Os incríveis benefícios do quiabo para a saúde baseados na ciência

O quiabo tem benefícios surpreendentes para a saúde, graças a muitos nutrientes benéficos, vitaminas e minerais. O quiabo não é apenas delicioso para comer, mas pode ser usado para ajudar a reduzir a pressão arterial e os níveis de colesterol, melhorar seu humor e fortalecer sua imunidade. Muitas pessoas que têm diabetes bebem água de quiabo para ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue.

Para obter os melhores benefícios do quiabo, você pode usá-lo de várias maneiras na cozinha. O quiabo é delicioso em guisados ​​e sopas ou você pode fritá-lo com alho fresco, picles ou fazer um quiabo saudável com as sementes. Então, não importa como você decida consumir o quiabo - cru ou cozido - você pode usar a fruta inteira para ajudar a melhorar sua saúde.

Neste artigo, você aprenderá sobre os muitos benefícios do quiabo para a saúde e como você pode usar esse vegetal saudável (que botanicamente é, na verdade, um fruto) em sua dieta. Você também descobrirá como pesquisas científicas recentes respaldaram muitas das alegações de saúde de que o quiabo é bom para sua saúde.

O que é quiabo?

Os incríveis benefícios do quiabo para a saúde baseados na ciência
O quiabo (Abelmoschus esculentus ou Hibiscus esculentus) é uma planta que cresce em climas quentes na América do Sul, no Oriente Médio e no sul dos Estados Unidos. A Enciclopédia Britânica diz que o quiabo é um membro da família das malváceas (Malvaceae) e produz grandes flores amarelas. O fruto ou vagem mede cerca de 10 a 25 cm e apenas a fruta verde macia é comida.1

O quiabo torna-se babento ou espesso quando cozido e, portanto, é usado para engrossar muitos guisados, caldos e sopas. Você também pode preparar o quiabo recheando-o, salteando-o ou fritando-o. No sul dos Estados Unidos, o quiabo é frequentemente usado em gumbos.

Outros nomes para o quiabo incluem, dedos da moça, bhindi, bendakaya, bamia ou quingombô.

O quiabo é uma fruta ou um vegetal?

O quiabo é tecnicamente uma fruta, mas é comido como um vegetal. Do ponto de vista botânico, uma planta comestível é considerada uma fruta se tiver sementes, enquanto se não tiver sementes, como raízes, folhas e caules, é considerada um vegetal.

Em termos de usos culinários, no entanto, muitos alimentos que são botanicamente frutíferos, mas têm sabor salgado em vez de doce, são tipicamente considerados vegetais. 21

Fatos e benefícios nutricionais do quiabo

Embalado com vitaminas, minerais e fibras

O quiabo é embalado com vitaminas e minerais e é um vegetal extremamente nutritivo para incluir em sua dieta. O quiabo também contém uma grande quantidade de fibras que podem ajudar a melhorar sua saúde digestiva e retardar a liberação de glicose na corrente sanguínea.

Excelente fonte de vitamina C

De acordo com a Universidade do Arizona, o quiabo contém níveis impressionantes de vitaminas essenciais que precisamos para nos manter saudáveis. Por exemplo, uma xícara de quiabo contém cerca de 40% das necessidades diárias recomendadas de vitamina C. Isso significa que o quiabo pode ajudar a aumentar sua imunidade e manter sua pele saudável. 2

Rico em vitamina K

O quiabo é rico em vitamina K, que o organismo necessita para ajudar o sangue a coagular adequadamente e a prevenir nódoas negras e a melhorar a saúde dos ossos. 2

Boa fonte de vitamina A

O quiabo também é uma rica fonte de vitamina A e outros antioxidantes que ajudam a manter uma boa visão e a livrar o corpo dos radicais livres e dos sinais visíveis do envelhecimento.

Contém altos níveis de magnésio

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o quiabo também contém altos níveis de magnésio. O magnésio é um nutriente essencial para fornecer energia, regular a pressão sanguínea e controlar os níveis de açúcar no sangue.

Cálcio e Potássio

Outros nutrientes benéficos importantes no quiabo são o cálcio e o potássio, que ajudam a manter uma boa saúde óssea e a controlar a função muscular.3

Boa fonte de folato (B9)

Outro valor nutricional benéfico do quiabo é que ele contém muitas vitaminas do grupo B. Por exemplo, 100 gramas de quiabo contêm cerca de 20% da ingestão diária recomendada de folato (B9). Sabe-se que o folato é essencial durante a gravidez. Seu corpo precisa de folato e vitamina B12 para prevenir a anemia e impulsionar o sistema imunológico e a função cerebral.

Vegetal baixo em carboidratos

O quiabo também é um vegetal baixo em carboidrato saudável se você consome uma dieta baixa em carboidratos.

Benefícios do quiabo para a saúde

Levando em consideração os muitos benefícios do quiabo para a saúde, não é difícil entender por que esse grupo saudável pode ajudar a melhorar sua saúde. Vejamos o que a pesquisa científica revelou quanto aos benefícios do consumo de quiabo.

Cheio de nutrientes

Uma das melhores razões para consumir mais quiabo é que ele é repleto de nutrientes essenciais para uma boa saúde.

A revista Food Science & Nutrition declarou que o quiabo é uma rica fonte de nutrientes vitais exigidos pelo corpo para manter um sistema imunológico saudável. Os pesquisadores afirmaram que entre os nutrientes benéficos encontrados no quiabo são:4
  • Cálcio necessário para ossos fortes e dentes saudáveis.
  • Ferro para manter seu sangue saudável e produzir glóbulos vermelhos.
  • Potássio para manter os níveis normais de pressão arterial.
  • Zinco para ajudar a proteger o DNA e fortalecer seu sistema imunológico.
  • Antioxidantes que ajudam a eliminar os radicais livres do seu corpo e proteger contra doenças.
  • Fibra dietética para melhorar a saúde do seu sistema digestivo.
Os pesquisadores concluíram que o quiabo é uma rica fonte de minerais, vitaminas e nutrientes na dieta.

Aumenta a energia

Se você sofre de fadiga e falta geral de energia, consumir mais quiabo em sua dieta pode ajudar a aumentar sua energia naturalmente.

A revista Nutrients publicou um estudo mostrando que o quiabo contém propriedades anti-fadiga. Certas enzimas e nutrientes nas sementes de quiabo reduzem os níveis de ácido láctico no sangue e outras substâncias químicas que afetam a sensação de fadiga. A pesquisa descobriu que as sementes de quiabo têm propriedades anti-fadiga e as vagens de quiabo são ricas em antioxidantes.5

Ajuda a perder peso

Há um número de maneiras que o quiabo pode ajudá-lo a perder excesso de quilos de peso mais rápido do que você imagina.

Como a pesquisa neste artigo mostrou, o quiabo é uma rica fonte de fibra dietética, e o consumo de quiabo nas refeições fará com que você se sinta mais satisfeito por mais tempo. Além disso, o quiabo é muito baixo em calorias, mas rico em vitaminas em nutrientes. Isso significa que o quiabo pode ajudar a nutrir seu corpo sem acumular quilos extras de excesso de gordura corporal.

Controla os níveis de colesterol

Você pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol em seu sangue comendo mais quiabo em sua dieta. O quiabo não só não contém gordura, mas também possui compostos que ativamente reduzem o colesterol "ruim" (ou, lipoproteína de baixa densidade, colesterol LDL).

Segundo uma pesquisa publicada na revista Phytotherapy Research, os componentes do quiabo reduzem as células de gordura no sangue. No estudo com animais, o pó de quiabo seco foi adicionado à dieta, e após 8 semanas o colesterol total no sangue foi menor. Também foi descoberto que o quiabo cru pode ajudar a administrar condições associadas ao alto colesterol LDL e a outros distúrbios metabólicos.6

Além de usar quiabo para controlar ou diminuir os níveis de colesterol, existem outras maneiras de diminuir o colesterol naturalmente. Estes incluem comer mais fibras, reduzir a quantidade de gordura insalubre em sua dieta e consumir mais gorduras ômega-3 e saudáveis.

Regula os níveis de açúcar no sangue

Um dos muitos benefícios do quiabo para a saúde é que ele ajuda a prevenir os níveis de açúcar no sangue após uma refeição.

Uma revisão da literatura médica sobre os benefícios da adição de quiabo a uma dieta descobriu que o quiabo é um alimento que tem um efeito hipoglicemiante. Com o tempo, os extratos de quiabo podem reduzir os níveis de glicose no sangue e podem ser úteis no controle do diabetes tipo 2.7

Perto do final deste artigo, você pode encontrar mais informações sobre como usar quiabo para diabetes, bem como algumas maneiras de preparar água de quiabo para diabetes.

Reduz o estresse e a ansiedade e aumenta seu humor

Um dos benefícios de comer quiabo ou fazer água de quiabo é que ele pode ajudar a reduzir o estresse e elevar seu humor ao mesmo tempo. Na verdade, verificou-se que extratos de quiabo seco têm um efeito semelhante ao de alguns medicamentos prescritos para a ansiedade.

O Scientific World Journal publicou um ensaio clínico sobre como a ingestão de extratos de quiabo pode ter um efeito calmante e eliminar o estresse. Verificou-se que o quiabo tem um efeito anti-ansiedade, anti-stress e anti-depressão. Suplementos de quiabo ajudaram a induzir a calma e reduzir respostas fisiológicas e bioquímicas ao estresse. O quiabo seco teve um efeito similar aos benzodiazepínicos que tratam a depressão e a ansiedade.8

Pesquisa realizada em 2013 descobriu que os extratos de quiabo têm propriedades antidepressivas. Em um ensaio clínico, os extratos de quiabo foram tão eficazes quanto alguns antidepressivos farmacêuticos. Os pesquisadores concluíram que o quiabo pode ser usado como um antidepressivo natural.12

Se você está lutando com sentimentos de ansiedade, depressão e desespero, então você também pode tentar algumas alternativas naturais para os medicamentos de depressão. Há também muitos óleos essenciais que têm propriedades que aumentam o humor e podem ajudar com fadiga, depressão e ansiedade. Você também pode ajudar a reduzir o efeito que o estresse tem sobre o seu corpo, tentando alguns dos meus métodos naturais para lidar com o estresse e a ansiedade.

Protege o fígado

Esta deliciosa e versátil fruta também possui propriedades que protegem o fígado de danos e podem prevenir doenças do fígado.

Um estudo publicado no Saudi Pharmaceutical Journal descobriu que o quiabo tem um efeito antioxidante no tecido hepático. No estudo, o quiabo ajudou a parar a doença do fígado e teve propriedades protetoras do fígado. Os extratos de quiabo aumentaram a concentração de proteínas no fígado e ajudaram a neutralizar os efeitos da doença hepática.

É importante reconhecer os primeiros sinais de doença hepática e evitar hábitos prejudiciais que podem danificar o fígado. Além de usar o quiabo para limpar o fígado, alguns outros alimentos que ajudam a manter o fígado saudável incluem beber muita água, consumir óleos prensados a frio e consumir verduras de folhas verdes.

Ajuda a tratar úlceras e gastrite

Por causa do líquido gelatinoso que o quiabo produz, os benefícios nutricionais do quiabo significam que é um excelente tratamento para gastrite e úlceras do estômago. A alta quantidade de mucilagem no quiabo ajuda a colar bactérias no intestino e tratar os sintomas das úlceras.

As úlceras pépticas e gastrite (inflamação do revestimento do estômago) são frequentemente causadas pela infecção por Helicobacter pylori. De acordo com o jornal PLoS One, o quiabo pode ligar as bactérias H. pylori a ele e impedir que a infecção bacteriana danifique o revestimento do estômago. Esse processo é causado quando o suco semelhante ao da baba do quiabo inibe as bactérias que infectam o intestino.9

Alguns dos sintomas da gastrite incluem uma sensação de queimação no estômago, dor abaixo das costelas e desconforto abdominal depois de comer.

Aumenta o poder cognitivo

Os benefícios do quiabo para a saúde também se estendem ao aumento das habilidades cognitivas do cérebro e também podem ajudar a prevenir doenças como a doença de Alzheimer.

De acordo com um estudo publicado na revista Neurochemistry International, os compostos no quiabo têm um efeito protetor no cérebro. Verificou-se que a quercetina e a rutina do quiabo ajudaram a melhorar as habilidades de aprendizado e reverter os déficits cognitivos.10

Outros estudos apontaram para o fato de que os extratos de quiabo podem reduzir o risco de doença de Alzheimer e proteger contra outras doenças neurológicas degenerativas.11

Há também muitas ervas que podem ajudar a melhorar sua função cerebral. Por exemplo, hortelã-pimenta, alecrim e folha de ginkgo ajudam a melhorar o poder do cérebro.

Pode ajudar com sintomas de asma

Um dos benefícios de comer quiabo é que ele pode ajudar a tratar os sintomas da asma e de outras doenças respiratórias.

Por exemplo, a revista Clinical and Translational Allergy relatou que o quiabo é uma das frutas e vegetais que pode ajudar a reduzir os sintomas da asma.13  O efeito anti-asma do quiabo pode ser devido ao alto teor de vitamina C no quiabo que ajuda a aumentar a imunidade e melhorar os sintomas brônquicos.14

O quiabo é um dos alimentos que podem ajudar a limpar os pulmões. Você também pode tentar estes óleos essenciais para aliviar a asma.

Propriedades anticâncer

Os benefícios nutricionais do quiabo também se estendem a ele, tendo propriedades anticâncer e ajudando a reduzir o tamanho dos tumores.

A revista Phytotherapy Research relatou que extratos de quiabos podem ajudar no tratamento de células de melanoma e serem eficazes contra o câncer de pele.15 Além disso, extratos de quiabo têm mostrado um efeito positivo na redução de células de câncer de mama.16

É importante lembrar que a evidência de quiabo como tratamento anticâncer só foi demonstrada em contextos clínicos. Os cientistas dizem que mais pesquisas devem ser realizadas para ver como o quiabo pode ser usado para tratar vários tipos de câncer.

Benefícios do quiabo para Diabetes - Estudos Recentes

Um dos maiores benefícios do quiabo se você sofre de diabetes tipo 2 é que o quiabo pode ajudar a baixar os níveis de açúcar no sangue. Este é um dos fatores mais importantes no tratamento do diabetes mellitus e na prevenção de complicações do diabetes.

A revista IRSN Pharmaceuticals relatou em 2011 que o teor de fibra dietética do quiabo ajuda a reduzir a absorção de glicose. Notou-se que o quiabo tem sido tradicionalmente usado para tratar diabetes tipo 2 para controlar os níveis de glicose no sangue após uma refeição.17

Outro estudo publicado no mesmo ano no Journal of Pharmacy e Bioallied Sciencies descobriu que consumir sementes de quiabo em pó e extratos de casca por 28 dias resultou em uma redução significativa nos níveis de açúcar no sangue (o extrato de sementes proporcionou maior redução no açúcar do que as cascas). Além disso, os cientistas observaram que o quiabo ajudou a reduzir os lipídios elevados e que o perfil lipídico voltou ao normal.22

Em 2013, a revista Natural Product Communications salientou que os extratos de semente de quiabo podem ajudar a inibir a absorção de glicose.18

Uma das maneiras que você pode gerenciar seus sintomas de diabetes é beber água de quiabo. No final deste artigo, você pode descobrir como fazer água de quiabo para diabetes.

Preocupações de segurança para pessoas com diabetes

Deve-se notar que o quiabo pode interagir com algum medicamento para diabetes. A revista ISRN Pharmaceuticals (citada anteriormente) descobriu que o quiabo pode afetar o funcionamento do cloridrato de metformina. Eles recomendaram que as pessoas que tratam diabetes com metformina não consumam quantidades elevadas de quiabo.17

Outras precauções com o quiabo

Embora o quiabo seja geralmente seguro de consumir e seja usado para ajudar a tratar várias doenças, existem algumas precauções que você deve estar ciente.

Problemas gastrointestinais. O quiabo é rico em frutose e, se você tem intolerância à frutose, o quiabo pode causar problemas digestivos.19 Isso inclui cólicas abdominais, inchaço, diarreia e excesso de gases. Além disso, pessoas com síndrome do intestino irritável (SII) podem achar que seus sintomas ficaram piores depois de consumir o quiabo.

Pedras nos rins. Se você sofre de pedras nos rins, então você deve evitar o quiabo. O quiabo contém fontes de oxalatos de cálcio e estudos demonstraram que estes minerais podem formar pedras nos rins.20

Coagulação sanguínea. O conteúdo de vitamina K do quiabo significa que ele pode ajudar na coagulação do sangue. No entanto, quantidades elevadas de quiabo podem afetar a medicação que afina o sangue. Se você está em risco de coagulação do sangue ou trombose venosa profunda, você deve falar com seu médico sobre o uso de quiabo para seus benefícios para a saúde.

O quiabo é seguro durante a gravidez?

Estudos mostraram que o quiabo tem muitos benefícios à saúde para a população em geral e pode melhorar sua saúde. Não há pesquisas médicas apontando para precauções específicas para mulheres grávidas que usam quiabo. No entanto, se você tem intolerância à frutose, está propenso a pedras nos rins ou coágulos sanguíneos, você deve falar com seu médico.

Como usar o quiabo para seus benefícios a saúde

Muitas pessoas dizem que o quiabo tem gosto de berinjela ou abobrinha. Outros dizem que o sabor do quiabo se assemelha a feijão verde fresco. No entanto, muito do sabor e consistência do quiabo depende do método de preparação.

Água de quiabo para diabetes

Para obter os muitos dos benefícios do quiabo para a saúde, muitas pessoas fazem sua própria água de quiabo. A água com infusão de quiabo pode fornecer muitos dos benefícios de saúde mencionados neste artigo e pode ajudar a tratar o diabetes. Isso também garante que muitas das vitaminas e nutrientes não sejam destruídos no processo de cozimento.

Como fazer água de quiabo saudável:
  1. Lave bem 4 quiabos de tamanho médio.
  2. Fatie as duas extremidades do quiabo.
  3. Pique as vagens com um garfo em lados opostos ou divida-as ao meio.
  4. Coloque em um 1 copo de água e deixe durante a noite.
  5. De manhã, esprema a substância pegajosa das vagens antes de tirá-las da água.
  6. Beba diariamente para ajudar a dar um impulso à sua saúde e se beneficiar do conteúdo nutricional do quiabo.

Como obter os benefícios para a saúde do quiabo cozido

Uma das coisas que faz com que muitas pessoas não cozinhem o quiabo é que eles tendem a ficar viscosos e desagradáveis de comer. No entanto, existem maneiras de cozinhar o quiabo para fazer com que as cascas tenham um sabor delicioso e evitar que fiquem viscosos.
Como você pode evitar que o quiabo fique viscoso ao cozinhar? Aqui estão algumas ideias:
  • Sempre corte o quiabo antes de adicionar a um prato. Isso impede que a baba se forme muito cedo.
  • Mergulhe os quiabos inteiros em vinagre ou suco de limão por 30 minutos antes de cozinhar. Enxaguar bem e secar antes de cortar e usar.
  • Se estiver usando quiabo como espessante para ensopados ou guisados, alveje o quiabo inteiro e sem cortes primeiro. Adicione fatias picadas de quiabo 10 minutos antes do final do cozimento.

Outras maneiras de usar quiabo - sugestões

  • Corte as vagens de quiabo em fatias de 1/4 de polegada, mergulhe em um ovo batido e deixe-as de molho por 5 minutos. Mergulhe as vagens fatiadas em farinha de milho e frite-as para fazer deliciosos bolinhos de quiabo.
  • Cozinhe em vapor o quiabo e use como um prato agradável com arroz e legumes ou carne.
  • Faça conservas de quiabo para preservá-los como você faria com outros vegetais.

Como selecionar e armazenar quiabo

As frutas fibrosas de 5 a 15 centímetros de comprimento são melhores quando consumidas frescas e levemente imaturas. Se você comprar quiabo que foram deixados na planta por muito tempo, eles se tornarão amadeirados e não terão um sabor agradável. Sempre compre quiabo verdes brilhantes e evite aqueles que parecem descoloridas com manchas escuras ou cortes.

Como o quiabo é muito perecível, coma-os no dia da compra, se puder. Caso contrário, refrigerá-los em um saco de papel marrom e usá-los dentro de dois a três dias. Se você não conseguir encontrar quiabo fresco, quiabo em lata também pode ser usado para criar água de quiabo para tratamento de diabetes.

Fontes:
  1. Britannica. Okra.
  2. ArizonaEDU. Okra.
  3. NDB. Okra, raw.
  4. Food Sci Nutr. 2016 Mar; 4(2): 223–233.
  5. Nutrients. 2015 Oct 26;7(10):8846-58.
  6. Phytother Res.2014 Feb;28(2):268-73.
  7. Iran J Med Sci. 2016 May; 41(3): S63.
  8. Sci World J. 2014:519848.
  9. PlosOne. 9(1): e84836.
  10. Neurochem Int.2011 Oct;59(5):677-85.
  11. Neurosci Lett.2015 Aug 31;603:6-11.
  12. Eur Rev Med Pharmacol Sci.2013 Oct;17(19):2609-12.
  13. Clin Trans Allerg. 2017;7:3
  14. Cochrane Database Syst Rev.2013 Oct 23;(10):CD010391.
  15. Phytother Res.2010 Jul;24(7):982-9.
  16. Biotechnol Lett.2014 Mar;36(3):461-9.
  17. ISRNPharm. 2011:260537.
  18. Nat Prod Commun.2013 Aug;8(8):1085-8.
  19. Curr Gastroenterol Rep. 2014 Jan; 16(1): 370.
  20. ScienceDirect. Calcium oxalate.
  21. Live Science. What’s the Difference Between a Fruit and a Vegetable?
  22. J Pharm Bioallied Sci. 2011 Jul-Sep; 3(3): 397–402.

Postar um comentário

0 Comentários