13 Benefícios do Iogurte Para a Saúde

Os benefícios do iogurte para a saúde incluem melhora da tez, nutrição do cabelo, prevenção da hipertensão, regulação dos níveis de colesterol, auxílio à digestão adequada, redução do risco de câncer colorretal e diabetes mellitus, fornecimento de ômega-3 para vegetarianos, ajuda a prevenir infecções por fungos, fortalecimento do sistema imunológico, sustentação do peso perda, promovendo um melhor humor e auxiliando na melhoria da saúde óssea.

O Que é Iogurte?

O iogurte pode ser derivado de vários tipos de leite, incluindo leite desnatado, leite integral, etc. Você pode usar leite de cabra, ovelha ou vaca para fazer iogurte à base de laticínios. A fermentação do leite é praticada há mais de 6.000 anos. Antes da conveniência dos refrigeradores, a fermentação era a melhor forma de preservar o leite. Acredita-se que a fermentação do leite começou na Ásia Central.

O iogurte é um produto lácteo produzido pela fermentação do leite. Os microrganismos vivos presentes no iogurte, também chamados de probióticos ou bactérias benéficas, fermentam o açúcar natural do leite ou a lactose. Assim, produz ácido láctico e faz com que as proteínas do leite coalhem, dando aos iogurtes seu sabor e textura distintos.

As pessoas adoram iogurte por sua indulgência rica e cremosa. Na verdade, está entre os laticínios fermentados mais consumidos no mundo. No entanto, o iogurte é mais do que apenas um lanche ou sobremesa. O iogurte é considerado um superalimento, trazendo muitos benefícios.

13 Benefícios do Iogurte Para a Saúde

Informações Nutricionais (por 100g)

  • Calorias - 100
  • Carboidratos - 4g
  • Gordura - 5g
  • Proteína - 9g
  • Betacaroteno - 22G
  • Luteína - 22G
  • Tiamina - 0,025mg 2% RDA
  • Riboflavina - 0,28mg
  • Ácido pantotênico - 0,330mg 7% RDA
  • Vitamina B6 - 0,065mg 5% RDA
  • Folato - 5G
  • Vitamina B12- 0,75? G 31% RDA
  • Magnésio - 11mg 3% RDA
  • Fósforo - 135mg 19% RDA
  • Potássio -141mg3% RDA
  • Zinco -0,52mg 5% RDA

13 Benefícios do Iogurte Para a Saúde

1. Melhora a tez

Tem inúmeros benefícios a oferecer, incluindo beleza e cuidados com a pele. Se seu rosto está normal a seco, mantenha-o bem hidratado com uma máscara facial de iogurte pelo menos uma vez por semana. Isso também ajuda a pele a se tornar flexível e radiante.

Você também pode evitar que rugas e linhas finas apareçam. O iogurte contém ácido lático que atua como agente esfoliante, liberando a camada superior de células prejudiciais à saúde para revelar uma pele mais brilhante e elástica.

Com sua presença de ácido láctico e de zinco, o iogurte pode tratar a acne. Aplicar iogurte natural em seu rosto diariamente pode prevenir sua recorrência. Você também pode adicionar suco de limão ao iogurte para apagar qualquer traço de manchas e pigmentação deixados pela acne.

Além disso, o iogurte acalma a pele ressecada e bolhas causadas pela exposição aos raios ultravioleta, devido às suas altas quantidades de zinco. Da mesma forma, pode tratar micose e pé de atleta. É importante usar iogurte natural e não variedades de supermercado refrigeradas, pois o teor de açúcar pode ser problemático.

2. Nutre o cabelo

Suas qualidades hidratantes também podem beneficiar seu cabelo. Ajuda a reparar os cabelos danificados e secos, deixando-os macios e gerenciáveis. Uma vez que seus folículos capilares estão obtendo nutrição adequada da abundância de nutrientes do iogurte, como vitamina B5, além de suas qualidades hidratantes, episódios de queda de cabelo seriam improváveis. Além disso, o iogurte tem uma propriedade antifúngica, o que o torna um remédio ideal para a caspa.

3. Previne a hipertensão

Possui quantidades notáveis ​​de potássio, um potente mineral aclamado por cardiologistas e nutricionistas como regulador da pressão arterial. O potássio diminui efetivamente a reabsorção de sódio e ajuda a eliminar o excesso de sódio do corpo. Além disso, o potássio estimula a função celular do sistema nervoso, que é crucial para reduzir a pressão arterial e melhorar a saúde geral do coração. O sódio é atribuído como a principal causa por trás da hipertensão, que frequentemente causa hipertensão e distúrbios renais se não for monitorado. O Dr. Álvaro Alonso, da Harvard School of Public Health, sugere que consumir pelo menos três porções de iogurte por dia reduz os riscos de desenvolver pressão alta.

4. Regula os níveis de colesterol

O iogurte tem uma abundância de probióticos vivos, também conhecidos como bactérias benéficas. A presença de Lactobacillus Acidophilus diminui efetivamente as lipoproteínas de baixa densidade (LDL) no sangue. Altos níveis de colesterol ruim ou LDL estão associados a doenças coronárias e aterosclerose. A ingestão regular de iogurte é recomendada para reduzir a incidência geral dessas doenças. Os efeitos são proeminentes em um estudo clínico controlado, bem como em indivíduos com pressão alta.

5. Ajuda na digestão adequada

Ele contém uma grande variedade de bactérias vivas cultivadas, como o Lactobacillus Acidophilus e o Bifidobacterium. Esses probióticos aliviam o inchaço, a constipação e a diarreia. O iogurte ajuda a estimular a microflora no intestino e permite processos peristálticos suaves.

Além disso, Lactobacillus e Bifidobacterium combatem H. pylori, um tipo de bactéria que causa infecção no estômago e intestino. Se não for tratada, pode levar a úlceras gástricas e câncer de estômago.

6. Reduz o risco de câncer colorretal e diabetes mellitus

Os probióticos promovem uma digestão saudável, o que por sua vez pode ajudar a prevenir o câncer colorretal. Uma grande ingestão de iogurte probiótico também ajuda a diminuir as chances de adquirir diabetes tipo 2. Manter níveis saudáveis ​​de glicose também requer a absorção adequada de nutrientes por todo o trato digestivo.

7. Fornece Omega-3 para vegetarianos

Os ácidos graxos ômega-3 auxiliam na perda de peso, regulam a pressão arterial, reduzem a inflamação, combatem o declínio cognitivo e previnem o câncer. Os produtos lácteos de vacas alimentadas com pasto, incluindo iogurte, são abundantes em ácidos graxos ômega-3. Se sua dieta permitir o consumo de carne, mas você ainda usa laticínios, o iogurte seria uma excelente escolha para ajudar a atender às suas necessidades de ômega-3.

8. Ajuda a prevenir infecções de fungos

Mulheres com diabetes são propensas a infecções vaginais por fungos, e o fungo parasita Candida Albicans é o principal culpado. A Candida é um problema comum em mulheres que têm diabetes, pois tendem a ter níveis de pH desequilibrados e uma abundância de glicose excretada que alimenta o problema em questão. O iogurte contém Lactobacillus acidophilus, uma bactéria probiótica que destrói o fungo ao produzir peróxido de hidrogênio.

Comer iogurte todos os dias ou aplicá-lo diretamente na área afetada para tratar a infecção, embora não seja aconselhável tentar eliminar culturas inteiras - o fungos é uma parte normal da microflora feminina.

9. Fortalece o Sistema Imune

O consumo regular de iogurte ajuda a fortalecer o sistema imunológico e diminui as chances de adquirir uma doença. Os microrganismos ativos vivos encontrados no iogurte estimulam o sistema imunológico da mucosa intestinal por meio de estimular as células produtoras de citocinas no intestino. O benefício resultante de uma digestão aprimorada é a absorção adequada de nutrientes, o que aumentará a imunidade. Da mesma forma, as bactérias boas ajudam a reduzir a inflamação, que está ligada a vários problemas de saúde. Possui magnésio, selênio e zinco que também reforçam sua propriedade de reforço imunológico.

10. Ajuda no controle de peso

Notavelmente, contém grandes quantidades de proteína, com uma média de cerca de 6 gramas para cada porção de 100 gramas, mas até 10 g dependendo da técnica de produção. A proteína promove o metabolismo, aumentando o número de calorias que seu corpo queima ao longo do dia. Obter proteína suficiente é crucial para o controle do apetite, pois aumenta a produção de certos hormônios que sinalizam saciedade. Consequentemente, diminui sua ingestão calórica que é favorável na perda de peso.

11. Recuperação de treino mais rápida

É benéfico para aqueles que se exercitam devido ao seu impressionante teor de proteínas. O iogurte grego, considerado o tipo de iogurte mais saudável, é ideal para um lanche pós-treino devido ao seu conteúdo equilibrado de proteínas e carboidratos. Comer iogurte ajuda a reparar os músculos danificados e melhora o acúmulo de glicogênio nas células musculares.

12. Promove melhor humor

De acordo com um estudo do Centro da Família Gail e Gerald Oppenheimer de Neurobiologia do Estresse da UCLA, sua saúde digestiva pode afetar seu temperamento. Estudos mostram que as mulheres que se beneficiam dos efeitos dos probióticos no trato digestivo geralmente estão de melhor humor e apresentam comportamentos menos compulsivos, nervosismo e ansiedade.

Além disso, os pesquisadores do mesmo estudo observaram que o consumo de iogurte é ideal quando se toma antibióticos. Os antibióticos matam as bactérias boas e más que residem no estômago; assim, reforçar os probióticos comendo iogurte seria benéfico.

13. Auxiliar na prevenção da osteoporose e melhora a saúde óssea

As deficiências de cálcio e vitamina D são os dois principais culpados da osteoporose. Os produtos lácteos são boas fontes de cálcio. O iogurte, entretanto, tem uma combinação de cálcio e vitamina D, bem como outros nutrientes essenciais para promover a saúde óssea, como fósforo, potássio e proteínas. Juntos, essas vitaminas, minerais e nutrientes aumentam a densidade óssea e previnem a osteoporose.

Conclusão

Embora o iogurte ofereça muitos benefícios, pode não ser adequado para todos. Indivíduos com intolerância à lactose devem ser cautelosos, pois pode trazer algumas complicações. Além disso, tenha cuidado com os iogurtes convencionais adoçados. Esses iogurtes comercializados adicionam açúcares e corantes para imitar certos sabores de frutas. É melhor evitar esses tipos e optar por iogurte derivado de vacas alimentadas com pasto.

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