Dieta Para Diabetes Tipo 2: Melhores e Piores Opções de Alimentos

O diabetes tipo 2 afeta o processo de transferência da glicose para as células do corpo. Suas células precisam de açúcar para abastecer seu corpo e mantê-lo energizado. Os médicos revelaram que os músculos e as células cerebrais precisam de insulina para transportar o açúcar para essas células. No caso de níveis mais baixos de insulina, o açúcar não chega às células e resulta em aumento dos níveis de açúcar.

É por isso que o consumo de alimentos com baixo índice glicêmico é recomendado para pessoas com diabetes. Um controle glicêmico adequado evita complicações associadas ao diabetes tipo 2. Os nutricionistas recomendam consumir carboidratos complexos e evitar comer alimentos processados ​​que são carboidratos simples.

Este artigo abordará os alimentos que as pessoas com diabetes tipo 2 devem adicionar à dieta, bem como aqueles que devem eliminar.

Dieta Para Diabetes Tipo 2: Melhores e Piores Opções de Alimentos

O Que Posso Comer se Tiver Diabetes Tipo 2?

1. Quinoa

A quinoa é uma combinação de proteína e fibra dietética. Uma xícara de quinoa preparada na hora é uma refeição ideal para pacientes com diabetes tipo 2. Ela mantém você satisfeito e controla o açúcar em sua corrente sanguínea. A proteína da quinoa ajuda seu corpo com carboidratos e digestão de proteínas.

A quinoa pode se tornar uma opção de café da manhã ou você pode adicionar quinoa fervida à sua refeição matinal.

2. Salmão Selvagem

Pessoas com diabetes tipo 2 podem optar pelo salmão sem pensar duas vezes. O salmão selvagem é uma fonte de proteína. Esta proteína reduz o nível de colesterol e equilibra os níveis de açúcar ao mesmo tempo.

Manter o nível de colesterol é essencial no diabetes, pois pode contribuir para distúrbios cardiovasculares. Você pode combinar filé de salmão com vegetais refogados para consumir uma refeição rica em nutrientes.

3. Feijão vermelho

Consumir uma única porção de feijão ou outra variedade de feijão pode fornecer fibra solúvel. O feijão mantém você satisfeito por muito tempo, evitando que você coma biscoitos ou barras processadas.

Esta fibra solúvel à base de plantas regula os níveis irregulares de açúcar e evita os riscos de complicações de saúde adicionais, especialmente no diabetes tipo 2. Você pode comer feijão mungo, feijão-de-bico e feijão preto diariamente para melhorar sua condição.

4. Iogurte grego

Você pode manter seu corpo energizado e níveis de açúcar equilibrados com iogurte grego. Uma xícara média de iogurte grego contém carboidratos e proteínas. Esses nutrientes também reduzem o apetite. Você deve incorporar um pouco de iogurte grego em seus smoothies ou comê-lo como um lanche coberto com frutas cítricas para aumentar a ingestão de nutrientes.

Embora o iogurte grego puro controle os níveis de açúcar em sua corrente sanguínea, você também deve evitar seu consumo excessivo.

5. Vegetais com folhas verdes

Não há dúvida de que os vegetais são saudáveis. No entanto, você precisa consumir vegetais sem amido no diabetes tipo 2 para prevenir quaisquer efeitos adversos. Os especialistas em saúde recomendam que a couve e o espinafre são ótimas opções em vegetais sem amido.

Esses vegetais folhosos são embalados com luteína? um nutriente necessário para manter a saúde dos olhos. Pessoas com diabetes correm o risco de muitas doenças oculares. E, aumentar a ingestão de couve e espinafre pode diminuir o risco até certo ponto.

6. Bagas

Doces ou sobremesas com chocolate são estritamente proibidos no diabetes tipo 2. Você pode satisfazer um desejo de doce por amoras, mirtilos, morangos e framboesas. Todos os tipos de bagas têm baixo índice glicêmico e são considerados superalimentos para pacientes diabéticos, pois as bagas aumentam o nível de açúcar no sangue de forma constante.

7. Vegetais crucíferos

Couve-flor, couve de Bruxelas, couve, brócolis e repolho são chamados de vegetais crucíferos e são embalados com sulforafano. Este nutriente reduz o estresse oxidativo e outras complicações de saúde comuns no diabetes tipo 2, como a neuropatia.

8. Abacates

Seu corpo precisa de boas gorduras regularmente. No entanto, no diabetes tipo 2, você só deve usar gorduras boas de fontes naturais, como o abacate. Esta fonte versátil de alimento não é apenas deliciosa, mas nutritiva ao mesmo tempo.

O abacate fornece fibra dietética e gorduras que retardam a absorção e digestão de carboidratos. Esse processo também evita um aumento repentino do açúcar no sangue. Portanto, coma metade do abacate diariamente e deixe que ele faça o trabalho por você.

Alimentos Que Você Deve Evitar se Você Tiver Diabetes Tipo 2

1. Nozes torradas

É verdade que as nozes mantêm o coração saudável. No entanto, você deve evitar nozes torradas se tiver diabetes tipo 2. Esta variedade de nozes é rica em glicação avançada, que promove a resistência à insulina e os receptores celulares danificados.

2. Bebidas sofisticadas

Creme de chocolate, chantilly e granulado parecem tentadores em cima de sua caneca de café. Essas bebidas sofisticadas de café são perigosas para pessoas com diabetes tipo 2.

Especialistas em saúde sugeriram que uma pequena xícara de café com chocolate misturado contém até 44g de açúcar, o que equivale a 11 colheres de sopa, que são ameaçadores no caso de diabetes.

3. Bolos

Você precisa melhorar o seu desejo por açúcar, pois consumir bolos de confeitados, donuts e muffins não é saudável. Por exemplo, um muffin ou bolo confeitado contém mais açúcar e gordura saturada do que sua necessidade diária.

4. Pão Branco

O pão branco tem um alto índice glicêmico que aumenta os níveis de açúcar em um curto espaço de tempo. Pessoas com diabetes tipo 2 devem evitar pão branco de qualquer forma. E, procure alternativas de baixo nível glicêmico para manter os níveis de açúcar na corrente sanguínea.

5. Carnes grelhadas no carvão

A carne grelhada no carvão queima as membranas celulares e os receptores de insulina que estão ligados à resistência à insulina. Caso não tenha outra opção a não ser comer carnes grelhadas no carvão, elimine as partes enegrecidas da carne e experimente comer pequenas porções com vegetais.

6. Batatas fritas

Embora você possa consumir batata, ainda precisa observar como você as prepara. Batatas fritas com maionese ou outros molhos cheios de calorias não são recomendadas para pessoas com diabetes tipo 2. No entanto, batatas assadas ou cozidas não são perigosas se forem consumidas com moderação.

7. Smoothies

Os smoothies que contêm frutas com amido, creme ou açúcar aumentam o nível de açúcar na corrente sanguínea. Evite frutas adocicadas como manga ou abacaxi, pois elas contêm um alto índice glicêmico. Além disso, você deve prestar atenção extra ao consumir frutas e evitar o consumo excessivo.

8. Gordura saturada

Estudos revelaram que pessoas com diabetes tipo 2 são propensas a doenças cardiovasculares, que podem ser fatais. Nesse caso, você deve observar a ingestão de gordura saturada e consumir laticínios, carnes com alto teor de gordura e óleo de palma com moderação. Procure gorduras trans ao escolher alimentos embalados, pois elas afetam negativamente a sua saúde.

Conclusão

Manter seus níveis de açúcar e saúde geral, especialmente no diabetes tipo 2, pode ser um desafio. No entanto, com o plano de dieta e as opções de alimentos corretos, você pode atingir esse marco.

É essencial incorporar alimentos com baixo índice glicêmico em sua dieta para manter os níveis de açúcar em sua corrente sanguínea. Também é necessário consultar seu médico antes de adicionar novas fontes de alimentos ao seu plano de dieta para proteger sua saúde.

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