Os benefícios dos alimentos fermentados para a saúde incluem impulsionar o sistema imunológico, manter o intestino saudável, fortalecer os ossos, apoiar a perda de peso, uma boa fonte de fibras, aumentar a energia corporal, manter o nível de colesterol, ideal para diabéticos, uma fonte de antioxidantes, conter probióticos, promover a absorção de alimentos, e apoiar a pele jovem.

Os alimentos fermentados são uma fonte natural para obter vários nutrientes. Eles podem melhorar sua saúde geral, pois esses alimentos são uma potência de vários componentes, incluindo probióticos, complexo de vitamina B e fibras alimentares.

Além disso, eles são carregados com bactérias que beneficiam a saúde que mantêm seu sistema digestivo. Na maioria das partes do mundo, esses alimentos são consumidos para promover a digestão, fornecendo enzimas que ajudam a absorver nutrientes.

Por exemplo, quando pepinos e repolho são fermentados, o processo decompõe o conteúdo de açúcar encontrado no vegetal e promove o crescimento bacteriano correto.

12 Benefícios Dos Alimentos Fermentados à Saúde

O Que é Fermentação?

A fermentação é feita utilizando micro-organismos como leveduras ou bactérias. Ajuda a converter ácidos orgânicos em condições anaeróbicas ou carboidratos em álcool. Existem dois tipos significativos de fermentação; ácido láctico e fermentação alcoólica.

Fermentação alcoólica

Também é conhecida como fermentação de etanol. No processo, o piruvato obtido do metabolismo da glicose se converte em dióxido de carbono e etanol via levedura e bactérias. Tem sido amplamente utilizado para produzir pão, cerveja e vinho.

Ácido lático

Moléculas de piruvato derivadas da glicólise da glicose fermentam mais tarde até se transformarem em ácido lático.

Alimentos Fermentados

Alguns dos alimentos fermentados fazem parte de certas culturas há séculos e são considerados fatores integrais em sua culinária.

Além disso, vários alimentos como chucrute, kefir, leitelho, iogurte cru e picles faziam parte de culturas antigas que ainda são amplamente consumidas. Alguns dos outros alimentos fermentados famosos são:

12 Benefícios Surpreendentes Dos Alimentos Fermentados Para a Saúde

1. Aumenta o sistema imunológico

Alimentos fermentados são uma fonte segura e natural quando se trata de manter seu sistema imunológico. Opções de alimentos como kefir, tempeh e missô fornecem muitos nutrientes, incluindo antioxidantes que funcionam para fortalecer sua imunidade. O processo resultará em proteção contra bactérias que contribuem para debilitar as condições de saúde.

2. Mantém o intestino saudável

Consumir alimentos fermentados é realmente uma excelente fonte para obter probióticos que facilitam a saúde do seu corpo em geral.

Os probióticos funcionam para formar um revestimento protetor no intestino, protegendo-o de fatores como E. coli e salmonela. O intestino saudável também desempenha um papel essencial na promoção da digestão adequada.

3. Fortalece os ossos

A maioria desses alimentos fermentados é enriquecida com cálcio. Por exemplo, o kefir é um deles; pode melhorar a condição dos seus ossos.

Além disso, a incorporação de leitelho fermentado, queijo cru e iogurte probiótico não apenas promoverá a densidade óssea, como também evitará o aparecimento da osteoporose.

4. Ideal para perda de peso

Nutricionistas sugeriram que alimentos fermentados podem se tornar uma opção saudável para pessoas com sobrepeso. Eles podem beneficiá-lo de algumas maneiras, incluindo suprimir o aumento do apetite.

Esses alimentos são carregados com fibras alimentares que facilitarão seus desejos alimentares, mantendo-o cheio por horas. A comida fermentada não contém colesterol e açúcar; você pode consumir missô, kimchi, kvass etc., tanto quanto desejar.

5. Uma fonte de fibra

Os nutricionistas sugerem que consumir regularmente a quantidade adequada de fibra alimentar pode impedir vários distúrbios estomacais, incluindo queimação e inflamação.

Na categoria de alimentos fermentados, o chucrute contém o alto teor de fibras. O consumo regular também pode ajudar a aliviar o inchaço e a constipação. Além da fibra, você também pode obter níveis moderados de vitamina A, B e C.

6. Aumenta a energia corporal

Os altos níveis de energia são necessários para melhorar a qualidade de sua vida. Você pode manter seus níveis de energia através do consumo de alimentos fermentados.

Os nutricionistas recomendam que a incorporação de kombucha em sua dieta possa fornecer muitos nutrientes, incluindo vitamina B, que ajudam a restaurar a diminuição dos fatores de combate à energia que contribuem para isso.

No entanto, em caso de fadiga e tontura repentinas, consulte o seu médico e evite a automedicação.

7. Mantém os níveis de colesterol

Manter os níveis de colesterol sem optar pela medicação é certamente impressionante; tudo o que você precisa é consumir alimentos fermentados como o tempeh a esse respeito.

Você pode colher vitamina B, proteína e fibra que funcionam para reduzir o acúmulo de colesterol nos vasos sanguíneos, ampliando-os. Diz-se que o consumo regular de tempeh facilita a saúde geral do coração.

8. Ideal para diabéticos

Os endocrinologistas sugerem o controle dos níveis de glicose em pessoas com diabetes, pois isso pode contribuir para piorar sua condição de saúde. Você pode consumir kimchi nesse contexto.

É produzido pela fermentação de vegetais e não contém propriedades prejudiciais à saúde. Os nutricionistas afirmam que o consumo de kimchi não é apenas nutritivo para os diabéticos, mas também pode ajudar a manter o peso corporal.

No entanto, é recomendável consultar seu endocrinologista antes de optar por remédios caseiros em caso de diabetes tipo 1 e tipo 2.

9. Uma fonte de antioxidantes

Enriquecido com antioxidantes, os picles são considerados úteis em relação ao seu bem-estar. Quando consumidos regularmente, esses antioxidantes combatem bactérias e germes causadores de doenças. Você pode encontrar vários tipos de picles nos mercados locais ou prepará-los em casa também.

Além disso, os antioxidantes são necessários para afastar os principais fatores de deterioração da saúde, como os radicais livres, que contribuem para doenças crônicas como o câncer.

10. Contém probióticos

Consumir alimentos fermentados pode se tornar uma fonte segura para consumir probióticos. Este último é essencial para promover a saúde intestinal. Pode facilitar o crescimento de boas bactérias no intestino, afastando as ruins. Você pode encontrar os níveis adequados de probióticos em quase todos os alimentos fermentados.

11. Promove a absorção de alimentos

Os nutricionistas sugerem que a absorção de nutrientes dos alimentos que você consome é necessária para incentivar o funcionamento corporal. Consumir alimentos fermentados, como kefir, missô e tempeh, pode ajudar seu corpo a absorver minerais e vitaminas que você absorve por outras fontes de alimentos.

12. Para a pele jovem

Quem não sonha em alcançar a pele impecável e hidratada? Você ficará encantado ao saber que não é mais uma fantasia. Você pode melhorar a condição da sua pele através de uma variedade de alimentos fermentados, pois todas as opções são uma potência de propriedades nutritivas.

Os nutricionistas sugerem que consumir iogurte pode surpreender sua pele. É um dos alimentos versáteis que você pode aplicar no rosto também para obter resultados instantâneos. Você pode optar por vários tipos de máscaras faciais contendo iogurte como ingrediente principal, dependendo do seu tipo de pele.

Estas máscaras faciais são todas naturais e não contêm efeitos adversos. Portanto, a aplicação regular das máscaras faciais pode rejuvenescer as células da pele danificadas, deixando a pele suave e sutil. Além disso, você pode incorporar missô, kefir, tempeh, kvass etc. para atrasar o início do envelhecimento.

Conclusão

Você pode não encontrar nenhum efeito adverso nos alimentos fermentados. Ainda é sugerido optar por um consumo moderado.

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