11 Benefícios da Lichia à Saúde

Os benefícios da Lichia para a saúde incluem apoiar uma digestão saudável, prevenir o câncer, combater os micróbios, controlar a pressão arterial, melhorar a circulação sanguínea, curar resfriados e gripes, aumentar a imunidade, uma boa fonte de oligonol, retardar o envelhecimento, uma fonte de energia e uma boa fonte de vitaminas B.

A primeira menção à lichia encontra-se na “História da China” escrita por Mendoza e foi o que chamou a atenção do mundo ocidental. O cultivo da lichia começou na região subtropical da China. Os maiores exportadores de Lichia são África do Sul, Madagascar, Taiwan, Índia e Jamaica.

11 Benefícios da Lichia à Saúde

O Que é Lichia?

Esta deliciosa fruta pertence à família Sapindaceae e tem o nome científico de Litchi chinensis. É fruto do verão e é cultivada em climas tropicais. Geralmente é redondo ou oval e cresce em cachos em árvores perenes. A lichia se parece muito com o rambutão, a camada externa é feita de casca de textura grosseira que se solta facilmente para revelar uma deliciosa polpa branca por baixo com uma semente no meio.

A lichia é uma fruta deliciosa e extremamente saudável, com uma composição rica em nutrientes. Embora seja uma fruta da estação, comê-la em abundância pode preparar você para o ano. As lichias são conhecidas pelo seu sabor floral e doce com uma textura gelatinosa.

Ela tem muitos benefícios para a saúde e é conhecida por seu conteúdo de água. A lichia pode ser seca e também transformada em um delicioso suco fresco. O valor nutricional é bastante alto no caso da lichia, com uma combinação de potássio e vitaminas, bem como antioxidantes, a adição de lichia à sua dieta certamente trará muitos benefícios.

Valor Nutricional

100 g de polpa de lichia possui:

  • valor energético: 73,21 kcal
  • carboidratos: 14,92 g
  • proteínas: 1,20 g
  • gorduras: 0,97 g
  • fibras: 0,48 g
  • fósforo: 25,09 mg
  • potássio: 160,29 mg
  • cálcio: 4,17 mg
  • magnésio: 12,04 mg
  • sódio: 3,98 mg
  • ferro: 0,23 mg
  • manganês: 0,05 mg
  • zinco: 0,18 mg
  • cobre: 0,24 mg
  • vitamina C: 39,95 mg
  • tiamina: 0,50 mg
  • riboflavina: 0,60 mg
  • niacina: 0,6 mg

11 Incríveis Benefícios da Lichia Para a Saúde

1. Digestão saudável

As lichias são ricas em fibras dietéticas, necessárias para o funcionamento regular do intestino. Isso mantém o trato intestinal e o trato gastrointestinal saudáveis. Os movimentos intestinais regulares garantem que o corpo esteja constantemente se livrando das toxinas e também ajuda a aumentar o volume das fezes e prevenir a diarreia. Um sistema digestivo saudável garante que o corpo está absorvendo nutrientes adequados para funcionar adequadamente. Também atua como um estimulador dos sucos gástricos e digestivos.

2. Previne o câncer

As lichias são ricas em antioxidantes e vitaminas que protegem o corpo do estresse oxidativo. Os radicais livres danificam o D.N.A em nível celular e fazem com que as células cancerosas cresçam. A lichia tem polifenóis e proantocianidinas, que têm um efeito poderoso sobre tumores cancerígenos e anticorpos causadores de câncer. Os radicais livres podem afetar o metabolismo em nível celular e podem levar à morte. O crescimento do câncer pode ser evitado com uma dieta rica em antioxidantes, e a prevenção é muito melhor do que remediar.

3. Antimicrobiana

As lichias são ricas em propriedades antimicrobianas; isso ajuda o corpo a criar uma barreira mais forte contra infecções virais. As proantocianinas e a litchiannina A2 atuam como fortes agentes antivirais para manter o corpo saudável. Ela protege o sistema respiratório de infecções e até acalma os sintomas associados à asma. Foi descoberto que as lichias têm um efeito negativo sobre vírus como o herpes simplex e o vírus de coxsackie.

4. Gerenciar a pressão arterial

As lichias ajudam a moderar e equilibrar o fluxo sanguíneo no corpo. O potássio é um excelente vasodilatador e pode manter o coração saudável relaxando todas as artérias. É pobre em sódio, o que ajuda a manter o equilíbrio de fluidos e as funções metabólicas do corpo no lugar. Ela protege o corpo evitando a restrição dos vasos sanguíneos e também das artérias.

5. Melhora a circulação sanguínea

A lichia possui uma boa quantidade de ferro e cobre, que atuam como estimuladores da circulação sanguínea. A deficiência desses compostos pode causar fadiga severa e ser prejudicial ao corpo, pois o corpo precisa de oxigenação adequada para funcionar. Isso garante que todas as partes do corpo recebam os nutrientes adequados. As lichias são densas em nutrientes e têm uma boa combinação de vitaminas e minerais, o que ajuda a equilibrar o fluxo sanguíneo por todo o corpo.

6. Cura resfriados e gripe

A gripe pode levar a problemas graves de saúde, como pneumonia e resfriados comuns, que são extremamente desconfortáveis, além de enfraquecer o sistema imunológico do corpo. As lichias são ricas em ácidos fenólicos, que protegem o corpo de vírus como gripe e resfriados comuns. O ácido ascórbico presente na lichia protege o sistema respiratório de infecções e vírus.

7. Reforça a imunidade

Um sistema imunológico saudável é necessário para que o corpo fique protegido contra infecções virais e evite que doenças crônicas e fatais se enraízem. Injeções para a saúde geralmente contêm uma quantidade maior de vitamina C, pois é a vitamina mais poderosa para aumentar a imunidade. A lichia contém impressionantes 71,5 mg de vitamina C por 100 gramas de dose. Isso pode proteger o corpo por dentro e promover a regeneração celular saudável.

8. Fonte de Oligonol

O oligonol é um composto molecular encontrado em abundância nas lichias, que ainda se decompõe em muitos antioxidantes. Isso promove a circulação sanguínea e também protege o corpo dos nocivos raios UVA e UVB. Também é muito eficaz na redução da gordura, pois ataca diretamente a gordura enquanto aumenta a resistência.

9. Antienvelhecimento

À medida que o tempo avança, nossos corpos envelhecem física e internamente. Uma dieta rica em antioxidantes e vitamina C pode garantir um processo de envelhecimento mais lento enquanto promove a saúde geral. As lichias são uma boa fonte de vitamina C, que é um componente necessário da dieta antienvelhecimento. A vitamina C pode melhorar a elasticidade e a produção de colágeno, resultando em uma pele mais radiante e macia.

10. Vitamina B

Muitas vezes, acredita-se que é encontrado apenas em produtos de origem animal, a vitamina B contribui em grande parte para os nossos níveis de energia. Lichias são ricas em vitaminas B, como tiamina, riboflavina e folatos, que têm um grande efeito sobre os vírus e a absorção de nutrientes do corpo. O betacaroteno também é um derivado da vitamina B que fortalece o sistema imunológico, além de fortalecer as unhas do cabelo e proteger os olhos.

11. Forças nutricionais

A lichia contém muitas vitaminas e minerais que podem ajudá-lo a superar toda a poluição e o estresse diário. A deficiência de vitaminas pode levar a uma série de problemas médicos e a plantas de tratamento caras. Basta comer algumas lichias antes ou depois do almoço ou jantar e você será capaz de incorporar uma boa dose de vitamina C, fitonutrientes, vitaminas do complexo B e vários antioxidantes.

Conclusão

Os benefícios nutricionais da lichia são comparativamente maiores do que outras frutas da estação, e as lichias secas são muito mais concentradas em nutrientes. Comer com moderação é fundamental porque contém muita frutose. A lichia é um lanche delicioso entre as refeições, que com certeza mantém o corpo saciado sem quaisquer produtos químicos nocivos e mantém o corpo saudável e ativo.

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