O estilo de vida que você vive determina o coração da sua vida e seu bem-estar geral. Você pode ter ouvido um ditado popular: "você é o que come". Isso é verdade, pois seus hábitos não saudáveis ​​contribuem para sua saúde debilitante. Segundo os nutricionistas, você pode impedir que seu corpo sofra várias doenças, incorporando alimentos saudáveis ​​em sua dieta. O consumo regular de frutas frescas, vegetais, nozes, etc. pode fazer maravilhas para sua saúde geral, incluindo a saúde do fígado.

Seu fígado é um dos principais órgãos quando se trata de eliminar os sintomas de doenças assustadoras como a hepatite. Portanto, manter um fígado saudável é tão importante quanto manter a saúde bucal; portanto, deve ser sua principal prioridade. Apenas um fígado forte tem potencial para afastar toxinas, sais, gorduras e água em excesso que contribuem para a destruição celular no fígado.

E para tornar seu fígado potente, você precisa consumir alimentos enriquecidos com antioxidantes, ácidos graxos ômega-3, vitaminas, catequinas, selênio etc. Quando combinados, esses nutrientes funcionam para desintoxicar seu fígado de substâncias assustadoras que contribuem para graves problemas no fígado.

15 Alimentos Que São Excelentes Para o Fígado

15 Alimentos Surpreendentes Que São Excelentes Para o Fígado

O tipo de alimento que você come certamente afeta a saúde do seu fígado. Se você deseja ter um fígado saudável, adicione o seguinte à sua dieta. Abacate, peixe, limão, azeite, açafrão, lentilhas, vegetais de folhas verdes, uva e chá verde. Outros alimentos que você deve incluir em sua dieta são alho, castanha do Pará, beterraba, brócolis e maçã.

1. Abacate

O abacate é carregado com um antioxidante conhecido como glutationa, responsável por remover substâncias tóxicas do fígado - fatores de combate que contribuem para a destruição de todas as células saudáveis ​​do fígado. Segundo os nutricionistas, você pode manter um fígado saudável apenas consumindo 2-5 fatias de abacate regularmente. Portanto, não se esqueça de adicionar abacate à sua salada da próxima vez.

2. Peixe

Os aminoácidos desempenham um papel crítico quando se trata de proteger o fígado de possíveis danos que toxinas, sais ou gorduras excessivos podem causar. Essas enzimas são amplamente encontradas em diferentes tipos de proteínas. É por isso que os nutricionistas sugerem consumir alimentos cheios de proteínas, como peixes. O peixe é uma ótima fonte para consumir proteínas - o que ajuda na desintoxicação adequada do fígado. Além disso, outros nutrientes como os ácidos graxos ômega-3 também são encontrados em peixes que são naturalmente anti-inflamatórios.

3. Limão

Os limões são carregados com vitamina C, que é novamente um antioxidante. Muitos estudos concluíram que o ácido crítico é essencial para consumir, pois tem potencial para manter o risco de danos oxidativos no fígado. Os nutricionistas sugerem consumir pelo menos um limão por dia para permitir que ele faça o trabalho para você.

4. Azeite

A maioria dos problemas hepáticos ocorre devido a um estilo de vida saudável. É por isso que os nutricionistas recomendam a incorporação de azeite em sua dieta diária. Você pode adicioná-lo a suas saladas, molhos ou cozinhar sua comida em azeite. O azeite de oliva é embalado com propriedades que ajudam a eliminar os triglicerídeos séricos juntamente com o colesterol ruim. E, como resultado, sua oxidação lipídica aumenta, e é isso que mantém seu fígado saudável.

5. Açafrão

Os radicais livres são assustadores e podem afetar gravemente o fígado. Você precisa incorporar alimentos que podem combater os radicais livres, ingredientes alimentares como açafrão. Esse tempero mágico não apenas impede que o fígado danifique os radicais livres, mas também reduz as chances de qualquer dano que as moléculas instáveis ​​possam causar ao corpo. Além disso, consumir açafrão ajuda no desenvolvimento da bílis e na digestão de gorduras, o que significa que é um desintoxicante natural para o fígado.

6. Lentilhas

Os nutricionistas declararam as lentilhas como um agente de limpeza para o fígado. É rica em fibras e é uma fonte segura para consumir proteínas à base de plantas. Consumir lentilhas fornece a quantidade necessária de proteína para o fígado e o torna forte o suficiente para funcionar bem.

7. Vegetais de folhas verdes

Seu fígado é danificado por produtos químicos, pesticidas, metais pesados ​​ou pela absorção de toxinas ambientais. É por isso que você deve consumir alimentos que mantêm esses elementos tóxicos afastados. Segundo os nutricionistas, os vegetais folhosos podem ajudar nesse aspecto, pois são carregados com clorofilas vegetais. Esse nutriente também é conhecido por aumentar a produção de bile.

8. Tomates

Quando se trata de proteger o fígado de inflamações distintas que contribuem para os sintomas do câncer de fígado, basta consumir alimentos repletos de antioxidantes. O tomate é um desses alimentos; então, comece a cozinhar suas refeições usando tomates ou adicione-as em saladas para proteger esse órgão vital.

9. Toranja

A glutationa e a vitamina C são potentes o suficiente para proteger o fígado de todas as formas possíveis. Esses nutrientes funcionam para limpar seu fígado de substâncias tóxicas que contribuem para vários problemas hepáticos, como inflamação. Você pode consumir suco de toranja, pois é carregado com esses componentes. Juntos, eles aumentarão as enzimas que ajudam na desintoxicação do fígado.

10. Chá verde

Tomar um chá verde quente não é apenas relaxante, mas nutre esse órgão vital de várias maneiras. O chá verde é carregado com antioxidantes vegetais, como as catequinas. Essas catequinas são essenciais para manter a saúde do fígado, pois ajudam na funcionalidade adequada do fígado. O consumo regular de chá verde pode reduzir os sintomas de doenças como esteatose hepática, cirrose hepática e hepatite.

11. Alho

Um pequeno dente de alho contém vários benefícios à saúde que também incluem benefícios para o fígado. Tem uma quantidade adequada de enxofre, o que é extremamente importante para a desintoxicação. Você pode incorporá-lo à sua dieta de várias maneiras, como refogar o frango ou a picanha no alho.

12. Castanha do Brasil (castanha-do-pará)

O selênio é outro nutriente que os nutricionistas recomendam para a desintoxicação que você pode consumir castanha do Brasil em abundância. É uma fonte natural para afastar a ação de infecções virais e para protegê-lo de ser vítima de hepatite B e C.

13. Beterraba

As beterrabas são ricas em betalaínas que são antioxidantes. Os nutricionistas sugerem adicionar pedaços de beterraba às saladas para protegê-lo de possíveis danos causados ​​pelas toxinas ambientais. Além disso, consumir suco de beterraba funciona como um desintoxicante natural que aumenta seus níveis de energia também.

14. Brócolis

Consumir brócolis pode ajudá-lo de várias maneiras, pois são carregados com um composto conhecido como isotiocianatos. Este composto contém enxofre que é conhecido por regular as irregularidades encontradas no fígado. Eles também ajudam na redução segura de agentes cancerígenos.

15. Maçãs

A pectina é um componente essencial que é uma fibra solúvel. A fibra evita colesterol e toxinas do sangue efetivamente, que ajudam na saúde do fígado. E você pode encontrar pectina nas maçãs junto com outros nutrientes necessários, como o ácido málico. Os nutricionistas consideram os dois componentes potentes para limpar a corrente sanguínea de substâncias tóxicas que resultam em um fígado saudável.

Conclusão

Seu fígado é um órgão vital que impede que você seja vítima de várias doenças assustadoras. É por isso que os nutricionistas enfatizam o consumo de uma dieta que contém nutrientes que protegem o fígado dos efeitos dos radicais livres, produtos químicos e outras substâncias tóxicas.

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