentos podem contribuir para a inflamação é através de sensibilidades alimentares, também conhecidas como reações de hipersensibilidade tardia.

As sensibilidades alimentares ocorrem quando seu sistema imunológico identifica equivocadamente o alimento como uma ameaça e lança um ataque imune contra ela.

Isso resulta em altos níveis de moléculas pró-inflamatórias que circulam por todo o corpo, o que pode agravar a acne.

Uma vez que existem inúmeros alimentos que o seu sistema imunológico pode reagir, a melhor forma de descobrir os seus desencadeadores exclusivos é através da realização de uma dieta de eliminação sob a supervisão de um nutricionista ou especialista em nutrição.

As dietas de eliminação funcionam restringindo temporariamente a quantidade de alimentos na sua dieta, a fim de eliminar os desencadeantes e alcançar o alívio dos sintomas, e, de forma sistemática, adicionar alimentos de volta enquanto rastreia seus sintomas e procura padrões.

Os testes de sensibilidade ao alimento, como o Mediator Release Testing (MRT), podem ajudar a determinar quais os alimentos que levam à inflamação imune e proporcionam um ponto de partida mais claro para sua dieta de eliminação.

Embora pareça haver uma ligação entre a inflamação e a acne, nenhum estudo investigou diretamente o papel específico das sensibilidades alimentares em seu desenvolvimento.

Esta continua a ser uma área de pesquisa promissora para ajudar a entender melhor como os alimentos, o sistema imunológico e a inflamação afetam o desenvolvimento da acne.

As reações de sensibilidade ao alimento podem aumentar a quantidade de inflamação no corpo, o que, teoricamente, pode piorar a acne. No entanto, nenhum estudo até o momento foi conduzido sobre o assunto.

O que comer então?

Enquanto os alimentos discutidos acima podem contribuir para o desenvolvimento da acne, existem outros alimentos e nutrientes que podem ajudar a manter sua pele clara. Esses incluem:
  • Ácidos graxos Omega-3: Omega-3 são anti-inflamatórios, e o consumo regular tem sido associado a um risco reduzido de desenvolver acne.
  • Chá verde: o chá verde contém polifenóis associados à inflamação reduzida e à produção reduzida de sebo. Os extratos de chá verde foram encontrados para reduzir a gravidade da acne quando aplicado na pele.
  • Açafrão: O açafrão ou cúrcuma contém o polifenol curcumina antiinflamatório, que pode ajudar a regular o açúcar no sangue, melhorar a sensibilidade à insulina e inibir o crescimento de bactérias causadoras de acne, o que pode reduzir a acne.
  • Vitaminas A, D, E e zinco: esses nutrientes desempenham papéis cruciais na pele e na saúde imune e foram encontrados para prevenir acne.
  • Dietas de estilo paleolítico: as dietas de paleo são ricas em carnes magras, frutas, vegetais e nozes e baixas em grãos, lácteos e legumes. Elas foram associadas com menores níveis de açúcar no sangue e insulina.
  • Dietas de estilo mediterrâneo: uma dieta mediterrânea é rica em frutas, legumes, grãos integrais, legumes, peixe e azeite e com baixas teor de gorduras saturadas e leiteiras. Também foi associada à redução da gravidade da acne.
Consumir uma dieta rica em ácidos graxos ômega-3, probióticos, chá verde, frutas e vegetais pode ser protetor contra o desenvolvimento da acne. As vitaminas A, D e E, bem como o zinco, também foram associadas à prevenção da acne.

Concluindo

Embora a pesquisa associe certos alimentos a um risco aumentado de desenvolver acne, é importante manter o quadro maior em mente.

Os padrões alimentares gerais provavelmente terão um impacto maior na saúde da pele do que comer - ou não comer - um alimento específico.

Provavelmente não é necessário evitar completamente todos os alimentos que foram ligados à acne, mas sim consumi-los em equilíbrio com os outros alimentos densos em nutrientes discutidos acima.

A pesquisa sobre dieta e acne não é forte o suficiente para fazer recomendações dietéticas específicas neste momento, mas pesquisas futuras são promissoras.

Enquanto isso, pode ser benéfico manter um registro de alimentos para procurar padrões entre os alimentos que está comendo e a saúde de sua pele.

Você também pode trabalhar com um nutricionista registrado para obter conselhos mais personalizados.

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