Há períodos na vida de todos em que os níveis de fadiga excedem o que é considerado normal e podem começar a afetar as atividades diárias normais. Para piorar a situação, muitas vezes essa fadiga crônica é acompanhada pela perda de apetite, que inadvertidamente alimenta a piora relativa da fadiga, uma vez que se você não estiver comendo o suficiente, seus níveis de energia sempre parecem baixos.

Como adultos, muitas pessoas simplesmente aceitam a situação, apesar de que investigar as causas principais sempre ser uma boa ideia. Se os sintomas se manifestarem em crianças, no entanto, a investigação médica deve ser uma prioridade, pois todos sabemos que as crianças são bolas de energia hiperativas e qualquer coisa não indicativa como tal pode indicar um problema subjacente.

Abaixo, você encontrará as causas mais comuns de fadiga e perda de apetite e o que você pode fazer em casa ou em conjunto com o seu médico para aliviar os sintomas.

Fadiga e Perda de Apetite: Causas e Tratamento

Causas de Fadiga e Perda de Apetite

Embora a fadiga e a perda de apetite possam parecer inicialmente bastante inofensivas e não causem preocupações, se persistirem por vários dias ou mais, é importante que você procure saber quais são as causas principais.

Várias condições podem contribuir para a prevalência de sintomas, enquanto outras podem estar relacionadas a características e hábitos de estilo de vida. As causas comuns incluem:

Insônia

A privação do sono não favorece o seu corpo e pode se manifestar primeiro na forma de você sempre se sentir cansado. A perda de apetite tende a aparecer posteriormente, pois as interrupções no ritmo circadiano e nos níveis de neurotransmissores acabam tendo um efeito adverso no apetite.

Fadiga adrenal

Embora não seja reconhecida como uma verdadeira condição médica, muitas pessoas experimentam sintomas relacionados ao excesso de estimulação das glândulas supra-renais, levando a um abrandamento agudo da resposta ao estresse. Para colocar isso em perspectiva, as glândulas supra-renais produzem cortisol e adrenalina, que são importantes mecanismos de enfrentamento para lidar com o estresse.

A fadiga crônica causa estimulação e produção excessivas desses hormônios, que com o tempo levarão à dessensibilização. Assim, a obtenção e a partida normalmente iniciadas pela liberação desses hormônios são suprimidas e você acaba ficando tonto o tempo todo.
A perda de apetite ocorre mais tarde, à medida que sua taxa metabólica também diminui.

Dano ao nervo vago

O nervo vago é o maior nervo do corpo humano, inervando todo o comprimento da coluna vertebral. O nervo vago é o que envia sinais ao cérebro de que já comemos o suficiente, permitindo-nos manter um nível razoável de nutrição.

Condições médicas como diabetes são notórias por causar danos aos nervos, com o vago de não ser exceção. À medida que o dano a esse nervo piora, eventualmente esse indivíduo não consegue detectar se já comeu o suficiente e, em muitos casos, experimenta uma resposta à fome reprimida. Se você não sentir fome, naturalmente perderá a necessidade de comer.

O nervo vago também desempenha um papel fundamental na regulação da função adrenal, que pode ser sentida quando você sente borboletas no estômago. Na verdade, esse é o nervo que relaciona a ansiedade ou o medo ao cérebro, o que, por sua vez, indica que as glândulas supra-renais aumentam a produção de adrenalina e cortisol. A perda desse reflexo levará à fadiga, pois seu corpo é incapaz de lidar com estressores.

Gravidez

Embora a gravidez deva ser considerada um verdadeiro milagre, não há nada de milagroso no que uma mulher tenha que passar durante esses nove meses. A fadiga é muito comum, como resultado dos 10, 20 ou mais quilos extras que ela tem que carregar o tempo todo.

A perda de apetite também é comum, pois a náusea assume o controle durante o primeiro trimestre e a compressão do nervo vago, mas a ciática também contribui para a fadiga crônica como resultado da dor sentida.

Doença depressiva

A depressão é uma grande preocupação de saúde em todo o mundo, embora muitas pessoas subestimem o impacto que ela pode ter na sociedade como um todo. Um indivíduo deprimido não apenas sente fadiga crônica, mas a perda de apetite, impulso e prazer com a vida são acompanhamentos comuns.

O neurotransmissor serotonina, que normalmente é reduzido no cérebro de pessoas com depressão, desempenha papéis importantes na regulação do sono, apetite e outros neurotransmissores como a dopamina, que ajudam na sua capacidade de motivar e realizar coisas.

Anemia

A anemia ocorre quando o potencial de transporte de oxigênio dos glóbulos vermelhos diminui devido geralmente a uma baixa densidade dessas células. Por sua vez, se o oxigênio e os nutrientes não forem fornecidos com a generosidade necessária, os níveis de energia caem em resposta.

A relação da anemia com a perda de apetite é menos bem definida, mas também pode estar relacionada às demandas metabólicas necessárias para o processamento de alimentos. Uma grande maioria dos processos metabólicos depende da entrega de oxigênio para ser realizada; portanto, qualquer condição que limite sua entrega afetará as funções de todo o sistema.

Doença

Doenças bacterianas ou virais agudas causam danos ao corpo, pois o sistema imunológico é ativado para tentar neutralizar a ameaça patogênica. Febre, fadiga e perda de apetite se manifestam durante uma doença aguda.
Embora esses efeitos sejam de curta duração, em casos raros, eles podem persistir por um longo tempo e exigir intervenção médica especializada para retificação.

Tratamento da Fadiga e Perda de Apetite

Um resultado eficaz do tratamento depende em primeiro lugar da identificação adequada do que está causando sintomas. Embora seja possível empregar uma abordagem empírica, isso geralmente exige o uso de uma ampla gama de técnicas e medicamentos, muitos dos quais são redundantes ou totalmente desnecessários.

As abordagens comuns ao tratamento da fadiga e perda de apetite incluem:

Exercício

Provavelmente, o exercício não é a primeira coisa que vem à mente quando você está cansado ou não quer comer, mas, se iniciado devagar e gradualmente aumentado, pode ajudar a remediar os dois.

Por um lado, o exercício é uma ótima maneira de aumentar os níveis de endorfinas, que são neurotransmissores / hormônios do prazer produzidos pelo cérebro que ajudam a combater os efeitos agudos da inflamação, melhorando o humor e melhorando a sensação de bem-estar.

O exercício também melhora positivamente o apetite, pois a recuperação e a síntese de proteínas enviam sinais ao corpo para você aumentar o consumo de alimentos.

Dormir Suficiente

A privação crônica do sono causa estragos em todo o corpo. Uma das únicas maneiras comprovadas de reverter esses efeitos é dormir mais. Crie um horário de trabalho e sono por um mês e cumpra-o religiosamente. Você deve ver melhorias nos seus sintomas durante esse período.

Gestão da condição subjacente

Essas condições podem incluir depressão, diabetes, doenças cardíacas ou mais, as quais afetam adversamente seus níveis de energia e podem suprimir seu apetite. Tomar medicamentos prescritos por um médico é um passo importante para combater os sintomas e fazer com que sua vida volte ao mais normal possível.

Use uma nutrição flexível

Se você está achando difícil consumir alimentos sólidos, não está fora de questão usar shakes substitutos de refeições. Isso garantirá que a supressão do apetite não se torne crônica e os níveis de energia não sejam significativamente afetados.

Condições como a gravidez são especialmente notórias por causar problemas ao comer, especialmente durante a manhã, por isso, fortaleça as calorias mais tarde, se isso acontecer.

Fadiga e Perda de Apetite - Resumo

Fadiga e perda de apetite geralmente andam de mãos dadas, simplesmente porque se você não estiver comendo o suficiente, sempre se sentirá cansado. Certifique-se de gerenciar comorbidades que possam estar contribuindo para os sintomas e siga as orientações do seu médico para superar obstáculos.
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