Os benefícios do tomate para a saúde incluem preservar a saúde do coração, reduzir o risco de câncer, ajudar a gerenciar os sintomas de uma próstata aumentada, apoiar a saúde da pele, melhorar a saúde dos ossos, reduzir o risco de ocorrência de episódios tromboembólicos, reduzir a extensão da peroxidação lipídica e apoiar a saúde ocular. Outros benefícios incluem prevenir a progressão das condições neurológicas, apoiar a perda de peso e melhorar a função imunológica.

Os tomates, conhecidos por seu nome botânico lycopersicon esculentum, são frutas (sim, não vegetais) e podem até ser classificados como bagas, se você for específico. Os tomates podem variar em cores e tamanhos, do amarelo ao laranja e vermelho vivo, e medir apenas meio centímetro de diâmetro, variando até 4 polegadas e até maior. Embora sejam classificadas como frutos, eles não possuem as características doçura "frutada" a que nos acostumamos, mas possuem uma doçura muito suave que contrasta com o seu sabor ácido-picante.

Embora fortemente associado à Itália e ao Mediterrâneo, não é onde eles realmente se originaram. Em vez disso, essa distinção pertence às margens ocidentais da América do Sul, incluindo áreas como Colômbia e Equador. Os exploradores transportaram de volta para a Europa as sementes desta planta após seu cultivo subsequente nas regiões mexicanas, tornando-as agora em produto básico em muitas cozinhas europeias.

11 Benefícios do Tomate à Saúde

Informações nutricionais (por porção de 100g)

  • Calorias-18
  • Carboidratos totais 4g
  • Fibra alimentar -1,5g 5% RDA
  • Açúcares -2,5g
  • Vitamina A -840IU 17% RDA
  • Vitamina C -13mg 21% RDA
  • Vitamina E 0,5 mg 3% RDA
  • Vitamina K 8mcg 10% RDA
  • Niacina - 0,6 mg 3% RDA
  • Vitamina B6 -0,1 mg 4% RDA
  • Folato - 15,0mcg 4% RDA
  • Cálcio -10mg 1% RDA
  • Magnésio - 11mg 3% RDA
  • Fósforo - 24mg 2% RDA
  • Potássio - 240 mg 7% RDA
  • Cobre - 0,1mg RDA a 3%
  • Manganês - 0,1mg 6% RDA

Benefícios do Tomate Para a Saúde

1. Tomate preserva a saúde do coração

O consumo regular de tomates tem inúmeros efeitos benéficos no coração, devido em grande parte à presença de betacaroteno e ao raro licopeno antioxidante. Estudos revelaram que dietas que contêm as quantidades mais baixas desses dois nutrientes estão associadas a um grande risco de doenças cardíacas e derrames. Eles ajudam a reduzir o impacto do dano oxidativo no coração, evitam a formação de coágulos sanguíneos perigosos e também exercem um efeito de redução do colesterol. Talvez seja a hora de você ouvir sua mãe e comer seus tomates, certo?

2. Consumo de tomate reduz risco de câncer

Há um crescente número de evidências para apoiar o fato de que o aumento do consumo de tomate está associado a um risco reduzido de câncer, especialmente os da próstata, cólon e mama. Esses efeitos são fortemente atribuídos à presença de licopeno, embora outros nutrientes definitivamente desempenhem um papel de apoio. À medida que mais estudos são realizados, é certo que a popularidade e o consumo de tomate só aumentam ainda mais.

3. Ajuda a gerenciar os sintomas de uma próstata aumentada

Há um papel especial para o tomate quando se trata da saúde da próstata masculina, pois o composto licopeno é capaz de agir suavemente como alguns medicamentos usados ​​para controlar um aumento da próstata. Sob a influência do andrógeno DHT, as células da próstata podem responder e aumentar rapidamente de tamanho ou número. Embora esse crescimento seja principalmente inofensivo, pode levar a situações extremamente desconfortáveis ​​e embaraçosas, pois o fluxo normal de urina se torna problemático. Os tomates são capazes de bloquear a produção de alguns desses hormônios, o que diminui a ação que pode ter sobre a próstata. Além disso, devido ao fato de o licopeno e o próprio tomate serem excelentes fontes antioxidantes, ele pode impedir que esse crescimento geralmente benigno tropeça e se torne canceroso.

4. Os tomates são bons para a sua pele

Em volume, os tomates são cerca de 95% de água, o que os torna muito úteis para manter a saúde da sua pele. Mas isso não é tudo o que eles fazem por você, pois o licopeno possui uma propriedade refletora de raios UV, reduzindo a possibilidade de danos como resultado da exposição ao sol. Os resultados observaram uma redução de mais de 40% no desenvolvimento da queimadura solar em pessoas que consomem quantidades generosas de tomate, em comparação com aquelas que não consomem.

5. Tomates melhoram a saúde óssea

Ao pensar em ossos e preservação, o tomate não é a primeira coisa que vem à mente. E embora não procuremos seus níveis de cálcio ou magnésio, seus níveis de licopeno são extremamente benéficos para evitar danos oxidativos aos ossos. Muitas pessoas não consideram o osso um tecido vivo, mas enquanto você está vivo, o mesmo acontece com o osso. A importância do licopeno foi confirmada em mulheres na pós-menopausa, que experimentaram perda óssea acelerada quando o consumo de tomate foi interrompido.

6. Reduz o risco de sofrer episódios tromboembólicos

Os episódios tromboembólicos referem-se a condições relacionadas à coagulação anormal de plaquetas e células sanguíneas, como a que ocorre durante um derrame ou ataque cardíaco. Normalmente, esses eventos ocorrem após alterações no sangue e vasos lentamente ao longo do tempo, frequentemente associados a coagulação anormal. O tomate contém compostos que inibem processos de coagulação excessivos e, como resultado, podem diminuir o risco de sofrer esses eventos debilitantes.

7. O tomate reduz a extensão da peroxidação lipídica

O interior dos vasos sanguíneos é revestido com gorduras e lipídios - essa é uma parte imutável da nossa bioquímica. No entanto, isso também os torna alvos principais de danos oxidativos e o que é frequentemente o ponto de partida para aterosclerose e doenças cardíacas. O tomate, em virtude de sua poderosa capacidade antioxidante, reduz a extensão desse dano oxidativo e retarda o desenvolvimento de placas ateroscleróticas.

8. O tomate é bom para os olhos

Os tomates contêm vitamina A e seus antioxidantes carotenóides associados, que reduzem os danos à mácula do olho, ajudam a proteger o nervo óptico e melhoram a visão noturna. Além disso, o licopeno elimina os efeitos dos radicais livres, reduzindo os sintomas de desfocagem, catarata e ajuda a manter os olhos funcionando de maneira ideal até a velhice.

9. Pode impedir ou retardar a progressão de doenças neurológicas

Muitas doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson, compartilham uma via de dano oxidativo, que, se reduzida, suprime o risco de desenvolvimento ou a velocidade de progressão das doenças. O licopeno exerce esses efeitos poderosos na preservação da função cerebral ideal, que, juntamente com a quantidade modesta de folato nos tomates, pode quebrar os níveis elevados de homocisteína (que têm um efeito pró-inflamatório).

10. Tomates oferecem excelente suporte à perda de peso

Durante a dieta para perder peso, o aumento da oxidação das células adiposas é uma ocorrência normal. No entanto, isso não ocorre sem efeitos colaterais, pois o aumento da oxidação geralmente ocorre em todo o sistema, aumentando outros efeitos relacionados à oxidação, como a possibilidade de dano cutâneo acelerado. No entanto, o tomate pode ajudar a compensar esse aumento da exposição a estímulos oxidativos, graças à sua quantidade generosa de licopeno e outros fitocompostos, incluindo as vitaminas C e E. Além disso, eles são muito baixos em calorias, o que os torna o acompanhamento perfeito para dietas restritas em calorias . Sinta-se à vontade para comer o quanto quiser, pois é improvável que você ganhe peso ou sofra efeitos adversos por comer demais.

11. Tomates melhoram a função imunológica

O tomate é rico em muitas vitaminas antioxidantes, como C e E, que reforçam a força do sistema imunológico, aumentando a produção de glóbulos brancos. Uma porção significativa do sistema imunológico também está no trato digestivo, embora muitas pessoas não percebam isso, mas felizmente a fibra solúvel do tomate também pode ajudar a sustentar sua nutrição. Holisticamente, o tomate oferece suporte incomparável ao seu sistema imunológico, portanto, não economize nesta potência nutricional.

Conclusão

O tomate é realmente um superalimento, ao passo que a palavra tem sido espalhada livremente por centenas de frutas e legumes - o tomate permanece alto. Seu fácil consumo (cru ou levemente cozido) os torna extremamente versáteis e fáceis de serem incorporados a uma variedade de refeições, ou mesmo como saladas. Eles oferecem benefícios importantes para a sua saúde, tornando insubstituível seu lugar em dietas de todos os tipos. O que você está esperando - pegue um tomate vermelho suculento e morda!

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