11 Benefícios do Inhame á Saúde

Os benefícios do inhame para a saúde incluem aumentar as chances de sucesso na dieta, apoiar a saúde digestiva, uma boa fonte de carboidratos, melhorar a eficiência metabólica e a absorção de nutrientes, fortalecer a função imunológica e apoiar a saúde do sangue.

Outros benefícios incluem fornecer força para um bom exercício aeróbio, melhorar a saúde do coração e dos ossos, melhorar a função enzimática e combater a anemia.

O Que é Inhame?

O inhame é um alimento incrivelmente comum e importante em todo o mundo, sendo popular em culturas em 6 dos 7 continentes (com a Antártica sendo a única exceção). É amplamente consumido pelos vários benefícios positivos à saúde que pode trazer e geralmente é considerado um alimento saudável muito antes de seus benefícios à saúde serem explicados cientificamente. O inhame é amplamente considerado uma das primeiras plantas a ser cultivada pelo homem. É importante observar que estamos discutindo os benefícios para a saúde da raiz (ou cormo), pois muitos outros artigos confundiram os dois, resultando em alegações absurdas sobre o conteúdo de vitamina A ou vitamina C do inhame, o que é simplesmente incorreto.

11 Benefícios do Inhame á Saúde

Fatos Nutricionais do Inhame

Por 100g cozido (sem tempero)

  • Energia: 142 calorias
  • Proteína: 0,5g
  • Gordura: 0,1g
  • Carboidratos: 34,60g
  • Fibra: 5,1g
  • Açúcares: 0,5g
  • Vitaminas:
  • B1: 9% RDA
  • B2: 2% RDA
  • B3: 3% RDA
  • B5: 7% RDA
  • B6: 25% RDA
  • B9: 5%
  • B12: nulo
  • C: 6% RDA
  • D: nulo
  • E: 20% RDA
  • K: traços
  • Cálcio: 2% RDA
  • Ferro: 6% RDA
  • Magnésio: 8% RDA
  • Manganês: 21% RDA
  • Fósforo: 11% RDA
  • Potássio: 10% RDA
  • Zinco: 3% RDA

11 Benefícios Impressionantes do Inhame Para a Saúde

1. Melhora as chances de sucesso na dieta

O inhame é bastante esparso em calorias, com 142 calorias por 100g - cerca de 13% do conteúdo calórico possível. O baixo teor calórico e o alto "volume" de tubérculos, como o inhame, os tornaram um alimento básico em dietas em todo o mundo, pois reduzem a fome e fazem você se sentir "saciado" sem muitas calorias. Por esse motivo, o inhame pode ser um excelente complemento alimentar para quem está fazendo dieta, já que uma das partes mais difíceis de perder peso é superar a fome.

2. Grande fonte de carboidratos

O inhame é uma fonte de carboidratos incrivelmente popular, com cerca de 30g por 100 sendo carboidratos digestíveis. O inhame é uma raiz vegetal rica em amido com um perfil semelhante ao da batata comum, embora difira bastante em termos de sabor (sendo o inhame mais doce e ligeiramente amendoado / nozes) e outros níveis de nutrientes.

Os amidos têm recebido uma pressão negativa desnecessária recentemente devido ao aumento das dietas pobres em carboidratos, o inhame - junto com outros tubérculos como a batata e a batata doce - inclui uma grande quantidade de amido: carboidratos não açucarados que fornecem uma grande quantidade de energia de liberação mais lenta.

3. Ajuda na saúde digestiva

Junto com os carboidratos digestíveis, cerca de 12% do conteúdo de carboidratos do inhame provém da fibra dietética - carboidratos não digeríveis que regulam o metabolismo, açúcar no sangue, saúde digestiva e melhoram a função cardiovascular. A proporção de 6:1 para amido / fibra é boa e significa que o inhame é pobre em açúcar e rico em carboidratos de digestão lenta. O inhame médio contém cerca de ¼ da recomendação de ingestão diária de fibra para um adulto, portanto, podemos recomendá-lo fortemente como fonte de carboidratos.

4. Melhora a eficiência metabólica e absorção de nutrientes

O inhame fornece ¼ do seu B6 diário. A vitamina B6 é uma das vitaminas B menos discutidas, mas é essencial para a digestão e o metabolismo adequados dos alimentos, bem como para a produção e facilitação de enzimas. A deficiência de vitamina B6 pode resultar em má absorção de nutrientes e energia dos alimentos, reduzindo a eficiência do metabolismo. A vitamina B6 também está associada ao processamento, absorção e uso de proteínas, peptídeos e aminoácidos, tornando-se um nutriente auxiliar incrivelmente benéfico para outros compostos, bem como um ator essencial em processos como o crescimento muscular, recuperação e reparo de tecidos danificados.

5. Aumenta a função imunológica

A vitamina E - 20% da ingestão diária recomendada encontrada no inhame - é principalmente um antioxidante, embora tenha uma série de outras pequenas funções no corpo. Isso significa que, como antioxidante, está envolvido na redução do risco e efeito de inúmeras doenças associadas ao envelhecimento e outros estressores oxidativos (como o exercício aeróbio prolongado, por exemplo). A defesa contra a deficiência de vitamina E é essencial, pois pode causar diversos distúrbios musculares (miopatias), retinopatia e danos às células do sangue.

6. Ajuda a saúde do sangue

O inhame é incrivelmente rico em manganês, especialmente em comparação com outros tubérculos como a batata e a batata-doce - 100g fornecerá cerca de 20% da necessidade diária desse mineral. O não consumo de manganês suficiente pode causar má absorção de ferro e danos ao sangue e ao fígado. Combinado com os efeitos das vitaminas E e vitamina B6, o manganês oferece um excelente suporte para a saúde sanguínea e cardiovascular.

O manganês também é uma parte necessária do metabolismo dos carboidratos - especialmente a criação de glicose a partir de outras substâncias. Consumir manganês suficiente beneficia a transferência de energia adequada e o desempenho nos exercícios (especialmente em exercícios aeróbicos, como corrida de longa distância, remo ou ciclismo).

7. Bom para exercícios aeróbicos e de força

11% do fósforo diário pode ser encontrado no inhame. Este mineral não recebe muita atenção da mídia, mas é uma parte essencial dos processos que envolvem a produção de ATP e a saúde geral do sistema de energia “fosfogênico” ou ATP-CP que nos fornece movimentos explosivos de curta duração. Isso significa que o inhame não é apenas benéfico para exercícios aeróbicos (como mencionado acima), mas também para a manutenção dos sistemas de energia como força e potência máximas - estes são essenciais para o desempenho esportivo, bem como para a saúde e qualidade de vida adequadas.

8. Melhora a saúde do coração e dos ossos

O potássio - muitas vezes considerado erroneamente “o mineral da banana” (é encontrado em concentrações mais altas na couve, por exemplo) - é um mineral que tem algumas funções muito importantes no corpo. Em primeiro lugar, é uma parte essencial do metabolismo celular, estando envolvida na osmose de nutrientes e água através das membranas celulares, em combinação com o sódio. Em segundo lugar, o potássio é um dos dois principais minerais associados à saúde dos ossos e dentes - junto com o cálcio. Finalmente, o potássio tem efeitos positivos na saúde do sistema cardiovascular, reduzindo a chance de problemas cardíacos graves e doenças coronárias - o assassino número 1 no mundo de língua inglesa.

9. Melhora a função enzimática e combate a anemia

Embora não seja tão abundante no inhame como algumas outras fontes de alimentos, nem tão abundante quanto alguns dos outros micronutrientes, ferro e magnésio são partes essenciais da saúde do sangue, função cognitiva e recuperação de tecidos danificados. O ferro é um mineral em que muitos de nós somos deficientes e tem uma dificuldade incrível de ser absorvido - o que torna crucial garantir que não somos deficientes. A deficiência de ferro está mais comumente associada à anemia.

O magnésio é um suplemento comum para os músculos, estando intimamente ligado aos processos de excitabilidade. É também uma coenzima universal, atuando em mais de 300 interações enzimáticas - com especial importância no desenvolvimento de energia em todas as fases do processo. O consumo de magnésio em combinação com a vitamina B6 nos dará um grande impulso em termos de produção de enzimas, saúde e função.

10. Pode promover a saúde da pele

Inhames são ricos em diosgenina, um esteróide vegetal que combate o envelhecimento da pele em mulheres na época da menopausa. Um estudo in vivo com animais em ratos descobriu que a administração de diosgenina melhora a espessura epidérmica em ratos ovariectomizados sem alterar o grau de acúmulo de gordura.

No entanto, são necessárias mais pesquisas para compreender os benefícios do inhame para a pele em humanos.

11. Pode promover a fertilidade

Uma pesquisa mostra que o inhame tem o potencial de promover a fertilidade.

Ultimamente, os hormônios naturais estão se tornando opções populares para a terapia de reposição hormonal. Cremes contendo extratos de inhame selvagem estão surgindo como a escolha ideal para algumas mulheres. A progesterona “natural” é comumente derivada de um inhame selvagem, não comestível, produzido no México, chamado Discorea Villosa.

Conclusão

O inhame é fácil de preparar, versátil e um excelente vegetal para incluir na dieta. Essa potência da nutrição serão uma adição maravilhosa à sua dieta.

O inhame também é muito mais doce e nutritivo do que as batatas brancas. São fáceis de amassar, o que os torna um alimento ideal para bebês.

Diga-nos se você gosta de inhame. Como você come inhame? Compartilhe suas ideias conosco, deixando um comentário abaixo.

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