A vitamina B6 ou a piridoxina tem inúmeros benefícios, esses benefícios incluem apoiar uma pele mais saudável, desintoxicar o fígado, melhorar a saúde dos vasos sanguíneos, melhorar a função cognitiva, aliviar as mudanças de humor, curar a anemia, apoiar a saúde ocular, aliviar os sintomas da artrite reumatóide, prevenir diabetes, aliviar a síndrome do túnel do carpo, tratar náuseas relacionadas à gravidez e tratar a perda de cabelo.

O Que é Vitamina B6?

A vitamina B6 também é conhecida como piridoxina. É uma das vitaminas que pertence à família do complexo B e desempenha um papel crucial no aprimoramento de uma ampla gama de funções.

Os especialistas recomendam uma dose diária de 1,3 mg de vitamina B6 para um adulto médio com menos de 50 anos. No entanto, pessoas acima de 50 anos devem consumir 1,7 mg por dia.

12 Benefícios da Vitamina B6 (piridoxina)

Fontes de Vitamina B6

A vitamina B6 é encontrada em feijões verdes, cereais, grãos integrais, gérmen de trigo e nozes. Você também pode se beneficiar com a inclusão de carne, ovos, peixe e fígado em sua dieta.

Outras boas fontes incluem couve, couve-flor, banana, cenoura, espinafre e soja.

Aqui estão algumas boas fontes de piridoxina.

  • Carne alimentada com capim filé mignon de 90 gramas: 0,5 miligramas
  • Pistache (1/4 xícara): 0,5 miligramas
  • Peito de Peru (90gramas): 0,7 miligramas
  • Feijão (1 xícara cozido): 0,4 miligramas
  • Atum (lata): 0,4 miligramas
  • Sementes de gergelim (1/4 xícara): 0,25 miligramas
  • Peito de frango (1/2 peito): 0,3 miligramas
  • Sementes de girassol (1/4 xícara) 0,25 miligramas
  • Abacate (1 cru) 0,4 miligramas
  • Grão de amaranto (1 xícara cozido): 0,2 miligramas
  • Grão de bico (1 xícara cozido): 0,2 miligramas
  • Melaço (2 colheres de sopa): 0,26 miligramas

12 Benefícios Impressionantes da Vitamina B6 (Piridoxina) Para a Saúde

A vitamina B6 não apenas melhora o metabolismo, mas também apoia a visão e tem muitos efeitos positivos na saúde da pele. Além disso, também desintoxica o fígado e ajuda os rins a funcionar corretamente.

1. Garante uma pele mais saudável

Um dos benefícios mais notáveis ​​da vitamina B6 é que ajuda a manter a pele impecável. Se você deseja evitar sinais prematuros de envelhecimento, a vitamina B6 é uma das melhores maneiras naturais de retardar a aparência de linhas finas e rugas.

Também é útil no alívio de muitas condições da pele, incluindo pele seca, eczema e acne. Também trata alguns distúrbios graves da pele, como melanoma e psoríase.

2. Desintoxica o fígado

Outro grande benefício da vitamina B6 é que ela desempenha um papel crucial na remoção de substâncias químicas indesejadas do corpo. É por isso que é recomendado aos pacientes que sofrem de doenças hepáticas o tratamento da disfunção crônica do fígado.

3. Melhora a saúde dos vasos sanguíneos

Regula os níveis de homocisteína no sangue. Este é um tipo de aminoácido adquirido pelo consumo de proteínas de fontes como carne. Uma vez que altos níveis desse composto podem levar à inflamação e ao aparecimento de muitas doenças cardíacas; é importante que você adicione vitamina B6 à sua dieta para manter bons níveis de homocisteína.

Se alguém sofre de uma deficiência de vitamina B6, é provável que tenha excesso de homocisteína, o que pode levar a um ataque cardíaco nos piores casos.

Também mantém bons níveis de colesterol e pressão arterial para evitar muitos tipos de distúrbios cardíacos.

4. Melhora a função cognitiva

Uma das melhores coisas sobre a vitamina B6 é que é uma maneira natural de aumentar sua função cognitiva. Sua deficiência está ligada a muitos distúrbios cerebrais, como demência e Alzheimer. Há pesquisas suficientes para sugerir que a vitamina B6 é crucial para um sistema nervoso eficiente.

Também tem um impacto positivo na produção de "hormônios da boa sensação", como serotonina e noradrenalina. É por isso que existem muitas razões para acreditar que ela trata com sucesso alguns distúrbios de comportamento, incluindo TDAH em crianças.

5. Alivia mudanças de humor

Se você está procurando uma maneira natural de elevar seu espírito; depois adicione algumas fontes de vitamina B6 em sua dieta. Estudos clínicos revelam que aumenta os níveis de serotonina no cérebro e também tem um impacto significativo na produção de outros 'hormônios felizes' para aliviar a depressão.

Pacientes que sofrem de um distúrbio de comportamento, falta de energia ou têm problemas em manter a concentração podem se beneficiar bastante.

6. Cura a anemia

Como a vitamina B6 é necessária para criar hemoglobina no sangue, é um ótimo remédio para tratar a anemia. Se o seu corpo começar a produzir quantidades inadequadas de glóbulos vermelhos, você desenvolverá sintomas associados à anemia. Incluí-lo na sua dieta pode tratar a anemia e aliviar os sintomas, incluindo fadiga e dores corporais inexplicáveis.

7. Boa para os olhos

Existem muitos casos em que ela tratou com sucesso muitos distúrbios oculares que ocorrem devido a uma dieta ruim. A vitamina B6 trata com sucesso a degeneração macular relacionada à idade e a perda de visão devido à deficiência de nutrientes.

8. Alivia os sintomas da artrite reumatóide

Sua deficiência está associada a muitos sintomas da artrite reumatóide e pode levar a dores severas. A pesquisa revela que os pacientes que sofrem de artrite reumatóide precisam incluir tantas fontes de vitamina B6 quanto possível para aliviar dores nas articulações e dores musculares.

9. Prevenir diabetes

Ensaios clínicos e pesquisas revelam que há uma conexão clara entre a prevenção do diabetes e o consumo de vitamina B6. Os diabéticos geralmente sofrem de uma deficiência de vitamina B6 que pode levar a outras complicações graves.

É por isso que os médicos recomendam uma dose regular de vitamina B6 para aliviar as condições dolorosas resultantes do diabetes.

10. Alivia a síndrome do túnel do carpo

Esta é uma síndrome dolorosa que pode resultar em fraqueza e dormência dos dedos. Isso ocorre se você estiver executando movimentos repetitivos com as mãos por um período prolongado. Além disso, muitas mulheres grávidas também desenvolvem essa síndrome.

Estudos indicam que os pacientes que sofrem dessa síndrome desconfortável se beneficiaram muito da suplementação de vitamina B6.

11. Trata náuseas relacionadas à gravidez

Há muitas evidências de pesquisas para acreditar que a vitamina B6 cuida de náuseas em mulheres grávidas. Os médicos recomendam que as gestantes adicionem fontes ricas de vitamina B6 em sua dieta para aliviar dores de estômago e manhã.

12. Ajuda na perda de cabelo

Um dos benefícios mais interessantes da vitamina B6 é que é tremendamente benéfico no tratamento de casos graves de perda de cabelo e complicações relacionadas. Se você tiver queda de cabelo junto com caspa e dermatite seborreica, uma dose regular de vitamina B6 pode ser exatamente o que você precisa para aumentar o crescimento do cabelo.

Conclusão

Você pode obter vitamina B6 de fontes naturais e suplementação. É seguro consumir durante a gravidez. No entanto, doses mais altas também podem prejudicar seu bebê ainda não nascido.

A vitamina B6 oferece uma infinidade de benefícios para melhorar nossa saúde geral. No entanto, é importante que você pergunte ao seu médico para recomendar um suplemento com a dosagem correta. Isso ocorre porque uma dosagem alta pode levar a danos neurológicos. Em casos raros, também pode desencadear uma reação alérgica.

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